O Dragão de Sua Majestade

O Dragão de Sua Majestade Naomi Novik

Resenhas - O Dragão de Sua Majestade

Stephanie 05/04/2013

Junto com a Cassanda Clare, de Os Instrumentos Mortais, e a E. L. James, de 50 Tons de Cinza, a Naomi Novik é uma outra autora que ganhou espaço nas livrarias ao redor do mundo depois de ficar famosa na internet escrevendo fanfiction, histórias baseadas numa série já existente.

Assim como Cassandra Clare fez sucesso com Draco Dormiens e Draco Sinister, histórias protagonizadas pelo Draco Malfoy de Harry Potter, e como 50 Tons de Cinza foi, antes de ser publicado oficialmente, protagonizado por Bella e Edward de Crepúsculo, O Dragão de Sua Majestade nasceu como uma história baseada na série de livros Mestre dos Mares, e hoje conta com sete volumes, indo para o oitavo (três, no momento, em português).

A autora, que é historiadora, resolveu fazer uma pequena alteração nas Guerras Napoleônicas. Além das frotas navais, as batalhas entre Inglaterra e França são travadas entre dragões.

William Laurence, o personagem principal do livro, começa na marinha, mas não fica lá por muito tempo. Tudo isso acontece porque ele resgata o ovo de uma espécie muito rara de dragão e, ao nascer, o filhote se apega a ele. Temeraire, o tal dragão, seria dado a Napoleão como presente, mas, nas mãos dos ingleses, pode se tornar a arma principal para a derrota do francês.

Assim, Will é forçado a sair da marinha e se alistar entre os aviadores. Aí que entra a graça do livro: Will é um verdadeiro gentleman inglês que vive grandes momentos de choque ao entrar no mundo dos "pilotos" dos dragões. Além de encontrar vários homens descamisados e indisciplinados, ele descobre que existe uma espécie de dragão que só aceita ser comandada por - o escândalo dos escândalos - mulheres! E Will sente muita dificuldade mesmo de se adaptar a um universo em que mulheres andam por aí de calças e mandam nele por terem ranking superior.

O desconforto do Will perante esse mundo novo é o meu ponto favorito. Leia mais no meu blog http://www.fantasticaficcao.com.br/o-dragao-de-sua-majestade-temeraire/

Isa Gama 05/07/2015

UAU!
Esse livro é muito bom e eu não estava nem um pouco esperando por isso! Quero dizer, estou com esse livro em casa há uns dois anos e estava sempre enrolando para começar, e agora que eu comecei, não consigo parar de pensar nele e em como quero ler todos os livros da série (descobri que são 8 em inglês e o nono e último vai ser lançado ano que vem...). Primeira coisa que eu quero dizer é que ADOREI o fato de o protagonista ser um homem adulto de uns 30 anos, em vez de ser um garoto de 15 ou qualquer coisa desse tipo (a maioria dos livros que tenho lido tem protagonistas juvenis... e isso enche o saco se vocês querem mesmo saber!).
Segundo, ADORO Temeraire! (o dragão, para aqueles que não sabem), adorei a personalidade dele, a forma como ele foi construído pela autora, a sua inteligência, o seu relacionamento com Laurence...
Terceiro, ADOREI o fato de que estamos vivendo numa realidade alternativa no passado do nosso próprio mundo, em vez de ser uma distopia (nosso mundo + futuro), ou um livro de fantasia (mundo medieval sem nenhuma relação com o nosso + magia). E isso é muito positivo porque ouvimos falar de países e personagens que nós conhecemos (eles, inclusive, falam do Brasil brevemente, e também citam Almirante Nelson da marinha inglesa entre outros...). Exceto pelos dragões, todos os outros formatos da vida dos personagens são condizentes com aqueles do fim da Revolução Francesa, e as mesmas batalhas que foram enfrentadas são recontadas com o auxílio dos dragões.
Quarta vantagem desse livro, é que os personagens não tem nenhum tipo de enrolação amorosa, o que sinceramente, achei bastante interessante, não dá pra saber se Laurence ou Temeraire terão alguma parceira e algum futuro livro, mas por enquanto os dois permanecem solteiros e bastante centrados na guerra.
Quinto, a página do livro é MUITO MACIA, umas das melhores que eu já manuseei (exceto, talvez, a edição antiga de O Nome do Vento que tem uma página excelente também), dá até mais prazer ler um livro com uma página tão boa.
Achei o livro meio parecido com "As Aventuras de Sharpe" do Bernard Cornwell ( um soldado inglês nas Guerras Napoleônicas), mas claro que o acréscimo de dragões faz as coisas serem um pouco mais divertidas...
Só posso dizer que LEIAM ESSE LIVRO, ele pode ter muito em comum com vários outros, mas é tudo contado de uma forma única e encantadora

Marcos Antonio 20/05/2016

O Dragão
É um livro bom, leitura fácil, mostra o amor que uma pessoa pode ter pelo seu dragão. Amor esse que libera até o amor da sua vida para cuidar de seu dragão. Um Dragão Celestial. O único problema do livro é que a história se passa na época napoleônica na guerra entre a França e Inglaterra e sabemos que dragões são lendas isso mata o livro.
Oliveira.caio 02/11/2018minha estante
Acho que você não entendeu muito bem a proposta do livro.....

Marcos Antonio 15/11/2018minha estante
Não era na época Napoleônica?

Oliveira.caio 18/11/2018minha estante
Exato....mas seria uma releitura da época napoleonica, onde a autora pode inserir dragões, unicórnios e qualquer outra coisa que ele queira colocar, pois se trata de uma ficção e não um livro histórico

Isa 01/01/2021minha estante
Não é um livro histórico, que busca ensinar sobre o período. É uma ficção que se passa em um período verídico, não tem compromisso com a realidade. Não entendi o porquê de você achar que isso mata o livro.

Gabriela Leite 02/01/2011

Os Sapos
Fácil, Rápido e Perfeito!
Uma ótima mistura do mundo fantástico com a história das Guerras Napoleônicas!

Chewie 14/02/2013

Algumas lombadas, mas um bom livro
É um livro bom. Gostoso de ler, leitura rápida e divertida. Ele entretem a ponto de você querer ler os próximos livros.

No início havia algumas lacunas significativas na história, mas elas se resolveram ao mais ao final livro. Minha questão é se isso não poderia ser esclarecido um pouco antes do final, uma vez que essas lacunas poderiam gerar algumas críticas ruins ao longo da leitura.

Senti falta também de identificação melhor dos personagens. Cada cavaleiro que entra na história, surge ele e seu dragão (cada um com um nome) e muitas vezes ele fazia tb menção a raça do dragão, causando uma certa confusão. Precisei voltar algumas vezes para identificar quem era quem e lembrar qual era a sua participação na história.

Uma vez identificado cada um, a leitura flui rápida. Bem humorada, leve, sem muita enrolação. A inteligência e a personalidade de Temeraire me lembrou bastante Smaug de O Hobbit e Draco do filme Coração de Dragão.

Com certeza é um livro que eu recomendaria a outras pessoas que quisessem algo mais leve.