Villette

Villette Charlotte Brontë




Resenhas - Villette


122 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Pérola 30/04/2022

O tipo de livro que te faz sentir.
É um livro incrível, mas muito denso. Talvez se você não estiver acostumada a ler clássicos, não vá gostar do modo como é escrito (rico em detalhes, muitas descrições e linguagem mais rebuscada).
Em vários momentos (principalmente nos capítulos finais), eu pude sentir como se tudo aquilo estivesse acontecendo comigo mesma, de tanto que senti afinidade com Lucy Snowe (acho que pelo fato de compartilhar de algumas inseguranças dela). Confesso que meu coração disparou e se emocionou de uma forma que nenhum outro livro jamais conseguiu fazer. Eu terminei minha leitura com os olhos cheios de lágrimas e profundamente abalada.
comentários(0)comente



Jess 26/04/2022

Como lidar com a solidão de espírito?
Demorei mais do que gostaria pra fazer essa resenha, mas vamos lá. Villette é a última obra escrita por Charlotte Brontë, publicada antes ainda d'O Professor, e próximo da sua morte. Tendo lido todas as suas outras obras anteriormente, consigo visualizar que Villette foi o fechamento perfeito pra uma escritora que começou muito boa, e que encerrou se consagrando. Acompanhamos as memórias de parte da vida de Lucy Snowe, uma jovem inglesa órfã de família que se vê completamente sozinha em certa altura da vida, e decide desbravar o continente mudando-se para Villette, uma cidadezinha no litoral francês. Em pouco tempo é empregada em um pensionato interno para mulheres como professora, sendo comandada de perto por Madame Beck, a diretora.

Entre encontros com o passado, desavenças com colegas e afastamento de suas alunas, Lucy está longe de ser a mulher apática ou desinteressante que os outros personagens enxergam. É uma moça de sentimentos profundos, sensibilidade aflorada e uma complexidade que atiça totalmente a nossa vontade de descobrir mais. Possuindo a característica inerente de todas as protagonistas femininas da Charlotte, Lucy não aceita vida fácil nem conforto em forma de esmolas: uma mulher que batalha pelo pão que come, que segue seus princípios em prol do teto acima da cabeça, e que não se deixa levar por leviandade ou por intolerâncias desmedidas, no caso de ser protestante num lugar de católicos.

Confesso que o começo foi mais lento e difícil de passar, e o final me deixou revoltada mais pelo sentimento que me causou, quem leu entende. Ademais, por ler em um clube de leitura trouxe só mais cultura e encanto nesse livro pra mim, já que as meninas adicionaram demais à história do livro, principalmente com informações tiradas da própria biografia da Charlotte, como ela tinha um apreço e um zelo extremos com essa obra em especial, onde ela colocou tudo de si.
comentários(0)comente



bia 20/04/2022

Muito lento e muito bom
Eu normalmente termino os meus livros muito rápido, mas esse foi o mais demorado que já li já vida. Não que a escrita seja longa e arrastada, ela na verdade é dinâmica e bem direta, mas acho que todo o contexto da história me fez se arrastar um pouco. É também um livro que não me surpreendeu muito, foi bem próximo do que eu já esperava considerando a autora, mas mesmo assim foi uma história que não me arrependo de ter lido.
comentários(0)comente



Janaina Beserra 19/04/2022

Adorei!
Na minha opinião Charlotte Brontë é uma das melhores escritoras femininas! Com certeza é um livro que pretendo reler ?
A história me tocou muito! Lindamente envolvente e triste. A escrita na minha opinião é muito envolvente.
Villete conta a história da jovem Lucy Snowe. Pobre e orfã para cidade fictícia de Villete,procurar uma vida melhor.
Vai parar em um pensionato/escola de Madame Beck,onde primeiro vira uma espécie de babá das filhas da senhora,depois professora de ingles. Lá ela sobressai por conta de sua inteligência,e chama atenção de monsier Paul,primo de madame Beck.
Bom, a obra é recheada de outras histórias,que prende a nossa atenção. Com outros personagens,cuja as vidas se entrelaçam, com a de Lucy.
Minha nota é 10 ????
comentários(0)comente



Lari 19/04/2022

Um absurdo de bom,mas difícil
Que livro deliciosamente diferente! É meu primeiro livro da Charlotte Brontë, e simplesmente adorei. Realmente cada irmã tem um estilo único e separado das demais.
A escrita de Charlotte é sensível e desde do começo complexa, digo isso não apenas pelos diversos trechos não traduzidos,principalmente do francês, por exigência da própria autora, e só por essa amostragem podemos ter ideia de como essa escritora era tenaz; sua escrita é praticamente indireta, não temos uma visão "real" dos personagens,locais ou acontecimentos, ficamos completamente rendidos aos sabores e desabores de Lucy, sua visão de mundo, suas descrições variantes dos personagens e seu ponto de vista dos locais.
Em uma hora odiamos um personagem, porque Lucy o odeia, em outra o amamos,por que ela o ama e assim seguimos. Logo, essa não é uma história sobre Villette e sim sobre Lucy.
Achei fantástico a abordagem dada em 1850 (mais ou menos) sobre saúde mental, obviamente,não nesses termos e nem com a complexidade que temos nos dias de hoje,mas há menções durante todo o livro.
Diversos temas são abordados, diversos mesmo,mas os que mais me chamaram atenção e que preciso relatar aqui como motivos que valem a leitura são os seguintes: temos uma verdadeira briga contra a igreja católica, principalmente no sentido de obediência dos seus fiéis, já que Lucy é protestante; há um pé na busca por igualdade de gênero, tudo dentro da época,claro; temos um relato claro de uma ligeira aversão de casamentos com grandes diferenças de idade e sem amor ; e claro, muitas críticas ao amor que só nasce após o conhecimento da conta bancária do amado ou da amada.
É um livro difícil, complexo e que exige uma leitura contínua das entrelinhas, mas que vale cada palavra, cada letra.
comentários(0)comente



Thay 13/04/2022

Segundo melhor livro da Charlotte
Fiquei maravilhada com a profundidade psicológica da personagem Lucy, de como a alma da Charlotte é tão sensível de perceber e criar personagens tão reais. Fiquei maravilhada! E claro sempre se posicionando socialmente.
comentários(0)comente



leiturasdaursula 18/03/2022

Comovente e arrebatador
Eu amei as nuances e tons autobiográficos da história. Acompanhar Lucy foi simplesmente incrível. Gravei vídeo pro meu canal, link na bio.
comentários(0)comente



Gabi 12/02/2022

Finalmente...
Sinceramente, nem eu acredito que terminei.
Uma leitura difícil, densa, mas o final fez valer a pena.
comentários(0)comente



Monica Sobrinho 07/02/2022

Demorei bastante para terminar, a história demorou para me conquistar, mas eu gostei. De todos os livros das irmãs Brontë, foi o que mais demorou para me prender. A história é boa, gostei muito de acompanhar a história e o crescimento da personagem (Lucy), para mim o romance ficou um pouco confuso, mas não tirou o brilho da história.
comentários(0)comente



Rach 03/02/2022

Esperava mais
Não é um livro espetacular, mas também não é um livro ruim. É muito extenso e cheio de melindres que poderiam ter sido cortados, penso que a história não perderia tanto se não fosse tão longa e se tivesse focado mais no próprio enredo mesmo, já que por diversas vezes há um prolongamento de pensamentos da personagem principal, que nem sempre são facilmente compreendidos ou prazerosos de se ler. Na minha opinião, esse livro está bem abaixo de Jane Eyre, outra das obras de Bronte, uma que me fez ficar vidrada do início ao fim.
comentários(0)comente



badwitch 28/01/2022

sei la viu
não consegui me conectar com a Lucy e nem com os outros personagens... achei algumas partes vagas demais e e não rolou muita coisa pra um livro de quase 800 páginas
comentários(0)comente



Dora 26/01/2022

O livro mais difícil que eu já li
O nível de dificuldade que eu digo é em relação a escrita dele? super detalhada e filosófica.
Confesso que eu acabei me perdendo em vários momentos. Principalmente quando a personagem começavam com suas reflexões pessoais.
Me identifiquei muito com a personalidade da personagem. Lucy no exterior tem uma casca, uma armadura, não é uma pessoa bajuladora, é justa com as pessoas? a cada uma da o tratamento que elas merecem, sem ser desrespeitosa. No fundo, ela só tem medo de perder aqueles por quem ela tem apreço ( da mesma forma como ela já perdeu), ela sofre em silêncio e busca liberdade dos seus sentimentos? se aflige por dentro, mas nunca demonstra. Mesmo com a dificuldade do livro, se entende a historia, ameiiii.
Até mesmo os personagens secundários possuem uma boa trama?
Só queria que Lucy fosse realmente feliz.
comentários(0)comente



Malu 31/12/2021

Villette
Um livro bem reflexivo e um pouco mais lento que os outros livros de Charlotte Brontë..
Não sei bem o que escrever sobre ele, acho que ainda estou refletindo sobre a solidão, as mudanças da vida, as pessoas que passam pela nossa história, mais ou menos como o que acontece com Lucy nessa história..
Foi mais demorado para acabar, mas acabou que gostei..
comentários(0)comente



Maria Erenita 26/12/2021

Demorei, mas terminei!
Uma estória que se arrasta muito, em alguns pontos. A leitura nao me prendeu. De todas as leituras das irmãs Brontë, esta foi a que menos gostei, mesmo assim, é uma boa leitura! Trata da solidão. A personagem traz reflexões sobre viver sozinha, resiliência. Ela está cercada de pessoas com quem não consegue interagir, por diversas razões, tais como religião, personalidade, princípios e cultura.0
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



122 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR