O Enterro Prematuro

O Enterro Prematuro Edgar Allan Poe

Resenhas - O Enterro Prematuro

Haru.Kawatake 26/12/2020

Intrigante
Achei fantástico, a forma como você se prende ao personagem, o jeito que você fica apreensível em saber qual vai ser o decorrer da história, é fenomenal!

renatocaldas 05/09/2021

Sinto certo humor negro...
Comecei ciente de que Edgar Allan Poe faz parte do hall dos mestres do horror psicológico, como Stephen King e H.P. Lovecraft. Foi minha primeira obra de Poe e, por se tratar de um conto breve, segue uma cadência bem prática e direto ao ponto. A coisa toda é apresentada quase que de forma jornalística e, mesmo em sua brevidade, não deixa de surpreender! Recomendo a todos que não conhecem Poe: é um ótimo começo para quem quer conhecer e certamente vai agradar a quem já conhece este incrível mestre do Terror.

Lytar 04/03/2024

O motivo dos sininhos?.
"O Enterro Prematuro" é um conto macabro escrito por Edgar Allan Poe, que explora o medo humano da sepultura prematura. O protagonista narra diversas histórias de pessoas que são enterradas vivas por engano, despertando assim em um terror terrível. A obra reflete as preocupações da época com os avanços da medicina e a possibilidade de diagnósticos errôneos de morte, bem como a fragilidade da linha entre vida e morte. Com sua narrativa sombria e atmosfera angustiante, "O Enterro Prematuro" é um conto clássico que continua a intrigar e a perturbar os leitores até os dias de hoje.

Guxta 27/08/2023

Simplesmente um dos melhores escritores de terror/suspense que já li. Esse livro conta sobre um dos medos que acobertavam a sociedade e o próprio Edgar naquela época.

Mayara 11/11/2022

Te surpreende
Esse livro é otimo, é bem escrito, é tenso e com uma temática original, o medo irracional do protagonista de ser enterrado vivo durante uma crise de sua doença, que o deixa com uma aparência mórbida, mas o maior ponto alto dessa história de pra mim foi o final, que gera uma grande quebra de espectativa, especialmente para quem está acostumado com os livros do autor.

Milk 09/07/2020

Interessante
Nunca me interessei pelo assunto, mas o livro é tão cativante que você se vê querendo mais e mais histórias sobre. E quando finalmente se encerra, é triste.

Tarcine 28/04/2022

Foi meu primeiro conto de Edgar Allan Poe e eu gostei muito. O protagonista sofre de catalepsia e descreve seu grande medo de ser enterrado ainda vivo quando estiver no seu sono profundo. Adorei.

duda 02/08/2021

Sinto que se os fatos fossem contados em "tempo real" seria mais envolvente, mas gostei bastante. O fato de a catalepsia ser provocada pelo próprio medo dele de ser enterrado vivo deu todo o toque do conto. Adorei!

Ana 26/11/2022

regular.
já li melhores do Poe, enquanto isso, este não me cativou ou se mostrou tão interessante ao meus olhos ao decorrer da leitura. Mas o tema é legal.

uvacommel 18/11/2023

Incrivelmente perturbador. ?
Fascinante, macabro, reflexivo e incrível.
É um conto curtinho, que te prende do começo ao fim.
Confesso que o final me surpreendeu, mas foi bastante satisfatório ver que o narrador superou seus temores.

Me identifiquei com o narrador, também sou muito paranóica. ???

Elineuza.Crescencio 19/05/2020

Quem tem medo de ser enterrado vivo?
Tema: Leituras de Janeiro 2020
Páginas: 44
Avaliação: ****
Término da leitura: 10/01/2020
Mercuryo Novo Tempo SP 2009

Autor: Edgar Allan Poe, nascido em Boston – EUA em 1809. Inspirador do estilo Americano Gótico.

Obra: Conto. Quem tem medo de morrer? E pior que isso, quem tem medo de ser enterrado vivo. É sobre esse medo de ser enterrado vivo que o presente conto faz referência bem ao estilo de Poe.

1. Conto delicioso carregado de suspense, temores pessoais e métodos para superar os medos.
2. Rápido para ler. Recomendo.

johnatan 19/03/2015

O livros disque Allan Poe sofria de catalepsia doença em que os sinais vitais desaparecem e a pessoa aparenta estar morta e nutrido pelo medo de ser enterrado vivo ele criou personagens em situações claustrofóbicas, com pouco ar, falta de força pra empurrar ou madeira que lhe cobre também concebeu personagens absolutamente lúcidas em sua loucura, com ojeriza injustificada e instinto assassino antes desconhecidos.
Cristiano 14/04/2015minha estante
O trecho contem copia de:

Vitor 30/03/2015

O livro de Edgar Allan Poe Relata a história de um homem que sofre de catalepsia. Essa doença faz com que a pessoa fique desacordada por vários dias, semanas, ou até meses. E não mostra que a pessoa esta viva ou não, e às vezes faz com que vários pacientes sejam dados como mortos.
O protagonista do livro vive seus dias com medo e angustiado de ser enterrado vivo, e acordar em um caixão de baixo da terra, na qual vai morrer sem oxigênio e pela falta de espaço.
Num certo dia, o protagonista sofre um ataque da doença e adormece, só que desta vez por um período maior. O que levam a todos a pensarem que ele tinha morrido. Ir o enterro acontece. Todos certos da sua morte, ser encaminham para seu sepultamento e em seguida para o seu enterro. Mais o que ninguém sabia era que não estava morto. Foi quando, tempos depois, um homem que caminhava pelo cemitério, sentiu barulhos vindos de sua cova. O homem Assustado e surpreso começou a cavar a cova. Quando encontrou o homem vivo o levou para o hospital. Aparentemente ficou tudo bem, mas ele não conseguiu se curado da sua doença, e ela poderia atacá-lo novamente a qualquer momento.

Lais 14/06/2015

O enterro prematuro
POE, E.A. O enterro prematuro. Ione Meloni Nassar. São Paulo. 2009
Este é o tema de Edgar Allan Poe, “O enterro prematuro”, conto em que Poe explora essa particular claustrofobia, é um conto bem formal, mas muito interessante. O conto é narrado por primeira pessoa o que facilita na narração de um conto.
Apesar de o livro conter 44 paginas e um titulo meio que duvidoso, a historia contida nessas 44 paginas é muito interessante.
Sem mais suspense, vou dizer o que a nesta historia. O livro conta que uma mulher é enterrada viva, mas não pense que ela morre. Felizmente seu amado a salva a tempo da morte, ao passar de algum tempo ela percebe que no o ama mais e sai da França com um novo amor em direção a América onde por lá passa vários anos de sua vida.
Então com o passar dos anos a jovem se modificara foi ficando mais madura, com isso achando que seu antigo amado mesmo que a visse não a iria reconhecê-la, resolve então voltar para a França. Mais para a infelicidade dela o seu antigo amado a reconhece e vai à justiça para exercer que sua esposa volte para ele. Porque no papel eles ainda eram casados, pois quando ela viajou não tinha avido o pedido de divórcio.
Com isso surge uma grande confusão que percorre a historia toda. Com isso ela querendo o divorcio para poder viver ao lado do seu amor e ele não queria, pois ele era apaixonado por ele mesmo depois de tudo que ela fez.
Essa é uma historia muito legal e ate mesmo divertida, um pouco difícil de ser compreendida por causa da sua linguagem formal. Mas isso no ha impede de que haja uma compreensão.
Edgar Allan Poe nasceu em 19 de Janeiro de 1809 na cidade de Boston, nos EUA, filho de atores de teatro, com dois anos ficou órfão de mãe, e antes de sua adolescência seu pai o abandonou. Poe foi adotado por uma família bem de vida, foi quando ganhou seu sobrenome: Allan, e vai estudar na Inglaterra. Quando volta ao EUA ainda na adolescência começa a escrever poesias. E assim seu enternece pela literatura se inicia, Poe passando por altos e baixos, consegue chegar a onde esta hoje.