A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

lipelimma 25/06/2021

Favoritado.
Bem, são 1h16 da manhã e li metade do livro sem largar é muito bom! Tudo se encaixa perfeitamente! Excelente!
Zennon 25/06/2021minha estante
Um dos melhores que já li.

Mayara 13/05/2014

Simplesmente fantástico!
Joel Dicker te prende do inicio ao fim no grande mistério de vida e morte da jovem Nola Kellergan. Impossível não se admirar com a perspicácia e audácia de Marcus Goldman, ou duvidar de sua amizade e admiração ao seu grade amigo e escritor Harry Quebert. Enredo envolvente, que te faz a todo momento pensar em um desfecho diferente. Um final muito triste e infeliz depois de conhecer a historia de todas os envolvidos, porém surpreendente.
Daniely.Samara 30/06/2014minha estante
Concordo com vc o livro é perfeito, é engraçado misterioso, surpreendente, tem de tudo nesse livro, Adoro a forma como Marcus amadurece... em fim ***** pra ele.

Lodir 25/05/2014

Mais um livro ruim cercado de muito marketing. Nunca vi tanto ponto de exclamação e clichês desnecessários. O autor lançou um livro e em duas semanas ele já estava passando por todo o sucesso possível, depois vem todo p bloqueio criativo possível... Meu deus, quantas vezes já vimos essa história? Ai ele vai pra casa de um amigo MUITO parecido com ele, e os diálogos são tão lugar comum que fica difícil continuar a leitura.

Rayssa 20/01/2021

Metalinguistico
Que livro! Este é um livro sobre um livro, ou melhor, sobre como construir livros. Fazendo uso da metalinguagem, autor e personagem se misturam o tempo todo no decorrer dessa narrativa. Aliás, me lembrei diversas vezes daquele filme "Mais estranho do que a ficção", que, por sinal, eu adoro. Temos sempre um vislumbre do que deve acontecer antes de cada capítulo. Dessa forma, tudo se torna muito interessante, a medida que saí do óbvio, além de fazer pensar a própria leitura, ou enxergar a obra, de uma forma diferente. Realmente é uma história que amplia a mente do leitorx.

É verdade que no começo eu fiquei com dificuldade de engolir a maior polêmica que gira ao redor desse livro, qual seja: o relacionamento supostamente amoroso entre um adulto e uma adolescente. Não conseguia aceitar o fato do autor coloca ar uma suposta pedofilia de forma tão cínica e romantizada...até perceber que, na verdade, o que acontece nessa história é uma grande sátira do American way of life. Eu diria até que é uma homenagem e, ao mesmo tempo, uma alfinetada ao grande clássico Lolita, de Nabokov.

A partir de uma crítica velada, o autor usa seu poderoso poder de imaginação para criar com perfeição situações típicas do modo americano de viver repletas de suspense,  romance, intrigas familiares, comédia de costumes, etc, tudo com uma boa dose de inteligência e magnetismo.

É fato que o livro segue uma espécie de fórmula, porém isso não impede a construção de camadas que se encaixam perfeitamente no fim. É um livro com profundidade que merece ser lido por todes!

Maurício 14/06/2020

Uma mentira ou a pior das verdades?
Chega a ser impressionante a capacidade que Dicker tem de prender o leitor - mesmo em alguns momentos repetitivo - e nos surpreender a medida que mergulhamos pela vida tão pouco compreendida da jovem Nola. Um 'thriller' de respeito.

bru 24/03/2021

Dicker ?
Dicker já conquistou um lugar em meu coração, além de ser meu autor favorito.

Adoro sua escrita, adoro o modo que envolve e faz com que o leitor esteja errado o tempo inteiro.

Confesso que gostaria muito mais desse livro se fosse a minha primeira experiência com o autor. Entendo que é seu segundo romance, porém, como já tive experiências com seus últimos livros, seu nível aumentou absurdamente e eu, que não sou de colocar expectativas nas coisas, coloquei na estória.

Dicker é o rei do plot twist e é isso que me faz venera-lo, sabendo disso, pode sempre esperar uma surpresinha pq o cérebro desse homem é completamente surreal.

Confesso que a história me cansou, me deu sono e preguiça, o problema não foi o livro, foi a percepção que tenho do autor.

Houveram alguns momentos em que fiquei bem animada, em que fiquei triste e caras, fiquei chateada com a injustiça kkkkkkk sem spoiler, fiquem calmos.

Leiam, se deliciem e conheçam mais desse homem, pois seu talento é ímpar.

Ana Claudia 14/09/2020

Resenha com spoiler pra quem quer fugir de bomba
Vou detalhar com spoiler o motivo que me levou a abandonar esse livro.

Começamos com uma narrativa arrastada e prolixa, onde o autor dá tantas voltas que várias vezes eu precisa voltar pra me lembrar onde foi que tudo tinha começado, porque raios eu estava lendo aquilo. E na maioria delas, minha conclusão era que não tinha necessidade alguma.

Os personagens, até onde li, são rasos e desinteressantes, e o pouco que apresenta do passado deles, não os torna mais atrativos. Em suma, não dá vontade de conhecer. Mas como ler um livro, que prioritariamente trata da história de uma pessoa, se você não quer conhecer essa história? Difícil meus amigos.

E como se tudo isso já não bastasse, temos o tema principal: o "romance proibido" entre uma garota de 15 anos e um homem com o dobro da idade dela. Não sei vocês mas eu chamo isso de pedofilia, pedofilia essa que recebe várias passadas de pano por parte do protagonista. Alguns personagens até parecem estar desconfortáveis com esse fato, mas ainda assim, existe uma normalização por parte do protagonista, o que me deixou totalmente desconfortável.

Outro problema é o que supostamente deveria ser o alívio cômico: a mãe do protagonista. Todos os momentos em que ela apareceu nas míseras 50pg que eu li, só serviu para reforçar um discurso machista, a todo momento pressionando o protagonista de que ele deveria ter uma namorada, que com quase 30 anos ele deveria deixar a carreira e construir uma família, e chega ao ponto de indicar uma garota dizendo que "ela é ideal para cuidar do lar".

E então, a gota d'água: o autor conseguiu ser misógino, racista, homofóbico e preconceituoso em um único parágrafo que irei transcrever palavra por palavra. O contexto é o diálogo de dois personagens acerca das eleições de 2008, entre Hilary e Obama, diálogo esse por sinal que não teve acréscimo nenhum à história. Segue:

" - Mas não me diga que acredita nisso! Uma mulher e um negro, Goldman! Uma mulher e um negro! Fala sério, você é um rapaz inteligente, vamos ser realistas: quem elegerá um negro ou uma mulher para liderar o país? Transforme isso num livro. Numa bela história de ficção científica. Na próxima vez vai ser o quê? Uma lésbica porto-riquenha e o cacique de uma tribo indígena?"

Eu segui a leitura após esse diálogo pra ver se em algum momento existiria uma repreensão, mas não, não houve. Então encerro minha leitura pois me recuso a compactuar com esse tipo de pensamento. Qualquer mísero interesse que eu mantinha sobre o desfecho do caso sumiu.

E com isso concluo essa resenha de um livro que tinha tudo pra ter sido muito bom, mas sofreu a infelicidade de cair na pilha de "plots ótimos com execuções péssimas"

Mara.Mares 22/01/2021

Senti o impacto. Que livro, Brasel, que livro! Quando pensava em um provável suspeito, o sr. Jöel me dava pistas de outro provável suspeito. Acertei o assassino porque apostei em todos os personagens. Kkkkk enfim, recomendo.

Lucas990 02/06/2022

Harry Quebert é um famoso escritor e professor universitário que vê sua vida virar de cabeça para baixo quando um antigo desaparecimento volta à tona mais de 30 anos depois. Marcus, seu ex-aluno e também escritor (o narrador desta história) decide então embarcar em uma investigação em busca de respostas sobre o desaparecimento que ocorreu anos atrás e o possível envolvimento de Harry com este caso.
Ao longo do livro acontecem 900 reviravoltas que deixam o leitor cada vez mais sedento por descobrir o final.
Eu adorei o estilo de escrita do autor, a história toda é muito bem amarrada e não deixa pontas soltas, além de segurar e instigar a atenção do leitor até o último segundo.
Vale muito a pena!

Jaqueline 30/05/2023

Livro sensacional
Todos os livros do Joel Dicker, são livros que te prendem à atenção. Estava muito curiosa pra ler esse livro , já que tem uma série adaptada dele , e como sempre, é um livro surpreendente, te prende do início ao fim . Uma história de amor , de amizade entre escritores e de assassinato... Passamos o livro inteiro imaginando vários assassinos , mas no final não era nenhum daqueles que eu imaginei..

gabigraner 21/03/2024

É fofoca atrás de fofoca
Sensacional! Essa é a definição perfeita para esse livro.

"A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert" é o estilo de livro que oferece ao leitor muito mistério e reviravoltas a cada capítulo. Quando você pensa que a história está resolvida, vem mais uma bomba que muda o rumo de tudo.

O modo como Marcus vai descobrindo tudo sobre o que aconteceu com Harry, Nola e o outros personagens através de conversas com os moradores da cidade é super intrigante. É basicamente fofoca atrás de fofoca.

História bem desenvolvida e recheada de plots, com personagens bem descritos e escrita fluida. Leria mais 600 páginas sem nem perceber.

Ansiosa para mais leituras desse autor.

Bruno.Rodrigues 23/04/2021

Boa narração
Poderia ser um livro um pouco menor, mas a trama é muito boa e muito bem desenvolvida

Paula.Peixoto 22/08/2020

Parafraseando Harry Quebert ?Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminado?...

Bom... eu não lamento!

Fim!

Bia 04/06/2022

Quanto mais eu penso, menos eu gosto
O que mais me incomodou foi a romatizacao de uma adolescente de QUINZE ANOS com um homem de trinta. E muito longo, poderia muito bem ter menos páginas fica até repetitivo. É ter muitas reviravoltas e eu só queria que chegasse os final logo.

Mas o thriller é bom, ter prender.