Um time de primeira

Um time de primeira Lima Barreto...

Resenhas - Um time de primeira

tray 17/10/2016

Sobre o amor
( Um time de primeira )

Futebol sempre foi minha comida favorita , sou viciada em futebol há um longo tempo , daqueles que livro de figurinhas tinhas aos montes, sou faminta por futebol quando me disseram que era coisa de menino

Mas sou fui começar ele escrito quando na faculdade de jornalismo conheci a crônica esportiva e desde então estou aí a me alimentar desse vicio

O livro traz doze crônicas que amplificam suas visões sobre o que é o tal futebol , o começo do livro ainda o esporte era desconhecido muitas regras poucos espaços , o futebol meus queridos foi da elite

Lima Barreto escancara o racismo, os privilégios que alguns figurões tinham sobre o dinheiro que o governo já disponibiliza para o esporte que naquele momento mesmo com a miscigenação era de brancos

Os termos são outros, goal se escreve gol , não tem mais nada em inglês , tudo se abrasileirou até a malandragem da arbitragem e até o lance de vender lugar Rs

O começo do futebol aqui foi primoroso, casamentos terminaram, crianças de acidentaram e acabaram morrendo por uma simples fatura, o livro é interessante não só por desenhar a paixão crescendo, mas por nós dizer o óbvio : o futebol nasceu no brasileiro

Lógico que tem Nelson e o cara danado pra desenhar o brasileiro, as crônicas do Nelson são suaves mas não deixam de causar perturbação, e ele tinha sua razão Brasileiro é um Narciso as avessas

Veríssimo aqueceu meu coração por falar tão claramente o que é um coração de torcedor , lembrei das copas que acompanhei criança e me deu uma baita saudade da inocência em acreditar que a bola entraria que as coisas não terminaram no choro

Essa leitura me fez reviver a emoção de como é comer futebol com fome ou sem fome , futebol nasceu na gente sem a gente saber como era esse lance de chuta com o pé.

Weslei 21/11/2018

Uma rica fonte histórica
O livro traz um apanhado de crônicas e textos sobre futebol dos mais diversos intelectuais e escritores do século XX. O ponto interessante do livro, porém, é trazer o tensionamento entre aquels que consideravam o futebol um esporte bom para a juventude, aqueles que consideravam um atentado aos costumes da época, e aqueles que apenas visualizavam o futebol como um momento de sociabilidade da elite da época. Constitui-se num rico compilado para imaginarmos como o futebol era concebido pelas diversas camadas sociais do início e meio do século passado.