Entre o Passado e o Futuro

Entre o Passado e o Futuro Hannah Arendt




Resenhas - Entre o passado e o futuro


6 encontrados | exibindo 1 a 6


Ademont 20/08/2018

Ótima introdução ao pensamento de Hannah Arendt
Este é um livro muito bom para quem quer conhecer a "filosofia" de Hannah Arendt. Se trata de um apanhado de textos da autora sobre temas relevantes para a época em que ela escreveu, mas que nos dias de hoje ainda são atuais e geram uma ótima reflexão. O pensamento político de Hannah Arendt é diferente da maioria de seus contemporâneos e é leitura obrigatória para quem quer ter uma visão política fora do tradicional.
comentários(0)comente



BeatrizFonseca1 13/03/2024

A cultura de massas está associada a cultura, em forma de entretenimento, e o trabalho cria o homem, o ser humano pode organizar a polis através do trabalho , a função da historia é registrar os efeitos e consequências humanas, a natureza é feita por Deus, portanto cabe a ele entender seus processos, mas a História é construída pelo ser humano, e só ele pode compreender os processos na qual ele criou , a história ocorre e se desencadea do que Karl Marx, demonizou de luta de classes entre burgueses e proletariados, a atica ocidental está associada a contradição de estar mal consigo mesmo, para seguir padrões estabelecidos pela sociedade.
A politica tentar chegar a uma verdade universal, baseada na evidencia e nos pensamentos de Descartes, a liberdade no campo da politica é um axioma porque no campo do pensamento nada vem do nada, ou seja tudo tem causas e consequências, Maquiavel defende que as ações dependem da vontade e do intectuo.
A politica está veiculada a ação, de gestar e movimentar, e a autoridade se constituiu com campo da hierarquia e a política é feita através de conceitos e argumentos , que devem conversar a população , a Idade Moderna o estado e a igreja se separam , isso tornou o estado laico e segue mais a racionalidade.
O existencialismo serve como uma espécie de revolta contra do filosofo, Marx definiu o capitalismo, a historia tem como um dos principais problemas, a imparcialidade
Para Santo Agostinho o espirito manda no corpo e o corpo obedece de bom grado ao espirito, o poder as vezes é visto como opressão ou dominio perante os outros.
Montesquieu defende que o poder deve ser indivisível, portanto deve ser soberano.
Toda a vida humana, a existência da vida humana e seu desenvolvimento evolutivo é visto como um milagre .
comentários(0)comente



Adriano 07/05/2024

Para conhecer e aprofundar em Arendt
Hannah Arendt foi uma autora que comecei a ler tardiamente. Somente uns 3 anos atrás criei coragem para mergulhar de maneira séria em seus textos. Me deslumbrei com ?A condição humana? e terminei de ler recentemente este conjunto de ensaios dela, ?entre o passado e o futuro?, onde ela aprofunda e aplica seus conceitos de outras obras. É um livro de 1968 que procura pensar na crise intelectual porque passava o mundo pós-guerra e de guerra fria, em um contexto de totalitarismos, de pensar na banalidade do mal e da cultura de massa, sempre pensando pelo viés da filosofia política.
Assim, ela passa pelos temas do conceito de história, sobre o que é autoridade?
Falando sobre ?O que é liberdade??, Arendt diz ser a razão de ser da política. Mas também não é uma liberdade de se fazer o que quiser; ?A ciência do viver?, nos diz ela, consiste em saber como distinguir entre o mundo estranho sobre o qual o homem não possui poder e o eu do qual ele pode dispor como achar melhor?. É contra, portanto, um poder dominador e contra a contrabilidade da natureza. Além disso, é contra também um poder sobre outros homens. Para ela, criticando a visão tradicional da antiguidade, o homem deve buscar a liberdade de suas necessidade sem usar de poder sobre outros homens.
Disserta sobre a crise na educação, ela critica o pragmatismo americano influenciado por John Dewey (que inclusive influenciou o Brasil) e a psicologia. Para ela, ?para preservar o mundo contra a mortalidade de seus criadores e habitantes, ele dever ser, continuamente, posto em ordem?, e esse é o papel da educação.
Sobre a ?A crise na cultura?, definindo os conceitos, Arendt também fala de arte e como ela se inter-relaciona com a política.
Sobre verdade e política é um tema que me interessa de perto, e aqui ela comenta bastante acerca de propaganda, até assinalando de passagem algo que ficará muito forte, acerca do impacto de grandes conglomerados e das técnicas modernas em forjar a mentiras para fins políticos.
E até sobre a conquista do espaço e a estatura humana, mostrando a preocupação com a tecnologia e a condição humana, algo que ela já havia assinalado em sua obra A condição humana.

É uma autora que ainda permanece atual.
comentários(0)comente



Nanda 20/04/2020

É um bom livro
A escrita é boa, mas não foi um livro que me prendeu.

Leitura obrigatória para a faculdade
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



6 encontrados | exibindo 1 a 6