A Dieta da Mente

A Dieta da Mente David Perlmutter
David Perlmutter

Resenhas - A Dieta da Mente

sonia 28/09/2014

nossa alimentação nos deixa doentes

O neurologista David Perlmutter especializou-se também em nutrição, empenhado em esclarecer suas observações sobre doença de Parkinson, mal de Alzheimer, DDAH, depressão e outros distúrbios cuja incidência ele percebeu aumentar do modo inesperado entre sua clientela. O diferencial deste livro é a grande bibiografia: dezenas de trabalhos recentes, pouco divulgados entre leigos, realizados por pesquisadores em centros universitários e instituições de pesquisa ao redor do mundo, incluindo o famoso Estudo para o Coração de Framingham. Fornece datas, nomes, endereços, publicações e sites. Maior credibilidade impossível.
O normal do ser humano é morrer de velhice, não de doença. Desde Hipócrates, que sugeria que seu remédio seja um alimento, a relação entre saúde e estilo de vida é conhecida.
É fato conhecido no meio médico ser a alimentação um poderoso modulador epigenético: um fator que regula a expressão de nossos genes, e pode mesmo modificar o nosso DNA. Nossos genes determinam a forma como processamos os alimentos e também a forma como reagimos a alimentos que ingerimos, o que inclui, nos dias atuais, substâncias para as quais não fomos programados geneticamente.
Até um século atrás a alimentação humana era rica em gordura, pobre em carboidratos e retirada da natureza; hoje é rico em açúcar e coisas químicas ou processadas e pobre em gorduras.
Há dez mil anos nossos antepassados começaram a cultivar o trigo. Hoje começamos a entender as conseqüências danosas do consumo de um trigo geneticamente modificado, bem diferente do consumido por nossas ancestrais. A doença celíaca foi descrita já no século I d.C. por Areteu da Capadócia, médico que relacionava a doença a anomalias neurológicas, tais como dores de cabeça, vertigens, paralisias e epilepsia.
A doença celíaca é causada por alergia a uma proteína chamada glúten, presente no trigo e em outros grãos, conhecida na forma clássica por causar diarréia.
Os grãos atuais de trigo contem uma quantidade de glúten muito maior que as cepas selvagens. Ora, o glúten (cola, em grego)é uma exorfina, que adere aos receptores cerebrais de morfina produzindo bem estar. Em palavras simples: quanto mas se come, mais se deseja comer. (fato bem conhecido e explorado pela indústria de alimentos) É interesse da indústria de alimentos manter as pessoas viciadas em seus produtos, como é do interesse da indústria farmacêutica ativar, na outra ponta, o consumo de medicamentos para emagrecer (!) e curar toda sorte de doenças provocadas pelo obesidade.
Loucura? Ou a equação da ganância lhe soa familiar?
Quem controla a propaganda é quem tem poder econômico, e o autor não é gentil com essa gente sem ética. Escusos interesses políticos e econômicos incentivam uma abordagem de saúde voltada para a doença, onde médicos desempenham o papel de meros fornecedores de pílulas.
O livro inteiro pode ser resumido em sua frase: NOSSA ALIMENTAÇÃO ESTÁ NOS TORNANDO DOENTES.
A boa notícia é: a escolha é nossa. Nossas escolhas alimentares podem controlar processos inflamatórios provocados pelo glúten e pelo açúcar, ao mudar, na prática, a expressão de nossos genes.
Um numero cada vez maior de pesquisas confirma o elo entre sensibilidade ao glúten e disfunção neurológica. A correlação é estreita, já que 40% é sensível ao glúten, e, dentre esses, 50% é também desenvolve intolerância à lactose, o açúcar do leite. O homem não foi geneticamente programado para consumir açúcar, a não ser em pequenas quantidades, no período do ano em que houvesse frutas; nosso fígado fabrica a glicose da qual necessitamos mesmo com ingestão zero de carboidratos.
A partir de 2005 surgiram os primeiros estudos que descrevem o mal de Alzheimer como diabetes tipo 3. Nesta parte, o autor descreve minuciosamente em termos leigos o metabolismo paralelo de carboidratos e gorduras.
Ao invés de remédios, o autor sugere alimentação correta. Alimentos naturais ativam os poderosos processos antioxidantes do corpo. Insiste em três frentes: exercícios, dieta e sono.
A obesidade é hoje um fator de risco bem documentado na gênese de problemas cerebrais. O triste fato a constatar é que milhões de pessoas sofrem desnecessariamente de condições que poderiam ter sido evitadas.
O Dr. George Mann, pesquisador do Estudo do Coração de Framingham, iniciado em 1948, afirma:
A hipótese da dieta cardíaca que sugere uma elevada ingestão de colesterol provoca problemas cardíacos mostrou-se diversas vezes falha. O público está sendo enganado pela maior fraude sanitária do século.
O colesterol alto está associado a melhor memória e a decréscimo no risco de mal de Parkinson. Em contrapartida níveis baixos de LDL colesterol eleva a 350% a chance de aparecimento de Parkinson.
A mídia difunde a idéia de que o homem necessita de uma dieta muito pobre em gorduras e a população fica mesmerizada com esta manipulação. A verdade é que apenas a gordura trans é tóxica. (a gordura trans não existe na natureza, é artificial)
O uso de gorduras boas, entre elas o colesterol, é benéfico. Nosso cérebro concentra 25% do colesterol total do corpo, pois ele é o componente das membranas que envolvem as células cerebrais. O colesterol também é precursor do hormônio tireoidiano e é necessário para a síntese de vitamina D.
A hipótese lipídica dominou os círculos cardiovasculares durante décadas, apesar de estudos contraditórios excederem os estudos que lhe deram apoio, estudos esses que desconsideraram populações que não se encaixavam na hipótese, como a japonesa, finlandesa e mediterrânea. (sim, houve manipulação de dados, e o autor fornece o detalhe perturbador de que a gordura assassina do estudo inicial era a gordura trans!)
Das gorduras boas, cite-se o óleo de coco, eficiente na prevenção e tratamento do mal de Alzheimer, na dose de uma colher de sopa por dia. Gorduras boas insaturadas são encontradas nas nozes, azeitonas e abacates.
Em contrapartida, um efeito conhecido das estatinas é a disfunção de memória. É grande a lista de efeitos colaterais associados ao uso de estatinas.
As doenças que se observam hoje são provocadas em grande parte por nosso estilo de vida em desarmonia com nossa predisposição genética.
Após detalhar as pesquisas mais recentes sobre o metabolismo do corpo, em especial do cérebro, o Dr. David Perlmutter enumera os principais sintomas da sensibilidade ao glúten e da resistência à insulina. A seguir, recomenda um programa de exercícios aeróbios, sonos saudável e introduz, passo a passo, uma dieta saudável, reconhecendo a dificuldade que as pessoas encontram para alterar hábitos pessoais.
A supervisão médica é importante, pois há exames a serem realizados antes da mudança no estilo de vida.
A ultima parte do livro apresenta receitas balanceadas com o uso de gorduras do bem e suplementos alimentares.
O melhor desta dieta é o fato de ser auto-regulável. Não se preocupe em controlar a quantidade das porções, em contar calorias ou limitar gorduras. Sua meta será a de reduzir ao mínimo a ingestão de carboidratos.
Prevenir é melhor que sofrer, já que boa saúde física e mental garante uma velhice produtiva, compartilhando alegrias com seus entes queridos.

Glauco 07/08/2015minha estante
Perfeita sua resenha!!!

Para haver mais credibilidade. E não causar discórdias e argumentos: Poderia substituir a frase "O normal do ser humano é morrer de velhice, não de doença." Por: O normal do ser humano é morrer NA VELHICE, e não DE DOENÇA.

É verdade que as células vivas têm um tempo de vida finito. Mas, aceleramos esse processo principalmente pela alimentação atual ingerida a vida toda, enfraquecendo nosso sistema imunológico, o da defesa. Mutações genéticas, doenças, e os efeitos nocivos do ambiente favorecem alguns distúrbios ou doenças precoces. Com uma boa alimentação natural o organismo é capaz de prevenir e se defender de doenças e fatores externos nocivos. Conforme as pessoas envelhecem, as suas células simplesmente não funcionam tão bem, e fica cada vez mais difícil afastar a doença tão facilmente ou curar como as pessoas mais jovens. Como resultado, as pessoas mais velhas podem morrer de lesões ou doenças que uma pessoa mais jovem facilmente sobreviveria. Na velhice uma das doenças "geriátrica" vão causar a morte. A diferença está na qualidade de vida: sofrer prematuramente doenças correndo riscos de ter uma morrer precoce ou uma velhice sofrida, ou prolongar a vida até a velhice com hábitos saudáveis.

Jamile 29/11/2016

Não julgue o livro pelo título
É amplamente difundida a ideia de que um livro que fala sobre autoajuda(nesse caso é um livro da área de saúde para leigos) ou sobre dieta é totalmente inútil, infundado e de pouco conteúdo. Devido a esse preconceito, não é possível ter grandes expectativas de um livro que se inicia tem um título que inclui a palavra dieta nele. A palavra dieta é usada de maneira errônea e pejorativa por grande parte das pessoas e quando mencionada sempre causa repulsa . Uma pessoa magra e saudável faz dieta? Sim, claro que faz! Dieta nada mais é que um plano alimentar a ser seguido com determinados objetivos. E nem sempre o objetivo é emagrecer, mas sim, se manter saudável e viver de maneira plena.
O livro traz esse conceito. Traz argumentos com suas respectivas fontes para os últimos estudos sobre alimentação e de que forma essa pode contribuir para nosso bem estar. É focado em uma dieta de altos teores de gordura (justificados por esse o melhor método para funcionamento do cérebro), e baixa ingestão de carboidratos. Atende a necessidade daqueles que visam o emagrecimento, porém eu recomendo a qualquer pessoa que esteja buscando entender melhor sobre as doenças recorrentes principalmente as que podem atingir nosso cérebro, que nada mais é que o centro de nosso funcionamento.
Durante a leitura, o médico apresenta diversas experiências com pacientes e os resultados obtidos somente ao retirar o glúten da rotina.

Syllas 27/10/2020

Livro muito bom para abrir a nossa mente sobre a qualidade dos alimentos que ingerimos e o quanto isso impacta na nossa saúde mental! Gostei!

Aline 07/06/2021

Se for verdade...
Eu estou perdida! Kkkkk Apesar da piada este livro me fez pensar muito naquilo que como hoje. Alguns hábitos já estou em busca de melhoria.
Vale a pena a leitura mas prepare-se para ouvir coisas que você não gostaria que fosse verdade.

Cicero.Marques 16/01/2022

Livro interessante para entendermos como
Nosso corpo responde a determinados alimentos. Ajuda a conhecermos melhor nosso corpo, e montarmos nossos planos de dieta. Chega a ser um tanto quanto radical, para pessoas que não estão tão dispostas a abdicar de várias coisas, mas acho que vale a leitura mesmo assim.

Charles 03/10/2020

Nesse livro o neurologista David Permutter vai mostrar que diversos doenças neurológicas como alzheimer, TDAH, transtornos de humor e demência estão intimamentes relacionados ao consumo de glúten e carboidratos em excesso, inclusive os que pensamos serem bons. O autor afirma que essas doenças podem ser evitados com uma dieta sem glúten, com baixo carboidratos e rica em gorduras boas.
O livro explica os efeitos nocivos do glúten e sua capacidade de viciar os consumidores devido este afetar diretamente o cérebro causando dependência e danificando suas células.
Nos últimos capítulos do livro será indicado algumas suplementações essenciais para proteção do cérebro, alimentos que devemos ingerir, os proibidos, um programa de exercícios, um programa de melhoria do sono e ainda de bônus diversas receitas com pratos saudáveis.
Ponto positivo::Livro rico em informações relevantes para o entendimento do efeito da nutrição sobre a mente.
Ponto negativo:Um pouco desorganizado, porém nada que atrapalhe o entendimento.

Kauane Parra 25/11/2021

Chocante!
Não é nenhuma novidade que a sociedade é manipulada desde os primórdios pelos mais poderosos, e nem mesmo é novidade que para manter esse poder as classes mais baixas sempre pagaram altos preços. No entanto, isso é diferente. Tanto conhecimento, tantas pesquisas, tantos estudos e comprovações sendo jogadas para debaixo do tapete? Não é possível que o ser humano ainda seja capaz de surpreender de forma tão negativa, tão desenvolvidos e tão primitivos. Triste. Que bom que há pessoas preocupadas em divulgar a verdade.

Felipe Augusto 30/04/2021

Bom Livro
Mostra de como nossos hábitos alimentares influenciam no nosso comportamento e na saúde do nosso cérebro, como o sono é importante, a importância dos exercícios físicos. Uma obra essencial para desmitificar alguns assuntos relacionados a alimentação hoje em dia.

Mari 27/07/2020

Adorei essa leitura, diante de tantas informações técnicas numa leitura mais acessível, pude aprender mais sobre o funcionamento do meu corpo e me ajudou a incorporar na minha rotina um cuidado maior com os alimentos e mais atenção nas reações do meu corpo.

Kauan 24/09/2020

O livro mais importante que você pode ler
Existem muitos hábitos que podem mudar sua vida, porém esse livro sobre o corpo humano é o antecessor que te permite alcançar todos eles.
Exemplo

Quer fazer exercícios, cadê a energia e disposição pra começar ? O livro ensina a ter.

Quer ter uma leitura mais agradável, maior foco e raciocínio rápido? Tá nesse livro também por meio da dieta

Quer perder ansiedade e curar várias doenças que você não sabe como raios surgiram ? Tá no livro.

Quer previnir diabetes,doenças cardíacas, alzheimer, parkinson e ainda frear o encolhimento do cérebro ? Adivinha,tem no livro também...

Não dei 5 estrelas ainda pois vou fazer vários exames e observar se a dieta sugerida aqui está me mantendo saudável, mas de antemão já posso dizer que sinto muito mais energia, menos irritabilidade e uma memória que tá uma loucura de boa

OBS: a edição revisada e atualizada lançará dia 30 de setembro, vão pagar mais caro mas terão um livro com dados de pesquisas atuais. Já vou encomendar o meu..

Matheus 20/04/2016

Glutén x Cérebro
Muito se fala dos problemas intestinais do glúten. Mas pouco se fala do maior dos seus problemas, que é o ataque ao cérebro. Se é sabido que essa substância causa inflamações no seu corpo (basta lembrar do sentimento de inchaço que a cerveja causa), não é difícil de se compreender que o seu cérebro também pode estar sendo afetado. O livro é super didático e faz esse alerta importantíssimo para a boa saúde do seu cérebro. A grande lição com relação a essas dietas é que qualquer pessoa pode testar. A atuação "negativa" (corte de alimentos) sobre o seu corpo é muito mais saudável e eficaz do que a "positiva" (através da ingestão de remédios). Tem enxaquecas? Experimente cortar o glúten por um período e se teste! Não há qualquer irresponsabilidade nisso e aos poucos você vai descobrindo e aprendendo a decifrar o seu corpo, o que te faz bem e o que te faz mal. Recomendo muito a leitura desse livro.

Maisa 29/07/2017

Glúten: o mal disfarçado de amigo
Muito mais que uma dieta, o livro trata da mudança de hábitos alimentares. Aborda precipuamente sobre o glúten e o mal que ele traz ao nosso corpo e, principalmente, ao nosso cérebro.
Diante de uma rotina regada a industrializados e outros produtos cheios de glúten, por vezes o mal aparecerá a curto prazo, apresentado em doenças como TDAH, e por muitas outras apenas anos depois, em doenças como Parkinson e Alzheimer.
O autor explica a importância de levarmos uma vida nos alimentando de comida de verdade, e utilizando algumas estratégias (como a suplementação de vitamina D e de resveratrol). Demonstra que, mais que prejudicial à estética corporal, o glúten é uma proteína extremamente nociva à nossa cognição, causando problemas a longo prazo que o senso comum (e até mesmo muitos médicos por aí) dificilmente atribuem a ele.
É um excelente livro. Para quem se preocupa com alimentação saudável, vale a leitura para entender melhor como ela pode impactar diretamente o nosso cérebro.

Bruno Godoy 27/08/2017

Recomendo demais!
Nunca percebi o quão mal o trigo poderia fazer a uma pessoa, muito menos ser o início de várias doenças e condições seríssimas. Ao aplicar o que o livro diz, ou seja, uma dieta glúten-free e bem parecida com a Paleo Lowcarb, posso afirmar que a minha vida mudou completamente;

Além de uma perca considerável de peso (13 kg em 1 mês), o mais surpreendente foi a mudança descomunal nos níveis de disposição e energia. Muito mais disposição para estudar, trabalhar, acordar cedo, se exercitar e etc. Obviamente os organismos são diferentes e nem todos se beneficiam tanto assim com o que o livro propõe, mas confesso que, independente se você é sensível ou não ao glúten, vale muito à pena fazer um teste e começar com 1 semana sem pão, massas e etc. Posso dizer que esse livro, junto com o Dr. Souto, Rodrigo Polesso, Podcast Tribo Forte, Canal Corrida no Ar (Youtube), dentre outros, foram responsáveis por mudar a minha vida por completo.

Boa sorte na jornada de vocês. Li e recomendo muito o livro, assim como o "Porque Engordamos" do Gary Taubes e o "Barriga de Trigo" do William Davis.
Lookslike 06/12/2018minha estante
"Barrigo de trigo" está na minha lista depois desse livro. Não conhecia esse "Porque Engordamos" e nenhum desses profissionais que você mencionou. Valeu a dica. Eis aqui uns médicos e especialistas de confiança que aprimoram bastante o meu acervo intelectual: Lair Ribeiro, Flávio Passos, Victor Sorrentino, Dayan Siebra, Wilson Rondó, Uronal Zancan, etc.

Giany.Alves 11/01/2022

Um livro excelente para aqueles que se preocupam com a saúde e bem estar. Reforça a importância de uma alimentação natural e aborda o problema dos carboidratos, principalmente, para a saúde do cérebro. Eu especificamente sou celíaca então esse livro foi fantástico para o entendimento do quanto o glúten é nocivo para a saúde de um modo geral, principalmente para os celíacos, um veneno que ingerimos comumente e que acaba com nosso organismo, entendi muito melhor os meus problemas de saúde e, o mais importante como evitá-lo. Um guia de bem-estar e saúde para uma velhice mais saudável e com nossas faculdades mentais preservadas.

Janaina 10/04/2021

Aprendi muito com essa leitura no quesito ?cuidar de mim mesma?. Livro de fácil leitura e assimilação.