O Rei de Amarelo

Airton Marinho
Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Will82828 28/05/2023

Os quatro primeiros contos são muito interessantes, por conta de toda mitologia da peça do rei de amarelo, mas depois de terminar estes contos os outros que são mais sobre romance em si e são bem mais ou menos.

L Soares 31/12/2023

Esse é um livro peculiar. São dez contos, mas há uma introdução que fala sobre como o autor gostaria que um dia fosse publicado o livro somente com os 4 primeiros.

Somente esses 4 contos tem relação com o nome do livro. Neles, e, algum momento há o contato dos personagens com um livro de mesmo nome (o rei de amarelo).

E nas histórias, esse seria um livro proibido, um livro tão nefasto que sempre que alguém o lê, acaba enlouquecendo.

Os demais contos tem temáticas diferentes, contos bacanas, mas sem conexão com os demais.

Mas os 4 contos que envolvem o rei de amarelo são realmente as estrelas do livro.

Os contos são bem escritos e mantêm uma tensão, que prende à leitura. Você acompanha o declínio, uns de forma brusca na entrega total de sua sanidade, e outros no limiar, ainda se acreditando sãos.

Um bom livro para quem curte um suspense.

Bruna Jéssika 15/12/2021

Finalmente posso falar que já li a santíssima trindade do horror!
Chambers e os seus contos sobre O Rei de Amarelo (e outras histórias contidas nessa edição) brindam uma meta literária antiga: ler a Santíssima Trindade do Horror. Começando por Edgar Allan Poe, passando por Lovecraft e terminando com Chambers, posso dizer que foi uma viagem insana.
Apesar de ter ganhado notoriedade e dinheiro com outro gênero literário, qualquer um que leia os contos sobre O Rei de Amarelo pode comprovar o quanto Chambers é magnífico e lamentar por ele não ter nos presenteado com mais histórias.
O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira dedicada exclusivamente aos contos que falam sobre a peça maldita, que enlouquece as pessoas que finalizam a leitura. A segunda parte não me prendeu tanto quanto a primeira, mas deixa bem claro a potência da escrita de Chambers.
Pôxa cara! Saudade do que a gente não viveu ein?

Raiane Santos 01/11/2020

O rei de amarelo
A história foi bem diferente do que eu esperava. Eu imaginei que seria algo sombrio, envolvendo algo sobrenatural, e não foi.
Me incomodou o fato de em vários contos terem frases em francês sem tradução.
Entendi a maioria dos contos, porém, os dois últimos, não teve uma conclusão fechadinha, e então não os entendi direito.

Moura51 24/04/2023

Cuidado! Você enlouquecerá com a leitura.
O rei de amarelo é uma coletânea de contos interligados onde o ponto de início é a leitura do próprio livro que é considerado amaldiçoado, pois aquele que o lêem acabando encontrando a loucura e uma série de coisas bizarras. Os 4 primeiros contos são geniais, porém o que deixa a desejar são os ultimos, pois i ambiente terror saí para entrar o realismo.

Kit 21/10/2022

Maravilhoso, principalmente a primeira e a última história. O rei de amarelo é a insanidade pura. A tradução tem varias palas, mas da pra passar.

?Oh o pecado de escrever tais palavras, ? palavras que eram claras como o cristal, límpidas e musicais como fontes borbulhantes, palavras que fagulham e brilham como os diamantes envenenados dos Médici! Oh, a malignidade, a desesperada danação de uma alma que podia fascinar e paralisar criaturas humanas com tais palavras, ? palavras entendidas tanto pelos ignorantes quanto pelos sábios, palavras que são mais preciosas do que joias, mais tranquilizantes do que a música, mais terríveis que a morte!?

Gabriela 11/06/2014

RESENHANDO: O REI DE AMARELO
ESSA RESENHA TAMBÉM ESTÁ NO BLOG 'É O ÚLTIMO, JURO!' E NO CANAL DO YOUTUBE!

NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Achei que Chambers criou um clima muito bom nos contos sobrenaturais e toda essa coisa do Rei de Amarelo. O universo não é tão profundo, mas o clima é sensacional. Toda aquela coisa do proibido e de que ninguém deve ler o livro deixa a gente curioso o tempo todo sobre ele. Esse clima sobrenatural que você não identifica se o personagem está sonhando, se está se passando no nosso mundo, se é real é muito bom! Os personagens dele são muito bem feitos e achei que ficaram perfeitos em cada conto.

PONTOS FRACOS: Achei que na parte realista tem uns dois contos meio arrastados. Parei de ler na metade porque ficou meio chato, aí peguei de novo, aquela coisa, sabe? Mas só na parte realista, mesmo.

O QUE MAIS GOSTEI: Gostei mais da primeira parte, claro, rs. Sou bem mais fã de fantasia, todo mundo sabe. Gostei muito do lance do livro ser proibido e dessa aura macabra que ele tem. Mas o principal pra mim e que eu mais gostei foi a linha tênue que liga alguns contos entre si. Ele faz bem discretamente e deixa aquela coisa de será que é mesmo?. Aí rola umas dúvidas quanto à realidade que a história se passa, o tempo que passou entre um e outro, essas coisas! Muito foda!

O QUE MAIS: Bom a edição que eu tenho é o lançamento da Intrínseca do mês passado. Ficou muito linda! O livro é todo bem feito, com as divisões dos contos super bonitas, com uma apresentação e tals, curti! Gostei muito também que o livro é cheio de notas, então tem muita informação sobre o universo, os contos, a ambientação é ótimo porque nignuém é obrigado a saber de todas as minúcias e pra não ficar parando pra ir atrás das ligações é bem bacana ter essas explicações todas aí! Curti muito e recomendo!

Para quem quiser dar uma pesquisada sobre cada conto individual (meus preferidos com *) :

O reparador de reputações*
A rua dos Quatro Ventos
A rua da primeira bomba
A rua de Nossa Senhora dos Campos*
Rue Barrée*

Acompanhem minhas resenhas pela minha página no facebook, blog e canal no youtube!

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro

Leonardo.Moura 24/06/2020

Hq de terror brasileira de altas qualidade que é uma antologia de 8 historia sobre o Rei Amarelo

Aline 11/09/2020

Livro que quis tanto ler devido à referência da série True Detective, porém achei bem cansativo ao longo da leitura e o tempo todo precisava verificar às notas para melhor entender os contos que se interligam em vários momentos. Terminei depois de alguns anos após a retomada da leitura.

Marques 18/02/2016

Admito que comecei a ler 'O Rei de Amarelo' depois das referências da icônica figura real na série televisa 'True Detective' da HBO.

Fui pego de surpresa, pois esperava algo que estivesse mais relacionado com o universo apresentado pela série. Mas foi algo muito maior!

A forma romântica e ultra-romântica da escrita de Robert W Chambers é desesperadora. No bom sentido. As experiências únicas que cada conto revela são profundas, intimista e desafiadora para nossa imaginação.
Devo dizer, também, que a forma com a Editora Intrínseca decidiu dividir os contos: quatro primeiros mais relacionados ao Rei de Amarelo e os últimos podendo ou não fazer parte de tal universo foi uma escolha muito bem acertada.

Recomendo àqueles que, assim como eu, ficaram intrigados com a insanidade mostrada na série e/ou querem conhecer o autor que influenciou bastante as obras de H.P. Lovecraft e Stephen King.

Danizio0 15/08/2020

O livro que me deixou louco mas foi de tédio
O rei de amarelo foi um livro que sempre me intrigou bastante com a sua capa chamativa, e aquele personagem com uma esquisita roupa amarela, e uma grande coroa na cabeça, um livro muito elogiado por grandes nomes da literatura na sua contra-capa, mais ao final da leitura foi algo que realmente não me impressionou, pelo menos não o bastante, aqui temos dez contos, que tem todos entre si a peculiaridade de em algum momento ser citado o livro do rei de amarelo e as sequelas que a leitura desse livro podem trazer para a mente humana, de todos os contos eu realmente gostei só de 3 sendo que esses são realmente muito bons, mas que eu não posso falar muito, porque seriam spoilers e eu sei o quanto vocês me odiariam por isso, mas no fim cada um tem que ler e tirar as suas próprias conclusões, eu posso não ter gostado mas vai que você ama esse livro, ou vai que a leitura dele me deixou louco e eu não sei mas o que estou escrevendo e nem o porque.

JeffSouzaXD 18/09/2020

Um bom terror!
Eu como um bom fã de Lovecraft amei esse livro. Lovecraft tem O Rei de Amarelo como um grande modelo para seu terror cósmico. Resenha mais completa no Binóculo Literário. https://www.instagram.com/p/CE-O2XUjDZY/?igshid=1j2b9wmz8v11l

Lucas 16/07/2022

Não era bem o que eu esperava..
Quando eu adquiri o Rei Amarelo pensei que seria o livro Rei Amarelo em si e na versade é uma coleção de contos ilustrados aqui no Brasil mesmo com essa obra como pano de fundo,mesmo não sendo o esperado,gostei muito dos contos, das ilustrações, é um bom quadrinho se vc é fã de horror cosmico, e graças a esse quero ler ambos os outros dois dessa coleção.

Valério 03/07/2015

Instigante
Uitlizando-se do realismo fantástico, Chambers traz um livro de contos de mistério onde os personagens se vêem em situações inusitadas, sempre aparecendo o amarelo, simbolicamente. A leitura é rápida, interessante e agradável.
O Rei de Amarelo trata-se, na verdade, de uma peça. E, todos aqueles que a Lêem tem sua vida modificada profundamente.
Semelhante ao filme "O chamado", onde todos que assistem a uma determinada fita cassete passam a ser amaldiçoados.
Afinal, grande parte da literatura de terror posterior a Chambers se baseou nele.
Autor aclamado, especificamente por esta obra, tanto que suas obras posteriores ficaram abaixo da crítica.
Em suma, se quer ler Chambers, leia ESTE livro.