Marlon Brando

Marlon Brando François Forestier

Resenhas - Marlon Brando

Gildo 16/07/2014

A Face Sombria da Beleza
Repito o título do livro no título da resenha. Porque não há nada tão adequado nesta obra quanto sua frase de capa. Tudo o mais é apenas texto de fofoca.

A curiosidade pela biografia de Marlon Brando deve ser deleitada por quem é fã do celebritismo neste livro. O autor, com texto ardiloso, agiganta o sedutor e encolhe o 'maior ator do mundo'.

Se há muitos fatos no livro (é preciso ler outra biografia para verificar e comparar), sua sucessão parece sórdida e linkada apenas pelos fatores sexuais que moviam Marlon Brando. Ator soberbo e de beleza histórica, este é o 'lado B' de sua múltipla persona. Talvez ninguém tenha listado tantas desventuras sexuais como o autor François Forestier. A relação de amantes de Brando deve chegar à população de uma pequena cidade.

O texto - construído propositalmente para aumentar e instigar a impressão sobre a fome sexual incontrolável do ator - é de uma pobreza incrível. Vale apenas como ponto de curiosidade sobre um artista que fez história e teve sua vida cercada por um ciclone de aventuras, sexo, drogas e tragédias. Marlon Brando certamente era um predador afetivo, certamente foi negligente com seus próprios valores e família. E não há dúvidas sobre os suicídios de pessoas próximas, de como sua influência afetava a todos, alguns de forma trágica. Ainda assim, o autor escolheu o estilo chulo para seduzir os leitores. Exatamente na direção contrária da atração contagiante de seu personagem principal.

Raphael Cavalcante 22/02/2015minha estante
Gildo, dos livros que tenho cadastrado no Skoob, esse é o único ivro que não me senti impelido a fazer uma resenha. Iria fazer agora, mas depois de ler a sua desisti. Você escreveu lindamente tudo o que penso acerca dessa obra pobríssima.

Gildo 08/06/2015minha estante
Pois é, Rapha! Faz parte do empobrecimento da literatura. É jornalismo marrom e texto de celebritismo. Estava interessado na pessoa, me irritei com o livro.

Rogério 10/02/2017minha estante
Li o livro e posso dizer que é exatamente tudo ao contrário dessa resenha. O autor com cinismo e sarcasmo conseguiu extrair de forma brilhante as dinâmicas que envolviam o comportamento do Brando. Não é um livro para se discutir a genialidade dele como ator, isso é óbvio. Quer puxa-saquismo, leia a biografia autorizada.

Luiz Miranda 07/12/2017

Ritmo de Tablóide
Forestier é o anti Phillip Norman, se Norman se dá o trabalho de contar até a história dos avós do biografado, Forestier corta absolutamente tudo que possa gerar o mínimo bocejo. Sempre tive curiosidade de ler uma biografia despida das partes chatas (pais, contexto da época, infância, adolescência, etc) e a mais próxima que encontrei foi esta.

Não espere a verdade, Forestier está interessado nos escândalos, nas lendas, nos mitos. Tanto faz se é mentira, o que vale é ser divertido. É aqui que chegamos no âmago da questão: o livro é muito divertido, daqueles que você só larga no fim.

Disseram ser mal escrito, não é verdade, o livro é veloz e absurdo, sem limites. A coisa é tão focada em escândalo sexual que Forestier esquece de filmes e até indicações ao Oscar. Uma bio diferente, aloprada, difamatória e irresistível. Compre.

Matheus656 30/07/2023

Brando e seus demônios
Nem sei como começar essa resenha. Brando é uma figura que me interessa muito, assim como James Dean, é um dos meus atores favoritos. Já tinha lido outros dois livros sobre ele: a sua autobiografia e uma não autorizada. Essa então me pareceu um pouco mais pesada, sim, eu sabia que Brando não era perfeito, e que estava muito longe de ser. Já sabia de algumas merdas sobre ele, mas esse livro, vai focar exatamente nisso, no seu lado obscuro
Então entra muito o debate: dá para separar o autor (nesse caso ator) de sua obra? É muito bizarro ver que ele tinha a faca e o queijo na mão para se tornar uma figura rica e saudável, mas que foi decaindo e suas ações o tornaram alguém ruim. Muito provavelmente se Marlon fosse um ator vivo de hoje em dia, eu não gostaria e criticaria muito, porém, uma figura emblemática, que já não pode desfazer de seus erros, e que também devemos olhar pela época vivida, talvez possa ser admirada por alguns atos, e ser odiadas por outros. A real é que a old hollywood era toda problemática, cada qual de sua maneira, em uma polêmica ou mais de uma. Mesmo falando do lado sombrio de Brando, eu acredito que esse livro deva ser lido por todos que o admiram - mesmo que apenas por sua atuação - e por gente que gosta da época de ouro de Hollywood, pois se alguém leigo pegar para ler essa biografia, vai criticar até dizer chega. E ao escrever essa resenha, piso em ovos, pois sei muito bem, que Marlon Brando, mesmo se passando anos de sua morte, ainda é uma figura que muitos militam em cima, tentando apagar sua contribuição e importância para o cinema. Vamos separar o ator de sua obra, entender que atitudes daquela época não eram tão abordadas e vistas como "erradas" como hoje em dia. Vamos cobrar de artistas atuais, ao invés de querer cobrar e militar em cima de artistas que há muitos já se foram e que não podem nem fazer um pedido de desculpas por todos os seus erros.

Raffafust 28/05/2014

Marlon Brando sempre fez parte de minha vida. Com um pai cinéfilo seria impossível não conhecer o gigante do cinema que fez filmes como " Uma rua chamada pecado", " O selvagem" e "O ùltimo tango em Paris". Mas foi como Don Corleone, o mafioso de bochechas caídas que Brando marcou gerações - inclusive a minha - na saga " O poderoso chefão", filme esse que em formato de trilogia é visto até hoje por muitos.
Ao me deparar com a biografia dele vi que pouco sabia da vida do mito. Sabia que ele morrera gordo, bem acima do peso, que tinha feito papéis um pouco bizarros como o de " A ilha de Dr. Moreau" e que havia recusado um Oscar enviando uma índia.
Ao ler " Marlon Brando - a face sombria da beleza" me deparei com uma história que nem meus pais conheciam da vida dele. Brando teve pais complicados, o pai que tinha seu mesmo nome ( Brando Pai) não era carinhoso, traía a mãe o tempo todo. Sua mãe, Dodie, era uma alcóolatra que ao sofrer com as traições pagava na mesma moeda dormindo com estranhos e tendo o filho vergonhosamente lhe buscando ao amanhecer na cama destes.
Marlon começou na carreira como quem não queria nada, parecia que seu interesse maior era dormir com o máximo de mulheres que pudesse e não se prender em nenhuma. Por ano, o astro oscilava de humor e mesmo comparado a gigantes como Laurence Olivier desdenhava de papéis bons e se portava como um idiota para quem o quisesse aturar . Impressionada fiquei ao saber da históia de Vivien Leigh, nossa eterna Scarlet O´Hara de " E o vento levou..." que tão bonita quanto maluca era casada com Oliver mas o traída com meio mundo. Inclusive com Brando, durante as filmagens de " Uma rua chamada pecado" ( traduzido no livro como " Um bonde chamado desejo" mas no Brasil nunca teve esse nome!).
Instável, galanteador e muito talentoso , Brando era necessário e por isso os diretores lhe aturavam . O rosto perfeito, o corpo - que aos poucos foi ficando arredondado - do início e seu jeito bad boy agradava todos os sexos e para minha surpresa o galã topava tudo , ou seja, homens e mulheres tinham vez com ele.
Do auge do sucesso ao fracasso na carreira, dos galanteios sem preocupação aos casamentos com brigas homéricas judiciais o autor entra a fundo no mundo que Brando sempre quis esconder da imprensa, aliás tinha com ela uma péssima relação.
O que notamos é que do tamanho do talento do moço era seu ímã para problemas e tragédias, muitas de suas conquistas morreram tragicamente e isso incluí seus filhos que tiveram fins jovens.
Brando a fundo, para quem é fã do ator é um prato cheio. E para quem não conhece nada dele, corra para ver todos os filmes e volte para esse livro, com certeza você vai se encantar com ele e querer saber tudo sobre a vida do falecido mestre do cinema.

Rafa 02/06/2014

Marlon Brando – A face sombria da beleza
Marlon Brando, um ícone no universo de Hollywood, consagrado mundialmente como um grande ator e fazendo papeis marcantes na tela do cinema. Nessa biografia Forestier destrincha a faceta de Brando nos mais íntimos detalhes da sua vida e de sua família

Sua beleza é registrada na capa do livro, jovem e sedutor atraiu grandes atrizes e até homens que ficavam loucos para ter um momento a sós com ele. O trabalho feito pela editora Objetiva é incrível, com uma boa diagramação e fontes bem adequadas.

Forestier utiliza uma narrativa fluida e bem direta, ele entrevistou diversos amigos do ator e o leitor vai poder conhecer todos os filmes do qual Brando estrelou, sem contar os inúmeros atores e atrizes que são bem descritos no livro.

O livro é dividido em duas partes, o leitor vai acompanhar a primeira parte que é a ascensão que mostra a vida sofrida e conturbada que Brando passou com a família de um pai violento e uma mãe alcoólatra.

Na segunda parte, depois de ter atingido o ápice em sua vida de ter conseguido todas as mulheres em seus pés inclusive homens, ter ganhado milhões estrelando grandes sucessos cinematográficos, vemos um Marlon Brando destruído o galã que todos desejavam se tornou uma pessoa obesa e descuidada com a aparência, um dos seus filhos foi acusado de assassinato e a filha cometeu suicídio levando assim toda sua vida para o fim do poço.

O leitor vai acompanhar em detalhes sobre a vida do maior ator do mundo.

site: http://leitorcabuloso.com.br/2014/06/resenha-marlon-brando-face-sombria-da-beleza-francois-forestier/

Na Literatura Selvagem 11/02/2016

A face sombria da beleza - uma biografia de Marlon Brando
François Forrestier revela um mito desnudo e sem o glamour que seu nome evoca no imaginário dos apreciadores de Cinema: a figura arrogante, conturbada e repleta de tragédias de Marlon Brando, considerado um dos nomes mais famosos da história da Sétima Arte.

Nascido nos Estados Unidos na década de 1920, desde a pequena infância teve uma vida tumultuada, pais que viviam brigando, num ambiente familiar beirando o claustrofóbico... O autor narra os primeiros anos em películas que se tornaram um grande sucesso e elevaram o nome do artista a altos patamares do Cinema americano.

Mas fala também sobre o grande número de mulheres que frequentaram a cama do ator, bem como os homens que também passaram... Marilyn Monroe, Vivien Leigh [a famosa Scarlet O'hara de ...E o vento levou], Rita Moreno, Gia Scala, entre várias outras. Muitas chegaram a tentar o suicidio, algumas conseguiram... várias brigas e atrasos nos sets de filmagem, pois Brando se julgava o Rei, e o estúdio e diretores sempre se rendiam ao seu magnetismo e satisfaziam todos os seus caprichos...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/01/a-face-sombria-da-beleza-uma-biografia.html

Biblioteca Álvaro Guerra 19/06/2019

Marlon Brando
Marlon Brando – A face sombria da beleza vale a pena, não só por desvendar um mito dos tapetes vermelhos, mas, por mostrar o humano por trás de uma das figuras mais influentes do cinema.

Link da resenha completa: https://www.literar.com.br/resenha-marlon-brando-a-face-sombria-da-beleza-francois-forestier/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/978-85-390-0558-1

Janaína Oliveira 09/09/2020

O primeiro livro que abandonei. Quando comecei tinha grande expectativa, porém, a narrativa é tediosa e nada objetiva. Além disso, o autor tenta o tempo todo fazer com que o leitor sinta um ódio e que acredite que Marlon Brando realmente foi um "demônio".

Luccas.Soares 07/03/2021

O livro de François Forestier complementou uma outra leitura que fiz no fim do ano (e quem em breve posto aqui) que foi a autobiografia do Brando.
Ele foi com certeza um dos homens mais lindos que já viveu e um dos maiores nomes do cinema, mas esse livro ajuda a compreender um pouco do que se passava nos bastidores da vida dele.
Seus incontáveis casos (com homens e mulheres), seus problemas familiares na criação e também com os filhos e ex esposas.
Esse título ajuda a desmistificar um pouco do ícone, infelizmente não sempre de uma forma agradável.
Achei muito rico em fontes e Forestier não cita nenhum nome sem contextualizar.

Madalla 13/05/2023

Resenha | Marlon Brando por Madalla
Nota: ⭐️⭐️⭐️

A biografia Marlon Brando é sobre o ator mundialmente conhecido como o eterno romântico rebelde. A tagline “A face sombria da beleza” se deve ao fato de que Brando era um ator que tinha uma profunda compreensão da psique humana que lhe permitiu retratar personagens que tinham lados sombrios, bem como momentos de beleza sensível.
A biografia de Marlon Brando, de François Fotestier, não tenta disfarçar nenhuma das falhas do ator. É uma exploração profunda e detalhada de sua vida que analisa seus sucessos e fracassos, suas relações, suas lutas com a saúde mental e seu impacto sobre a indústria cinematográfica. É um olhar honesto, fascinante e abrangente sobre um indivíduo complexo e sua vida.
Por fim, a biografia de François Fotestier sobre Marlon Brando é uma excelente adição à literatura sobre a lenda de Hollywood. Para qualquer pessoa interessada na vida de Marlon Brando e em seu legado, este livro oferece uma visão abrangente e intimista de um ator sensível a sua época e foi visto como rebelde por posicionamentos mais humanistas e por sua personalidade indomável.

Obs: Quem se revoltou com o filme Blonde, Sobre Marylin Monroe, tambem se revoltará com essa leitura!

#madalla #resenha #resenhadelivro #marlonbrando #blonde #igliterario

site: https://www.instagram.com/p/CpV81WXJy8E/

Amanda 13/10/2023

Ok...
François escreve esse biografia com veneno escorrendo de seus lábios. De fato não sei se é completamento confiável, já que nada nesta vida é, mas a escrita dele com certeza prende até alguém que nem tenha ouvido falar do Marlon!