O Deserto dos Tártaros

O Deserto dos Tártaros Dino Buzzati

Resenhas - O Deserto dos Tártaros

Otavio.Guassu 12/07/2023

"O tempo entretanto corria, marcando cada vez mais precipitadamente a vida com sua batida silenciosa, não se pode parar um segundo sequer, nem mesmo para olhar para trás. "Pare, pare!", se desejaria gritar, mas vê-se que é inútil. Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens; e não adianta agarrar-se às pedras, resistir no topo de algum escolho, os dedos cansados se abrem, os braços se afrouxam, inertes, acaba-se arrastado pelo rio, que parece lento, mas não para nunca."

Layla.Ribeiro 25/11/2020

Recheados de reflexões
Um livro profundo bem reflexivo que nos ensina coisas grandiosas como que a gente precisa viver mais o presente e não ao tempo todo esperar por um futuro que não vem, somos efêmeros nessa vida e quando percebemos a gente se dá conta que não aproveitamos de verdade a vida e não há mais nada para se fazer, outra coisa que gostei foi ele nos dizer uma verdade difícil de aceitar, que realmente somos sós, se sofremos a dor é só nossa e em um determinado tempo percebemos o frio da solidão , resta você saber o que fazer com ela. Ponto negativo foi a história ser muito arrastada, acha que ela seria melhor se fosse um conto.

RafaelW 08/10/2013

O Deserto de Komul da Tartária
Não sou de fazer resenhas. Gosto apenas de transcrever trechos dos livros que eu li e que eu acho mais significativo.
Fiquei tentando entender porque o autor do livro deu esse nome, se os Tártaros são povos que vivem ou viveram na Rússia e na Ásia. Não estava entendendo a relação desse povo com a Itália, até que numa pesquisa simples no Wikipédia eu achei essa definição:
"O 'deserto de Komul da Tartária'foi mencionado pelo pensador alemão Immanuel Kant em suas Observações sobre o Sentimento do Belo e do Sublime como uma "grande [e] infinita solidão".
Essa definição do Deserto de Tártaro explica bem o livro: Drogo não é escolhido pelo Exército para assumir um posto numa fortaleza qualquer perto do Deserto de Tártaro. Na verdade, qualquer fortaleza militar é um Deserto de Tártaro; a vida militar é um Deserto de Tártaro; a vida é um Deserto de Tártaro; a vida é uma 'grande (e) infinita solidão'."
Maria de Fátima 31/03/2015minha estante
Você não é de fazer resenhas, mas esta foi poderosa o bastante para me fazer ter uma vontade incrível de ler o livro! (:

Dan 12/05/2016minha estante
Muito bom!!! Essa informação eu não sabia!!!

Ana 17/06/2011

Todo mundo com quem falei, que leu esse livro, tem sensação parecida: identificação imediata! E não importa a idade. Imperdível, e para ler a cada década (apesar de que acho difícil esquecer. Depois da primeira leitura, a mensagem está dada ...). Será que todo mundo se sente em seu Forte Bastiani particular?

Talvez a diferença de leitura em fases diferentes da vida sejam os trechos mais impactantes. Por um lado, ao observar Drogo jovem (e sendo mais velha), um certo ar de "espere e verá". Depois, ao ver Drogo envelhecer e começar a perceber o que se passa (ou não se passa), a identificação ...

"Assim, Drogo sobe mais uma vez o vale do forte e tem quinze anos a menos para viver. Infelizmente ele não se sente muito mudado, o tempo passou tão veloz que a alma não conseguiu envelhecer. E, mesmo que a angústia obscura das horas que passam se torne cada dia maior, Drogo persiste na ilusão de que o importante ainda está para começar. Giovanni aguarda, paciente, a sua hora que nunca chegou, não pensa que o futuro se reduziu terrivelmente, não é mais como antes, quando o tempo vindouro podia parecer-lhe um período imenso, uma riqueza inexaurível que ele não corria nenhum risco em esbanjar." (p. 187)

amanda2998 12/07/2023

Realidade da espera de algo grandioso
O livro me tocou de muitas formas e principalmente sobre como o TEMPO não para. As vezes deixamos de passar momentos e também decisões por que esperamos algo grandioso acontecer? aquele momento de ? se isso acontecer aí sim faço ?? Drogo o personagem exatamente esperou uma guerra para decidir ser feliz. A guerra chegou mas o tempo não parou para ele viver isso.
Aconselho a todos a ler? tem uma parte do livro que vou guardar para sempre comigo.

Patrick 02/03/2022

Sobre a vida, sobre o tempo
"O Deserto dos Tártaros"

Se você acredita que o seu tempo é precioso e que não há um minuto na vida a ser desperdiçado, esta leitura, sem dúvida, lhe conquistará.

O Romance narra o drama do jovem oficial Giovanni Drogo, que na flor da idade, acredita ter um futuro longo e promissor pela frente, portanto: tempo de sobra para que seus sonhos se realizem.
Destacado para um posto, em longínquo forte fronteiriço, passa a assistir a passagem dos dias, meses e anos. Esperando pelo momento exato que, enfim, a sorte lhe sorrirá.
Sem conseguir atingir as glórias e honras sonhadas, e já desprovido da juventude e de saúde, o desfecho caminha para o encontro de Giovanni com aquela com quem um dia, inevitavelmente, todos nós nos deparamos.

Tito 27/08/2013

Uma longa espera por algo que a justifique.

leiturasdaursula 21/07/2023

A irreparável fuga do tempo!
A história é ambientada em uma fortaleza remota, localizada em um deserto inóspito, onde um grupo de soldados é incumbido de proteger a fronteira do reino contra uma ameaça imaginária: a invasão dos tártaros. Nesse cenário isolado, onde nada acontece e o tempo parece estagnar, acompanhamos a trajetória do jovem tenente Giovanni Drogo, que ingressa na fortaleza com grande entusiasmo e expectativas heroicas.

A principal temática do livro é a espera. Giovanni passa a maior parte de sua vida naquela fortaleza, esperando pela iminente chegada dos tártaros, uma promessa que nunca se concretiza. Essa espera se torna uma metáfora poderosa para a condição humana, na qual muitas vezes ansiamos por eventos grandiosos e significativos que nunca acontecem. A desilusão, o tédio e a incerteza sobre o propósito da vida são retratados com maestria pelo autor.

Joao 25/09/2022

Um livro para refletir
O Desertos dos Tártaros narra a história do oficial do exército Giovanni Drogo, recém ingresso na corporação ao qual é dada a missão de trabalho no forte Bastiani, local onde as forças militares ocupavam para proteção da fronteira contra invasores estrangeiros.

O tempo transcorre de forma lenta e monótona no forte sem a tão aguardada chegada dos inimigos. Drogo vê seus dias de juventude perecerem sem grandes feitos e seus planos de vida se esvairem conforme vai passando os anos.

O tempo é algo que está sempre em análise nessa bela história que, apesar de simples, consegue nos resgatar sentimentos adormecidos e realçar alguns ainda pungentes.

Por ser militar, essa história pareceu, inúmeras vezes, ter uma estranha coincidência com a minha. Mas na verdade, Dino Buzzati apenas exprimiu aquilo que há em todos nós que é a dificuldade de saber gerir e aproveitar nosso tão precioso e limitado tempo.

Uma verdadeira obra-prima!

Clakson 27/07/2023

Vazio existencial
Reflexivo e inquietante, o livro trata sobre a obsessiva espera de algo grandioso e cria uma tensão conforme narra o tempo de vida sendo consumido, descrevendo um processo de isolamento emocional angustiante.
Esse livro descreve com tanta riqueza momentos de absoluta solidão que me levou a reflexões profundas sobre a finitude da existência de todas as coisas.
Por falar tão intimamente sobre esses sentimentos, ele se tornará um amigo para os momentos que remetem à saudade e despedida.

Ronnie K. 29/03/2009

Em prol da liberdade
Esse é daqueles livros que te capturam imediatamente já nas primeiras linhas, na primeira frase. "Nomeado oficial, Giovanni Drogo deixou a cidade numa manhã de setembro para alcançar o forte Bastiani, seu primeiro destino." Uma grande mudança, o início de uma nova fase na vida do protagonista se pronuncia aqui. Como em toda mudança, abrem-se grandes perspectivas. Imediatamente, porém, se avança na leitura para se deparar com as seguintes linhas: "Pediu que o acordassem de noite ainda e vestiu pela primeira vez o uniforme de tenente. Quando terminou, olhou-se no espelho, à luz do lampião de querosene, mas sem sentir a alegria que imaginava. Na casa reinava um grende silêncio, ouviam-se apenas vagos rumores vindos do quarto vizinho; sua mãe estava se levantando para se despedir dele." Em rápidas pinceladas o tema do romance se apresenta. As Esperanças e as Frustração que norteiam nossas vidas. Drogo desperdiçará o melhor de sua vida esperando o momento certo para agir, para apostar alto, para tentar ser feliz. Mas ele saberá quando chegar esse momento? Dos grandes romances, esse é o mais existencialista que há! E como é magistralmente trabalhado e escrito numa linguagem simples, acessível a todos. A memória, a invenção, o que foi, o que poderia ter sido, o que poderá ser. Todos esses sentimentos embalam a confusão sentimental do protagonista, seus medos, suas dúvidas, suas esperanças. Que afinal são as nossas. Um livro para abalar nossas certezas, nossos alicerces e nos fazer pensar se o rumo que estamos dando para nossas vidas é realmente o mais apropriado. Leitura obrigatória!

josefa.duarte.3 22/04/2021

O que você faz com o tempo que acha que tem?
Terminei a leitura e fiquei uns bons minutos olhando pro nada. Foi chocante perceber o quanto de Drogo há em mim. Entrou pro cânone dos livros da vida. Apesar de achar que todo leitor, em algum momento, deveria ler esse livro, ele não é para todas as idades. Pode causar um certo desespero perceber que em você, como em mim, há um tenente Drogo e que o tempo se foi. Doloroso.
"Tudo se esvai, os homens, as estações, as nuvens..."

Ludmila 30/05/2023

Nessa história praticamente não acontece nada. E, por mais incrível que possa parecer, é isso que faz esse livro ser tão maravilhoso. Se ficamos parados, apenas aguardando algo acontecer em nossas vidas, podemos nos esquecer num deserto infinito...