Frida Vingren

Frida Vingren Isael de Araújo

Resenhas - Frida Vingren

Kelly Oliveira Barbosa 18/12/2021minha estante
Gostei da sua resenha. Desde que li essa biografia há alguns anos nunca esqueci de Frida, da sua importante atuação na igreja e do seu triste fim.

Hélio 18/12/2021minha estante
Obrigado, por ter gostado!
Realmente, depois de toda contribuição que ela deu a igreja, terminou tendo um fim muito trágico. Ela não merecia ter sido internada como louca, sem necessidade.

Eliabe Schultz 18/12/2021minha estante
Ótima resenha, não sabia dessa história que por sinal muito triste. Toda denominação tem seu lado negro, o que é uma lastima !

Hélio 18/12/2021minha estante
Obrigado Eliabe!
É uma história muito triste, mas também teve o lado positivo, o legado que ela deixou.

LaryF 26/12/2021

Que mulher de Deus! Um exemplo.
Incrível que após vários anos de cristã descobri recentimente sobre a vida desta mulher , esposa do fundado da igreja assembléia de Deus no Brasil, nunca ouvi falar acerca dos seus feitos pelo menos na igreja a qual frequento.

Uma mulher usada grandemente na obra com imensa contribuição no evangelho ter tido um fim tão indigno movido por uma interpretação totalmente errônea do texto sagrado tendo grande perseguição em seus ministério pelos pastores de sua época.

Seus ensinamentos foram de grande valia e até hoje tem-se frutos de seu ministério.
LaryF 20/07/2022minha estante
Não, você tem que baixar esse app é somente um biblioteca virtual.

Tainara.Santos 21/07/2022minha estante
Obrigada

Su 10/07/2015

Um legado às mulheres cristãs
A história de uma mulher que viveu para o Senhor. Lutou em prol do Reino dos Céus. Tentaram pará-la, contudo, ela já havia colocado a mão no arado e não olharia para trás. Muitas almas foram alçadas através de sua vida e até hoje o nome do Senhor é Glorificado por isso. Que Deus levante em nossa geração mulheres como Frida Vingren para que quando quiserem nos calar nossos textos falem da Graça e do Amor de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador!!
Kelly Oliveira Barbosa 27/11/2015minha estante
Gostei dos comentários! Comprei o ebook hoje na Amazon, vou ler :)

_agraciele 08/09/2020

Somos todas Fridas - Vingren!!
Com certeza você conhece uma referência de Frida. Esse livro te mostra que há uma opção cristã de "Frida", haha.
Frida Vingren é um verdadeiro exemplo feminino de força, coragem, iniciativa, zelo e entrega pelo próximo: esposa, mãe, missionária, redatora, enfermeira, escritora e continua... Não nessa ordem, mas todos simultaneamente. Também venceu o preconceito social para ser não quem queria, mas quem Deus a chamou para ser, uma serva cheia de fé e vontade de fazer tudo pela obra do Pai.
Tenho certeza que a história da Assembleia de Deus não seria a mesma sem a irmã Frida para ser coluna na vida de Gunnar Vingren, seu marido.
Nessa época em que os deveres e valores das mulheres são tão discutidos dentro e fora da igreja, Frida Vingren me ensinou verdadeiramente sobre quebrar os "padrões" - há anos e anos atrás. Feliz demais pela leitura! ❤ Recomendo não só para mulheres, mas todos os cristãos que queiram conhecer um pouco mais sobre os papéis da femininos. 😊

site: https://www.instagram.com/_literalidades/

Valéria 24/01/2021

Um livro sobre renúncia
Deixar sua pátria para atender um chamado de Deus, não é fácil. O chamado missionário exige renúncia, mas não posso falar com propriedade. Diante do que li nesse livro, tive um vislumbre do que é viver inteiramente para a obra, tendo que gerenciar o cuidado com a casa, filhos, esposo e a obra missionária. O livro trás muitos eventos da igreja e tudo que eles faziam para levar o "Ide" de Deus, porém esperava mais detalhes sobre ela. Embora eu tenha percebido que diante de tantos deveres, essa mulher forte tenha tido seus momentos mais pensativos.
Frida foi uma mulher forte e determinada. Amava a obra e lutava por ela. Tanto que quando as mulheres não tinham muita força na obra, ela foi persistente e defendia o chamado de Deus que também se estendia às mulheres. Nem todos concordavam, achavam que as mulheres eram apenas para testificar, evangelizar, cuidar do lar.... E não assumir posições para ensinar, doutrinar. Contudo, ela não deixou o seu principal objetivo, que era pregar a palavra de Deus.

EliPCS 11/08/2021

livro bom para saber de uma história de uma mulher tão batalhadora e que lutava por sua voz e seu desejo de falar do evangelho aqui no brasil mesmo com todas adversidades, frida é um exemplo

Bia 15/02/2022

Muito bom!
Que biografia emocionante! ?
Frida é um grande exemplo de serva do Senhor, tinha um amor muito grande pela obra e por ganhar almas para Jesus.

Kelly Oliveira Barbosa 31/03/2020

Frida Vingren viveu entre 1891 e 1940, era sueca, filha do casal luterano Jonas Strandberg e Kristina Margareta Sundelin. Seu nome foi inspirado na palavra nórdica frior, que significa “paz”. Desde muito nova se sentia inclinada a chamada missionária e logo que possível começou a preparar-se para tal. Ela fequentou cursos bíblicos, cursou enfermagem durante quase dois anos e meio – chegando a atuar como chefe da seção de enfermaria no Hospital Sabbatsbergs –, dedicando-se ainda à arte fotográfica.

Em meados de 1917, a Igreja Filadélfia em Estocolmo (uma igreja de origem batista, mas pertencente ao movimento pentecostal sueco) tinha uma escola bíblica para homens e mulheres que desejavam atuar na obra missionária. Frida não pertencia até então ao movimento pentecostal sueco, mas frequentou essa escola bíblica, quando também conheceu o missionário Gunnar Vingren que estava em um período de descanso na Suécia após cinco anos em missão no Brasil. Eles começaram a namorar e nesse mesmo ano Frida (26 anos), foi enviada em missão para o Brasil, chegando em Belém do Pará, antes mesmo do retorno de Gunnar (38 anos) para esse campo. Frida e Gunnar trocaram as alianças já em solo brasileiro, o casamento foi realizado pelo pastor Samuel Nyström.

Frida permaneceu no campo missionário brasileiro durante 16 anos. Dificuldades, sofrimentos, perdas, enfermidades e perseguições faziam parte da rotina diária dessa mulher, mas ela foi perseverante e o nome de Cristo foi glorificado através de sua vida. Frida foi uma pioneira ao lado de seu esposo, ambos fundadores da primeira Assembleia de Deus no Brasil, que era chamada de Assembleia de Deus de Belém. Eles ganharam muitas almas, trabalharam incansavelmente na obra do Senhor até o fim de suas vidas, literalmente se desgastaram no então: campo missionário brasileiro.

Sobre a personalidade de Frida dizia-se o seguinte:

Era uma mulher enérgica em tudo, tendo desprendimento em compreender e resolver todas as situações num só momento. Porém, era muito alegre e bondosa sempre.

Esposa, mãe de 6 filhos, enfermeira, missionária, escritora, poetisa, redatora, pregadora, discipuladora, comentarista pentecostal, organizadora, violonista compositora e tradutora. Na Harpa Cristã encontramos 23 hinos que levam suas iniciais. Frida influenciou muitas mulheres em sua época a servirem a Cristo e a sua Igreja, e com certeza, ainda é um exemplo para nós.

Conforme Isael de Araújo narra nessa biografia, houve um momento muito triste para o casal devido a uma forte perseguição por parte do próprio Samuel Nyström, conhecido também como um dos grandes pioneiros das Assembleias de Deus no Brasil. Após anos de atuação de Frida ao lado de Gunnar, isso é, nas ausências do esposo tanto no período em Belém do Pará como depois em São Cristovão no Rio de Janeiro, era ela juntamente com os obreiros que tomavam conta das congregações. Frida era uma evangelista, ela foi responsável pelas atividades evangelísticas em diversas áreas das cidades principalmente no Rio de Janeiro. Ela pregava nos conhecidos cultos das praças e até mesmo nas detenções, tanto para o público feminino como masculino. Ela também era responsável pela oração e visitação dos crentes. Depois de anos de intensa atuação dessa mulher, Samuel Nyström entrou em divergência com Gunnar, não concordando com a atuação da mesma na igreja. Sobre isso, em uma das cartas para Samuel, Gunnar escreveu o seguinte:

[…] Não posso deixar de apresentar a minha convicção de que o Senhor chamou e ainda está chamando homens e mulheres para o serviço do evangelho, para ganhar almas e testificar do seu amor. Sei que todos nós, juntos no Céu, nos alegraremos um dia pelas almas que ganhamos para Jesus durante a nossa vida. Eu mesmo fui salvo por uma irmã evangelista que veio visitar e realizar cultos na povoação de Björka, Smaland, Suécia, há quase trinta anos. Depois veio uma irmã dos Estados Unidos e me instruiu sobre o batismo com o Espírito Santo. Também quem orou por mim […] foram irmãs…

Todavia, a perseguição continuou até os últimos dias do casal no Brasil e de fato, Samuel retirou de Frida até mesmo a função de redatora do Jornal Mensageiro da Paz, a “imprensa” das Assembleias de Deus na época.

Frida nunca reagiu diretamente a isso, como uma pérola humilde, continuou lutando bravamente pela causa de Cristo e apenas isso.

É a segunda vez que leio essa biografia e a segunda vez que termino o último capítulo em lágrimas. Ao contrário do que poderia se imaginar, esse casal pioneiro nunca recebeu honras humanas – nem dos brasileiros nem do próprio povo sueco. Durante as quase duas décadas no Brasil eles sofreram imensas dificuldades, inclusive financeiras. E os últimos anos foram muito tristes.

Em 1932 eles enterraram no Rio de Janeiro a pequena Gunvor, sua filha caçula, com apenas três anos de idade. Gunnar que viajava muito em trabalho no evangelho para várias regiões do Brasil, nesse período já estava muito debilitado fisicamente. Por causa da sua saúde o casal decidiu voltar à Suécia. Gunnar acabou morrendo em 1933.

Frida pouco tempo depois da morte do seu esposo manifestou o desejo de retornar ao Brasil o que não lhe foi concedido pelo pastor presidente da Igreja Filadélfia de Estocolmo. Ela então começou a se preparar para ir à Portugal, onde atuaria como missionária novamente; porém caiu gravemente doente. Sendo internada em um hospital onde permaneceu durante dois anos. Foi só piorando a partir daí, sendo diagnosticada em 1939 com câncer, chegando a ser operada. Frida morreu no Hospital Karolinska, nos braços da filha Margit em 30 de setembro de 1940.

Quanto a edição da CPAD – eu li em ebook nessas duas vezes -, têm muitas fotografias e a fonte original da editora não é ruim. Entretanto, a linguagem é bem seca, como cada capítulo é dedicado há um ano especifico da vida de Frida, o livro tem muitos capítulos curtinhos. Não gostei também, das menções de datas vazias, ou seja, registro de datas sem nenhuma referência a acontecimentos propriamente, de fato há muitos buracos na narrativa. Contudo, eu recomendo muito essa biografia, pelo menos é o único registro que eu conheço sobre essa mulher. A vida de Frida Vingren é inspiradora e precisa ser conhecida.

Que Deus levante outras Fridas em nosso tempo!

[Publicada no blog: cafeebonslivros.blog

site: https://cafeebonslivros.blog/2020/03/27/resenha-livro-frida-vingren-de-isael-de-araujo/

Ellen 01/04/2022

Que história emocionante, que mulher corajosa. Conhecer a história desse casal foi muito importante para mim, largar tudo para fazer a vontade do senhor é realmente muito admirável.