Sereia Negra

Sereia Negra Vinícius Grossos

Resenhas - Sereia Negra

Jéssica 11/02/2015

Resenha - Hora da Leitura
Inês está completando quinze anos, porém ela não sente nenhuma vontade de comemorar. Para ela este tipo de evento deveria ser compartilhado com familiares e amigos, coisa que ela não tem. A única pessoa presente em sua vida é o seu avô, Anil. Um velho rabugento e que não deixava nenhuma data comemorativa passar em branco. Inês se sentia deslocada do mundo, e ela atribuía este fato a morte de sua mãe e o desaparecimento de seu pai no mundo. Não fosse por isso a falta de amigos era devido ao fato dela ser negra, e Inês sofria bastante preconceito em seu colégio.

Pensativa sobre como deveria conduzir a sua vida, Inês se depara com o aquário em seu quarto, presente de seus pais, que ela odiava, e decide então, pelo menos, ter o controle do que poderia ficar ou não em seu quarto. Ela pega o aquário com os dois peixinhos dourados e sai de casa - eles moravam na praia - a fim de jogá-los no mar.

"Preciso me libertar em algo.
E eu irei. Irei me libertar do aquário ridículo que meu pai e minha mãe me compraram quando eu ainda era um feto que fingiam amar. Como poderiam saber que eu gostaria do mar?"

Ela não esperava que sue avô a seguisse para a praia, e em uma conversa onde Inês transborda toda a sua raiva em palavras, onde Inês relembra todo o sofrimento por ser excluída por conta de sua cor de pele, seu status social, e por ser órfã, o pequeno aquário se quebra e os peixinhos param de se mexer. Poderia parecer uma briga normal, se depois disto uma enorme tempestade não começasse a surgir do nada. Trovões cortavam o céu e ondas enormes surgiam. A única coisa que Inês pensa em fazer é salvar o seu avô. Até que uma onda a leva para o fundo do mar.

"A cor da minha alma? Não sei. Deve ser preta e arredia; como sinto que meu interior é.Também, como poderia ser diferente? Nunca tive ninguém para acrescentar cor à minha alma".

{O que achei}

Posso começar dizendo que o autor abordou temas que eu não imaginava. Uma das coisas que eu não imaginava que ele iria abordar seria o preconceito. Acho que não imaginei que pudesse ser abordado, mesmo sendo Inês negra, pois eu não me lembro de ter sofrido preconceito na minha vida. E eu achei bacana ler este livro, pois só porque nós não vivenciamos isso quer dizer que ele não exista! E Inês sofreu muito preconceito, e eu pude senti-lo em apenas algumas palavras. Elas ferem, machucam e isolam a pessoa do mundo.
Algo que gostei sobre o mundo de Atlanta criado pelo autor foi sobre os princípios deles. E o maior de todos era o amor! Todo tipo de amor era válido. O simples ato de amar era grandioso, enchia a alma e podia fazer milagres.
O autor teve muita criatividade na criação da lenda de Atlanta e sobre uns seres em particular - não irei falar para não dar spoiler.
Outro ponto positivo que encontrei no livro foi a mudança de Inês. Ela mesma, por conta de tanto preconceito que sofria, não se aceitava. Não imaginava que pudesse ser alguém, que pudesse ser amada, e ser feliz. Aos poucos ela vai entendendo que cada um é belo à sua maneira, que muito tipo de preconceito está associado com a inveja, e pelo simples prazer de tentar diminuir a pessoa. E eu concordo com isso. A cor da pele, não exalta e nem diminui ninguém.
A única coisa que senti falta foi de um lado místico na história, pois em algumas acontecimentos, o modo de agir e de falar de alguns personagens parecia exatamente igual ao que vemos aqui na superfície. Só foi isso senti falta.
Tirando isso, eu recomendo o livro. Acho que vale a pena ler algo que aborde tantas críticas sociais e ao mesmo tempo nos leve para um mundo novo.

Espero que tenham gostado :D

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/

Dennis.Romoaldo 27/10/2019minha estante
Olá tudo bem? Você ainda tem esse livro na estante? Tem interesse em vende-lo? Estou louco atrás desse livro. Agradeço desde já!

Paulo Cesar 27/07/2014

Sereia negra é uma surpresa para ao leitor do começo ao fim. O Autor decidiu trazer mitologia e temas polêmicos para discussão nessa fantasia moderna. Quando comprei o livro e comecei a ler, não imaginava que a leitura pudesse trazer e abordar, desde o racismo ao homossexualismo. Inês a personagem principal é forte, e ao mesmo tempo frágil. À leitura prende o leitor até o fim. Cheio de reviravoltas, nós é apresentado um mundo onde o passado e os momentos atuais se ligam e falam a verdade sobre a realidade da tal "Sereia Negra”. Ao decidir tratar sobre o preconceito, o livro nos ensina que a aceitação sobre que nós somos é o que realmente importa. Vale destacar que nem todo mundo nesse livro é o que parece ser, e que esse livro passa longe do que você imaginava sobre as sereias. Uma desconstrução total do que já conhecemos sobre sereias como as tratadas nos filmes da Disney, e as do no nosso próprio folclore. Arisco dizer que por juntar ficção e temas que deviam ser mais discutidos pelos jovens, merecia estar como literatura obrigatória nas escolas.

Dennis.Romoaldo 27/10/2019minha estante
Olá, tudo bem? Você ainda tem interesse de manter esse livro na sua estante? Porque eu estou louco atrás de um exemplar deste livro e queria ver se gostaria de vender. Obrigado desde já!

Midiã Fontes 29/09/2015minha estante
Que resenha mais fofa adoreiiiiii

Página 394 09/06/2014

"O disfarce mais comum da inveja é o ódio."

Inês está completando 15 anos; anos esses em que viveu sem seu pai ou sua mãe, sendo julgada por sua cor e seu jeito, onde a única família que conhece é seu avô e dois representativos peixinhos dourados que tanto odeia. Até que ao acordar no dia de seu aniversário, ela resolve que precisa de uma mudança em sua vida, começando por se livrar dos peixes que tanto odeia. Porém, de repente começa uma tempestade sobrenatural e o mar se revolta, é então que Inês é levada para seu verdadeiro mundo: o próprio mar. Inês é, na verdade, uma sereia.
Em seu novo mundo Inês descobre a verdade sobre sua vida e porque se sentia tão diferente de todos, mas não se livra do preconceito e dos problemas.

"Me sinto traída. Me sinto solitária. Me sinto morta para o mundo ... Para os dois mundos, aliás."

Se a intenção do projeto era levar os leitores para um novo mundo, porém ainda com elementos do Brasil, esse livro cumpriu sua missão. Admito que minha área não são as sereias, meu conhecimento era pouco antes desse livro, mas o autor me apresentou um mundo que vale a pena conhecer.
O assunto incomum por si só já chama a atenção. Em uma época de vampiros, Vinícius aposta nas sereias, um assunto presente nas lendas conhecidas por nós, brasileiros, porém ignorado pelos próprios.
O livro vem com um toque moderno, mas com um dedinho em lendas antigas; Há partes que consigo imaginar perfeitamente minha avó contando como uma história da cidade em que nasceu, o que dá à leitura um clima gostoso. Quanto a parte moderna, podemos citar a guerra e os personagens, que me fizeram lembrar sagas famosas.

Continue lendo no blog

site: http://pag394.blogspot.com.br/2014/06/resenha-sereia-negra.html

João Vitor 21/01/2021

Uma história nacional super bem construída e CHEIA de ação.
Inês é uma adolescente negra e órfã, extremamente irritadiça e "revoltada com a vida", muito por conta de todos os perrengues de sua vida. Ela perdeu sua mãe no parto e nunca conheceu seu pai, que sumiu antes mesmo de nascer e, por isso, ela foi criada por seu avô, em Búzios, no Rio de Janeiro. Por conta de sua cor de pele, de seu cabelo e de seus traços, ela sempre foi vítima de bullying e muito preconceito tanto na escola como fora dela, tornando-a uma adolescente sem amigos e com um ódio a tudo e a todos a sua volta.

No seu aniversário de 15 anos, Inês chega ao ápice de toda sua revolta, principalmente com relação aos pais, e resolve se livrar da única recordação que tem deles - um aquário com dois peixinhos. Ela então sai correndo em direção ao mar, quebra o aquário e acaba matando os peixes, enquanto seu avô vem desesperado e furioso atrás dela. Porém, assim que ela quebra o aquário, surge uma tempestade gigantesca, junto de uma onda enorme que engole ela e seu avô.

Quando Inês acorda, ela percebe que está diferente - está com uma cauda de sereia negra belíssima e acha que tudo aquilo não passa de um sonho. Porém ela é levada para o fundo do mar onde descobre o reino de Atlanta - o reino das sereias, e que ela - a única sereia negra do reino, é uma lenda esperada por todos para salvá-los de um perigo fatal, ainda desconhecido.

Inês acaba se apaixonando por um humano pescador, quase de sua idade, quando descobre que as sereias são proibidas de ter contato com humanos e de que ela já está prometida a um outro tritão.

A partir daí a história se desenvolve nos envolvendo num mundo de fantasia incrível. Os personagens são muito bem construídos, de forma muito real, na qual ninguém é 100% bom ou 100% mal, todos possuem falhas e é isso que dá um gás absurdo à história. É cheia de plots que me fizeram delirar e querer devorar o livro até a última página. Foi um livro que me prendeu demais e que amei muito.

Apesar de ser a primeira obra do Vínicius Grossos, é uma história muito bem construída, que possui muitas referências do nosso folclore brasileiro e que é CHEIA de ação. Recomendo demais.

Gustavo 23/02/2015

Sereia Negra - Vinícius Grossos [BLOG LEITORES COMPULSIVOS]
Primeiramente gostaria de começar esta resenha me desculpando com o autor Vinícius Grossos, eu tive que fazer uma viagem de última hora e a resenha demorou muito para ser escrita e postada, mas aqui estamos nós: vamos embarcar em mais um maravilhoso livro nacional.

Vamos começar falando um pouco sobre a protagonista principal de Sereia Negra: Inês, uma moça que está completando 15 anos de idade, mas ao invés de comemorar esta data tão alegre Inês se sente sozinha e sem nenhuma vontade de comemorar. Inês não tem família sendo que vive somente com seu avô que sempre gostava de comemorar estas datas importantes.

Inês também não tem muitos amigos e o fato de ser Negra é um ponto crucial para que a mesma sempre sofresse preconceito através das outras pessoas, todos estes fatos juntos deixam Inês extremamente furiosa e ao mesmo tempo triste. Inês se depara com seu aquário com peixinhos dourados e decide em um ato de fúria se livrar do mesmo e consequentemente dos peixes! Com este pensamento em mente Inês vai até o mar com o intuito de se livrar do aquário.

Seu avô percebe o que a garota está tentando fazer e a segue até a praia, então a garota começa a discutir com o seu avô e de uma hora para outra uma grande tempestade começa a atormentar os céus e os mares, sem entender o que está acontecendo Inês tenta salvar seu avô das inesperadas ondas, mas Inês não imaginava que aquela tempestade mudaria sua vida para sempre. A partir deste acontecimento coisas surpreendentes começam a acontecer, e assim Inês conhece um novo mundo que traz consigo grandes mistérios e inesperadas paixões.

Já escrevi em outras resenhas aqui no blog a minha dificuldade em escrever sobre livros que me encantaram, alguns livros são apenas histórias interessantes e que nos ajudam a passar o tempo, porém existem aqueles livros mágicos e que nos levam para um mundo extremante novo e inusitado e foi isto que aconteceu durante a leitura de Sereia Negra.

Irei comentar sobre alguns pontos extremamente positivos na história: Primeiramente falarei sobre a protagonista principal, desde as primeiras páginas eu me apaixonei pela Inês e seu jeito carismático, Inês nunca teve uma família ou amigos ou um namorado de verdade na sua vida, eu realmente não esperava me apegar tanto a ela como aconteceu durante a leitura. Além de Inês, diversos outros protagonistas secundários nos conquistam durante a leitura, o autor tem uma grande habilidade em criar personagens apaixonantes e carismáticos.

Outro fato muito interessante no livro foi como o autor apresentou questões como preconceito racial, por exemplo. Nunca tinha lido nenhum livro onde a protagonista principal era negra, geralmente nos deparamos com protagonistas brancos, loiros e de olhos claros. Nunca tinha parado para pensar neste fato e achei muito interessante o uso do mesmo dentro da trama de Sereia Negra.

A criatividade do autor também foi outro ponto que muito me chamou atenção, o autor criou um mundo totalmente novo e extremamente rico em personagens e detalhes o que não é muito fácil de se fazer. Não falarei muito sobre alguns pontos para não estragar a surpresa rs. Mas uma coisa eu posso garantir, assim como Inês se surpreendeu com o aparecimento deste novo mundo, eu te garanto que você também se surpreenderá e ficará de queixo caído haha!!!

Com uma escrita incrível, uma história de tirar o fôlego e personagens apaixonantes Sereia Negra é a mistura perfeita de romance com aquela pitada de sobrenatural. Um livro que me surpreendeu bastante e entrou para a minha lista de favoritos de 2015!!!

Outra coisa que gostaria de citar aqui na resenha é a semelhança do tema de Sereia Negra com o meu livro atual; Desde 2013 venho escrevendo um livro que também tem quase a mesma temática de Sereia Negra o que me fez gostar ainda mais da leitura. Por último gostaria de agradecer ao Vinicius pela oportunidade de participar do Book Tour do livro, adorei conhecer e embarcar nesta incrível história.

site: http://vampleitores.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sereia-negra-vinicius-grossos.html

Natália 29/09/2014

"O disfarce mais comum da inveja é o ódio"
Mais um livro nacional que me empolga, pois me faz acreditar ainda mais que a Literatura Nacional está crescendo a cada dia e que os brasileiros vão dar mais acredito para os nossos autores talentosos.

Essa é uma obra que deveria ir para as listas de leitura obrigatória de todas as escolas brasileiras. Pois, além de ser uma leitura fácil e gostosa, o autor aborda um tema que infelizmente é muito presente na nossa sociedade, e no mundo. O preconceito racial. E nos levar a uma boa reflexão sobre esse e outros temas tão delicados e importantes, como relações familiares e homossexualismo.
Nos faz levantar algumas questões, como por exemplo, que muitas vezes as palavras machucam mais que atitudes. E que devemos acreditar mais em nós mesmo, não se importar tanto com os que os outros pensam. Pois, a própria narrativa responde isso ao decorrer da obra: "O disfarce mais comum da inveja é o ódio".

De forma geral é um excelente livro, com uma capa MUITO linda (que tem tudo haver com a história). Uma narrativa fácil, descontraída e divertida já que é narrada por Inês, uma adolescente rebelde e com humor ácido. Porem, a história tem um ritmo um pouco apressado, deixando passar alguns detalhes que, ao meu ponto de vista, seriam importantes. Mas que não chega a prejudicar a história, de forma alguma. E o final do livro pode não agradar alguns leitores, como no meu caso. Claro que entendo a proposta do autor nesse final, mas não é o que costuma me agradar.

O autor, Vinícius Grossos, está de parabéns pela sua obra, sua dedicação, e pelo amor que demonstra a essa arte.

Resenha publicada no Blog "Livros com Bolinhos"

site: http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/2014/09/book-tour-sereia-negra-resenha.html

Natália 28/10/2019minha estante
Dennis
Eu não tenho o livro Sereia Negra.
Eu li apenas. Foi no lançamento do livro, fizemos um book tour, e a editora sorteou depois o livro, mas não fui a ganhadora.
Boa sorte na busca por um exemplar. Abraço.

Vidiana 08/06/2014

Opnião
Eu recomendo demais este livro ,me prendeu de uma tal forma que chegando a fim deu gostinho de quero mais ... Leitura fácil e a mistura de realidade social com a fantasia caiu muito bem. Amei.

Gaby 20/06/2014

Sereia Negra
Quando comecei a ler admito que gostei muito da história que tem tudo para ser boa, segredos, conflitos, romance. Bom, Inês é uma garota normal e negra que sofre muito com o preconceito racial e que sente muito a ausência dos pais, sempre se sentiu muito desajustada e perdida, muitas vezes com raiva da própria vida. No seu aniversario, Inês descobre que na verdade é uma sereia, e não apenas uma simples sereia, mas sim a Sereia Negra destinada a salvar o mar de um grande mal.
"É como se o mundo não fosse o meu lugar.Como se nada aqui pudesse ser considerado um lar para mim... Mas o pior de tudo é que, como agora, não sei exatamente do que sinto raiva. Talvez de nada ou de tudo ao mesmo tempo. Raiva da minha vida. Raiva do meu aniversario. Raiva do meu avô socando a porta do meu quarto. Raiva da bagunça no meu quarto. Raiva por não ter amigos. [...]"

Resenha completa no blog, junto com uma entrevista com o autor...

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/06/semana-dos-nacionais-sereia-negra.html,

Carlos 15/07/2014

O que esperar de um livro de sereia?
Flores, corações, arco-íris e todos essas coisas de meninas?
Se qualquer uma dessas coisa vem a sua cabeça pode ter certeza que não chega nem perto das surpresas, reviravoltas, mistérios e lições que essa história trás.
Inês poderia ser qualquer garota negra dentre tantas que temos no nosso país, mas o que ela não sabia, e só descobriu aos 15 anos, é que na verdade ela era uma lenda viva, a salvadora do mundo marinho, a Sereia Negra.
E é nesse contexto de magia, mundo marinho e folclore que Inês mergulha para se descobrir, tendo de enfrentar diversos dilemas como o racismo, família, o bem e o mal.
Se permita mergulhar nessas paginas e acrescente um pouco de cor a sua alma. Garanto que não será apenas uma viagem a um mundo mágico, mas uma viagem interior de reflexão sobre temas sociais.

Camila1856 21/07/2014

Encantador!!
Inês é uma adolescente prestes a completar 15 anos e além dos dramas e angustias que essa fase da vida nos provoca é obrigada a enfrentar problemas muito mais sérios como a falta dos pais e o preconceito racial. Após uma tempestade, Inês tem sua vida transformada, ela descobre que é a única sereia negra da história e está destinada a salvar um reino.

A leitura é extremamente agradável e prende o leitor até o fim. Junto com as reviravoltas que acontecem na vida de Inês, nos é apresentado um universo onde passado e presente se encontram, lendas que ouvíamos quando crianças sendo apresentadas de uma forma inesperada.
Além da fantasia, o livro explora questões como relações familiares, bullying, preconceito racial e homossexualismo, deixando claro desde o início que o preconceito de um modo geral não está com nada.

Cynthya 02/08/2014

Resenha: Sereia Negra
Sereia Negra, livro de estreia do autor Vinícius Grossos, pessoa incrível que tive a oportunidade de conhecer, conta a história de Inês, uma jovem que órfã que mora com o avô em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde pequena, a garota sofre diversas formas de preconceito, principalmente por sua cor, por seus cabelos rebeldes e pelo gosto musical peculiar.
Em seu aniversário de 15 anos, Inês vê-se irritada com o ritmo de sua vida e pelo ódio nutrido pelos pais - a mãe que morreu no parto e o pai que sumiu no mundo. Então, Inês corre para praia na tentativa de livrar-se de seu aquário, maior "lembrança" do passado, primeira tentativa de mudar sua vida. É nesse momento que ocorre a tempestade mais rigorosa que Inês já presenciou e assim, ela é tragada pelos mares, para tomar conhecimento de sua verdadeira identidade.
A realidade é que Inês é uma sereia, mais especificamente a Sereia Negra, a única sereia de cor negra que já existiu. Ela está destinada a ser a salvadora do Reino de Atlanta, um reino mágico do fundo do mar, repleto de tritões e sereias. Atordoada, Inês vê-se rodeada por seres completamente diferentes, que confiam nela suas vidas; tanta responsabilidade une-se ao medo, rancor e mais uma série de preconceitos que a personagem sofre em seu novo mundo.
Envolvendo fantasia e trazendo à tona o universo das sereias, que é pouco conhecido, o autor mistura lendas brasileiras com o lúdico, que atrai infinitos leitores. Somos apresentados a personagens incríveis, como Kelsen e Grany, o casal de tritões que recebe total apoio de Inês; temáticas como preconceito racial e homofobia são muito bem retratadas, fator que concede engajamento e originalidade à obra. É uma obra de fantasia, mas capaz de nos levar à reflexão sobre temas tão delicados e importantes.
O amadurecimento da protagonista é claro; vemos Inês passar de uma garota revoltada para uma mulher consciente e bondosa. Durante a história embarcamos no romance da Sereia Negra com Patrick, o pescador, uma relação proibida, pois envolve sereias e humanos. É o desenvolvimento das relações que vejo como o maior pecado da obra; o casal principal é pouco desenvolvido, assim como a personalidade de outros personagens importantes.
O confronto principal é totalmente imprevisível e maravilhoso, deixando os leitores sedentos por uma solução. Inês tem mil motivos para mostrar-se vingativa, mas sua bondade é explorada, decidindo o futuro de todos. O final é maravilhoso, explicando o grande motivo de Inês ser apresentada a sua verdadeira forma; a personagem tem seu final feliz, como uma espécie de segunda oportunidade. Uma maravilhosa história de amor, relações familiares, fantasia, folclore e relevantes temas sociais. É um livro com leitura fácil de rápida, tão gostoso que mal percebemos quando já estamos próximos ao fim.

site: http://ograndetalvez.blogspot.com.br/2014/08/resenha-sereia-negra.html

Francine 27/10/2014

Criativo e encantador!
Que coisa mais linda! Esse livro, que me encantou com sua capa, ganhou minha admiração por abordar temas muito relevantes. Só tenho agradecimentos ao autor, Vinícius Grossos, pela oportunidade de participar do seu Book Tour.

Narrado em primeira pessoa, em Sereia Negra conhecemos Inês Neves, uma adolescente que mora com o avô materno em Búzios, no Rio de Janeiro. Sua mãe morreu no parto e seu pai, segundo o avô, "sumiu no mar". Inês sente raiva da ausência dos pais e da vida que leva, especialmente por enfrentar dificuldades constantes com o preconceito das pessoas. Por ser negra e vestir-se de preto devido ao seu gosto musical por rock, Inês é alvo de críticas e mal-interpretações.

Apesar de Inês enfrentar a tudo com orgulho e humor ácido, intimamente se sente insegura e triste. O preconceito racial associado à perda dos pais faz com que ela pense não ter valor. Mas isso começa a mudar quando, no seu aniversário, Inês é tragada pelo mar. Ao despertar, está completamente transformada! Substituindo suas pernas, havia uma graciosa cauda negra, que reluzia de tão bela! Inês era uma sereia e, como se isso não fosse suficiente para bagunçar sua vida, ela rapidamente descobriria que não era uma sereia qualquer.

Inês era a Sereia Negra, a única de todo o reino de Atlanta com tal cor, que foi anunciada pelos deuses como quem salvaria os seres marinhos de um grande mal. Os peixes, as baleias, os tubarões e todos os demais seres que habitavam os mares a idolatravam! Ela, a garota negra que sempre fora rejeitada, era adorada e aguardada. O rei Zeyus apresenta sua missão e, embora tudo fosse muito honroso, Inês não consegue controlar o ritmo dos acontecimentos. De repente, ela perdeu sua humanidade e se transformou em um ser mitológico com uma grande responsabilidade. E tudo o que ela mais queria era ter sua vida de volta!

A velocidade dos acontecimentos é um dos pontos altos do livro. Tudo é mito ágil, mas sem atropelamentos, o que facilita ao leitor sentir o desespero da protagonista. Não há tempo para Inês se acostumar com sua nova condição, pois o mal se aproxima enquanto ela ainda está tentando entender no que implica ser uma sereia. O dinamismo da leitura faz com que as páginas passem rapidamente e, entre conflitos e descobertas, sentimos a hesitação de Inês. A Sereia Negra tem uma missão a cumprir, mas a garota Inês não se sente pronta e apenas deseja ser feliz.

O fato de Inês ter sido empurrada pelas circunstâncias faz com que se questione sobre como deve agir, o que permite ao leitor acompanhar o seu processo de escolhas. Isso torna impossível condenar Inês pelos seus erros ou sentimentos. Eu a entendi tão profundamente que desejei consolá-la ou orientá-la em vários momentos. Eis aqui outro aspecto positivo: em Sereia Negra, os personagens revelam várias faces, desde as mais egoístas até as mais nobres. É uma narrativa que humaniza o juízo do leitor.

O livro apresenta uma história criativa, envolvendo até mesmo o mito brasileiro da sereia Iara! Gostei muito dessa diversidade. Em Sereia Negra, é possível refletir o romance homossexual, o primeiro amor, a vingança, a amizade, a justiça, o perdão e o preconceito. É um livro que vale a pena ser presenteado para adolescentes ou, até mesmo, incluído nas bibliotecas escolares.

Apesar de todas essas qualidades, em vários momentos a história foi previsível e o preconceito abordado apenas sob uma perspectiva:

" Lembre-se, que toda vez que alguém quiser te fazer se sentir diminuída ou mal, por ser quem você realmente é, é porque essa pessoa que não consegue se aceitar, assim como você faz, ou ela tem inveja de você, pois queria ser o que você é, ou ela quer te diminuir para tentar se sentir superior, porque sabe que você que é superior!" (p. 188-189)

Talvez seja pela minha formação em Psicologia, mas acredito que o livro poderia ter se aprofundado um pouco mais na definição do preconceito, sendo este o enfoque principal do autor. No entanto, isso não diminui em nada a importância da obra e o quão proveitoso seria usá-la para explorar esse tema com os adolescentes! Ouso dizer, também, que o livro possui uma narrativa melhor direcionada a eles do que ao público adulto.

A capa é deslumbrante! A diagramação está ótima, mas a revisão da editora deixou a desejar, infelizmente. Por tudo isso, avalio Sereia Negra como um ótimo livro e o recomendo para vocês.

Confira os meus quotes favoritos no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/10/resenha-51-sereia-negra.html

Carlos 01/11/2014

Resenha:Sereia Negra
Sereia Negra, livro de estreia do autor Vinícius Grossos, foi uma bela surpresa. Ao longo da minha trajetória no mundo literário ,como leitor e profissional da área , já li alguns livros que tem as sereias como tema. Geralmente partem de um mesmo principio e tendem a ser previsíveis. O Sereia Negra é sem dúvida o melhor livro de Sereia que já li.
Vamos à historia do livro: Ele conta a história de uma jovem,Inês, órfã que mora com o avô em Búzios, no Rio de Janeiro. Desde pequena, a garota sofre diversas formas de preconceito, por causa da sua cor, por seus cabelos rebelde e por ter um gosto musical peculiar.
Na Manhã do dia do seu aniversário de 15 anos, Inês acorda mais irritada e inconformada do que nunca com o ritmo e o rumo da sua vida, e pelo ódio nutrido pelos pais - a mãe que morreu no parto e o pai que sumiu no mundo. Então, Inês corre para praia na tentativa de livrar-se de um aquário, que por insistência do seu Avô ela é obrigada a ter em seu quarto, a maior "lembrança" do seu passado e dos país que não chegou a conhecer. É nesse momento que Inês toma conhecimento de sua verdadeira identidade, Não falarei como para não dar Spoiller.
A verdade é que Inês é uma sereia, a Sereia Negra, a única sereia de cor negra que já existiu. Segundo uma profecia, ela está destinada a ser a salvadora do Reino de Atlanta, um reino mágico do fundo do mar, repleto de tritões e sereias. Inês é lançada nesse mundo, até então desconhecido para ela, e mesmo lá irá sofrer uma série de preconceitos. Praticamente todas as Sereias e Tritões são descritos como com pela clara e com cabelos e olhos com as mais diversas cores, e mais uma vez a Inês sofrerá por ser negra. Alias a descrição dessa diversidade de cores fez eu me encantar por Atlanta. Ponto para o Autor.
Além da questão racial, preconceito sofrido pela protagonista, o autor também nos apresenta Kelsen e Grany, o casal de tritões que recebe total apoio de Inês. Temáticas como preconceito racial e homofobia são muito bem retratadas. Envolvendo fantasia e questões sócias Sereia Negra é um livro bem escrito que traz à tona o universo das sereias, que é pouco conhecido, e o autor ainda traz lendas brasileiras em sua obra. O livro tem um ritmo bacana, não enrola, e isso faz com que a história flua bem e torna a leitura agradável. Em alguns momentos isso também pode atrapalhar, deixando acontecimentos e/ou personagens mal explorados. Mas de maneira geral não atrapalhou essa obra.
O Maior mérito do livro, falo em relação á mim, se dá ao fato de ser uma obra de fantasia sobre um tema já abordado e nem sempre muito atrativo, e fazer com que seja diferente dos demais. Conseguiu juntar ,fantasia e algumas questões sociais de uma maneira competente . Temos um romance entre a Protagonista e um pescador, conspirações em Atlanta e algumas reviravoltas que me surpreenderam. Alguns acontecimentos eram previsíveis, outros definitivamente não.
O Final agradará alguns e a outros talvez não. Como acontece em qualquer obra. Um livro que vale a pena, e merece ser lido.