Adultério

Adultério Paulo Coelho

Resenhas - Adultério

Fernanda 25/04/2014

Resenha: Adultério
Resenha: “Adultério” consegue atingir reflexões abrangentes sobre assuntos relevantes acerca de proximidades, relacionamentos, confiança e felicidade. Paulo Coelho consegue atingir pontos intensos em cada momento decisivo ou nas mais simples ações. As decisões da personagem interferem em cada ato, dúvidas e anseios, o que pode gerar arrependimentos, medos ou apenas calmaria. Acima de tudo, as mensagens são redirecionadas para os valores que a vida tem a oferecer.

A personagem Linda, de 31 anos é jornalista e mora na Suíça. Se vê reprimida e diante de um dilema quando percebe que algo está faltando em sua vivência – que vista de fora pode ser considerada perfeita e invejável. Sua família é unida, juntamente com um marido que a ama e ao qual estão juntos há dez anos. Tem dois filhos saudáveis e tudo parecer correr normalmente. Exceto, os pensamentos que a rodeiam e aquela sensação de rotina, de desejar algo desconhecido.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/04/resenha-adulterio-paulocoelho-sextante.html

Paula 06/04/2014

Amei ou Odiei? Eis a questão.
Paulo Coelho é aquele tipo de autor que ou você ama, ou você odeia. São várias as pessoas que falam que não gostam dos livros dele e várias as que compram os lançamentos em pré-venda. Eu não me encaixo em nenhuma das categorias. Nem lembrava como era a narrativa do autor. O primeiro, e único, livro dele que havia lido foi O Alquimista. Faz tanto tempo que nem me lembro mais. Porque, depois de tanto tempo, decidi ler outra obra do autor? Dois motivos. O primeiro deles foi a oportunidade que a editora Sextante proporcionou aos parceiros e o segundo foi o que me estimulou a aproveitá-la : Os acessos da publicação de divulgação do lançamento, que se tornou uma das 10 mais visualizadas do blog. Como não ficar curiosa? Minha reação final? Não sei se amei ou odiei, vou explicar mais sobre essa conclusão daqui uns parágrafos.

Ao longo de seus 31 anos de existência, Linda conquistou tudo aquilo que as pessoas jovens desejam para o futuro : estabilidade financeira, um marido maravilhoso, sucesso profissional, filhos bons e educados, etc. Uma vida segura na Suíça, que é um país muito seguro, com o marido e os dois filhos que tanto ama. Mas isso não é o suficiente. Não no momento.

Linda percebeu que sua vida chegou a um estado de paralisia, nada parece mudar, todos os dias parecem os mesmos e as rosas começaram a mostrar os seus espinhos. Ela sente que seu casamento perfeito e sua vida tranquila não são o suficiente para alcançar a felicidade. Entra em pânico. Não sabe o que fazer para mudar a situação, mas sabe que está cansada de saber o que vai acontecer no dia seguinte, no próximo mês ou ano. Cansada de não correr riscos, de não viver aventuras.

Então o destino começa a conspirar para que decida mudar sua rotina, ou talvez ela faça um certo esforço para isso. Qual caminho seguir? O que vai deixar para trás? O que irá perder? Vai valer a pena? São perguntas que ela se faz... mas é melhor correr o risco, afinal de uma coisa tem certeza : Viver como se faltasse um pedaço, como se não estivesse parado no tempo, não faz sentido.

Quando terminei a leitura me senti completamente divida. Amor ou ódio? Compreensão ou revolta? Vamos por partes.

Um lado meu ficou completamente revoltado e irritado. Aquele meu lado que acredita que tudo estará perfeito quando terminar a faculdade, comprar minha casa e alcançar minha estabilidade. Essa parte de mim não consegue entender, muito menos aceitar, que uma mulher rica, com um bom marido e filhos maravilhosos - que diz amar todos eles - seja capaz de estar insatisfeita com a vida. Sempre achei que adultério fosse algo imperdoável, feito por pessoas que não sentem amor pelo companheiro. Que é melhor terminar o relacionamento e seguir em frente, já que não está satisfeito. Porém nunca pensei nessa situação por outro lado...

O lado que compreende as ações da personagem, que vê sentido em todas suas reflexões - mesmo que ache algumas coisas feitas meio atitude de psicopata - . Essa parte de mim não gostou muito das verdades que leu. Mas o ser humano é assim, né? Nem sempre reagem de maneira positiva quando enxergam a verdade. Foi um choque de realidade. Enquanto somos jovens as coisas sempre estão mudando. Terminar o ensino médio, a faculdade, encontrar um emprego, alcançar a estabilidade... Mas e depois? Como será que deve ser sentir que sua vida continuará a mesma até o dia da sua morte? Não sei vocês, mas eu costumo enjoar muito rápido das coisas, do corte de cabelo, das roupas, da cor do quarto, do layout do blog (que vivo mudando). Sei que muitas pessoas são assim e isso me assusta. Não seria eu capaz de fazer algumas das coisas que a Linda fez? De chegar a mesma situação que ela? Ninguém nunca sentiu medo de fazer mudanças muito drásticas e deixar algo para trás? Ninguém nunca se sentiu divido?

É sem dúvida uma leitura para refletir. Os personagens são muito reais, as situações são pra lá de cotidianas e somos capazes de tirar várias lições de vida desse livro. São 240 páginas de aprendizado. Você pode se irritar com a personagem, sem dúvida. Me irritei horrores. Mas você também irá entendê-la e aprender algo a cada passado que ela dê.

Mas ainda não sei se amei e odiei o livro. Nem fui capaz de estipular uma avaliação em quantidade de estrelas, porque o lado que amou e o lado que odiou ficam em um eterno cabo de guerra e não são capazes nem de encontrar um ponto de equilíbrio, para que eu possa dizer "está no meio". Quando penso que um dos dois irá vencer, o outro vem e muda novamente a situação. Mas recomendo a leitura para todos. Livros que nos ensinam sobre a vida são necessários, podemos evitar nossos próprios erros refletindo sobre as atitudes de personagens que são tão reais.

site: http://interacaoliteraria.com/
Rafael M. 05/04/2014minha estante
Oi Paula, lí seu texto sobre o livro do Paulo Coelho. Nunca lí nenhum livro dele, nem me interessei por matérias na tv, nada sobre ele. Entretanto fiquei com vontade de ler o livro, depois que lí seu comentário. Lembro-me que, no segundo grau, uma professora de Português mandou ler "qualquer livro" para fazer um trabalho, menos "Paulo Coelho". Não sei qual é a linha dele, não sei porque recebemos essa orientação na sala de aula. Enfim, pode ser que eu leia esse livro e tirar minhas conclusões. A propósito, você enviaria seu livro em empréstimo pelo tal clube de trocas que falam aqui no site? Se fizer isso, eu seria candidato a receber seu livro, ler e lhe devolver. Veja e me fale. Um abraço! Rafael.

Paula 06/04/2014minha estante
Sério que sua professora fez isso Rafael? Que estímulo maravilhoso esse dela, hem? Me lembro de uma professora, do ensino fundamental, que uma vez me mandou parar de ler Harry Potter. Achei tão absurdo. Como falar para não ler algum livro? Algum autor? Acho que se uma professora me falasse para não ler Paulo Coelho eu faria questão de ler.

Enfim! Acho que você deveria ler, viu? :D

Toda experiência é válida. Como você vai saber se gosta ou não sem experimentar? Vai com tudo! :D

Então, eu nem sei sobre esse tal clube de trocas '-' Só uso o skoob para organizar minhas leituras mesmo, mas vou ver sobre isso aqui :D

24/04/2014minha estante
Pois é Paula, fazia anos que não lia Paulo Coelho e eu adorava seus livros pelos ensinamentos que ele é capaz de transmitir. Eu li Adultério em dois dias, gostei bastante pq é tão real tudo o que a Linda vivenciou. Estamos sempre em busca de mudanças, mesmo quando já tenhamos alcançado o patamar "desejado".
Acho que isso vem pelo sentimento de solidão que vem assombrando nossas vidas, o estress e a falta de amor e comprometimento com o outro e com nós mesmos. Estamos ligados 24 horas mas ao mesmo tempo não..
Vou deixar uma passagem q me marcou muitissimo e serve para refletir o q acabei de colocar.
Otima resenha, aliás Paula.

"Algum dia as folhas fizeram parte de uma árvore, que agora se recolheu e se prepara para uma estação de repouso. Por acaso a árvore teve consideração com aquele manto verde que a cobria, a alimentava, e lhe permitia respirar? Não. Pensou nos insetos que viviam ali e ajudavam a polinizar as flores, mantendo a natureza viva? Não. A árvore só pensa em si: certas coisas, como folhas e insetos, são descartadas quando necessário.
Sou uma dessas folhas no chão da cidade, que viveu achando que seria eterna e morreu sem saber exatamente porquê; que amou o sol e a lua e durante muito tempo assistiu àqueles ônibus passando, àqueles bondes fazendo barulho, e ninguém jamais teve a delicadeza de lhe avisar que existia o inverno. Elas aproveitaram o máximo, até que um dia foram se tornando amarelas e a árvore disse adeus.
Nao disse até logo, mas adeus, sabendo que elas não voltariam nunca mais. E pediu ajuda ao vento para soltá-las de seus galhos o mais rápido possível e levá-las para bem longe. A árvore sabe que só poderá crescer se conseguir descansar. E se crescer, será respeitada. E poderá gerar flores ainda mais belas"

Silvia 25/06/2014minha estante
Quando um livro nos faz amar e odiar ao mesmo tempo, significa que ele é bom, e quero lê-lo.

Dilva 14/08/2022

Aff
História sem pé e cabeça. A protagonista possui uma vida financeira boa, um excelente marido que faz de tudo pela família, filhos educados... Aí do nada se percebe infeliz e acha que a solução vc para seus problemas é ir atrás de um ex da adolescência e que pra sua surpresa tbm é infeliz. Ela trai o marido, este resolve se fazer de bobo, eles viajam e ela se dá conta que era uma fase, que é feliz com a família que tem. Pensa num livro ruim.
Lianne 16/09/2022minha estante
?? resumiu perfeitamente!!!

Marjorie 29/03/2020

Horrível
Livro muito chato, arrastado e cansativo! Não senti empatia pela personagem principal nem ódio te tão ruim que o livro é! Tempo perdido! Não indico nem para meu pior inimigo rs
Emerson Meira 29/03/2020minha estante
Não indico nem para meu pior inimigo foi foda...hahaha :)

Rebecca.Valenca 31/07/2021

Não tinha grandes expectativas com a leitura desse livro. Mas, mesmo assim, foi pior do que pensei. Para não esquecer de nunca mais ler Paulo Coelho.

21/04/2014

Para pensar
Leitura leve, pouco extensa e recomendada para quem busca refletir sobre o tema relacionamentos. O livro provoca o leitor, fazendo com que ele julgue as ações da protagonista conforme as regras morais da sociedade, e, ao mesmo tempo, induzindo a refletir se essa sociedade não está sufocando nossos sonhos, quando nos exige manter uma falsa aparência de felicidade.
Silvia 25/06/2014minha estante
Adoro resenhas curtas e objetivas :)

Larissa 14/08/2021

Boa história e reflexão
Li o livro em poucas horas. De um livro que achei ser despretensioso saíram boas reflexões filosóficas sobre as razões do adultério. Mas de uma forma leve. Não exageradamente filosófico. Além disso, aprendi algumas curiosidades culturais da Suíça.

Rafaela_ 27/03/2021

Excelente livro, livro que encanta, nos faz ficar vidrado, não querendo parar de ler,

Ana Brison 08/04/2023

"É preciso deixar a ilha para enxergar a ilha"
Inicialmente me identifiquei bastante com a protagonista, uma mulher de 31 anos, jornalista, casada, vivendo uma vida comum, com as delícias e azedumes de um casamento estável, com filhos... sem problemas sérios.
Quem não se sentiria culpada por se sentir incompleta tendo tudo, ainda morando em Genebra? Um dos lugares mais belos e seguros do mundo?
Linda começa uma jornada bastante pertubadora em busca de silenciar a voz que lhe perturba o sono noite após noite e a calma só a alcança quando encontra o furacão de frente, quando decide que aquilo poderia ser bom e necessário para lhe trazer outras coisas. Concordo? Talvez não, mas respeito, cada um tem sua jornada.
No vôo silencioso, nas lágrimas sinceras, Linda encontrou seu caminho, entendeu o significado do que passou, do que sentiu e tudo fez sentido, pelo menos por enquanto.

Leticia 06/10/2022

Péssimo
Livro chato, com um péssimo enredo... Ruim. Me arrastei para terminar e quando terminei, cheguei a conclusão que perdi meu tempo. Confesso que comprei pelo autor e me arrependo da compra, mas não vou deixar de lê outros livros dele, porque esse, talvez, tenha sido só um deslize.

Samira_santos 23/03/2021

Imparcialidade zero
Segundo livro do Paulo Coelho que li e encontro-me encantada por sua escrita. Me identifiquei em muitos momentos, com os sentimentos conflituosos da personagem principal, com suas idas e vindar no "obscuro", etc.
A leitura me prendeu bastante, me manteve interessada e curiosa, me surpreendeu, indignou, irritou e me fez concordar e discordar dos personagens ao longo do desenrolar da história.
Enfim, estou muito suspeita para fazer uma análise imparcial. Então, recomendo muitíssimo, simplesmente isso.

MikaGodoy 10/05/2020

Amei o livro!
Ele ilustra perfeitamente o momento em que nos perdemos dentro de nossa confusão emocional e nos faz questionar o motivo de querermos explicação para tudo.

akarenns 04/01/2022

Não curti, achei chato. Não é o meu tipo de leitura preferida, achei que nunca fosse terminar de ler.

Debora.Olindina 21/07/2022

Irritante
Sendo breve, é um bom livro para passar raiva e indignação.
Adultério mostra as fases de uma pessoa Adúltera, a naturalização com filosofias de vida. É isso.

Yara 26/04/2021

Adultério
Esse livro não é ruim, ele é além. Até agora o único do autor que ?escapou? pra mim realmente foi o Onze Minutos, e olhe lá. Posso estar sendo dura, mas esse foi uma completa perda de tempo. Que história mais sem graça!