Maçonaria - Por trás da fachada de luz

Maçonaria - Por trás da fachada de luz William Schnoebelen

Resenhas - Maçonaria - Por trás da fachada de luz

novojunior 16/07/2009

É certo que a Maçonaria tem seus dogmas, rituais, preceitos e fundamentos. Até aí, nada demais. Como toda e qualquer filosofia que quase chega a ser uma religião, a Maçonaria possui os seus mistérios que, a cada ano que passa, tentam revelar em livros, periódicos e publicações das mais variadas espécies.
Não sei se é mito, mas o fato que a Maçonaria me parece estranha como muitos a consideram.
Neste livro, o autor tenta desmistificar alguns tabus a respeito desta doutrina que surgiu há muito, mas muito tempo atrás, quando não se esperava que ela fosse crescer tanto, mesmo sendo uma meta para muitos idealizadores da ápoca em que ela se espalhou.
Ainda assim, a Maçonaria é de poucos. Não se trata de uma filosofia corriqueira, em que todos e qualquer um pode compreender seu sentido e sua real contribuição para alguns seres. Alguns, pois nem todos sabem administrar suas vidas, que dirá algumas condutas universais, característica que talvez pareça ser a mais forte entre os membros.
E é justamente isto que o autor vai levantar. Questões como 'fidelidade', 'pacto', 'união entre os irmãos' e outras máximas são levantadas pelo escritor, que tenta investigar com uma certa "propriedade de quem já passou por isso" e revelar o que, de fato, a Maçonaria tem a oferecer aos seus 'seguidores'.
Um livro, no mínimo, curioso, mas que não temos como afirmar se tudo que é relatado é verdadeiro ou falso.
Por via das dúvidas, não ponho minha mão no fogo. Por ninguém. Nem pelo autor, nem pela filosofia maçônica.

Johnny 29/07/2012

Esperei por muitas revelações que não vieram! ... Esperei algo que o verso do livro nos vende, mas que não entrega! Decepção por ler 200 pági nas que falam mais do mesmo: A Maçonaria é uma religião oculta que não ama Jesus Cristo, mas sim prega o satanismo!
Marcos.Almieda 13/12/2022minha estante
Besteira não prega satanismo algum, tem evidência disso?

Nádira 28/12/2018

Perda de tempo
Não traz novidade tampouco suscita reflexão.