Memorial de Aires

Memorial de Aires Machado de Assis

Resenhas - Memorial de Aires

Jonas incrível 30/08/2022

Orgulho
Muito bom conhecer os livros desse autor tão reconhecido e um grande orgulho para os leitores brasileiros ter à disposição livros com essa qualidade de escrita.

Ale Masciola 17/08/2022

Eu sei que é um dos clássicos Brasileiros, porém achei a escrita muito cansativa e também só li porque tive que apresentar um trabalho sobre esse livro é pq a professora pediu.

Bárbara Lourenço 09/08/2022

Esperava mais
Sou grande fã de Machado de Assis, porém Memorial de Aires não fica entre minhas obras favoritas do autor.
O livro tem vocabulário simples, uma leitura fácil, poucas páginas, mas não há uma grande história que me prendesse e quisesse devora-lo.

Natali.Schmitt 29/06/2022

MEMORIAL DE AIRES
Ficha de leitura de junho.

"MEMORIAL DE AIRES" esse livro é tipo um diário íntimo. Onde Aires conta registros das experiências vividas e dos seus sentimentos.
Passado nos anos de 1888 e 1889... Aires conta também da sua irmã Rita, Aires falava que todos os meses ela ia no cemitério orar para seu pai, mãe e marido.
Aires visitou algumas vezes o Brasil... O mais do tempo ele viveu por várias partes.
Nele fala-se sobre dois anos de sua vida como um diplomata aposentado.

Eu gostei muito desse livro conta um pouco sobre a vida de Aires o que acho bem interesante... Ele da conselhos sobre a vida é sobre isso o que mais gostei.
Talia 02/07/2022minha estante
Ok, nota: 8.

Zanza 15/06/2022

" O amor é tese para uma só pessoa"
Ameei essa leitura!
O texto é bem simples de compreender, bem leve e fluido.

Achei interessante que para o desenvolvimento da história houve uma aposta em um cemitério, kkk.as no geral, a história desse livro é de amor tanto por dois enamorados como por dois velhos por seus filhos (que não são biológicos)
contado pelo ponto de vista de Aires.

É escrito em forma de diário, e faz muito bem uma alusão de uma velhice tranquila e até um pouco monótona, mas sempre interessante.

"Tudo serão modas neste mundo, exceto as estrelas e eu, que sou o mesmo antigo sujeito"

Yali 25/05/2022

O retrato de uma velhice serena.
Diferente da maioria dos outros livros em formato de diário, nesse não se nota, emoções, nem arroubos de paixão. É um livro realmente de pensamentos e ideias a cerca dos acontecimentos. Não é frio, mas é sereno. É um livro da velhice de Machado de Assis e é precisamente isso que ele retrata um personagem idoso, tranquilo, porém inteligente e observador. E como todo livro do Machado de Assis dá pra sentir aquela saudadezinha de um Rio de Janeiro sossegado, quase encantado que vive no imaginário de todos os cariocas.

Henrique Fendrich 13/05/2022

Enquanto relia o Memorial de Aires, ocorreu-me que um dia eu já considerei a possibilidade de escrever um romance. Foi na época em que, graças à minha mãe, eu havia desandado a ler os livros de Machado de Assis. Devo ter escrito duas ou três páginas, no máximo. Não lembro muita coisa do que escrevi, mas sei que criei um diálogo entre o narrador – ou seja, eu mesmo – e uma irmã. Com toda a certeza, eu estava imitando as primeiras páginas do Memorial de Aires.

O Conselheiro Aires, afinal, tinha uma irmã chamada Rita, com quem já dividia episódios, conversas e impressões logo no começo do livro. Pareceu-me uma boa maneira de iniciar um romance, e então tratei de arrumar também um homem e sua irmã para a minha obra. Como gostei do tom confessional que o Conselheiro usava para escrever, logo decidi que eu também escreveria em primeira pessoa.

Ora, mas o Conselheiro Aires não era o Machado de Assis. O meu narrador, no entanto, era eu sem tirar nem por. Ou melhor, era eu no século XX vivendo como burguês carioca do século XIX – tamanha era a minha tentativa em imitar o ambiente do livro machadiano. Algum tempo depois, eu descobriria o encanto da crônica, no qual não preciso me distanciar do narrador e nem mesmo da realidade, e nem ter noção de onde quero chegar. Então nunca mais tentei imitar Machado e contentei-me em ser apenas seu leitor e entusiasta.

linne 03/05/2022

A história em si não me chamou muito a atenção, mas o contexto da obra e o significado dela me fizeram gostar da leitura sz

ArthurAlves 30/04/2022

Melhor que O Alienista até então.
Um livro que me inspirou. Achei interessante desde o início, mas no meio ficou massante e que no final foi tranquilo. Terceiro livro do Machado, e de certa forma gostei mais do que O Alienista.

Brendinha 13/04/2022

"Não há como a paixão do amor para fazer original o que é comum, e novo o que morre de velho."
Não amei mas também não odiei. Essa obra é a última do Machado e é estruturada em forma de diário, esse tipo de leitura é um pouco chata e cansativa para mim. Mas tem muita gente que não se incomoda e gosta. Aí vai de cada um.
Não achei que teve uma trama bem desenvolvida ou grandes reviravoltas, são pequenos acontecimentos que me deram a impressão de girar em torno das personagens Fidélia e Tristão, principalmente do meio para o final.
A linguagem é bem tranquila e fácil de entender. Um ponto positivo do livro são os pensamentos de Aires, ele é muito observador e sagaz. As digressões dele são de uma qualidade admirável.
Para os que curtem obras do Machado, indico esse livro. Dá para entreter a mente e a alma.

Mariana Dal Chico 13/04/2022

Ler Machado de Assis é sempre uma experiência inesquecível, garantia de boas risadas e altas críticas sociais.

Em “Memorial de Aires”, último livro publicado pelo autor, tem um ritmo de leitura propositalmente lento e enfadonho, mimeses de um senhor aposentado onde não há aventuras extraordinárias diárias e sim um quotidiano com um círculo pequeno de amigos e ocorrências da vida e a sensação de sua finitude.

Para mim, o mais interessante, foi observar como o autor tratou da questão história da escravidão. A abolição acontece no decorrer do livro e no dia “10 de abril”, com o ponto de vista burguês, ele transforma a inevitável perda de patrimônio (escravos) em uma virtude (oferecendo-lhes alforria) para permanecer ganhando no jogo social. No dia “13 de maio” vem as considerações de M de A - Machado de Assis ou Marcondes de Aires? - sobre o evento:

“(…) Nunca fui, nem o cargo me consentia ser propagandista da abolição, mas confesso que senti grande prazer quando soube da votação final do Senado e da sanção da Regente.
Ainda bem que acabamos com isto. Era tempo. (…)”p.47

Ele mostra através de relatos de senhores de terras como a lei áurea desobrigou os “donos” de suas responsabilidade se como a elite passa um verniz na realidade e têm o poder de fazer um apagamento da história que não lhes parece aprazível.

A entrada do dia 09 de setembro, à tarde” foi um dos que mais me marcou, Aires passa por dois grupos diferentes de crianças pela rua: um rico que lhe causa admiração por sua beleza e alegria e outro pobre que lhe dói ao vê-las cansadas e sem esboço de um sorriso. Ainda assim, nosso narrador chega em casa e não gosta de ver seu criado à porta que diz estar ali a sua espera, mas ele sabe que o criado foi distrair as pernas na rua e “magnanimamente” o perdoa pela falha e mentira. Impossível não pegar essa ironia e passar horas refletindo sobre o comportamento de Aires, que ainda reflete em muitas pessoas que vivem em pleno 2021.

Eu poderia escrever muito mais sobre esse tema e outros levantados no livro, mas o limite de caracteres não me permite.

Gostei muito dessa leitura, ainda que tenha previsto o final do romance.

site: https://www.instagram.com/p/CcTcojXJHj9/

Milena12 13/04/2022

Memorial de Aires
Este é o último livro de Machado de Assis.

Tudo começa com um brasileiro que depois de dois anos na Europa, retorna ao Brasil e faz uma aposta com a irmã de que uma viúva - conhecida deles - irá casar-se novamente.

Durante o percurso existem especulações entre os irmãos para saber quem estará certo.

No meio, mais ou menos, eu achei que a viúva Fidélia casaria com o Aires. Mas ainda não sendo assim, achei perfeita a história.

@litera2023 30/03/2022

Muito bom!
Esse é um livro diferente do que estamos acostumados, porém, tem as características do Machado, muita melancolia, tristeza, narrativa detalhado e em diários, um drama acontecendo, com um romance.