Retrato de um Inspetor

Retrato de um Inspetor Lissa Price

Resenhas - Retrato de um Inspetor

Duda Nascimento 20/02/2023

Interessante!
Depois de conhecer tantos Inspetores e Enders que não dão o mínino valor para os mais jovens, foi muito legal conhecer um Inspetor que realmente se importa com os Starters, infelizmente eles são a minoria.

Amei o toque de investigação criminal que a Lissa Price abordou, mesmo sendo algo curto foi algo que me prendeu bastante.

Uma pena que o Walsh acabou não aparecendo em "Enders", acredito que ele seria uma ótima adição para o grupo e para alguns desenvolvimentos do enredo.

E terminamos o conto com mais uma reflexão extraordinária tanto para o personagem principal quanto para todos os leitores.

naniedias 10/02/2014

Uma deliciosa aventura de um Ender que ainda se importa com os Starters, mesm​​o os renegados.
​Bom!

Esse conto gratuito (clique aqui para fazer o download da história) publicado pela Novo Conceito é uma história extra da série Starters e Enders.
A história do inspetor Walsh se passa no mesmo mundo em que a história principal, mas não está exatamente conectada a ela. Acontece antes do primeiro livro e pode ser lida sem problemas por quem ainda não leu nada da série.
Aliás, o conto serve mesmo com uma introdução ao mundo criado por Lissa Price - então leia sem medo!

De fato, o melhor momento para a leitura é mesmo antes do primeiro volume da série, mas não foi assim comigo. Eu já havia lido o primeiro conto extra e o primeiro volume antes de me deparar com esse conto. E não há problema algum! Não ler esse conto (ou o primeiro extra) não interfere na leitura do livro e a recíproca também é verdadeira. Isso é muito bacana, pois dá ao leitor uma liberdade incrível para optar em ler ou não a obra, sem influenciar na leitura da história principal.
Walsh e sua busca pela verdade é uma delícia de narrativa. Lissa Price realmente tem uma escrita que é deliciosa e não foi diferente nesse conto que é narrado da perspectiva do inspetor. O mais bacana é que dessa vez eu tive uma visão diferente de um Ender - uma ideia que ainda não havia sido proporcionada pela leitura das outras duas aventuras. Talvez ler esse conto antes, já com essa perspectiva diferente dê uma nova visão à leitura de Starters (olha um motivo bom para uma releitura!).

Por se tratar de um conto apenas, é uma história que não entra em muitos detalhes sobre o mundo em que tudo ocorre e nem mesmo detalha muito os personagens que participam da trama.
Ainda assim, porém, é uma história bastante divertida e uma leitura que vale a pena!

Se você já leu Starters e curtiu, leia esse conto e veja o mundo de Callie pela perspectiva de um inspetor, vale a pena!

Nota: 7

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!

Rammus 15/02/2021

Inspetores
Essas histórias paralelas a Starters e Enders ajudam a compreender e a aprofundar nesse universo futurístico.
Retrato de um Inspetor nos mostra como alguns Enders se preocupam com vidas de Starters e Renegados em vez de pensar somente em si. Buscam justiça e fazer o que é certo.

Wally 13/10/2020

Um inspetor que ainda se preocupa com os Starters
Este conto trouxe uma narrativa envolvente e que ainda conseguiu desenvolver em poucas páginas uma investigação que realmente te prende.

A história não influencia diretamente na saga principal, apesar de nos dar uma pista da índole do Velho, mas com certeza é essencial como uma forma de complementar este mundo.

Lays 18/06/2020

Nesse livro vemos o ponto de vista de um inspetor depois da Guerra dos Esporos.
O que me chamou a atenção é que ele so estava em busca da pessoa que matou a sua neta, nada mais que isso.
Não matou ninguém, nao maltrato nenhum Starter, nem foi em busca disso.
Só era mais uma "vítima" da Prime Destinations.

Gabyh 20/05/2018

"No entanto, esse garoto está ou petrificado ou planejando algum movimento estúpido, pois não obedece à minha ordem."

O livro Retrato de um Inspetor nos mostra a realidade de um dos outros lados, nos mostrando que nem todos os inspetores são os monstros que imaginamos ao ler a história. Aos poucos descobrimos como por várias vezes acontece no decorrer do livro, muitos Enders estão na verdade a procura de respostas, a procura de seus netos e com esse conto não é muito diferente.

Esse conto nos dá a certeza que independente de com o que você trabalha, isso não significa que a sua família está a salvo de tudo o que pode acontecer, no fim das contas todos estão presos a seus próprios desejos, a vontade que tem de serem perfeitos, não importa o quanto isso possa ser complicado ou até mesmo perigoso.

A autora nos leva a entender como é estar do outro lado da história, nos permite ver outro ponto de vista, o ponto de vista daqueles que durante a série são apresentados de certa forma como os malvados, o s sem sentimentos, mas não é isso que acontece, assim como mostrado ali provavelmente existem outros inspetores que não sejam ruins, mas na verdade precisam fazer o trabalho deles, mesmo que não tenham certeza de estarem fazendo o certo.

Ivy 11/07/2015

Muito Legal
Conforme vou lendo os contos de Starters, eles vão ficando melhores. Esse conto é narrado sob o ponto de vista de um inspetor chamado Kyle. Ele perdeu sua neta, Jenny , misteriosamente assassinada. Um dia, durante uma ronda, ele encontra o corpo de uma garota chamada Indie, nas mesmas condições que sua neta Jenny. Com a garota ele encontra um cartão da Prime Destinations.
Intrigado ele termina descobrindo a finalidade daquele lugar e então, na ânsia de descobrir o assassino de sua neta e também de Indie, ele se lança numa arriscada aposta: ele vai alugar um corpo e se tornar um Starter, para poder investigar dentro do mundo dos Starters o que está acontecendo com as meninas. É óbvio que el vai terminar se deparando com o próprio assassino.
Vale a pena ler. Não agrega nenhum fato novo à história, ainda... mas está super envolvente e bem escrito e creio que Kyle pode ser um personagem em Enders, já que ele também teve contato com esse mundo da Prime Destinations e sabe muitas coisas.

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/

Núbia Esther 09/10/2014

Uma das inovações que rapidamente se disseminou na literatura juvenil, foi a publicação de contos extras, pequenas histórias que servem para apresentar um livro, ou que servem de ponte entre os livros de uma série. Na duologia Starters, Lissa Price não se privou de utilizar a tática. O conto Retrato de uma Starter, serviu para introduzir sua trama principal já que traz informações passadas sobre a protagonista de sua história, Callie Woodland, e seu melhor amigo e parceiro de sobrevivência, Michael. Quando li Starters, não sabia sobre este conto e acabei lendo-o somente depois de já haver devorado o livro principal. O que também não atrapalhou nada a leitura.

O mesmo que acontece com os outros três contos lançados: Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo e Retrato de uma Doadora. Segundo o Goodreads, eles devem ser lidos nesta ordem e antes da leitura de Enders, o último volume da duologia. Na prática, a ordem de leitura dos mesmos tem pouca importância e lê-los antes ou depois de Enders pouco interfere na experiência de leitura. Não há spoilers e não há informações cruciais para os eventos derradeiros da história. Por que lê-los então?

Ainda que as informações trazidas nestes contos não sejam cruciais, elas nos permitem conhecer um pouco mais sobre a situação social e sobre o evento catastrófico da Guerra dos Esporos. Informações que foram praticamente esquecidas pela autora nos livros principais e que são vislumbradas aqui. É isso mesmo, são vislumbres. Não vá com tanta sede ao pote achando que encontrará informações sobre a razão para a Guerra dos Esporos ter acontecido, sobre como foi a vida quando as pessoas entre 20 e 60 anos começaram a morrer, e como a atual estruturação da sociedade foi atingida. Há alguns indícios, algumas sugestões de como isso ocorreu, mas nada que supra esta falha tão gritante na história criada por Lissa.

Retrato de um Inspetor é um conto sobre o ponto de vista de um Inspetor, um Ender de 108 anos, que está preocupado com os recentes assassinatos de Starters. Diferentemente dos outros Enders, Walsh realmente se importa com os Starters, mesmo aqueles que vivem às margens do sistema, e não poupa investimentos (pessoais) para ir atrás de pistas que possam ajudá-lo a desvendar os assassinatos misteriosos dessas garotas, e quem sabe descobrir mais sobre a tragédia que se abateu sobre sua família.

Retrato de um Esporo é o conto que mais tinha potencial e espaço para lançar luz sobre os motivos da Guerra que ocasionou a contaminação pelos esporos. Mas, ao acabar se focando demasiadamente na relação entre Callie e sua mãe, poucas informações, além daquelas referentes ao clã dos Woodland, são efetivamente apresentadas. Apesar disso, é uma história na qual a tensão é palpável, pois traz os últimos momentos antes dos lançamentos das primeiras bombas contendo os esporos.

E finalmente, o conto Retrato de uma Doadora se passa durante os momentos finais de Starters, e traz o ponto de vista de uma doadora, após perder seu emprego com o fechamento da Prime Destinations. A doadora é uma Starter que teve um papel fundamental no primeiro livro, e neste conto podemos saber mais sobre ela e outros dois doadores com quem ela conviveu durante os momentos que estava com seu corpo alugado. A primeira vista pode até parecer uma história para encher linguiça, mas sua conclusão, tem implicações que foram aproveitadas por Lissa no último volume da história.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/10/08/contos-de-starters-lissa-price/

Tayná Coelho 07/08/2014

Quem já leu Starters sabe que nem todos os Enders são ruins. Nesse conto introdutório à série (mais um), entramos no mundo de Starters pelos olhos do inspetor Walsh. Walsh é um Ender que, apesar de inspetor, se importa de verdade com os Starters (mesmo com os renegados). O conto começa com Walsh em um dia de patrulha, onde ele encontra uma Starter morta. Porém, apesar de estar em um local de renegados, ela parece ter passado por tratamentos de beleza recentes. Decidido a investigar o que aconteceu, movido por uma tragédia pessoal, Walsh vai atrás de pistas que nenhum outro Ender se interessaria em seguir.

Seguindo o padrão de Retrato de um Esporo, este conto também é bem curto e não oferece nenhum spoiler. Então, mesmo que você ainda não tenha lido Starters, pode se jogar sem medo nos contos da série. Como eu já havia dito na resenha do outro conto, os quatro contos da série estão disponíveis para download gratuito no site da Amazon.

Eu gostei bem mais desse conto, achei mais dinâmico, mais fluido, mais interessante. Acompanhar a aventura de Walsh me deu uma noção melhor do mundo construído por Lissa Price. Se você já leu Starters e gostou, não tem porque não ler esse conto!

Mais informações:

site: http://olhandoporai.com/2014/07/31/resenha-starters-0-retrato-de-um-inspetor-lissa-price/

Cris 02/07/2014

Gostei muito dos contos da série Starters. Ainda não li os dois livros da série, mas estes contos me deixaram bem curiosa pra conhecer a história. A escrita da Lissa é bem cativante e o mundo criado por ela, bem interessante.

Wemerson 22/03/2014

Legal
Gostei da história. É algo como uma história de detetive.
Esse universo Starter é interessante.
Gostaria de ver um filme baseado nessas obras da Lissa Price.