Retrato de uma Doadora

Retrato de uma Doadora Lissa Price




Resenhas - Retrato de uma Doadora (A História de uma Starter)


25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Duda Nascimento 22/02/2023

O melhor dos contos.
A autora, Lissa Price, fez uma escolha perfeita ao decidir que a protagonista desse conto seria a Briona e ainda trazer um pouco do Lee e do Raj.

Incrível conhecer mais sobre esses personagens que foram importantes na duologia mas que infelizmente acabaram não tendo tanto espaço para desenvolvimento na obra principal.

É uma leitura triste mas que retrata com maestria a realidade. Não vivemos em um conto de fadas, então não importa o quanto você já tenha sofrido pode ser que seu final continuará não sendo o melhor.

E para finalizar a Lissa ainda reforça enfaticamente, com mais uma reviravolta inesperada, a principal mensagem do livro: NÃO CONFIE EM NINGUÉM.
comentários(0)comente



Gabyh 20/05/2018

"Começamos a juntar pedaços de nossas lembranças, cada um contribuindo com uma parte do quebra-cabeça até conseguirmos formar uma imagem completa."

Nesse conto da série vemos um pouco sobre o mundo pelos olhos de Briona, uma doadora que conhecemos no primeiro livro, nos mostra que mesmo com a promessa da Prime Destinations sobre a doação não deixar nenhuma lembrança para o doador, não é isso que acontece com Briona, Lee e Raj. Aos poucos as lembranças dos três vão revelando fatos que somados eles conseguem tentar entender o que está acontecendo, vemos como tudo aquilo afetou a vida não só deles, mas também de outras pessoas. Aos poucos percebemos que nem todos que se venderam para a Prime Destinations, foi por necessidade, em alguns casos era somente vaidade e ganância.

Com o decorrer do conto percebemos que mesmo em um mundo onde os três sofreram da mesma forma ao acreditarem nas promessas da Prime Destinations, mas com os acontecimentos do primeiro livro isso não acontece e vemos um tentando ganhar dinheiro vendendo os outros dois, mas Enders também não são muito confiáveis.

O conto tem 28 páginas de uma história diferente, mostrando que não importa o quanto você acha que pode confiar em uma pessoa, elas sempre podem te trair por algum motivo próprio.
comentários(0)comente



Charles 07/03/2023

Um Conto bem escrito mostrando a visão dos personagens em diferentes episódios. Tudo converge para a história intrigante e difícil de não parar de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ivy 11/07/2015

Gostinho de "quero mais"
Esse é mais um empolgante conto da série Starters. Uma dica: leiam depois do primeiro livro "Starters" e antes do livro 2 "Enders" já que ele se situa exatamente nesse espaço de tempo, entre um livro e outro.
Aqui, eu comecei lendo achando que teríamos a visão de Helena, mas depois eu percebi que se tratava de uma "doadora" e não de uma "inquilina" e mais uma vez errei no meu palpite ao pensar que poderia ser um conto sobre Emma, a neta de Helena. Não, não é. Lissa dá uma volta na história colocando como protagonistas do conto "Retrato de uma Doadora" os três adolescentes que apareceram no caminho de Callie no primeiro livro "Starters", Brionna, Raj e Lee.
A história se passa exatamente após a destruição da Prime Destinations e todos estão ali , naquela situação, sem saber o que fazer. Muitos não receberam o dinheiro que deveriam por causa da destruição do prédio, e terão que voltar à vida nas ruas, sem família.
Aqui conhecemos a trajetória e quem são Brionna, Raj e Lee e o final do conto deixa um grande mistério que certamente será assunto para o livro final da série "Enders".

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/
comentários(0)comente



Núbia Esther 09/10/2014

Uma das inovações que rapidamente se disseminou na literatura juvenil, foi a publicação de contos extras, pequenas histórias que servem para apresentar um livro, ou que servem de ponte entre os livros de uma série. Na duologia Starters, Lissa Price não se privou de utilizar a tática. O conto Retrato de uma Starter, serviu para introduzir sua trama principal já que traz informações passadas sobre a protagonista de sua história, Callie Woodland, e seu melhor amigo e parceiro de sobrevivência, Michael. Quando li Starters, não sabia sobre este conto e acabei lendo-o somente depois de já haver devorado o livro principal. O que também não atrapalhou nada a leitura.

O mesmo que acontece com os outros três contos lançados: Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo e Retrato de uma Doadora. Segundo o Goodreads, eles devem ser lidos nesta ordem e antes da leitura de Enders, o último volume da duologia. Na prática, a ordem de leitura dos mesmos tem pouca importância e lê-los antes ou depois de Enders pouco interfere na experiência de leitura. Não há spoilers e não há informações cruciais para os eventos derradeiros da história. Por que lê-los então?

Ainda que as informações trazidas nestes contos não sejam cruciais, elas nos permitem conhecer um pouco mais sobre a situação social e sobre o evento catastrófico da Guerra dos Esporos. Informações que foram praticamente esquecidas pela autora nos livros principais e que são vislumbradas aqui. É isso mesmo, são vislumbres. Não vá com tanta sede ao pote achando que encontrará informações sobre a razão para a Guerra dos Esporos ter acontecido, sobre como foi a vida quando as pessoas entre 20 e 60 anos começaram a morrer, e como a atual estruturação da sociedade foi atingida. Há alguns indícios, algumas sugestões de como isso ocorreu, mas nada que supra esta falha tão gritante na história criada por Lissa.

Retrato de um Inspetor é um conto sobre o ponto de vista de um Inspetor, um Ender de 108 anos, que está preocupado com os recentes assassinatos de Starters. Diferentemente dos outros Enders, Walsh realmente se importa com os Starters, mesmo aqueles que vivem às margens do sistema, e não poupa investimentos (pessoais) para ir atrás de pistas que possam ajudá-lo a desvendar os assassinatos misteriosos dessas garotas, e quem sabe descobrir mais sobre a tragédia que se abateu sobre sua família.

Retrato de um Esporo é o conto que mais tinha potencial e espaço para lançar luz sobre os motivos da Guerra que ocasionou a contaminação pelos esporos. Mas, ao acabar se focando demasiadamente na relação entre Callie e sua mãe, poucas informações, além daquelas referentes ao clã dos Woodland, são efetivamente apresentadas. Apesar disso, é uma história na qual a tensão é palpável, pois traz os últimos momentos antes dos lançamentos das primeiras bombas contendo os esporos.

E finalmente, o conto Retrato de uma Doadora se passa durante os momentos finais de Starters, e traz o ponto de vista de uma doadora, após perder seu emprego com o fechamento da Prime Destinations. A doadora é uma Starter que teve um papel fundamental no primeiro livro, e neste conto podemos saber mais sobre ela e outros dois doadores com quem ela conviveu durante os momentos que estava com seu corpo alugado. A primeira vista pode até parecer uma história para encher linguiça, mas sua conclusão, tem implicações que foram aproveitadas por Lissa no último volume da história.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/10/08/contos-de-starters-lissa-price/
comentários(0)comente



Glayce 01/01/2024

Poderia ser melhor
Diferente dos outros dois contos senti falta de mais desenvolvimento na história.Pois ela tem grande potencial.
comentários(0)comente



Cris 23/06/2014

Enredo interessante
Eu gostei do conto. Ainda não li os livros da série, mas deu pra me interar um pouco sobre a história através deste conto. É claro que tem algumas coisas que não deu pra entender totalmente, acho que só lendo os livros mesmo, mas achei bem legal o enredo.
comentários(0)comente



Wemerson 22/03/2014

Bom
Retrato de um Starter é melhor. Mas esse também é interessante.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 16 a 25
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR