Retrato de um Esporo

Retrato de um Esporo Lissa Price

Resenhas - Retrato de um Esporo

Thayane Andrade 31/01/2021

Foi legal ver um pouco mais da família da Callie, mas pensei que ia retratar mais sobre a guerra. Achei estranho o esporo narrando algumas partes no conto.

Wally 13/10/2020

Pouco explorado
Aqui temos um período pré-extinção dos Middles.

Não posso dizer que não gostei da forma criativa em fazer um paralelo da mãe da Callie e de criar uma consciência para o esporo, porém senti que nada muito de novo foi acrescentado a história.

Esta fase de antes da guerra daria um ótimo spin-off para a série, onde pudesse ser mais desenvolvido e mais bem explicado do porque aconteceu, por quem foi criado e quem sabe expandir este universo criado pela Lissa Price.

Lucas @_olucascosta 25/09/2020

Tinha tudo para ser genial, mas ficou na promessa...
O primeiro conto entre "Starters" e "Enders" era o que eu tinha mais curiosidade, e foi uma decepção.
A premissa era contar um pouco dos acontecimentos anteriores ao primeiro livro, dividindo a a narração entre a mãe da Callie e o vírus do Esporo, mas a premissa ficou só na promessa.
As partes da mãe não entregam nada que já não saibamos, e as do vírus são pouco criativas. Pelo menos é curto e acaba rápido.

Lays 18/06/2020

Nesse conto vemos o ponto de vista de um Esporo e da personagem chamada Barbara. Os capitulos sao intercalados entre eles e essa história se passa antes da Guerra dos Esporos.
Não achei muito interessante esse livro, só nos mostra o quanto a noticia da guerra afetou a humanidade e o seu modo de vida, algo em que se assemelha a nossa realidade atual, fora isso um livro que na minha opinião poderia passar batido.

Gabyh 20/05/2018

"O mundo do esporo vira de cabeça para baixo conforme ele desce, em queda livre, contra sua vontade, girando, girando, descendo, descendo."

O livro nos mostra a realidade de um esporo que não sabia o propósito de sua existência, as passagens são intercaladas com pequenas histórias da família Woodland nos últimos momentos antes da guerra acontecer e acabar com quase todos os middles.

Nesse conto é possível perceber como aos poucos a mãe de Callie foi tentando preparar a filha para o que ia acontecer, assim como também podemos ver o medo dela de deixar seus filhos abandonados, mas por questão de princípios e valores os pais de Callie e Tyler, não procuraram conseguir a vacina e consequentemente prejudicar pessoas precisavam mais daquilo, nos mostrando que mesmo tendo como conseguir, eles acabaram mantendo suas virtudes em primeiro lugar.

O conto nos mostra o momento desde a preparação para o lançamento dos esporos até o momento final que eles são lançados e começam a atingir as pessoas, no livro podemos ver como o esporo não sabia nada a respeito de sua missão, mas quando ela começa e acontece o contato a ideia de estarem completo muda totalmente, afinal o propósito para que foi criado está completo.

r.afinhas 16/01/2018

brazel I am devastated
caralho chorei

Ivy 11/07/2015

Diferente
Esse é o segundo conto que li antes de começar a leitura da parte final da dualogia Starters. Diferente do primeiro, esse segundo me prendeu muito mais.
Aqui os capítulos se dividem e temos dois narradores, em dois lados opostos, dois pontos de vista diferentes. Temos a mãe de Callie, um pouco antes de ser infectada pelo esporo e temos também em partes mais curtas um segundo narrador, O Esporo.
Sim, eu achei curioso a autora colocar o Esporo também como narrador do conto, mas não ficou mal, ficou inclusive diferente e interessante.
Esse conto é importante porque aqui temos uma visão da Callie sem a vida dura, da Callie que tinha uma casa confortável, pais amorosos, que foi uma adolescente normal. E temos uma visão de como era a vida de seus pais.
Achei a mãe de Callie um pouco fraquinha. Sério mesmo que depois de ser atacada por um ladrão, você ainda vai com sua filha brincar no parque???? Uma pessoa normal faria isso???
E depois de ser perseguida, você iria ao supermercado???
Achei um pouco forçado a situação em si, mas sei que a autora assim o fez na intenção de ilustrar como as coisas já estavam difíceis. Como o clima já era tenso e de pânico. Uma farmácia fechada pelo medo, um supermercado sem alimentos, um parque de diversões abandonado, tudo isso representam o mal que estava por vir na vida desses personagens. A narração da mãe de Callie é boa, a personalidade dela é agradável e nos deixa uma boa pergunta: qual é o projeto secreto do pai de Callie?
Que venha "Enders" com todas as respostas.

site: http://completamenteliteraria.blogspot.com.br/

Helena Eher 04/12/2014

Um clima de tensão contagiante!
Esse conto se passa no futuro, num cenário distópico onde as pessoas estão com medo de serem atacadas e morrerem.

De um lado, vemos o esporo sendo criado e tentando descobrir o que é e qual é o seu propósito.

Intercalado a isso, acompanhamos Barbara Woodland, com sua família em Los Angeles, sabendo do perigo iminente e tomando pequenas decisões ao longo do dia para tentar se preparar para o caos.

Havia vacinas, mas só o suficiente para as crianças e os idosos. Se realmente fossem atacados, Barbara sabia que seus filhos, que foram vacinados, ficariam sozinhos em um cenário caótico.

Um conto bem curtinho, mas cheio de tensão. A linguagem e o desenvolvimento do enredo são muito bons! Não conseguia parar de ler.

A autora (Lissa Price) lançou dois livros (Starters e Enders) e quatro contos gratuitos na mesma realidade, como se fossem complementos à história.

Li os outros contos também. Achei o “Retrato de uma Starter” e o “Retrato de uma Doadora” um pouco confusos. Parece que para esses, me faltaram pré-requisitos de outras leituras. Dá para entender, mas é como se alguns trechos não ficassem completamente claros. Já o “Retrato de um Inspetor” achei excelente! Não tem como não ficar amarrado à narrativa.

Nesse último, conseguimos entender um pouco o que acontece no futuro. Crianças enfrentando uma situação de miséria. Uma empresa que usa o corpo delas e aluga para idosos poderem ser jovens novamente. Um inspetor que faz o que for necessário para encontrar quem está assassinando essas crianças, pois foi assim que perdeu sua neta. Uma leitura incrível!

A ordem de leitura seria:

1- Retrato de uma Starter (conto)
2- Starters
3- Retrato de uma doadora (conto)
4- Retrato de um inspetor (conto)
5- Retrato de um esporo (conto)
6- Enders

Como vocês podem ver, li fora de ordem ^^’ mas vi em vários lugares que a ordem dos contos não faz muita diferença… E, na verdade, eu indicaria ler primeiro o do esporo e depois o do inspetor, pois ele vai ajudar a entender o da starter e o da doadora.

Recomendo a leitura dos contos, são bem escritos, curtinhos, cheios de tensão e nos deixam com muita vontade de ler os livros inteiros!

site: http://www.doslivrosumpouco.wordpress.com

Núbia Esther 09/10/2014

Uma das inovações que rapidamente se disseminou na literatura juvenil, foi a publicação de contos extras, pequenas histórias que servem para apresentar um livro, ou que servem de ponte entre os livros de uma série. Na duologia Starters, Lissa Price não se privou de utilizar a tática. O conto Retrato de uma Starter, serviu para introduzir sua trama principal já que traz informações passadas sobre a protagonista de sua história, Callie Woodland, e seu melhor amigo e parceiro de sobrevivência, Michael. Quando li Starters, não sabia sobre este conto e acabei lendo-o somente depois de já haver devorado o livro principal. O que também não atrapalhou nada a leitura.

O mesmo que acontece com os outros três contos lançados: Retrato de um Inspetor, Retrato de um Esporo e Retrato de uma Doadora. Segundo o Goodreads, eles devem ser lidos nesta ordem e antes da leitura de Enders, o último volume da duologia. Na prática, a ordem de leitura dos mesmos tem pouca importância e lê-los antes ou depois de Enders pouco interfere na experiência de leitura. Não há spoilers e não há informações cruciais para os eventos derradeiros da história. Por que lê-los então?

Ainda que as informações trazidas nestes contos não sejam cruciais, elas nos permitem conhecer um pouco mais sobre a situação social e sobre o evento catastrófico da Guerra dos Esporos. Informações que foram praticamente esquecidas pela autora nos livros principais e que são vislumbradas aqui. É isso mesmo, são vislumbres. Não vá com tanta sede ao pote achando que encontrará informações sobre a razão para a Guerra dos Esporos ter acontecido, sobre como foi a vida quando as pessoas entre 20 e 60 anos começaram a morrer, e como a atual estruturação da sociedade foi atingida. Há alguns indícios, algumas sugestões de como isso ocorreu, mas nada que supra esta falha tão gritante na história criada por Lissa.

Retrato de um Inspetor é um conto sobre o ponto de vista de um Inspetor, um Ender de 108 anos, que está preocupado com os recentes assassinatos de Starters. Diferentemente dos outros Enders, Walsh realmente se importa com os Starters, mesmo aqueles que vivem às margens do sistema, e não poupa investimentos (pessoais) para ir atrás de pistas que possam ajudá-lo a desvendar os assassinatos misteriosos dessas garotas, e quem sabe descobrir mais sobre a tragédia que se abateu sobre sua família.

Retrato de um Esporo é o conto que mais tinha potencial e espaço para lançar luz sobre os motivos da Guerra que ocasionou a contaminação pelos esporos. Mas, ao acabar se focando demasiadamente na relação entre Callie e sua mãe, poucas informações, além daquelas referentes ao clã dos Woodland, são efetivamente apresentadas. Apesar disso, é uma história na qual a tensão é palpável, pois traz os últimos momentos antes dos lançamentos das primeiras bombas contendo os esporos.

E finalmente, o conto Retrato de uma Doadora se passa durante os momentos finais de Starters, e traz o ponto de vista de uma doadora, após perder seu emprego com o fechamento da Prime Destinations. A doadora é uma Starter que teve um papel fundamental no primeiro livro, e neste conto podemos saber mais sobre ela e outros dois doadores com quem ela conviveu durante os momentos que estava com seu corpo alugado. A primeira vista pode até parecer uma história para encher linguiça, mas sua conclusão, tem implicações que foram aproveitadas por Lissa no último volume da história.

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/10/08/contos-de-starters-lissa-price/

Tayná Coelho 28/07/2014

Uma das coisas que mais havia me deixado curiosa em Starters era a Guerra de Esporos. Nesse conto introdutório à série, vamos ver a história do ponto de vista de um esporo e da mãe da Callie. O conto se passa no dia em que o esporo e a mãe de Callie se encontram e mostra um pouco do que houve neste dia.

Os quatro contos da série estão disponíveis para download gratuito no site da Amazon. Baixei os quatro para o meu Kindle assim que vi que estavam disponíveis. Não sei se eles serão impressos (como aconteceu, por exemplo, com os contos da Seleção).

Eu esperava entender um pouco melhor a guerra nesse conto, mas ele só nos mostra o que a vida naquela época estava impondo aos personagens (isolamento, medo). Entender melhor a guerra e a doença era uma esperança, mas não aconteceu. A impressão que eu tenho é que a história da guerra está sendo construída através de diversos pontos de vista e com pequenos pedacinhos de informação.

O conto é bem curto, rapidinho de ler, mas não me cativou muito. Ele foi o primeiro conto que li, após ler o primeiro livro, mas foi o último publicado e deveria ser o terceiro a ser lido. Como eu não sabia a ordem, o li antes, mas não tem nenhum spoiler da série.

Infos e links:

site: http://olhandoporai.com/2014/07/18/resenha-starters-0-retrato-de-um-esporo-lissa-price/

Cris 27/06/2014

Muito legal!

Adorei os contos sobre a série Starters e li todos antes de ler os livro. Gostei muito da escrita da Lissa, as histórias em 1ª pessoa nos transmitem o sentimento dos personagens. Com este conto, conhecemos a Barbara, mãe da Callie, e vemos como a guerra afetou a vida das duas. Muito legal!

Wemerson 23/03/2014

Estranho
É bem estranho ler a narrativa do esporo, mas na história em si, o contexto de Starters vai sendo paulatinamente construído. Chegou a hora de ler a obra principal: Starters.

naniedias 12/02/2014

Uma curta visão sobre o fim do mundo que conhecemos.
Legalzinho!

Mais um conto extra da série Starters e Enders!
Não canso de repetir o quanto sou fã de contos... então deixe-me repetir para quem não costuma ler minhas resenhas: sou super fã de contos! Desta forma, é claro que fiquei ultra feliz por Lissa Price escrever tantos contos sobre o mundo dos Starters.

Esse quarto conto Extra da série (que segundo a ordem informada pelo Goodreads deveria ter sido o terceiro a ser lido) se passa, na verdade, antes de qualquer um dos outros. Apesar disso, não indico que a leitura dele seja feita antes do leitor conhecer a história de Starters.

Retrato de um Esporo segue a nomeclatura de todos os outros contos da série.
O primeiro, Retrato de uma Starter, tem um nome que casa perfeitamente com a história que é narrada, mas os demais apenas seguem a linha de título. Não que fique completamente fora, mas não casa tão bem como no caso do primeiro.
Nesse conto, porém, o título não casa nem um pouco.

A história narrada em Retrato de um Esporo até conta com o ponto de vista de um dos esporos bacterianos responsáveis por exterminar grande parte da população humana (mas, querido leitor, não se empolgue! A autora não conta nada sobre a guerra! Apenas diz que são os países do Pacífico - sem especificar quais seriam ou seus motivos - que lançaram os esporos sobre os Estados Unidos). Mas a principal parte do conto - que é também a mais interessante - é narrada sob o ponto de vista da mãe da protagonista dos outros livros.

Na mesma linha dos demais, é uma narrativa bem curta. Uma leitura agradável e super rápida que faz com que o leitor que gosta da série sinta mais um pouquinho do mundo de Callie.
De todos os contos é, na minha opinião, o mais fraco. Principalmente porque o título me prometia mostrar mais do que mostrou. Ainda é interessante, mas eu queria mais sob o ponto de vista distópico - queria saber mais da guerra, queria mais detalhes sobre a doença... enfim, eu queria mais e não obtive, talvez por isso esse conto tenha soado para mim menos interessante do que os demais.

A Novo Conceito repetiu com esse a mesma fórmula dos outros volumes, disponibilizando o conto gratuitamente na internet (clique aqui para fazer o download).
Para quem curte a escrita de Lissa Price, é uma leitura que vale a pena!

P.S.: Como uma curiosidade geral, segundo o Goodreads, a ordem de leitura da série é:
1º Retrato de uma Starter
2º Starters
3º Retrato de um Inspetor
4º Retrato de um Esporo
5º Retrato de uma Doadora
6º Enders
Mas não precisa ler na ordem não! Eu li os três contos intermediários após a leitura do segundo livro sem que houvesse qualquer prejuízo na leitura.

Nota: 6

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!