Nova antologia poética

Nova antologia poética Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes




Resenhas - Nova antologia poética


38 encontrados | exibindo 31 a 38
1 | 2 | 3


Vitória Marcone 27/02/2020

Com exceção de alguns poemas, não gostei do livro. Claro que isso é uma opinião pessoal e leiga.
Achei alguns poemas com conotação bem machista, o que contribuiu bastante para que eu não gostasse da obra.
Mas considero uma leitura interessante para quem gosta do gênero, é um livro que, no mínimo, nos lembra da importância de uma leitura crítica.
comentários(0)comente



Alannys 04/02/2020

Vale a leitura
O livro é a reunião da obra poética do autor brasileiro Vinicius de Moraes. O carioca além de poeta era dramaturgo, jornalista, diplomata, cantor e compositor.

Nesta obra, o mesmo apresenta poemas espontâneos sobre diversos tópicos (desde românticos a políticos). O escritor tem um tom específico, usufruindo de analogias e metáforas que complementam os versos dele - que contam com um atributo menos rimado e mais ritimado.

Vinicius tem uma bagagem como artista, sendo venerado. Tal fator cativou expectativas em mim que - infelizmente - não foram atendidas, já que eu esperava algo extraordinário. Isso não significa que a leitura foi ruim, só não foi o estrondo que eu imaginei.

O que me incomodou foram minuciosas falas machistas, como exemplo um trecho do poema "Receita de mulher": "As muito feias que me perdoem/Mas a beleza é fundamental", ou outro que diz: "É preciso que as extremidades sejam magras; que uns ossos/Despontem, sobretudo a rótula no cruzar das pernas".

Entendo que os trechos superficias não impactaram na época em que foram escritos - 1955 -, já que faziam parte dos paradigmas da época. O próprio comentário nos arquivos do exemplar cita que esse foi um dos maiores sucessos do autor entre as mulheres, porém sinto que hoje tal discurso de padronização e objetificação do corpo feminino não deve ser passado para frente.

Enfim, a leitura é bastante válida, apesar das problemáticas. Fiquei feliz em conhecer a obra do autor. Mesmo tendo altos e baixos, marquei alguns poemas com post-its e grifei diversos trechos encantadores que proporcionaram belíssimas reflexões.

Não deixo de recomendá-lo, inclusive pretendo revisitar alguns versos, entretanto, desejo que não nos esqueçamos de analisar tudo criticamente, para não reproduzir determinadas falas que não devem perpetuar.
comentários(0)comente



Volnei 29/07/2018

Nova antologia poética
Um simples livro de coletânea das poesias deste autor . Nada que mereça qualquer outro comentário

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Mariana 21/05/2014

Uma seleção de palavras deliciosa!

Quase não escolho esse livro, por puro preconceito: ah, um livro só com poesia?
Mas Vinícius tem a técnica, tem o sentimento. Não foi por acaso que me apaixonei perdidamente por quase todos os poemas. Li e mudei a ideia inicial, afinal, esse cara é irresistível.
comentários(0)comente



Thici 30/03/2012

Como não amar?
Eu vou falar a verdade, eu nunca gostei de poesia e nunca me interessei em ler Vinicius até o meu professor passar um trabalho de Literatura que seria o tema da prova e fiquei justo com o Vinicius!
Então logo fui procurar ler um de seus poemas e encontrei esse livro, que por acaso salvou a minha vida.Quando eu o comprei não li por 10 dias e fui ler no dia anterior a prova com a certeza de que eram poesias chatas e sem nexo ,mas para a minha surpresa eu me apaixonei completamente e perdidamente por ele e me entreguei em seus poemas , com eles eu aprendi, amei e chorei.
Hoje eu o idolatro pois percebi o que estava perdendo.
comentários(0)comente



Evy 08/11/2010

Fantástico!
Foi de repente que eu comecei a ler esse livro. É claro que já sou fã de Vinícius há muito tempo, mas foi hoje que eu tive que escolher um autor do modernismo brasileiro pra ler para os alunos do EJA aqui na Biblioteca onde eu trabalho e aí, eu peguei esse livro do Vinícius na mão. Claro que tinham outros ótimos autores que também sou fã, como Carlos Drummond, Cecília, Clarice. E esta última podia ter sido minha escolha pois é minha autora favorita, mas eu já tinha lido um conto dela pra eles, então foi Vinícius.

Comecei a folhear o livro para procurar um poema legal e li um, dois, três, voltei ao começo do livro e comecei a ler na ordem. Quando dei por mim, tinha lido tudo! Porque Vinícius é assim, viciante e impossível de largar.

Das maravilhas neste livro publicadas, destaco os seguintes poemas: "Ausência", porque é de tirar o fôlego de tão lindo; "Dialética", porque também "acontece que eu sou triste..."; "Uma música que seja", porque as vezes é só isso que precisamos; "O Operário em construção" pra nos lembrar da realidade, da vida, do dia a dia, da simplicidade; "A Rosa de Hiroshima" pra nos lembrar da crueldade da natureza humana; "O Rio" pra despertar e renascer; "Soneto de Separação", porque nada dura pra sempre!

Simplesmente fantástico! Leitura recomendadíssima...
Gabriely 04/06/2014minha estante
E eu achava que só eu gostava do "O Mergulhador"!! Vocês sabem se há alguma diferença da antologia antiga (ps. foi a que eu li)?




Schädell 08/07/2010

Retirando alguns dos poemas com críticas políticas, gostei bastante do enfoque feminino que o autor apresenta, mostra isso com maestria e bom gosto.

De resto é uma obra massante para se ler por inteira, gostei de retirar algumas partes melhores.

Me serviu muito para conhecer melhor a forma e o estilo poético do Vinicius bem como sua mudança durante os anos de experiência da sua vida.
comentários(0)comente



38 encontrados | exibindo 31 a 38
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR