Enfynie

Enfynie Patricia Fagundes

Resenhas - Enfynie

Gabi 03/07/2021

Outra dimensão.
Enfynie traz a história da Natasha, uma personagem que possuía um vida normal com a sua família até ser transportada para outra dimensão subitamente. Após a passagem, a protagonista se vê em um lugar completamente diferente, com não só raças ilustres, mas idiomas e culturas.Para voltar para casa, Natasha terá que vencer seus medos, estar disposta a aprender e provar seus conhecimentos e qualidades, tudo isso enquanto tenta entender o verdadeiro propósito desta "viagem".
A Patricia Fagundes cria neste livro um universo completamente novo, desde idioma até a origem e história desse lugar fictício. A jornada pela qual a personagem passa é cheia de aventuras e acontecimentos fantásticos e fica evidente o quanto a protagonista consegue se desenvolver ao longo do livro.
O ponto mais forte da história, ao meu ver, é o a estruturação da dimensão, são notáveis os esforços da autora em inovar e desenvolver são só os personagens, mas também o planeta como um personagem vivo. Existem aspectos clichês, como outros extremamente criativos. Mas ao todo a história é criativa e pode impressionar. Outro ponto é a manutenção de um diário por parte da protagonista, que se encarrega de atualizar o leitor quanto aos conhecimentos e aprendizados desta.
O livro como um todo é interessante, não foi lento ou arrastado para mim, pois sempre surgem novidades. No entanto, claro que não é um livro perfeito, a personagem por vezes parece imatura e irritante, mas aspecto que acredito ser proposital.
Conquanto, a parte negativa de tudo é que a história termina de forma repentina pois deveria haver uma sequência, mas esta não foi publicada. Então a continuação da história fica a cargo da imaginação do próprio leitor.
Por fim, a partir da experiência deste livro, eu diria que vale a pena dar uma chance, principalmente por ser um mundo tão bem elaborado por uma autora nacional.

Lina DC 02/04/2014

"A outra dimensão" é o primeiro livro da trilogia Enfynie, onde conhecemos Natasha Fernandes, uma jovem de 22 anos, carioca, filha de Paula e Roberto e tem dois irmãos: Yuri, de 20 anos e Isabella de 14 anos. Natasha vem de uma família unida e amorosa e tem uma vida tranquila até o momento em que encontra uma estatueta de dragão com olhos vermelhos.
O livro é narrado em primeira e terceira pessoa e apresenta ao leitor a jornada de uma jovem em busca do lar e daqueles que ama.
Natasha se vê transportada a uma dimensão onde tudo é completamente diferente do que ela já viu em sua vida, começando pelo modo que as criaturas se comunicam, que é através do contato visual, uma conexão de almas.
Enfye é dividida em 10 grandes áreas e Natasha vai parar em Gar, na área 5, onde conhece o rei Dhag e sua filha Thier e é claro Onglier, uma criatura da raça Reyat que está estudando para se formar um sacerdote diplomata.
Os personagens apresentados aos leitores são intrigantes, não só por suas personalidades e crenças, mas também pela criação de diversas raças diferentes. Natasha, que seria a protagonista central, acaba se apagando um pouco em meio a tantas novidades. Além disso, Natasha não é uma protagonista carismática, pois fica a maior parte do livro reclamando e se lamentando, o que a torna um pouco repetitiva.
A escrita da autora é cativante, mas ainda precisa de um certo amadurecimento. Em alguns trechos da leitura, existem alguns devaneios da protagonista, que acaba fugindo demais do assunto central. O texto também é cheio de observações entre parênteses que poderiam ter sido editadas.
A trama tem um grande potencial e a jornada de Natasha é diferente e criativa. Os personagens e as raças apresentadas pela escritora são extremamente encantadores, mesmo quando tem hábitos não muito amáveis.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora pecou no trabalho. Foram encontrados inúmeros erros, de modo que a própria escritora acabou enviando uma errata. A capa é linda e com certeza chamou a minha atenção.

"- QUE FLORESTA É ESSA, MEU OSÍRIS? EU MORRI? EU MORRI E ESQUECI DE CAIR DURA NO CHÃO? - Deu um tapa no rosto para ter certeza e foi andando em direção ao túnel, gritando: - AI, MEU DEUS! MOISÉS! VISHNU! ODIN! AMATERASU! ZEUS!, MARIA MADALENA! GOKU!" (p. 67)
Clara 06/06/2014minha estante
Todos amamos a Patrícia, okay. Mas eu estava de saco cheio de todo mundo dar 5/5 pro livro só porque gostam dela, e até então não tinha visto nenhuma resenha crítica.
Obrigada, Carolina, adorei! Me deu mais vontade de ler!

Fernando1355 21/11/2021

Dimensão Fantástica
Um universo muito rico, cheio de criaturas incríveis e maravilhosas.

Contudo o livro é parado, muito parado, mas ao mesmo tempo não é entediante.

É um livro introdutório sem continuação

Isabela 28/02/2015

Enfynie - A Outra Dimenção

Ah, essa literatura brasileira só continua me surpreendendo!

Enfynie fala sobre Natasha, uma carioca de 22 anos que tem uma vida bem comum e solitária, mas uma família repleta de amor e muito carinho. Até encontrar um amuleto na rua e sua vida mudar completamente.

Ela leva o amuleto para casa e é acordada no dia seguinte por uma fumaça estranha, que envolve o seu corredor. Quando vê que está sozinha, adentra ao desconhecido .

Em um instante na sua casa. No outro, em um lugar totalmente diferente.

Natasha se vê em outra dimensão, com criaturas estranhas, línguas desconhecidas e costumes diferentes do seu. Esse novo mundo é dividido em Dez Áreas, cada uma representada por sua raça dominante.

Ela vai parar em Gar, situada na Área Cinco, e recebe ajuda de Onglier, um Reyat que a encontra perdida na floresta e que através de seu contato visual, consegue entender sua língua.

Disposta a voltar para a sua família, Natasha pede ajuda ao rei e descobre que para retornar ela terá que receber um emblema racial de cada raça. Ela passará por provações para ter devido reconhecimento, e só voltará quando receber todos os emblemas.

Através de muitos obstáculos, ela testa todos seus limites. A personagem cresce diante de várias situações, e percebe que a garota mimada de antes, terá que ficar para trás.

A autora cria um mundo totalmente mágico, onde cada raça tem culturas diferentes, mas possuem a mesma coletividade.

A personagem principal chega a ser irritante em alguns pontos, com suas crises e chiliques, mas passa a amadurecer com o tempo.

Uma coisa muito legal foram os desenhos que a autora adicionou ao livro, não aqueles mapas e símbolos que estamos acostumados a ver, mas desenhos realistas que a personagem cria!

Posso dizer que estou muito ansiosa para o segundo livro dessa trilogia! Ainda mais com um personagem que surgiu nas últimas páginas do livro e parece ter um futuro promissor...

site: http://colecionadora-de-contos.blogspot.com.br/2015/02/enfynie-outra-dimensao.html

Fer 09/05/2022

Incrivelmente chateada
Comecei a ler achando que era uma história de um livro só agora que acabei e percebi que tem mais estou muito triste pq a história é muitoo boa, quero muito saber como termina

Halexia 01/07/2014

Viaje para outra dimensão com Enfynie!
Apesar de ser super talentosa e ter um extenso conhecimento, Natasha Fernandes sentia-se triste e sozinha em sua vida bem comum de estudante. Não que tivesse um passado ruim, porém, como o próprio livro diz, "ela se sentia solitária, talvez por achar que ninguém a compreendesse direito, já que nem ela própria se entendia às vezes". Porém, sua vida dá uma grande reviravolta ao encontrar um amuleto dourado em forma de dragão quando voltava da faculdade para casa. Ela decidiu levar consigo aquele tal amuleto, e naquela madruga de 16 de maio de 2012, após ter um sonho aterrorizante, fora transportada para um outro mundo, ao qual, mais tarde, descobriu ser Enfynie.

Se não estivesse tão amedrontada no início por ter aparecido em um lugar completamente estranho após passar por uma neblina que cobria o corredor de seu apartamento, teria notado facilmente o quão mágico era aquele lugar. Águas cristalinas, árvores, diferentes aromas de plantas e pássaros voando no céu alaranjado por conta do pôr do sol.

De fato, um lugar que nenhum ser humano deve ter passado, mas nem os lugares mais incríveis do mundo acalmariam uma pessoa que estivesse na mesma situação que Natasha, perdida em um lugar exótico, com uma língua incomum e criaturas estranhas com costumes muito diferentes do seu.

No decorrer da história, Natasha descobre que, para voltar para casa, precisa passar por provações dadas por todas as dez raças de criaturas de Enfynie para receber um emblema racial de todas elas e, enfim, ser reconhecida pelas mesmas. Para isso, precisará viajar por todas as dez áreas dessa nova dimensão, passando por perigosos lugares e lutando contra criaturas ferozes, até que chegue o dia de finalmente voltar para sua família.

Enfynie é um ótimo livro para fãs de ficção fantástica. Se você gosta desse tipo de livro e procura por uma obra brasileira de qualidade do gênero, recomendo muito que o leia. A escrita é bem tranquila e de fácil leitura, a maior parte do livro é narrado em terceira pessoa, com registros feitos pela personagem principal em seu diário, em primeira pessoa.
Algo que diferencia esse livro dos outros é o fato de ter sido criado uma escrita e um idioma unicamente para ele, ou melhor, para os enfynieanos, conhecido por eles como Evit Lumarsha, o Idioma Natural do planeta, ao qual Natasha é obrigada a aprender se quiser sobreviver nessa outra dimensão.

Além do distinto idioma e das incomuns espécies presentes no planeta, Patrícia também criou vários tipos de cultura para cada raça presente no livro, contudo, todo o planeta acredita em uma única crença, e sua reza é feita com uma linda melodia, também criada pela autora e que podemos conferir em seu canal do Youtube.

A única coisa que não gostei no livro foi o trabalho da editora quanto às ilustrações feitas pela própria autora. Muitas delas ficaram pequenas e escuras, desvalorizando os detalhes dos desenhos. Além disso, na primeira impressão do livro, a editora deixou passar vários erros, pois não houve revisão do mesmo, obrigando a autora a enviar uma errata para aqueles que compraram no site da Novo Século.

O segundo livro da série, "Perigo Iminente", já está sendo escrito, porém ainda não há previsão de lançamento. Enquanto esperamos, podemos conferir os incríveis desenhos de Patrícia na página oficial do livro, onde ela retrata algumas das espécies presentes em sua história e nos traz novidades sobre a mesma.

site: https://www.facebook.com/enfynieoficial

Laura 03/10/2014

Viciante, Incrível, PERFEITO
Desde o início esperei muito desse livro, afinal é da Paty. Mas ele superou todas as minhas expectativas. Desde o início do livro acabei me apaixonando por tudo, desde a forma de escrever até as personagens e o cenário. Quem lê, acompanha a evolução da personagem principal tanto física quanto psicologicamente. As cenas engraçadas, as cenas tristes, as cenas de ação, tudo acabou me viciando e devorei esse livro (infelizmente, já que vou ter que esperar pela continuação) praticamente logo quando recebi e com a melhor dedicatória do mundo. Mal posso esperar para o livro 2 Enfynie - Perigo Iminente, esse promete muito, quero muito ver pelo que a Natasha irá passar, assim como ver meu shipp em ação hehe... Um livro tão bom, e que é apenas uma "introdução" para a história... deuses vou ter um troço kkk Enfim, nunca fiz uma resenha, mas recomendo à todos, meus amigos estão morrendo de curiosidade para ler e sofrerei quando for emprestar para esse povo todo kkk (é minha relíquia)... bem acho que é só '3'

Rapha 01/05/2016

Interessante.
Um bom livro pra quem gosta de fantasia. Possui um mundo próprio, com personagens cativantes, recomendo como leitura de férias. Efynie combina com um café quente e uma cama macia.

Bruno 01/05/2016

Uma parcela daquilo que aprendi lendo Enfýnie.
Este livro não somente me ajudou a sair do desânimo no qual em me encontrava, mas também me tirou da zona de conforto em que estava, abrindo assim a minha mente, me ensinando e instruindo a ser uma pessoa melhor, a buscar sempre o conhecimento e maiormente a auto-superação, vencendo quaisquer barreiras e provações que se levantam e eternamente se levantarão, pois é a cada barreira vencida e obstáculo derrotado é onde verdadeiramente ganhamos o nosso reconhecimento, que é dado pelo maior dos soberanos presente em nossas vidas, que somos nós mesmos! E mesmo sabendo que para cada nova conquista, obtida com suor e trabalho, outros novos desafios e adversidades estarão nos aguardando, jamais podemos deixar que o desânimo, que é o maior de todos os nossos adversários dos quais ficam em nossa espreita, seja manifesto, pois provavelmente somente ele é que têm o conhecimento do prêmio que nos aguarda ao final de todos as provações!

Bom... essa é uma parcela daquilo que eu aprendi com esse ótimo livro, com uma história surpreendente.

E sobre questões técnicas, a escrita é perfeita, ambientação incrível, com descrições minuciosa dos locais, personagens e situações, sendo que o envolvimento com cada personagem é bem intenso, no qual nos identificamos com diversas características de cada um, mesmo eles sendo completamente diferentes da nossa realidade.
A história é envolvente e dinâmica, nos prendendo à leitura do início ao fim e nos empolgando cada vez mais com a continuidade da leitura à cada novo capítulo iniciado.

Enfim, recomendo demais a leitura desse livro, pois tenho a completa pura certeza de que não irão se arrepender.

Rainy 01/05/2016

Enfýnie A outra dimenção (?)
Bom, já conhecia a autora (Patricia Fagundes) à algum tempo, e acompanhei esse livro até o dia publicado (E deu trabalho hein?!).
Enfýnie é uma dimensão completamente diferente da nossa, mas podemos ver alguns traços que são quase iguais á nossa. Natasha, é uma menina comum como todas as outras, essa personagem me cativou desde o primeiro capítulo! Natasha enfrenta vários e vários desafios para voltar para casa. A garota era mimada, não sabia se virar sozinha mas no decorrer da história ela mudou -e muito!- .
Os personagens são incríveis e acho que todos conseguem, sem muito esforço, se identificar com um. Demorei 2 dias para ler esse livro, ele não cansa! O clímax é perfeito e de todos os livros, esse foi o mais completo eu diria. Patricia criou um universo INTEIRO e completo, desde o vocabulário até a crença! Esse mundinho é tão complexo que eu realmente acredito nele!
Esse livro é cheio de emoções que parece um filme! Nesse livro você chora, ri, ama, sente tudo! E não posso esperar para o próximo! A ultima página fez meus olhos brilharem só de pensar no próximo livro!
Eu indico esse livro para todo mundo! Crianças, jovem, adultos, E.Ts...!

Kal 13/02/2020

Não sabia que precisava, mas agora quero logo uma continuação
Eu fui em uma feira de livros com alguns amigos e encontrei essa joia escondida, não dei muita moral, mas estava barato e é o que eu podia pagar no momento junto com o livro sobre o Drácula histórico e quando eu o tirei da embalagem me surpreendi por ser nacional, gostei bastante, emprestei para o meu primo que amou e até hoje aguardamos a continuação.