Homens e mulheres da Idade Média

Homens e mulheres da Idade Média Jacques Le Goff

Resenhas - Homens e Mulheres da Idade Média

Hugo.Lousada 04/06/2020

Amei esse livro, definitivamente! Muito didático, não requer grande conhecimento prévio, é introdutório às grandes personalidades da Idade Média. Impressiona pela facilidade da leitura e mostra além de grandes pensadores, o próprio pensamento do coletivo daquele tempo: claro, segundo a visão do Le Goff e os colaboradores que escreveram a obra.
Leitura e . 04/06/2020minha estante
Oii.. Boa noitee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto

Reginaldo.Andrade 23/11/2020

Um "Quem é Quem" da Idade Média
A ideia central do livro é muito interessante: dar um apanhado geral das pessoas que tiveram alguma influência na Idade Média, sejam elas reis, rainhas, religiosos, estudiosos, santos, etc.
Para cumprir esse objetivo, o livro trabalha com textos curtos, geralmente de duas páginas, fornecendo apenas as informações mais importantes sobre cada uma das personalidades escolhidas.
Focado na cultura europeia, sobram informações sobre líderes políticos (Carlos Magno, Ricardo Coração de Leão, Frederico Barba Roxa), religiosos (Clemente VI, São Tomás de Aquino, São Francisco de Assis) e alguns destaques na área cultural (Giotto, Chrétien de Troyes, Dante Alighieri).
Vale frisar que, ao contrário de outras obras do mesmo tipo, as mulheres também merecem destaque, com várias personagens do período sendo resenhadas e destacadas.
Enfim, a leitura vale muito a pena, podendo ser considerado como uma porta de entrada para os que não conhecem muito o período que ficou conhecido, injustamente, como "Idade das Trevas".
Pri 25/11/2020minha estante
Adorei!! Já vai pra minha lista ?

Maiara.Alves 23/01/2022

Uma riqueza!
O livro é uma sequência de pequenas biografias sobre pessoas de destaque no período medieval, começando no ano 325 em diante até chegar aos personagens imaginários de Merlim e Robin Hood.

É um livro extremamente instrutivo, com uma linguagem de fácil compreensão, além de ter uma ótima diagramação, contendo inúmeras ilustrações, todas a cores - reproduções de manuscritos, vitrais, iluminuras, pinturas, miniaturas e fotos de esculturas.

Edu 16/01/2020

Bela Coletânea de Pequenas Biografias Medievais
Um dos livros esteticamente mais bonitos da minha pequena biblioteca, "Homens e mulheres da Idade Média", organizado por Jacques Le Goff, traça em pequenos textos, ricamente ilustrados (ponto alto do livro), os perfis de 112 personagens do medievo (alguns míticos). Os textos de Le Goff se destacam na obra, caracterizados por uma linguagem fácil, que foge do academicismo. "Homens e mulheres da Idade Média" cumpre bem o seu papel, o de apresentar vários dos principais nomes da Europa Medieval, homens e mulheres que entraram para a História e para o imaginário do mundo ocidental, com seus feitos comprovados e seus mitos narrados sob a chancela de especialistas capitaneados pelo grande medievalista Jacques Le Goff.