Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Elizabeth 01/11/2023

A origem?
Não sabemos, tentamos nos enganar, sonhamos, alguns estudam para ter a resposta, este livro responde um pouco, será?

Marcela.Silva 31/10/2023

Como tudo começou?
Você não precisa ser expert, estar cursando Física ou afins para entender este livro; basta ter curiosidade. Claro que se de fato for uma pessoa que pesquisa bastante sobre astronomia e astrofísica, terá 100% de aproveitamento, mas no geral o conteúdo é transmitido de forma simples, objetiva e até mesmo divertida. Stephen Hawking conduziu essa obra com maestria, utilizando um compilado de referências que proporcionam uma viagem incrível em busca dos mistérios da criação.

Isabele191 22/10/2023

Física nunca foi meu forte, nunca me destaquei nessa disciplina na escola, logo, me considero uma pessoa muito leiga no assunto. Por isso, não foi uma leitura fácil para mim, tive que ler devagar, capítulo por capítulo, mas mesmo assim, o livro consegue ser didático na medida do possível, para uma pessoa ignorante como eu, entender pelo menos o básico do tópico apresentado. Entretanto por mais didático o livro possa ser, fiquei confusa em determinados momentos, porém a culpa é toda minha por não saber nada sobre física kkkkk. Ademais achei muito interessante ver como o entendimento do universo foi se alterando até chegar no que é mais aceito hoje em dia, no ponto de vista da ciência. Futuramente, pretendo fazer um releitura depois de estudar mais e, com isso, ter uma bagagem maior de conhecimento, para assim conseguir entender melhor essa obra do gênio Stephen Hawking.

Heloísa Schmitz 17/10/2023

Técnico, mas interessante
O livro é bem complexo, possui muitos termos técnicos. Definitivamente não foi um livro de leitura rápida.

Tem bastante frases e fatos curiosos. Quem gosta de física e ciência, vai gostar!

LaryShelf 10/10/2023

Uma breve história da Fisica
O livro que eu deveria ter usado como base do meu TCC!

Simplesmente magnífico, em menos de 300 páginas Hawkings traz um resumo detalhado, coeso e cheio de humor da Física Moderna desde Aristóteles até os anos 2000.

Expondo todas a teorias já formuladas a cerca do universo, sua origem e seu possível fim, Stephen traz suas descobertas e opiniões sobre os estudos de físicos conhecidos e até mesmo seus próprios estudos, falando tanto das mais aceitas como das mais errôneas e como todas tiveram sua importância para a Física como a conhecemos hoje. Foi fascinante esse passeio pela mente brilhante dele, suas explicações diretas e usando comparações que facilitadam muito o entendimento. Eu, como Física, fiquei deslumbrada e apaixonada pela didática incrível dele! Como não li esse livro antes?

No entanto, apesar de realmente tentar facilitar ao máximo o entendimento de complicadas teorias, esse não é mesmo um livro para leigos na área já que há necessidade de usar termos que apenas pessoas com algum conhecimento, mesmo que mínimo, na área vão compreender. Sim, o glossário ajuda, mas não são todos que terão paciência de ir buscar o significado de algo como "horizonte de eventos" para só depois se aprofundar na teoria dos buracos negros, por exemplo.

Esse é um livro para aqueles que ama a Física e o universo, que as teorias mesmo que muitas delas nunca tenham sido comprovadas experimentalmente. Um livro incrível para compreender o que há muita além do nosso planetinha azul.

lara a 07/10/2023

Como um todo é um livro incrível e fez eu compreender algumas coisas, é um livro que requer que voce leia e o releia sempre, acredito que dessa maneira você consegue absorver tudo.
Em certos momentos eu acabei me perdendo no meio de tantas teorias, mas o fato dele estar sempre citando e reforçando seus significados ajudou, as vezes voce se perde e pensa "espera ai nao entendi nada" mas como nao somos especialistas acredito ser normal.
Todas as perguntas que ele faz me fez refletir, as citaçoes acidas sobre o Criador muitas vezes me deixou reflexiva, também me fez compreender porque muitas pessoas nao acreditam na ciência, são apenas teorias. E sao tantas teorias que é difícil da gente compreender e aceitar, enfim, sou apaixonada nesse assunto, é um livro incrível, eu tenho me sentido cada dia mais insignificante.

Andressa 04/10/2023

Admito que comecei empolgada e entendendo bastante coisa, mas chegou um momento que achei confuso, mas isso se deve ao fato de eu não ter muito entendimento no assunto.

Vi 27/09/2023

Uma Breve História do Tempo
Neste livro, até mesmo pessoas não familiarizadas com termos científicos e fórmulas físicas, podem obter conhecimento de como o universo e matéria se sucederam, e das leis que as/nos governam. Perfeito, apenas isso!
VPerosa 05/10/2023minha estante
Me empreste rs

Vi 08/10/2023minha estante
Empresto!

Ueslei 26/09/2023

Conversa de um cafezinho
Penso no quão incrível é a pessoa que aborda temas complexos da vida e da ciência de maneira didática, simples e não simplória.
Este livro é um ótimo caminho para todos os iniciados, interessados e curiosos sobre os fundamentos da física ao longo do tempo. Hawking foi um grande cientista e fez muito por ela.
Livro de deliciosa leitura.

Kauã 23/09/2023

Extremamente essencial pra todos que tem o minimo de interesse em fisica
Nem sempre e tao simples de entender por ser muito abstrato ou complexo mas na maioria do tempo demonstra tudo com muita clareza.
Serve mais como um texto para demonstrar basicamente os conteudos e provocar a pesquisa sobre

Bora congecer mais do Hawking

Júlia Fortuna 23/09/2023

"Qualquer teoria física é sempre provisória."
Desde quando assisti o filme "A Teoria de Tudo" baseado na história de Stephen Hawking, na qual Eddie Redmayne interpreta o mesmo, fiquei curiosa pra ler a sua primeira obra publicada, "Uma Breve História do Tempo". Nesse livro, Hawking tenta responder de uma maneira simples algumas questões históricas da humanidade sobre o universo, como começou? Haverá um fim? É finito ou infinito? É possível viajar no tempo? Entre outras dúvidas que temos sobre nosso cosmos.

Como o título sugere, o livro narra uma história. A história de como a ciência e o nosso conhecimento sobre o universo evoluíram durante os tempos, desde Aristóteles, que em 340 a.C. já dizia que a terra era uma esfera, passando por Newton e sua gravitação universal, até Einstein com sua famosa teoria da relatividade, explicando suas consequências e algumas aplicações.

Hawking também fala sobre física de partículas e o modelo padrão, explicando também o que é o princípio de incerteza, dualidade onda/partícula, entrando assim em física quântica. Explica o que são buracos negros e buracos de minhoca e se é possível fazer uma viajem no tempo.

Finalmente ele conclui que para entendermos completamente como o universo funciona é necessário unificar a física quântica (para partículas muito pequenas) com a relatividade (para corpos muito grandes).

Suas explicações são agradáveis de ler, e o autor tem um excelente senso de humor. Referências históricas são pontuadas por comentários espirituosos, e seus exemplos são sempre engraçadinhos ? chega a ser considerado humor negro se um físico joga um astronauta dentro de um buraco negro e depois lamenta que ele não possa voltar porque ?virou espaguete??

Esses momentos de leveza são muito bem-vindos, porque os conceitos explicados por Hawking podem ser bem difíceis de entender. Mas a sensação geral é de que Hawking torna a ciência o mais palatável possível, mesmo que alguns assuntos sejam especialmente complicados. E faz isso de forma admirável ? não é uma tarefa simples resumir tantos assuntos e organizá-los numa ordem lógica e com uma curva de aprendizado razoável.

Aprender sobre o tempo e o espaço é fascinante. Hawking sabe estimular o fascínio e o amor pela ciência, e ainda nos deixar esperançosos pelos rumos que a ciência pode tomar.
Tiago Absolão. 02/10/2023minha estante
Uma das melhores resenhas que li, irei ler.

Júlia Fortuna 04/10/2023minha estante
Obrigada! Você vai gostar.

Tiago Absolão. 04/10/2023minha estante
Assim espero, pois sou totalmente leigo na área. Mas talvez eu esteja justamente nesse público alvo.

Yohan8 19/09/2023

Da série de livros que meu professor passa pra eu ler.
É uma leitura que definitivamente não me deixou entediado, ao contar uma simples teoria ele apresenta junto o contexto histórico, o cientista e como ocorreu o modo que podemos definir como uma forma apocalíptica de se ensinar física e suas curiosidades, além da linguagem que é estranhamente entendível e nos faz sentir seres de grande intelecto, e como de sempre em algum lugar, por mais escondido que esteja, irá apresentar questionamentos e pontos sobre a "intervenção divina".

Igor.Hekis 18/09/2023

Livro muito bom, porém um pouco cansativo, ainda mais para quem não tem um mini conhecimento sobre a área

JiukOn 16/09/2023

Resenha
Gravitação:

A teoria da gravitação universal de newton provou que o espaço não é absoluta e a teoria da relatividade geral de einstein provou que o tempo não é absoluto, sendo assim, a dimensão revonhecida como espaço-tempo é dinâmica e suas alterações são observáveis.

4 dimensão:

O movimento espiral da terra caindo em direção ao sol é o caminho mais rapido para fazê-lo, pois, assim como para um observador em uma montanha (que traz uma impressão tridimensional), um avião parece estar fazendo um movimento curvo quando na verdade esta fazendo um movimento linear (levando em consideraçãoque a superficie terrestre é bidimensional), a terra faz um movimento linear se considerar uma quarta dimensão, mas parece estar fazendo espirais em uma terceira.

Quarks:

Existem 6 tipo de quarks: up, down, strange, top, bottom, charmed. Os quarks tem também uma segunda divisão entre 3 grupos: vermelho, azul ou verde.

Resenha geral:

Enquanto lia esse livro tive algumas pequenas epifanias e acabei entendo como acontece muitas das coisas que eu imaginava "como isso pode ser possivel?"
Hawking tem uma maneira única de explicar e simplificar a centenas de anos de estudos físicos em um livro com palavras limitadas e capazes de entreter o leitor.
Qualquer leigo no assunto podera ler esse livro e experenciar de um novo conhecimento preenchendo seus neurônio pois esse livro além de um grande avanço pra fisica mundial é tambem um bela obra de arte e amor.

Dionathan 15/09/2023

Incrível leitura e conteúdo proporcionado por esta obra!

Fascinante a cada desenrolar histórico e teórico sobre um dos temas mais insolvente que existem!

Faltou foi maior conhecimento pra realmente compreender quase 2/3 do livro da forma que devia, mas valeu demais pelo aspecto da curiosidade e da ótima (e até surpreendente) desenvoltura no desenrolar das ideias.

Ponto positivo foi apreciar a obra por audiobook. Acho que o assunto fluiu de forma mais dinâmica desta forma!