Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Raquel 05/08/2021

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?
Rick Deckard é um caçador de recompensas cujo a missão é aposentar androides que tentam se passar por humanos.

Em uma sociedade onde o status de alguém é definido por qual animal de "estimação" você tem em casa seu maior sonho de consumo é uma ovelha de verdade para substituir a ovelha elétrica que cria, para realizar tal desejo ele aceita o trabalho desafiador de aposentar 6 androides rebeldes.

Nessa jornada, Philip K. Dick aborda temas profundos dentro da filosofia, religião e a tecnologia.
Henri 05/08/2021minha estante
Aaaaaa!!! Eu preciso ler Blade Runner!

Raquel 05/08/2021minha estante
Lê sim!!! É fluido, envolvente e bem reflexivo. Depois me conta o que achou ?

Dry 21/12/2023

Será que androides sonham com ovelhas elétricas?
É uma boa pergunta, apesar de acreditar que não. Para uma sociedade de humanos que sonha com animais reais, é muito estranho pensar que mesmo escrito em 1968, a realidade deste livro parece mais atual ainda para os dias de hoje. A visão de Philip K. Dick além de futurista, foi sem dúvidas muito certeira, assim como a fluidez de sua escrita, a qual eu podia jurar que se desenvolveria de uma forma muito mais lenta.
É claro que houveram partes como a "Merce" que não ficam muito claras, mas também não tiram a grandiosidade de Androides, sonham com ovelhas elétricas. Obs; Essa edição tem extras incríveis de comparativos com o filme (Blade Runner) que foi inspirado neste livro.
Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Ótima resenha! ????? Tive impressões parecidas, achei bem fluida e leve de ler, além dessa edição que é linda e bem completa mesmo ? Fiquei com vontade de ler outras obras dele ?

Dry 22/12/2023minha estante
Emerson, eu também estou morrendo de vontade de ler mais obras dele, um autor realmente fascinante! ????

Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Dizem que "O homem do castelo alto" é muito bom ? Vou ver se encaixo na lista pra ano que vem ?

Dry 23/12/2023minha estante
Está na minha lista também ??

Meire 15/12/2020

O que nos faz humanos?
Esse clássico da ficção científica, mistura humanoides (clones), um futuro distópico, destruído e melancólico, além de ovelhas elétricas (entre vários outros animais).
É um livro com personagens únicos, divagações filosóficas e a pergunta que não quer calar: o que nos faz humanos?

VK 99 20/09/2023

Eternizado
Eu acendi um cigarro e fui fumar na janela do meu quarto antes de fazer essa resenha, pensando em todas as palavras das quais eu poderia usar pra falar sobre esse livro kkkk Acho que já deu pra notar que o mesmo teve um grande impacto pessoal pra mim.

Quando Philip terminou esse trabalho, ele deve ter tido a mesma sensação de alívio e satisfação que Freddie Mercury teve ao notar a grandeza da música Bohemian Rhapsody, quando a finalizou.

Guerra Nuclear, poeira radioativa, extinção quase que total da fauna, da vegetação e dos humanos, colonização em outros planetas, veículos e armas próprias criados pra esse universo, escravos androides, conflito Androide x Humano em outro planeta, Blade Runner's criados para caçar e ''aposentar'' os androides fugitivos.

E no meio de todo esse caos, as pessoas ainda tentam de alguma forma manter seus princípios ou serem mais humanas possíveis em um mundo onde não se resta quase mais nada. Talvez nem mesmo a moral existente antes da guerra tenha o mesmo valor nesse cenário atual.

Rick tenta cumprir a lei como Blade Runner pra ter mais dinheiro, pra preencher seus vazios e se encontrar dentro dele mesmo e dos poucos ao seu redor, sempre questionando sua existência ou se o seu trabalho está correto.

É incrível a criatividade depositada nesse livro. Não sou muito bom com resenhas, mas essa obra merece muito toda essa atenção.

Crie algo, negue sua existência, e ela se revoltará.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Zorobabel 01/10/2023

Experiência
Li o livro pelo filme, muito tempo tentando ler, o livro tem várias diferenças do filme, mas se complementam e mostram outras nuances, vale a leitura

Alanna. 19/01/2021

Sobre androides e ovelhas elétricas
Acho que diferente da maioria das pessoas, eu não li esse livro por ser fã de ficção científica ou por gostar do filme (na real nunca assisti ao filme). Eu li esse livro por causa de um um click por engano no Kindle, que me rendeu uma compra de 21 reais num e-book ao invés de apenas 'pegar emprestado' com o prime. Então eu já comecei a leitura com um bode danado, de me obrigar a fazer valer esses 21 reais num e-book que eu não tinha tanto interesse assim.

E assim, o começo foi um pouco difícil por causa desse bode todo, eu não conseguia entender onde o livro queria chegar, não tava comprando a ideia. O livro só foi melhorar pra mim depois de uns 30, 40%, que é onde a história começa mesmo, e nessa parte eu me vi muito presa a narrativa, gostando bastante de como a trama estava se desenvolvendo. Tenho apenas uma ressalva nessa parte, que é sobre como personagens femininas são descritas em certos pontos mas no sentido geral eu estava gostando bastante da leitura, gostei da questão dos androides, gostei do protagonista, até mesmo da personagem Rachel (que inspira um amor/ódio) eu gostei. Mas aí chega o final do livro, e no fim eu só pensei: "é isso?". O livro termina de maneira abrupta e sinceramente decepcionante para mim. Talvez tudo isso tenha uma grande mensagem subliminar, tenha algum grande significado oculto, mas eu não consegui captar ou não entendi mesmo, acontece nas melhores famílias.

No geral é um bom livro, e recomendo pra quem gosta de livros com pegada futurista e de ficção científica. Eu não sou muito ligada nesse gênero, então pode ter sido esse meu problema com essa leitura. Vale acrescentar que nessa edição tem uns extras, como uma entrevista com o autor do livro, e que esses extras enriquecem muito a experiência de leitura.

Nanda 11/08/2021

Andróides
Tenho muita interesse sobre assustos como andróides, robôs, autômatos, Inteligência Artificial e essas coisas, então li esse livro muito animada.
Do começo à metade do livro, foi muito fácil estar presa na leitura, mas do meio pro fim, me senti um pouco confusa, e grande parte disso foi por conta da parte "religiosa" que o livro tem, o Marcenarismo. Queria também que alguns personagens tivessem tido mais desenvolvimento, por mim esse livro podia ter umas 600 páginas.
A parte bônus que essa edição oferece, também foi muito esclarecedora.
Agora o que me resta é assistir o filme.

yvnvitx 02/07/2022

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? de Philip K. Dick
A grande maioria das pessoas conhece a história do caçador de recompensas Richard Deckard pelo nome de 'Blade Runner', título dado ao filme que adapta o romance "Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?", do renomado escritor de ficção científica Philip Kindred Dick.

Na trama, conhecemos Rick Deckard, um caçador de recompensas que trabalha para a polícia de San Francisco matando andróides fugitivos e rebeldes. O cenário da narrativa, é um planeta Terra futurista, devastado por uma guerra nuclear e com uma população muito reduzida, devido ao fato de a maioria das pessoas do planeta ter migrado para Marte, visando fugir da poeira radioativa deixada pelos tempos de guerra.

A vida de Deckard dá uma guinada quando ele vê uma oportunidade de adquirir um animal real para ele e sua esposa Iran matando seis andróides fugitivos que feriram seu colega de trabalho. Para o protagonista, é importante para o seu moral, possuir um animal real, para substituir sua réplica de ovelha, que o enche de vergonha diante dos vizinhos (no contexto do livro, animais são muito raros por conta da extinção de muitas espécies causada pela radioatividade, sendo assim, possuir um animal era um símbolo de status).

O romance de Dick é muito criativo, aborda temas filosóficos, traz inúmeros questionamentos quanto ao que nos torna, de fato, seres humanos e possui um mundo muito bem desenvolvido, com sua própria religião e até mesmo mídia.

Confesso que cheguei na leitura achando que seria mais parecida com o filme, tanto na atmosfera quanto na ação presente no longa, acabei ficando um pouco decepcionado quando notei a ausência desses dois aspectos, mas se por um lado o livro tem menos ação e um cenário menos rico, a profundidade do texto e o desenvolvimento da sociedade criada é muito mais denso.

Gostei bastante, é um livro de fácil leitura, tem uma trama muito inteligente e original e te deixa com vontade de saber o que vai acontecer em seguida, espero ler mais do mestre da ficção científica no futuro.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Wedson 01/02/2021

Não é um livro ruim, mas não me tocou o suficiente e não consegui me importar muito com os personagens, pretendo assistir o filme para ver se compreendo melhor a proposta do livro.

mcaroltheiss 18/08/2021

PKD
Muito diferente do que eu esperava, leitura fluida e vocabulário simples. Realidades fáceis de se compreender, além de questionamentos muito pertinentes.

Carol 11/01/2021

Ficção clássica, narrativa cansativa
Esse é um dos livros que coloquei na minha lista de leitura por causa do filme e pelo seu valor na história da literatura. Acredito que é sempre bom a gente se obrigar a sair da zona de conforto para expandir nossos horizontes.

O livro em geral é bom. Bem diferente do filme, mas interessante. O início da narrativa é bem cansativa - estava lendo com mais três amigas e só eu cheguei a terminar de fato -, mas compreensível visto que o escritor está apresentando esse universo louco e hipócrita que se tornou a Terra.

Acredito que o ponto principal do livro é a busca pelo o que é humano e como se pode identificar isso. Interessante perceber que, muitas vezes durante a história, há reações mais calorosas nas máquinas que nos seres vivos.

A empatia por outro ser (vivo ou não) é a principal representação da humanidade nessa história. Extremamente compreensível. Uma das melhores cenas desse livro apresenta uma andróide torturando uma aranha enquanto um ser humano implora pelo animal. É revoltante, mas a máquina não compreende o sentimento nem a razão do humano ter ficado tão arrasado.

Em um mundo decadente e quase morto, a vida de uma simples aranha se torna preciosa.

O que me irritou aqui e, devo confessar, tem me irritado em praticamente todos os livros escritos por homens atualmente, são os papéis impostos às mulheres durante toda a história. Compreendo a época na qual o Dick viveu, mas, como exemplo, sempre menciono Tolkien - que começou a escrever O Senhor dos Anéis na década de 40/50 e colocou personagens femininas em posição de destaque, incluindo até um monstro que só pode ser destruído por uma guerreira (pois nenhum homem podia matá-lo).

Então, é isso. Gostei, mas me cansou e irritou. Pretendo dar uma nova chance porque sempre fui curiosa sobre O Homem do Castelo Alto (e nem vi a série ainda), só que não será agora.

Alice @leituras_da_alice 06/10/2020

Livrão com certeza! Porém eu tive dificuldades na leitura, tanto pra me situar, quanto pra engatar mesmo em um ritmo bacana.
O que mais gosto é os questionamentos que o autor sempre traz de que ?o que define um humano?? ?Se os homens podem sonhar com ovelhas, os andróides sonham com ovelhas elétricas??.
Talvez se eu tivesse lido em uma leitura coletiva eu tivesse captado mais da obra, mas em uma primeira leitura eu diria que é muito bom e recomendo, mas ainda gostei mais dos contos em ?sonhos elétricos?.
Li esse e-book nessa edição que está disponível no K.U e gostei bastante dela, pois contém vários extras, como a carta que o autor escreveu para os produtores do filme e que ele elogia bastante o trabalho, também tem umas análises a respeito do livro e de alguns personagens( essa foi uma parte muito boa) e também tem uma entrevista valiosíssima por ter sido a última do autor..
Após terminar o livro, já quero assistir ao filme, que de acordo com o próprio P.K.Dick, as duas obras se complementam!!

malunapsico 19/01/2021

pretendo reler
o livro tem reflexões legais mas muitos conceitos ficaram confusos. pretendo ver o filme e daqui um tempo reler, pra ver se minha experiência melhora

Max 22/05/2023

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Neste romance distópico, Philip k. Dick, de uma forma bem direta e crua, sem subterfúgios, conta a história do caçador de androides, Rick Deckard, que precisa "aposentar" a mais nova e complexa geração de androides criada. Sua semelhança com humanos gera discussões acerca do sentido de sua missão. O impacto causado em gerações pelo filme genial baseado na obra, a ponto de alterar seu nome original, "Androides sonham com ovelhas elétricas", não impede de apreciar a originalidade do livro.
Gostei muito!
Recomendo!
Regis 22/05/2023minha estante
Esse está na minha lista e suas cinco estrelas me faz querer lê-lo o mais rápido possível, Max. ??

Rafa Silvelane 17/03/2021

Eu acabei de terminar e ainda não sei bem pensar, um livro muito bom, me trouxe vários pensamentos sobre o nosso hoje, mas ainda tô confusa