A Traição de Natalie Hargrove

Resenhas - A Traição de Natalie Hargrove

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Henri B. Neto 12/08/2015

Resenha: A Traição de Natalie Hargrove
Arrebatado. Por mais incrível que pareça (e acreditem em mim, estou realmente surpreso com isto), é este o sentimento que consigo canalizar e externar ao finalizar a minha leitura de "A Traição de Natalie Hargrove". Este foi o primeiro livro escrito e publicado por Lauren Kate, e quem me conhece sabe que não sou um fã de sua saga mais famosa (muito pelo contrário). Entretanto, algo me impeliu a dar uma segunda chance para a autora... Foi como um ímpeto. Mesmo que, no momento em que fiz a solicitação do romance para a Galera, eu já estivesse lendo o último livro de "Fallen" (e tendo infinitos problemas com ele, como disse na resenha), acabei solicitando o lançamento para a Galera. E, neste exato momento, estou muito feliz por ter sido iluminado pelo impulso naquele instante.
Diferente de sua popular história sobre anjos e demônios, "Natalie Hargrove" é um Jovem Adulto contemporâneo - inspirado na tragédia "Macbeth", de William Shakespeare. E é isto que o romance de estreia da autora é: Uma tragédia adolescente. Aqui não há espaço para momentos melosos e declarações de amor pretensiosamente poéticas. Não mesmo. Em meio ao "High Society" do Sul dos EUA, conhecemos jovens mimados e irresponsáveis, criados sobre a estigma de que "O Dinheiro te define/compra tudo", e onde a maior preocupação de todos é saber quem será coroado o Príncipe e a Princesa de Palmetto High. O mais irônico disto tudo é que, com estes elementos, o romance tinha tudo para ser fútil e vazio, mas ele não é. O leitor mais atento facilmente conseguirá enxergar através da casca brilhante e ostensiva da vidinha nada ostensiva de seus personagens.
Talvez, este meu contentamento com a história se deva justamente pelo meu fraco por tragédias, e por quanto a leitura me lembrou de "O Morro dos Ventos Uivantes" (que é justamente o meu clássico favorito de todos os tempos). Não que eu queria traçar um paralelo entre Lauren Kate e Brontë, podem ficar tranquilos, mas é que é notável que tanto os protagonistas do romance britânico quanto a personagem título deste livro são abertamente anti-heróis. E você precisa ter consciência disto ao começar a história, se não tudo irá por água abaixo. Natalie Hargrove é o oposto da doce (e irritantemente insossa Luce). A garota mais popular de Palmetto, obcecada com a coroa de Princesa da Escola, dissimulada de forma profissional e com uma atitude repugnante. Em sua visão, qualquer pessoa está abaixo dela, seus amigos são meros peões no jogo da popularidade e - mesmo gostando de verdade (ou algo assim) do seu namorado - até mesmo Mike King tem sua quota de "objeto de valor" na vida da garota. A grande diferença dela para outros personagens odiosos é que - com o tempo - você começa a entender por qual motivo a garota construiu esta armadura impiedosa ao redor de si (e tudo tem a ver com as suas origens, assim como o vilanesco Heathcliff).
Entretanto, mesmo amando odiar a personagem título do livro, o que mais me chamou a atenção na história foi justamente a narrativa de Lauren Kate. Eu sempre tive muitos problemas com o estilo pomposo e pretensiosamente poético que a autora apresentou no decorrer da série "Fallen", mas aqui - em "Natalie Hargrove" - é o oposto. O texto é tão diferente, que em um primeiro momento eu me peguei me perguntando se era mesmo a mesma autora. Na minha cabeça, eu só conseguia pensar: "Quem é esta Lauren Kate, e onde ela foi parar?!". Se não fosse pelos títulos dos capítulos e pelo prólogo/epílogo (um vislumbre do rumo que a autora daria para a sua escrita) eu não acreditaria que esta poderia ser a mesma criadora de Luce, e Daniel e Cam e todos os outros. O texto foi extremamente fluído, e ácido e sem papas na língua. Uma combinação que, para mim, foi deliciosa.
Por isso entendo tão bem o quanto a recepção do romance foi dúbia, até mesmo nos EUA. Para quem é fã da autora através da saga "Fallen", é como um choque entre mundo. Muitos podem gostar, mas outros tantos - sem sombra de dúvidas - vão odiar. Em "Natalie Hargrove" não há espaço para juras de amor eterno. O que temos aqui é culpa, e soberba, e falta de escrúpulos, e fofocas e intrigas... E uma tragédia, preciso frisar. E foi justamente por este motivo que fiquei completamente apaixonado por esta leitura! Então, se você - assim como eu - teve problemas com os outros livros da autora, eu recomendo a leitura de "A Traição de Natalie Hargrove". Pois, por mais que o estilo de Lauren Kate tenha mudado (bastante!) com o passar do tempo, este é uma a prova que ela pode fazer diferente. Que ela pode fazer mais!
Henri B. Neto
''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2015/07/resenha-traicao-de-natalie-hargrove.html
Lorena.Oliveira 19/10/2015minha estante
Gostei da resenha ,eu amo a Lauren Kate e me apaixonei pelos seus livros .Mias entretanto odeie as poucas páginas que li de a "Traição de Natalie Hargrove" e você me convenceu a dar uma segunda chance ao livro .

Poli 13/08/2016minha estante
Acabei de ler o livro. E posso dizer, assim como você, que fui arrebatada por ele. Não tenho palavras para descrever o sentimento após a leitura do livro. Só posso dizer que amei, de uma forma um pouco peculiar... =)

rafazaakar 03/10/2016minha estante
Cara, eu me decepcionei demais com Fallen. Mas só por causa dessa sua resenha eu vou dar outra chance para a Kate. ótima resenha, parabéns!

Anna 18/03/2021

Faltou páginas
Eu nunca tinha lido nada desta autora, peguei o livro porque a sinopse pareceu interessante (e era curto!)
Livro de adolescente? Check
Tramas escolares? Check
Uma protagonista pra lá de interessante? Checkkk

Então o que me ganhou? Primeiro a escrita sem meias palavras, direta, clara. Segundo, a motivação da Natalie é muito mais que ser rainha, ela queria reescrever a própria história de vida. E isso eu admirei!

A trama da morte em si nem é tão interessante, para mim faltaram páginas para explorar melhor a Natalie. Sim, os outros personagens são apenas cenário de fundo para ela. Perdeu meia estrela porque não entendi o surto com o fantasma, foi muito repentino.

E o final, uau! Não sei o que esperava, mas gostei dele! Positivamente surpreendida!

Maria.Barreto 07/07/2023

A traição de Natalie Hargrove
Não gostei do livro. Apesar de ter me interessado no início,o autor não desenvolveu bem a história é o final ficou a desejar

Denise Pallú 11/12/2022

Interessante
Lauren nos leva a conhecer a vida de Nat, uma ambiciosa estudante.
Seus planos pra ser coroada princesa de Palmeto vom seu namorado Milke estava indo muito bem, até que um trágico acidente a leva a fazer de tudo para se salvar e salvar Mike.
Apesar do final questionável, é interessante pensar em como podemos cometer erros diante da ambição.
Vale a leitura

Marcia.Melo 29/07/2022

Eu esperava mais
Eu espera mais!!!
Imaginei que fosse do mesmo universo de Fallen e quebrei a cara gente.
Não gostei!

Anne Carolyne 05/06/2021

"como você trabalhou duro para ter o que queria.
como o destino a traiu com crueldade no fim."
que livro surpreendente!!!
????+?

folksgeller 27/03/2024

Olha...
O Livro até que tinha uma proposta interessante, mas acho que a autora se perdeu no meio do caminho. A protagonista é uma chata, arrogante que acha que o mundo gira em torno dela, a maioria das pessoas do livro não pensa em nada além de sex@. Enfim, não gostei e não recomendo.

Aimeelivros 03/09/2020

A Traição de Natalie Hargrove – Lauren Kate
Natalie Hargrove faria qualquer coisa pra se tronar a princesa de Palmetto High, mas pra seu sonho se tornar realidade seu namorado Mike deveria estar ao seu lado como príncipe. Contudo, ele não está muito animado para essa coroação, e os planos de Natalie estão sendo ameados por JB. Na saída de uma festa, a garota e o namorado acabam aproveitando que JB está bêbado e acabam fazendo um trote com ele. O que eles não esperavam é que esse trote acabaria em morte.

“— Temos que segurar a onda, pelo menos até sabermos mais. Sei que temos que lidar com problemas demais agora. Quando ganharmos na corte, precisamos nos concentrar no discurso da coroação. Precisamos agradecer aos alunos e...
— Coroação? Você está brincando? Esse discurso é o menor dos nossos
problemas — disse Mike entre dentes. — Nat, estou enlouquecendo”.

Ao ler a sinopse imaginei que esse livro poderia ser ou um mistério ou um triler psicológico, e em minha opinião não temos nem um nem outro.
A autora tinha uma ideia boa e que foi mal executada. A protagonista fez um trote com um colega que acabou em morte, a culpa dela poderia ter sido muito mais explorada, como também a evolução do caso diante a polícia.
Um ponto que gostei desse livro e que a Natalie não é a típica mocinha invisível do colégio e sim a menina malvada. Ela tem seu objetivo: que é a coroa e vai alcançá-lo custe o que custar.
Tudo bem, termos uma personagem egoísta, mas em certos momentos a Natalie é tão profunda quanto uma poça d’água, se preocupando apenas com a coroa e o baile. Em um determinado momento isso chega até a me irritar. As vezes e melhor fugir do que assumir seus erros, mas nessa história não houve uma evolução por parte da protagonista.
Senti falta do conflito entre a polícia e Natalie. A personagem fica em certos momentos com a neura de ser uma suspeita, mas na verdade ela teve apenas um contato rápido com os policiais e fica por isso mesmo.
Fico na dúvida se gosto ou não de ter descoberto o passado entre a Natalie e o JB apenas no epílogo. O final não foi muito surpreendente, certas atitudes da Natalie meio que indicam o que ela vai fazer e o que vai acontecer.
A escrita da autora é bem crua e isso auxilia na leitura. E acredito que é por conta dessa narrativa que o leitor acaba se envolvendo na história.

Amandinha 08/06/2021

Sem palavras
No começo não imaginava que o Livro ia terminar daquele jeito, pensei que esse livro era tipo um clichê mais não e MESMO,nossa não tenho palavras só leia serio so leia

Jaque 06/07/2020

Mais uma surpresa!
Percebi que durante as minhas últimas leituras criei expectativas muito baixas, e foi bom porque acabei me surpreendendo. Um pouco bizarro, também.
Natalie é uma garota que se deixou levar por ?status? e popularidade, bem no estilo Regina George. Mas como toda boa patricinha tem um passado peculiar, Nat não poderia ser diferente.
Não até perto do fim descobrimos coisas intrigantes sobre a protagonista, que esconde seu passado nessa nova vida ?perfeita?.
Mas o passado sempre volta a nos assombrar.
O final desse livro ainda vai me deixar pensativa por alguns dias.
Foi uma experiência incrível e uma face completamente diferente de Lauren Kate.
Não é o tipo de leitura que eu recomendaria ou desencorajaria. É um livro bastante complexo e interessante, apesar de super curtinho.

dessasantos25 23/06/2020

3.5 de 5 estrelas
A escrita da Lauren Kate é sempre muito fluída e a leitura sempre fica fácil, e eu não queria parar de ler, desde o começo, qndo parava, ficava pensando no próximo capítulo e como as coisas iam acontecer. Final que me surpreendeu. O livro mostra que, quando se quer muito alguma coisa, por mais que desejamos muito algo, tudo tem seu limite e nem sempre vale a pena, por algo que pode ser tão fútil e pequeno, como status e dinheiro.

Léo 16/07/2015

Resenha em breve no blog Segredos Entre Amigas
Natalie Hargrove é uma alpinista social. Ela nasceu do lado errado da ponte e viveu boa parte de sua infância lá, vivendo em um trailer com o pai bêbado e a mãe que não estava nem aí para ela. Seu sonho era viver do lado certo da ponte, junto com a elite da sociedade, até que finalmente, após o terceiro casamento da mãe, ela finalmente conseguiu.

A garota está em seu último ano do ensino médio e sua vida não poderia estar melhor. Ela é linda, popular e namora Mike King, de uma família rica e da elite de Charleston. O que falta para Natalie ficar realmente feliz? Ela e Mike ganharem a corte de Palmetto High. Natalie sempre sonhou em ser a princesa da escola, desde sua época de caloura e finalmente tem essa chance, com apenas um porém: Justin Balmer.

J. B. é um garoto popular e está realmente empenhado na campanha para príncipe de Palmetto, ao contrário de Mike, que parece não se importar nem um pouco com o título, o que deixa Natalie irada. A menina sabe que a única chance de ela e Mike vencerem juntos é se Justin sair da jogada, mas como fazer isso de forma que não levante suspeitas?

A oportunidade de Natalie aparece na famosa festa de Mardi Gras de Rex Freeman, melhor festeiro de Charleston. Todos vão fantasiados de forma chamativa e J. B. não é exceção, só que sua fantasia de mulher, com direito a boá e meia arrastão, está ridícula. O garoto está pedindo para ser zoado e Natalie sabe exatamente o que fazer.

Em algum momento da festa, J. B. já está extremamente bêbado e Mike e Nat o encontram jogado em um arbusto no jardim. Preocupados, eles o levam para um passeio de carro, achando que o vento fresco faria bem a ele. Bom, Mike estava realmente preocupado, mas Nat parece ter outros planos. Ela sugere a Mike deixar Justin na igreja, assim, quando amanhecesse e todos aparecessem para a missa dominical, veriam o garoto em péssimas condições e isso acabaria com sua reputação.

Mike à princípio hesita com essa ideia, mas Nat o convence de que esse seria um trote épico, o último antes da formatura. Claro que a garota não revela suas reais intenções para o namorado. Assim, os dois deixam J.B. no presépio de natal e vão embora. Só que antes de ir, escondida de Mike, Nat amarra as mãos de Justin para evitar uma fuga rápida e tira alguns comprimidos de seu bolso.

Na manhã seguinte, Natalie acorda com uma bela dor de cabeça, mas quando lembra o que encontrará na igreja logo se anima. Ela precisa passar por um café da manhã com sua mãe, o novo namorado e a filha dele, Darla Peitões, o que deveria ser um tormento passa batido na mente de Nat.

Quando chegam na igreja, a surpresa os pega de supetão. Sirenes para todo lado e a polícia no local. É aí que Natalie descobre a terrível verdade: J. B. está morto e a culpa é dela. Os comprimidos que roubou dele não eram drogas e sim seus antiepiléticos e falta de uma dose foi mortal para ele.

O que fazer nessa situação? Nat e Mike não podem ser descobertos, mas o garoto quer contar a verdade. Assim, cabe a Natalie convencer o namorado a esconder tudo que aconteceu e colocar a culpa em outra pessoa. Mas todos sabem que segredos e mentiras tem perna curta, mais ainda quando se trata de Palmetto High. Será que Natalie conseguirá esconder sua culpa?

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler!

Acho que todo mundo conhece Lauren Kate e sabe que ela é a autora da série Fallen. Eu e ela temos uma relação de amor e ódio, já que Fallen eu adoro e Teardrop... Bom, prefiro não comentar. Esse livro é o romance de estreia da autora e eu estava bem curioso para lê-lo, mas juro que não esperava nada disso.

A escrita de Lauren Kate nesse livro está bem diferente daquela que eu conhecia. É como se fosse mais crua, não parece ser a mesma pessoa. E confesso que gostei mais desse estilo de narrativa do que dos livros que vieram depois. O amadurecimento não fez muito bem para a autora.

O livro não tem nada de sobrenatural, com exceção de uma cena rápida no final. Isso me surpreendeu positivamente, porque me aventurei sem nem ler a sinopse e esperava que fosse algo bem dark. Até foi, mas não do jeito que eu pensava. Sabe aqueles filmes adolescentes? Tipo Meninas Malvadas e tal? Então, A Traição de Natalie Hargrove tem essa pegada, mas tiramos a comédia e colocamos um homicídio.

Eu fiquei o tempo todo com aquela sensação de "eu já vi isso em algum lugar" e quando o final chegou eu tive certeza. Porém, não consigo lembrar onde já vi essa premissa. Não sei se foi de um livro, ou de um filme, ou algo que ouvi por aí. Só sei que de original a história não tem muita coisa, mas Lauren conseguiu desenvolvê-la muito bem, o que lhe dá pontos a favor.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, com exceção do prólogo e do epílogo, que são contados por um narrador. Natalie é uma protagonista bem diferente dessas mocinhas de YA. Ela é uma alpinista social, tudo que importa é sua imagem e sua coroa e ela não tem aqueles dilemas adolescentes de primeira vez ou roupas para ir para a escola. Natalie é bem-resolvida e nada pode atingi-la. Com exceção de J. B., é claro.

No livro inteiro fica aquele mistério do motivo de Natalie e Justin se odiarem tanto. É possível ver que eles tem um passado em comum e este está relacionado a algo de conotação sexual. Entretanto, é só no último capítulo que a revelação é feita e esse foi o motivo de eu ter tirado meia estrela do livro. Foi tão previsível e sem graça. Eu esperava um pouco mais.

Sobre os personagens coadjuvantes, não tenho muito o que destacar. Mike é um bom namorado e realmente ama Natalie, mas só. Não tem uma personalidade muito atraente pra mim. Acho que a única personagem que despertou meu interesse foi Tracy, uma garota do terceiro ano que passa os intervalos no banheiro lendo a sorte das pessoas. Tracy foi uma espécie de guru para Nat no decorrer da trama e seus conselhos e informações foram bem cruciais.

Achei que Lauren Kate se perdeu um pouco ao tentar desenvolver a relação da atual Natalie com o seu passado. Temos algumas cenas que demonstram isso (não posso contar porque pode ser considerado spoiler) e fiquei meio frustrado. Sabe aquela coisa de "ela veio do lixo e é pra lá que vai voltar"? Eu esperava algo mais ou menos assim e Lauren meio que seguiu por essa linha, mas parece ter desistido na metade do caminho, tornando isso algo confuso. Aí ela perdeu outra meia estrela.

Sobre a edição física, Galera Record está de parabéns. O livro é num formato menor do que os outros da Lauren, então não pude deixá-los juntos na estante. Chateado. A capa é linda, muito melhor que a original, mas passa a ideia errada do que o livro trata. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte é grande. A revisão também está ótima, não lembro de ter encontrado erros durante a leitura.

Em suma, A Traição de Natalie Hargrove é um livro bem diferente do padrão Lauren Kate de escrever e merece uma chance, caso você não goste da autora e mais ainda se você gosta. Eu recomendo a leitura. É bem curtinho, vale dar uma conferida. E o melhor de tudo: é livro único.

Gi 06/08/2020

Não foi uma leitura perdida,mas...
Não foi nada do que eu esperava...
Um pouco adolescente demais, com uma personagem irritante demais.

captainxdarnell 28/08/2021

não esperava muito desse livro, sinceramente. a protagonista me irritou bastante ao longo dele, mas com o passar das páginas e o desenrolar da trama, acabei compreendendo a natalie e no fundo cheguei até a torcer por ela.

o fim foi surpreendente e me fez refletir a respeito das nossas escolhas e do que decidimos mostrar às pessoas.

certamente não foi um dos melhores que já li, mas foi uma história bem feita.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6