Tudo Se Ilumina

Tudo Se Ilumina Jonathan Safran Foer

Resenhas - Tudo se Ilumina

Nico Henriques 27/02/2009

Este é um dos (raros) casos em que o filme é melhor que o livro.

Talvez eu releia este livro e goste, mas achei-o muito confuso e lento, apesar de não ter muitas páginas.
Diego Lops 25/01/2013minha estante
O filme é fácil.
O livro não.
Quando o leitor está despreparado, acaba julgando errado.

Maria Paula 09/06/2020

Leitura muito agradável, que nos prende do início ao fim, e que nos faz refletir muito sobre qual seria nossa postura, se tivéssemos no lugar dos personagens.

Bruna 06/06/2020

É sobre a vida
É livro tão bonito. É sobre a vida. As palavras e descrições de Foer se envolvem com as nossas palavras e próprias descrições.

(toda a parte da road trip me cansou horrores. a tentativa de humor, personagens pouco envolventes, enfim. talvez seja culpa da tradução, não sei. por outro lado, todo amor à história de Trachimbroad)

Fabiana 15/07/2015

Obstáculos
O livro não é dos mais simplrs de se ler. Um dos personagens tem dificuldade com o inglês e usa, em suas narrativas, sinônimos inadequados. Com o avanço da leitura compreendemos que toda vez que ele usa o verbo manufaturar, pretende simplesmente dizer...fazer!!
Mistura de fantasia, delírio, realidade.
Partes emocionantes e outras tediosas...
Adriana 27/07/2015minha estante
To achando a mesma coisa, só que mais tedioso !!!!!

Erikson Ribeiro 16/07/2020

Iluminou quem?
1 - Páginas e páginas em itálico ou caixa alta, péssimo para ler. Essas páginas brancas igual papel sulfite.
2 - A história vai e volta e não tem pé e nem cabeça.

Nataly Rocha 07/08/2020

Livro complexo que vale o esforço
Não é um livro fácil, mas nota-se logo que é genial. A história parece ser leve e depois fica carregada de emoção, coisa que eu adoro.
A história passou pra mim a mesma ideia do livro: nem sempre encontramos o que buscamos. E as vezes nem sabemos direito o que buscávamos. Várias passagens me tiraram o fôlego, me fizeram pensar e várias me fizeram querer devorar o livro.
Mesmo com tudo isso, acredito que uma segunda leitura deixaria tudo mais claro.

Marcel 23/12/2019

Cadê minhas respostas???Cadê minha luz?
Me interessei por esse livro por causa do título,porém terminei meio frustado e nem tão iluminado assim.
Mas vamos lá.
A história mescla realidade com ficção,e muitas vezes me pegava esquecendo que era ficção e lia como se fosse a mais pura verdade.
O livro trás vários alívios cômicos,com personagens pra lá de peculiares, atenção pra cadela que eu amei demais.
Também é um livro que requer atenção, porquê as vezes é meio cansativo e massante com quebras nas cenas pra acontecimentos do passado.Essas partes eu me arrastei,porém as partes com maior carga emocional derrubam a gente.
O livro é recheado de muitas lições e com frases belíssimas,as partes relativas a guerra a fé e ao que o ser humano é capaz machucam a gente pra valer,mas não chega nem perto do que causou nas vítimas.Como dito no livro, são fantasmas que não deixam as pessoas que experimentaram.
Não acredito ser um livro agradará a todos,mas que tem seu valor.
Minha chateação é quanto as respostas não encontradas,eu gosto de ter respostas mas né,não se pode ter as respostas pra tudo.A busca por clareza na nossa história as vezes resulta em mais escuridão e dúvidas do que eu luz e paz.Pra mim ficou essa reflexão.

Luizahk 27/08/2016

Lindo! Alex é um dos meus personagens literários preferidos.

Adriana 07/08/2015

Tedioso
Achei mais tedioso do que outra coisa...
Enfim, mesmo triste não me passou a emoção nenhuma.
Quando começa a ficar interessante, ele muda a narraçao....
A melhor parte são as cartas do Alex, do resto chato.....aliás, de longe o melhor personagem.

Wanessa_Gabriela 16/03/2024

Leitura Coletiva concluída
Com um começo bem estranho e até difícil de permanecer por ser confuso, esse livro se mostrou forte demais ao longo da leitura.
Das três narrativas temporais, me prendi muito a duas. A terceira me deixou enojada em muitos momentos.
Não vou comentar mais pois se trata da Leitura Coletiva do meu clube de leitura.