Tormento

Tormento John Boyne

Resenhas - Tormento

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Raquel Moritz 05/02/2014

História curta e um olhar unilateral
Para você que já leu a sinopse de Tormento, não vou tomar seu tempo. :)

Tormento é um livro que aposta no olhar de uma criança de 12 anos para interpretar as consequências de uma crise familiar.

Particularmente, gostaria de ter lido mais sobre Luke, o melhor amigo de Danny, que tem um comportamento tempestuoso por conta da ausência do pai em sua vida. Gostaria de ter conhecido melhor a Sarah, irmã do garoto que foi atropelado, e saber como ela estava lidando com tudo isso. Gostaria de saber o que aconteceu na delegacia quando as famílias se encontraram para lidar com os aspectos legais do acidente.

Falando assim, a leitura pode parecer rasa, mas considere a proposta: uma narrativa sob o ponto de vista de um garoto de 12 anos que teve sua estrutura familiar abalada por conta de um acidente que destrói a confiança e a fé da mãe, faz com que ela se afaste de todos por um tempo e mina a paciência de seu pai. A vontade dele também importa, mas ninguém parece ligar, e é por isso que o livro parece raso: Danny não se aprofunda em nada ao seu redor porque ele mesmo não consegue ver nada além da cerca do seu jardim.

Como é um livro curto (as 88 páginas que passam voando em duas horas de dedicação), Tormento tem um final meio apressado, mas a proposta é bacana e vai agradar a quem estava com saudades da escrita do John Boyne. Fica também o elogio para a tradução do livro e adaptação do título. O original, The Dare, tem muuuuito a ver com a história, mas Tormento não fica em nada para trás.

site: http://pipocamusical.com.br/2014/02/05/resenha-tormento-john-boyne-crise-familiar-criancas/
Natali 30/06/2014minha estante
Oi, Raquel!
Adorei sua resenha e concordo totalmente com ela.
Sou fã das obras do John Boyne, mas também senti falta de algo a mais.
Mesmo assim, ele fica na minha estante, ao lado de suas outras obras ;)

Bruno Malini 27/12/2021

Bem singelo, rápido e direto ponto. John Boyne foi um dos autores que descobri em 2021 e quero ler mais
shelukessonarry 28/12/2021minha estante
Meu autor favorito!! Sugiro ler ?O Pacifista? dele, mas já aviso que o sofrimento vem haha

Bruno Malini 28/12/2021minha estante
Está na minha estante. Também Li o Menino no alto da Montanha e As fúrias invisíveis do coração ? amei

shelukessonarry 28/12/2021minha estante
Ai o menino no alto da montanha tb é incrível!!! Definitivamente vai curtir o pacifista então haha boa leitura!

Bruno Malini 28/12/2021minha estante
Está na fila de espera.

V_______ 03/06/2020

Sem grandes emoções e reviravoltas
Esse é o quinto livro do John Boyne que leio, gosto da sua forma de escrita e dos temas abordados, mas confesso que me decepcionei um pouco com esse.
Danny é um garoto de 13 anos que tem sua vida mudada após sua mãe atropelar acidentalmente uma criança, o que gera um grande trama nela e em seus familiares, o livro gira basicamente nisso, com Danny lidando com esses dias de tormenta.
O livro é curto e talvez por isso não consiga se aprofundar muito nos personagens, e parece se apressar quanto próximo do fim chega dando uma sensação de que podia ter sido muito mais, já que a proposta é bem interessante.

Irene 30/06/2020

Confesso que esperava mais da história, porém fiquei curiosa para saber o que aconteceu.

Lucas 11/10/2021

Bom...
Tormento é um conto de Suspense/Mistério de mesmo autor do livro O Garoto Do Pijama Listrado, John Boyne. Achei muito interessante como foi mostrado a vida cotidiana de uma família que mudou com um acontecimento chocante, narrado por uma criança de doze anos. Esperava mais do conto, o desfecho não foi um dos melhores, criei diversas teorias sobre o que aconteceu, creio que o conto poderia ter sido mais explorado, o mistério que rondava as cenas foi muito bem pensado, mas ficou algo bem raso.

Manoela138 07/09/2023

Tormento
É um livro bem curto do John Boyne que conta sobre um evento que altera a dinâmica da família de Danny. O menino sofre com toda a situação, que envolve, principalmente, sua mãe. Danny se sente deixado de lado diante de tudo que está acontecendo e é invadido por sentimentos conflitantes.
A história traz a ideia de que de uma hora para outra a sua vida e o estado das coisas pode mudar completamente.
Li em uma tarde, a leitura é rápida, mas não espere nada surpreendente.

wsx.will0 28/04/2023

O livro é muito bom
Esse livro é muito bom, é rápido de ler, a história te prende e a escrita do autor é muito boa tbm.

O livro não é triste, mas, tbm não é feliz. Teve um momento que eu quase chorei por causa da conversa do Pete e do Danny, pq foi um momento muito fofo.

O livro é bom e recomendo demais.

@viajantedaleitura1 13/06/2022

O Menino
Danny não é um adulto.
Estava de férias e tranquilo, até que um acontecimento, o qual ele não entendia bem, atrapalhou suas brincadeiras com o amigo Luke.
O momento que sua mãe e sua família estavam passando fez com que ele tomasse várias decisões confusas, tudo por falta de diálogo com o pais, que, ás vezes, se esquecem que têm um rapazinho de 12 anos vivendo de baixo do mesmo teto e que percebe tudo o que acontece, mas não compreende por quê foi deixado de lado, assim tão de repente.
Uma angustiante espera, do filho pela mãe. Da mãe pelo sua redenção.

site: https://www.instagram.com/viajantedaleitura1/

@davimattheus 28/08/2022

Boa narrativa e desenvolvimento, história bastante infantil pois trata-se da visão de mundo a partir da visão de uma criança.

Aline ig @escape.abacharel 09/12/2020

Danny Delaney é um garoto de 12 anos que curtia tranquilamente suas férias brincando com seu melhor amigo Luke, andando de bicicleta e lendo David Copperfield, de Charles Dickens. No final de um desses dias de férias, seu pai pergunta sobre onde estava sua mãe. Ela tinha saído e estava demorando para chegar. Normalmente, nesse casos, ela deixava um bilhete avisando, mas dessa vez não havia nenhum bilhete. Até que então sua mãe volta pra casa tarde da noite, mas escoltada por dois policiais. Ele logo percebe que algo terrível aconteceu. Seu pai havia falado pra ele ficar no seu quarto, mas Danny estava bastante curioso para descobrir o que havia acontecido e é então que ele descobre: sua mãe atropelou um garoto que agora está em coma e que ninguém sabe se vai acordar, já que ele tem poucas chances de sobreviver.

Enquanto a família do garoto procura alguém para culpar, a mãe de Danny é consumida pela sua própria culpa e ela então se isola de todos ao seu redor. Danny e seu pai tentam impedir que a família se despedace, mas isso parece uma missão impossível tendo em vistas as coisas que andam acontecendo: o abalo emocional da mãe, as brigas do casal e com o irmão mais velho de Danny morando bem longe de casa. É com esse clima pesado dentro de casa que Danny começa a pensar em como seus pais o estão deixando de lado e como isso tudo não parece ser justo. Sua mãe tem como filho preferido o seu irmão mais velho, o seu pai parece não ter uma relação genuína com ele, ao apelar para um tapa no rosto que é dado como forma de punição, que o magoa profundamente. É então que várias coisas começam a passar pela cabeça de Danny, um garotinho que foi muito afetado por todos os acontecimentos turbulentos que aconteceram nos últimos dias.

Tormento é um livro bem curtinho e é o meu segundo contato com a escrita de John Boyne. Eu amo as histórias escritas por ele e pretendo ler outros de seus livros em breve. Suas histórias são emocionantes e mesmo um livro de menos de cem páginas consegue nos prender e nos comover. Recomendo a leitura!

Neidinhap 30/04/2021

Sessão da tarde...
História para ler em uma tarde, curta, mas com pequenas doses de emoção e humor.. acho que valeria ter um pouco mais de págs...a escrita de John Boyne não decepciona..um livro legal..

naniedias 27/02/2014

Uma delicadeza de história.
Ótimo!

Se você nunca leu nada de John Boyne está perdendo um dos autores com maior sensibilidade que já encontrei nesse mundo literário.
Ele consegue colocar nas entrelinhas de suas histórias uma carga de sentimentos e verdades que chega a doer sobre os ombros do leitor. É incrível, impressionante, delicioso!
E quando Boyne escreve sobre crianças, não só ele se torna uma, como nós também voltamos à infância e, por preciosos momentos, pensamos e sofremos como seus inocentes protagonistas. Foi assim com Noah Foge de Casa e com este livro também.

Em Tormento, o autor fala sobre um acontecimento inusitado e pelo qual ninguém gostaria de passar. Indiferente ao sofrimento de sua mãe, mas sem conseguir deixar ele mesmo de sofrer, principalmente com a ausência de seus pais e a falta de informação, o protagonista de Tormento, Danny, nos mostra um pouquinho do mundo sob a perspectiva de um menino de doze anos.
A narrativa é breve, o período narrado é bem curto, mas a história é impactante e envolvente.

Impossível não se sentir arrebatado pela vida de Danny.

A Seguinte fez um trabalho maravilhoso nesse livro. É sempre uma delícia quando coloco minhas mãos em obras incríveis tratadas com todo o respeito e carinho que merecem.
Todo o design ficou bacana, da capa à diagramação interna. Além da tradução e revisão que ficaram muito boas também.

A cada livro que leio do Boyne, a minha vontade de ler os demais só aumenta.
Não deixe de ler os livros desse irlandês que faz mágica com as palavras.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World!
Vivian San Juan 21/02/2019minha estante
Amo o Boyne também! Leia o "Fique onde está e então corra", esse livro é maravilhoso!

Clube Tripas 05/04/2020

Páginas: 81 páginas
Avaliação: Gostei (3/5)
Mês: Abril /20
Por: Flávia Santos / Campinas-SP

As férias de verão de Danny Delaney, não seriam divertidas e proveitosas dessa vez. Poucos dias após o início delas, sua mãe se envolve num acidente de trânsito, trazendo várias mudanças na rotina familiar.
A mãe se fecha e pouco sai do quarto, seu pai não consegue administrar a casa e o trabalho, assim como não consegue estabelecer um diálogo aberto com Danny e para ajudar, Pete, o irmão mais velho optara em passar as férias viajando ao invés de estar em família.
Todas as informações que Danny tem sobre o acidente são falas que ele escuta pelo bairro, sempre que tenta descobrir em casa recebe o vazio do silêncio ou a grosseria de quem não quer muito falar.
Ele então se propõe a resolver tudo do seu jeito sem pensar nas consequências.
Como a história é narrada pela perspectiva de um garoto de 12 anos, temos a visão do olhar de um pré-adolescente, que percebe que alguma coisa grave está acontecendo na sua família, mas não sabe o que fazer e como pode ajudar. E ao mesmo tempo ele tentando viver os sabores que a idade lhe permite.
Um ponto bem interessante, da obra, é que podemos nos questionar sobre os momentos em que subestimamos as crianças ou adolescentes escondendo a verdade de algo, pensando que assim podemos poupa-los ou amenizar sofrimento. Mostrando a importância do diálogo para a construção do relacionamento familiar.
Este livro juvenil é do mesmo autor do livro, O menino do pijama Listrado.

Tatá 07/08/2022

~Lido em 05/07/22~
É um livro infanto-juvenil com uma história bem bobinha, narrada por um garoto de 12 anos. É bem curtinho, li em 1h e 30m.

Camila A. Meireles 02/05/2015

É uma história (curta) sobre o verão de uma criança que precisa lidar com um acontecimento traumático.

Dá para refletir sobre culpa e solidão. Embora a mensagem me pareça sutil. é extremamente/dolorosamente linda.

Boyne escreve com muita sensibilidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6