A cidade inteira dorme

A cidade inteira dorme Ray Bradbury

Resenhas - A cidade inteira dorme e outros contos

1 | 2 | 3 | 4

David 13/05/2020

Treze contos de temáticas diversas, leitura rápida e de qualidade bastante equilibrada, passeando por fantasia, Sci-fi, terror psicológico e mistério. Sem dúvidas é um bom companheiro para aquela leitura de fim de noite.

Francisco 17/10/2022

Uma péssima escolha dos contos de Bradbury
É indiscutível que Ray Bradbury é um prolífico escritor de qualidade inquestionável, com centenas de contos escritos e muitos outros romances como "Fahrenheit 451" e "Algo Sinistro Vem por Aí". Desde que li um de seus melhores livros de contos "O País de Outubro", tornou-se um dos meus autores preferidos por mesclar ficção científica com situações grotescas e horror com um certo toque de humor em alguns de seus trabalhos.

Com relação à essa coletânea de contos, tenho em minha concepção que os contos de Bradbury aqui colocados não são os seus melhores, mas sim alguns simplesmente regulares e apenas dois ou três verdadeiramente bons, tais como "As Frutas no Fundo da Fruteira" e "A Cidade Inteira Dorme". Nesse contexto, a avaliação de apenas duas estrelas não são atribuídas à qualidade de sua escrita (bastante poética por sinal), mas sim à má escolha dos contos por parte dos editores.

Manezera 04/04/2022

Bradbury gênio
Diversos contos criativos e bem escritos, gom temáticas variadas que vão desde ficção cientifica, fé, medo e perda dos valores humanos.

@tigloko 27/03/2020

A cidade inteira dorme e eu também.
A maioria dos contos foram bem decepcionantes, tendo em vista a expectativa que eu tinha no livro. Acredito que pelo desenvolvimento e resolução das histórias ficou esse sentimento.

As histórias, em grande parte sobre o cotidiano, tem um tom sombrio e melancólico. O que combina com os personagens.

Os destaques ficam para "A Cidade inteira dorme": uma vizinhança é ameaçada por um misterioso assassino, "O Homem Ilustrado: um homem tatua o próprio corpo a fim de ser uma das atrações do circo, até as coisas ficarem sombrias e "As frutas no fundo da fruteira": Wlliam acaba de cometer um assassinato e entra numa paranóia de encobrir seus rastros de forma obsessiva.

No geral, gostei mais das idéias do que da execução.

Campos 23/12/2020

Simples e sem graça
São vários contos, alguns bem pequenos, uns abusam da falta de sentido e outros se fecham muito rápido quando você está mais dentro da história. No final o resultado é um gosto de falta algo e uma pitada de confusão sem aprofundamento.

none 17/06/2020

Crônicas americanas
Contos de ficção científica, suspense, humor. Tem matéria para todos os gostos. Um dos contos lembra muito O coração delator do Poe. Outro poderia bem integrar as Crônicas Marcianas do próprio Bradbury. Minhas leituras favoritas são o conto do Lixeiro e o do Dragão. De todos os livros do escritor que eu li achei o mais irregular. As ultimas narrativas são um tanto quanto enfadonhas e pouco encantadoras. Porém, no geral valeu a pena. A narrativa mais longa que dá titulo ao livro poderia ser um roteiro de um grande filme. Mas a estória da velhinha presa no foguete enguiçado foi a que teve melhor desfecho. Tem muito autor best seller verborrágico que escreve 500 páginas para dizer 3 frases significativas. Ray em 10 páginas consegue 10 páginas repletas de significado. Eis o poder da síntese.

Janaina 26/03/2021

Como todo livro de contos...
... alguns se destacam mais que outros, mas, como um todo, excelente obra!
Levei sustos, fiquei na pontinha da cadeira, ri, xinguei.
Foi o meu 1° contato com o autor e adorei. Contos mtos bem construídos. Envolveldo de crianças a idosos, sempre há algo de assustador acontecendo na situação mais corriqueira. O último conto realmente fechou com chave de ouro.

Ruth Roland 16/03/2020

Depois de ler Farenheit 451, e gostado muito, resolvi conhecer outras obras de Ray Bradbury,grande nome da ficção científica, mas que não queria ser enquadrado apenas nesse gênero. Mas... esse livro, coletânea de 13 contos, o que mais gostei foi que dá título ao livro "A cidade inteira dorme", que foi me deixando apreensiva e nervosa junto com a personagem. O conto "O homem ilustrado" também foi bem tosco, e por isso bom. Os demais contos foram bons, mas não ótimos na minha opinião. No entanto, a gente consegue perceber a criatividade de Bradbury para construir histórias que mesclam não só ficção científica,mas um pouco de mistério, drama e terror. É um livro curtinho, dá pra ler rápido. Uma característica dos contos que eu gosto muito. Recomendo.

Agnaldo Alexandre 16/03/2020minha estante
Também gosto demais do autor. Gostei de Fahrenheit, e estou lendo, aos poucos, O País de Outubro. Li três até o momento, e gostei de 2.

Ruth Roland 16/03/2020minha estante
Qual outro você leu? Eu tenho gostado até agora. Quero continuar a ler outros livros dele. Talvez Crônicas Marcianas...

Agnaldo Alexandre 16/03/2020minha estante
Crônicas marcianas já li. Gostei mais até em certos momentos que o Fahrenheit. O livro tem um começo bem cômico e até trágico, mas sempre explorando a originalidade dele.

Ruth Roland 16/03/2020minha estante
Ahh que bacana! Bom saber!

@prazerliterariooficial 21/05/2024

Meio decepcionado
Dou 3 estrelas e meia, pela magnificência da sua escrita e do seu legado, mas os contos, na sua maioria, são cansativos e com finais sem nexo.

Juliana737 19/03/2020

Surpreendente
Ouvi falar muito bem do autor e não conhecia nada da obra dele.
Foi uma grata e emocionante leitura!
Já estou curiosa com outras obras dele.

Emilia Yumi 14/03/2020

13 contos de ficção fantástica!!
Aqui temos 13 contos de ficção fantástica!! São contos bem curtos com uma linguagem bastante poética. Aborda temas sociais e políticos que eram a marca registrada deste autor. Não falta crítica a respeito de direitos civis, de ameaças de guerra e o mau uso da tecnologia. Os melhores foram: A cidade inteira dorme, A hora zero, O lixeiro e O homem ilustrado.
Vale uma conferida!!

douglaseralldo 30/07/2023

10 Considerações sobre A cidade inteira dorme, de Ray Bradbury ou cuidado com as sombras
1 - A cidade inteira dorme é uma seleção de contos de Ray Bradbury cuja característica principal, assim como no conto que nomeia a antologia, é a presença do suspense e do horror, uma das marcas do autor, reconhecido por sua obra voltada à Ficção Científica. Nesse sentido, vale dizer que Bradbury sai-se bem em ambos os gêneros e os contos aqui reunidos, em grande parte, entregam-nos boa dose de adrenalina;

2 - Com isso partimos dizendo que embora Marte esteja presente num ou noutro conto, o horror de Bradbury, assim como todos os grandes mestres da literatura, tem em sua aldeia o ponto de partida das diferentes abordagens sobre medos e traumas universais, já que em sua maioria são ambientados em Illinois, terra natal do autor;

3 - De certo modo os s primeiros contos da coletânea "Uma pequena viagem" e "O visitante" carregam maior proximidade com Crônicas Marcianas que catapultou de vez o nome de Bradbury no gênero. Em todos eles há o caráter espacial, e a marca forte da Ficção Científica, mesclada com o Horror, obviamente. O segundo o de maior efeito e potência nessa junção entre FC e Horror, pois que ainda que ambientado em Marte, trata-se duma das querelas humanas mais antiga, o preço a se pagar pela ambição, a incapacidade coletiva de entender as grandes dádivas ou presentes, a angústia do indivíduo em ter algo especial apenas para si, mais ninguém. São tais sentimentos que levam a um desenlace macabro e trágico...

site: https://www.listasliterarias.com/2023/07/10-consideracoes-sobre-cidade-inteira.html

LaryShelf 12/07/2023

Contos curtos
Coletânea de contos curtos de Rad BradBury, mesmo autor de Fahrenheit 451!

Contos cheio de suspense e com finais abertos, alguns envolvendo ficção científica e outros trazendo reflexões importantes. Algo bem "Black Mirror", achei super interessante a leitura e como o livro é pequeno, vale muito a pena!

Achei alguns contos um pouco confusos e cansativos, mas adorei outros. Meus preferidos foram O Homem Ilustrado, As Frutas no Fundo da Fruteira, O Pedestre e A Hora Zero.

Heidi Gisele Borges 13/04/2020

Foi uma leitura bastante agradável. Ray Bradbury é sempre genial!

Mateus 05/02/2020

Como boa parte dos livros de contos, este possui histórias boas e algumas não tão boas assim. Porém, o que se mantém constante aqui é a escrita maravilhosa do Ray Bradbury, ele escrevia tão bem quanto Asimov e não se prendia muito a detalhes, algo que facilita bastante a compreensão e fluidez do texto.

1 | 2 | 3 | 4