Segredos de família

Segredos de família Emilie Richards

Resenhas - Segredos de família

marcilivros 07/01/2010

Inicia-se com a primeira página de um diário, escrito por um padre, na década de 60, porém do século XIX. Ele começa contando que aquele espaço onde está situada sua paróquia é carregado de bares e que a bebida pode ser o veneno ou o antídoto para seus fiéis, irlandeses que saíam da pobreza em que viviam em seu país para tentarem prosperar trabalhando nas fábricas situadas naquela cidade dos Estados Unidos. O que se verifica é que viviam miseravelmente, mas com grande esperança de transformarem sua situação em seus corações, o que os mantinha na rotina árdua da jornada que enfrentavam. Engana-se quem pensa que vamos manter-nos aí nesta época. Ao virarmos a página, deparamo-nos com o ano 2000 e Nicolo Andriane, o qual está, casualmente, passando à frente de um bar, em estilo irlandês, situado na mesma região da qual falava-nos o padre em seus escritos. Ao passar, ele percebe que há algo errado no estacionamento: duas moças estão tendo seu carro roubado por dois assaltantes, sendo que ambos encontram-se armados. Com estas jovens há uma menininha de cinco anos. Nicolo intervém, solicita que os homens levem o carro e deixem as moças e a menina livres, mas a polícia aparece, os dois assustam-se, um deles atira em Nicolo e arma-se aí uma grande confusão. Os dois homens são presos,mas neste tumulto, há mais alguém que auxiliou Nicolo e resta saber de quem se trata, até porque se não fosse este misterioso homem que surgiu de repente, uma das jovens teria sido morta. Surge, para dominar a cena, outra moça, dona do bar e irmã das outras duas e então desenrola-se a história. De amor? Ficam gratos e há um envolvimento do rapaz salvador e uma das mulheres? Talvez, mas esta trama tem mais que isto: para entendermos parte do que vai passar-se no tempo mais recente, será necessário voltar-se no tempo e conhecer a vida de Lena e Therence, a qual nos será relatada pelo diário do padre. Onde está a ligação destes fios? Isto será possível perceber através desta leitura que faz-nos vibrar, rir e chorar. Portanto, preparem-se para encontrarem padres que apaixonam-se, assassinatos em legítima defesa, abuso de crianças, homens sem escrúpulos que usam do poder que têm para sobrepujarem de pessoas sem defesa... E, principalmente, mulheres fortes que perpetuam personalidade firme, caráter e cultivam grandes amores...

Hester1 14/10/2012

Nao sei dizer exatamente o que dizer do livro. Ele é bom, mas nao é uma estória muito fácil. Fala sobre sentimentos, sofrimento, amor familiar, também de doenca mental, forca de espírito e mesmo de abusos.
Comeca nos dias atuais, mas também há um diário de um padre do século passado. Conta sofre os imigrantes irlandeses e húngaros. Da vida sofrida e da forca interior de muito deles.
Nos dias atuais é a estória de descendentes de uma mulher irlandesa, muito sofrida, muito trabalhadora, e muito inteligente.
É um bom livro.

Fernanda 10/01/2024

Segredos de Família
Comecei a ler esse livro no ano passado e tive várias pausas ater terminar finalmente.

Sinceramente a história é interessante, mas a forma que foi contada não chama atenção. Acredito que o final foi corrido.

Em geral, não gostei e só terminei porque já tinha começado mesmo.