A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Dilla.Martins 10/07/2023

A garota que você deixou para trás
Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Vicky 23/08/2021

A garota que você deixou pra trás
Só posso dizer leiam....vocês vão se surpreender com o final do livro dei 4 estrelas porque eu esperava mais

Glenda.Fabiane 07/09/2020

como pude esquecer esse livro aqui?!?!?!
amei demais quando li, apaixonante, incrível!
acredito que se eu fizer uma releitura também irei amar de novo kk
ps: lido 2017

Mariella.Emilia 27/05/2020

Tocante
Esse é o tipo de livro que você olha o título e imagina uma coisa, mas quando lê, você vê que não era nada daquilo que pensou. As histórias do livro são ótimas e fazem a gente querer saber logo o que vai acontecer no final. Uma disputa judicial sem fim, junto com romances e histórias de guerra. Viciante. Uma leitura maravilhosa, assim como todos os livros dessa autora.

Franciely 20/11/2022

Faz alguns anos que li, não me recordo 100%, mas pelo oque lembro, é um bom livro. Foi o meu primeirão!
Franciely 20/11/2022minha estante
Foi o primeirão no sentido de ter criado o hábito de ler, gostar e entender a leitura!

Thielizinha 29/08/2021

Quadro...
Simplesmente perfeito!!!
Essa história se passa em dois momentos diferentes: o primeiro conta a história de Sophie, uma mulher que morava na França durante a primeira guerra mundial, cujo o seu marido foi levado a guerra e ela teve que passar os dias com sua irmã, seu irmão e seus sobrinhos. Sophie se sentia perdida depois que seu marido foi embora, mas fazia de tudo para manter o seu restaurante aberto. Ela tinha uma paixão enorme pelo quadro que seu marido pintou dela, que mais tarde foi interesse do seu inimigo, o Kommandant alemão.
O segundo momento conta a história de Liv, uma mulher que vive em 2006 e é uma viúva apaixonada pelo quadro "A garota que você deixou para trás" que seu marido lhe deu de presente de casamento. Após quatro anos da morte de seu marido, Liv se apaixona por Paul e acaba descobrindo que este homem é um investigador de quadros roubados e, que o quadro que Liv tanto amava, estava sendo investigado por roubo e deveria ser devolvido a família. A menina então, luta para mostrar que o quadro não era roubado e principalmente, que Sophie, a moça do quadro, era uma mulher forte e guerreira.
Agora basta ler e entender como as duas histórias se interligam em momentos tão diferentes.

livrosdalay 15/08/2021

Vai deixar seu ?? quentinho!
?Livro: A garota que você deixou para trás - Jojo Moyes?
?Gênero: Romance

?????

?A humanidade é capaz de amor e beleza assim como de destruição.?

?????

Um romance muito bem escrito e explicativo de acordo com os fatos da realidade que se passou. De cara não achei que a história ia ser tão profunda como foi, cada personagens, ambiente, foi tudo muito bem construído!

Esse livro é aquelas que no final te deixam com o coração quentinho, mesmo tendo algumas partes meio pesadas, pelo fato de se passar uma boa parte da história na Primeira Guerra Mundial, fiquei feliz com o final dos personagens e o desfecho com toda a história que foi narrada por causa do quadro ( de tanto que falaram que esse quadro era bonito fiquei bem curiosa pra saber como ele era?)

Isadora 09/06/2020

Eu achei que esse livro da Jojo seria o típico livro de romance, mas não, ele me impressionou muito.
Sempre gostei de histórias que fossem atreladas à guerras, e com essa não foi diferente. Sophie Lefèvre é uma francesa que se vê obrigada a se separar do marido que foi lutar no front durante a primeira guerra mundial. Um quadro pintado por ele era apenas um lembrete de sua partida e ao admira-lo ela tomava forças pra acreditar na promessa do retorno.
Com a decisão de se juntar a sua irmã na pacata cidade onde ela morava, elas se veem na posição de abrigar militares alemães no hotel de sua família já muito saqueado, a única coisa de valor que restava era seu amado quadro.
Para salvar a vida de quem ama Sophie precisa tomar uma decisão que pode mudar o rumo dos acontecimentos.
Em 2006 o quadro já não pertence à família de Lefèvre. Está em Londres, na casa da viúva Olivia Halston. Como presente de casamento do seu falecido marido, o quadro é sua maior paixão na imensa casa vazia, o que ela não sabe é que o seu grande tesouro pode ter um histórico de pose duvidoso, além de valer milhões.
Na busca de conhecer a história da mulher retratada e de permanecer como dona legítima do quadro, Liv também se vê tendo que tomar decisões que podem custar muito mais que só o quadro.
Entre o passado e o futuro, duas mulheres deixadas para trás em tempos diferentes, o livro nos traz suas forças pra ir contra o luto e contra todos pra conseguir o que elas acreditam como certo.
Li e fiquei com um gostinho de quero mais, Jojo tem me surpreendido com histórias muito diferentes, inclusive, de um livro pro outro, com certeza os próximos livros dela estarão na minha lista.

@uma_almaliteraria

Tai 10/04/2021

A garota que você deixou para trás ??
Eu simplesmente amo esse livro e a autora também. A história é um romance super gostosinho de ler, tem muitas reviravoltas e eu adoro a maneira como a história é contada. JoJo Moyes tem o costume de entrelaçar vidas, inclusive em tempos diferentes, nos seus livros. Isso torna tudo mais interessante, para mim. Recomendo muito. Na verdade, recomendo todos os livros dela porque eu li todooos e posso dizer que vale a pena.

sofiaaa 08/12/2022

a garota que você deixou para trás
achei a história meio lenta e cansativa, a história demora bastante para se desenvolver e o plot é complicado demais para ser interessante, o livro realmente fica bom mas é muito para o final.

???

judeaquino - @juentreestantes 30/03/2020

Surpreendente e delicioso
Comecei achando que não seria nada demais, só mais um clichê bobo. Me surpreendi MUITO!!!! Maravilhoso!

Em breve falarei sobre ele no insta @juentreestantes

MiCandeloro 03/02/2014

Belíssimo e inspirador!
Em meio aos terrores da primeira guerra mundial, famílias inteiras sofriam sem ter o que comer, tendo suas casas e muitas vezes seus próprios corpos violados e vendo seus entes queridos morrerem, seja nas mãos dos inimigos ou do próprio destino cruel.

Quando as tropas alemãs invadiram St. Perónne, um pequeno vilarejo francês, conhecemos Madame Sophie Lefèvre, uma mulher de muita fibra e com um coração enorme. Sophie mudou-se de Paris para St. Perónne para fazer companhia aos seus irmãos Hélène e Aurélien desde que seu marido Édouard foi enviado para guerra.

Dia após dia, Sophie é obrigada a enfrentar a miséria, a fome, a doença e o frio, vivendo uma vida de puro horror e de medo de nunca mais ver seu marido. A única coisa que lhe transporta para um mundo de esperanças é seu autorretrato, pintado por Édouard em seus dias de glória, lembrando-a da mulher maravilhosa e cheia de vida que um dia foi contrastando-se completamente ao ser esquelético e pálido no qual se transformou.

Mas aquele quadro não fascinava somente a si. A Garota que você deixou para trás atraiu os olhares de cobiça do novo Kommandant do vilarejo, um homem diferente dos demais militares, que tratava Sophie com certa cordialidade e fechava os olhos para pequenas contravenções cometidas por ela. Durante um momento de grande pânico, Sophie viu nessa relação perigosa a possibilidade de trazer seu marido de volta para casa, por meio de um trato que poderia custar a sua vida e a de sua família. Até que ponto existe o certo ou o errado em se tratando de amor?

"Continua sendo traição se a gente faz isso pelas razões corretas?"

Quase 100 anos depois, em Londres, conhecemos Liv Halston, viúva do famoso arquiteto David Halston. Apesar de ter perdido seu marido subitamente há quase 4 anos, Liv ainda vive seu período de luto, na Casa de Vidro construída por David, sozinha e isolada, em companhia apenas de seu amado quadro: A Garota que você deixou para trás, que ganhou de presente na lua de mel.

No dia do aniversário do falecimento de David, uma data que tinha de tudo para ser tremendamente negra para Liv, ela teve uma grata surpresa, conheceu Paul McCafferty, numa circunstância completamente inusitada: dentro de um bar gay após lhe roubarem a bolsa. Liv e Paul sentiram uma conexão forte e adoraram a companhia um do outro. Pela primeira vez, Liv viu a possibilidade de seguir em frente e se apaixonar de novo. Mas o destino gosta de nos pregar peças, e a relação de ambos foi comprometida no momento em que Paul viu o quadro A Garota que você deixou para trás pendurado no quarto de Liv dentro da Casa de Vidro.

Paul trabalhava na TARP, uma empresa responsável pela restituição de obras de arte roubadas nas guerras, e coincidentemente, A Garota que você deixou para trás era seu novo caso. A família Lefèvre o contratou para encontrar e reaver especificamente aquele quadro, que atualmente valia milhões.

Liv agora precisava correr contra o tempo e iniciar uma investigação aprofundada acerca da proveniência de tal obra a fim de provar que ela não havia sido roubada no passado, para poder manter a sua posse sobre o quadro. Ao longo dos anos, Liv construiu sólidos sentimentos em torno daquela linda mulher tão belamente pintada e, no meio dessa longa jornada, irá descobrir todas as verdades acerca de Sophie e de como as suas vidas estão mais conectadas do que ela pode imaginar.

Liv irá até as últimas consequências para mostrar para o mundo quem foi Sophie Lefèvre. Mas suas escolhas custarão alto, e como dizia Hélène, "Uma vez feito, não pode ser desfeito".

Querem descobrir o que irá acontecer? Então leiam.

***

Desde que soube deste lançamento fiquei afoita para lê-lo, afinal, depois de Como eu era antes de você, decidi que leria todo e qualquer livro escrito por Jojo Moyes. Comecei a lê-lo sem saber o que esperar e sem saber qual seria a conexão criada entre as duas protagonistas. Nunca havia lido nenhum livro sobre a primeira guerra mundial, e de cara, fiquei fascinada pela narrativa da autora e me entreguei à história de Sophie Lefèvre.

"Conhece a sensação de resignação com o próprio destino? É quase de gratidão. A pessoa não vai mais sofrer, ter medo, desejar que algo aconteça. É a morte da esperança que vem como maior alívio."

Infelizmente, o mesmo não aconteceu na segunda parte do livro, em que conta a história de Liv. Tive grande dificuldade de me identificar com a trama e, a partir de então, a leitura meio que empacou e demorou até que o estranhamento passasse.

Não posso dizer que este livro me arrebatou, assim como aconteceu com o livro Como eu era antes de você, mas Jojo me surpreendeu ao criar uma história tão triste, tão delicada, tão cheia de injustiças e esperanças, com protagonistas femininas que poderiam ser comparadas a grandes heroínas, cada uma a seu tempo.

Achei sensacional o pano de fundo da trama: as violências sofridas pelas vítimas das guerras e as obras de arte roubadas pelos alemães. Confesso que não imaginava que isso tivesse existido. Curiosamente, esta semana fui ao cinema e vi o trailer de um filme que irá tratar justamente desse assunto. E pelo pouco que Jojo nos mostrou, há muito que se falar. Justamente por isso, trata-se de um tema muito delicado e ainda muito vívido para todas as famílias que sofreram os terrores desses períodos.

Notei na história a comoção mundial daqueles que passaram a ver Liv como uma bruxa, uma pessoa má e injusta por não querer devolver o quadro de Sophie para seus "legítimos donos", desfazendo a injustiça que eles sofreram em tê-lo roubado há quase um século atrás. Nestes casos, quem tem o real direito sobre essas obras? E não digo juridicamente. Mas o livro vai além dessa discussão. Ele acaba nos mostrando quem são Sophie e Liv, as duas garotas que foram deixadas para trás por seus maridos, em situações diferentes, e em que elas se transformaram.

Gostaria de deixar claro que, apesar do livro ser excelente, não posso dar 5 corações. Explico: A primeira parte da história é narrada em primeira pessoa por Sophie, enquanto a segunda parte do livro é narrada em terceira pessoa. Não achei a narrativa em terceira pessoa bem escrita. Tive muita dificuldade de mergulhar na história, de identificar o personagem que estava falando e de me situar nos ambientes de cada cena. Achei tudo muito aéreo, sem definição, com descrições confusas. Totalmente diferente da narrativa em primeira pessoa, que foi tão bem desenvolvida que fez com que eu chegasse a sonhar com os cenários e com os personagens, de tanto que me entreguei a esta parte da trama, compartilhando a fundo tudo o que ali foi vivido.

Não bastasse isso, a segunda parte da obra foi escrita no presente, destoando-se por completo da primeira parte que foi escrita no passado. Esse fator também me causou um estranhamento tremendo como se eu estivesse lendo algo que fora escrito "errado". Além disso, encontrei no texto diversos errinhos que me incomodaram bastante.

Apesar disso, fiquei muito satisfeita com a história e com a trama bem desenvolvida. O final é lindo e todas as pontas soltas são amarradas. Descobrimos como a fé e o otimismo cego na natureza humana custou caro às duas protagonistas, mas como, acima de todas as dificuldades, ambas conseguiram prosperar e encontrar a felicidade.

Sem sombra de dúvidas A Garota que você deixou para trás é um livro inspirador, que mostra que é possível sobreviver nas mais variadas adversidades.

Resenha originalmente publicada em: http://www.recantodami.com/2014/02/resenha-garota-que-voce-deixou-para-tras.html
MiCandeloro 06/02/2014minha estante
Obrigada Amanda. Fico feliz que tenha gostado. Espero que curta a leitura. Beijos

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 20/01/2017minha estante
To com certa apreenssão em ler esse livro, se voce poder me responder por mensagem para evitar spoiler, me diga se tem traição nesse livro? obrigada!