O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra

O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra Zlata Filopocic

Resenhas - O Diário de Zlata: a vida de uma menina na guerra

Jéssica 18/04/2021

Interessante
Os relatos são bem interessantes e envolvem as mudanças de rotina de uma criança de 11 anos antes e durante a guerra.
O livro me chamou bastante a atenção por conta de alguns relatos do confinamento de Zlata.. Alguns bem pesados para uma criança pensar e outros, de como algumas pequenas conquistas podem mudar completamente um dia.
Vale a leitura.

Melo 28/10/2018

A Bela ( ou nem tanto ) Sarajevo
Este livro, conta a historia de Zlata Filipovic, ou melhor, o Diario de Zlata Filipovic. Ela vive em Sarajevo, capital de Bosnia-Hezergovina. No começo do livro, Zlata conta seus dias normalmente, as aulas que faz, datas de provas, melhores amigas e alguns outros assuntos de sua vida, até que um dia, é iniciada uma guerra brutal em sua cidade.
É um livro que eu recomendo para todas as idades, o livro é muito interessante e te prende, querendo ler mais e mais paginas, com palavras simples e faceis de entender, até porque, a escritora tem onze anos.

Di Morais 20/06/2021

O diário de Zlata
Excelente.
Zlata virou escritora sem querer. Em 1991, com onze anos, ela era apenas uma garota que escrevia um diário.
Talvez se ela não morasse em Sarajevo, sua vida teria sido outra. Mas lá estava ela, no centro da Guerra da Bósnia que entristeceu o mundo nos anos 90, sendo considerada a mais sangrenta depois da Segunda Grande Guerra.

LuizHenriqueDoNascimentoLira 07/05/2022

Supimpa!
Anne Frank nos anos 90, em Sarajevo, capital da Bosnia e Herzegovina.
"Guerras não acabam, até morrer elas existem..."
~Filipe Ret

Laine Souza 19/01/2019

Olhar da inocência
Conheci o livro por acaso, minha sobrinha de 12 anos terá que lê-lo como leitura obrigatória, então resolvi presenteá-la. Não gosto de nada que envolve guerra, tenho aflição ao sofrimento excessivo, mas quando o livro chegou resolvi ler. Começa com uma narrativa da história e geografia do local e dos conflito e na sequência começa o diário da Zlata. Ela é uma menina de 11 anos, super inteligente, alegre, adora estudar, ama ler (devoradora de livros) e consegue ver só o melhor da vida, o que é muito claro em seu diário. A escrita do diário são breves linhas por dia escrito, mas de uma carga de realidade e emoção incrível. Confesso que chorei e fiquei com um nó na garganta. Fiquei impressionada em ver uma garotinha de 11 anos conseguir ser tão otimista, mesmo em momentos tão sombrios. Ela com certeza é iluminada. Apesar da pouca idade de Zlata, ela escreve super bem. O livro termina e nos deixar com gostinho de quero mais, de que os momentos posteriores aos do livro também seja publicados, pois com certeza gostaríamos de saber mais sobre ela.