Um Retrato Fatal

Um Retrato Fatal Ross MacDonald

Resenhas - Um retrato fatal

otxjunior 19/03/2015

Um Retrato Fatal, Ross Macdonald
Deu fome de noir e fui procurar o que eu tinha na minha estante, quando escolhi esta entrada de uma série clássica de histórias de detetive. Escrito por Ross Macdonald, pseudônimo de Kenneth Millar, discípulo de Dashiell Hammett e Raymond Chandler, Um Retrato Fatal é o último volume da coleção Lew Archer. Li anteriormente apenas o primeiro, publicado pela primeira vez em 1949. Mais de vinte anos depois, o gênero está um pouco diluído. As características principais acabaram por ser substituídas, afinal de contas, a California não é mais aquela dos anos 40. Portanto tive que me conformar com um thriller como os de Agatha Christie, em que o mistério envolve pessoas desaparecidas, intrigas familiares e um passado obscuro.
O caso primeiramente requer apenas que o detetive encontre um quadro roubado de uma mansão. O artista é a celebridade local que desapareceu há 25 anos em circunstâncias desconhecidas. Quando começam a surgir vítimas de assassinato com as mesmas características de uma ocorrência da época do desaparecimento do pintor, Archer encontra-se no meio de um mistério de muitos anos. Apesar da confusão aparente da trama e do número excessivo de personagens, o final já vinha se delineando antes da metade do livro. Apenas para Macdonald puxar o tapete sob nossos pés, praticamente na última página. A reviravolta quando a solução já parecia concluída (e sem graça, apesar de satisfatória) pode ter tornado a história um tanto sem sentido, mas certamente fechou o livro com uma nota positiva. A pulga atrás da orelha aqui tardou, mas não falhou.
Como ponto negativo apenas destaco a facilidade com que Archer obtém suas informações de testemunhas, sem ao menos se apresentar como uma autoridade. É um livro orientado a diálogos e após cada saudação lermos quase que uma breve biografia do entrevistado é no mínimo inverossímil. Noir ou não, série sólida que pretendo ler mais livros. Só espero que da próxima vez que quiser ler algo do gênero, escolha um em que a femme fatale seja menos.. centenária!
Arsenio Meira 19/03/2015minha estante
"Noir ou não, série sólida que pretendo ler mais livros. Só espero que da próxima vez que quiser ler algo do gênero, escolha um em que a femme fatale seja menos.. centenária! "
Esse desfecho foi massa, kkkkkkkk!
Abraços

otxjunior 19/03/2015minha estante
kkkkkk
lembrou da véia né!? ;)

Arsenio Meira 19/03/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk lembrei na hora!

Sue 18/11/2017minha estante
Amei a resenha!

Fabio Shiva 13/02/2013

O Martelo Azul
O detetive Lew Archer é contratado para recuperar um quadro que sumiu da mansão dos Biemeyers, uma suposta tela do pintor Richard Chantry, desaparecido há 30 anos. Ao roubo do quadro, seguem-se mortes que parecem ter alguma ligação com um crime cometido pouco antes do famoso pintor sumir misteriosamente. As investigações de Archer o levam, mais uma vez, a se defrontar com o lado sujo e hipócrita da sociedade.

Ross Macdonald é um dos expoentes do romance policial norte-americano do século XX, e também um dos maiores autores do gênero noir. Lew Archer, sua maior criação literária, é um tipo carismático, que provoca grande empatia no leitor, com sua nobreza e rudeza desafiando o mundo mau. Esse “Um Retrato Fatal” não é o melhor dele que eu li, mas também não é ruim. O jogo do whodunit foi totalmente antecipado por mim, o que sempre torna a leitura menos empolgante, pois todo leitor de romances policiais prefere mesmo é ser enganado pelo autor até a solução mirabolante na penúltima página.

Dito isso, quero registrar que percebi uma alteração em meu estado mental durante a leitura desse livro, com um sensível aumento de pensamentos negativos. Há que se ter cuidado com o tipo de alimento que oferecemos à nossa mente.

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:

Ju Rosa 12/07/2020

Viciante!
Cada página uma reviravolta... dessas que a mente mais criativa não poderia mesmo imaginar.

Giu 16/07/2022

Um retrato fatal
A história primeiramente parece ser boba e chata, mas quando é investigada mais a fundo se torna deveras interessante. A cada página você deseja ler mais, é tudo muito intrigante e você começa a desejar mais e mais. Os personagens não são muito desenvolvidos mas gostei da peculiaridade de cada um, não gostei como as mulheres foram retratadas mas não devo me surpreender pq primeiramente foi escrito há algum tempo e também por um homem...apesar de alguns pontos negativos como esses a história é muito interessante e é muito divertido acompanhar cada passo dessa investigação. O plot com certeza foi o mais brilhante, realmente não estava esperando, vou precisar de um tempo para digerir kkkkkk

Kaio147 03/08/2023minha estante
Como é o final? Não consegui ler a tempo