Os Monges e Eu

Os Monges e Eu Thich Nhat Hanh

Resenhas - Os Monges e Eu

Jessica M. 11/09/2023

Há muito tempo que considero um retiro budista em busca de iluminação e desenvolvimento espiritual, mas nunca o fiz por motivos pessoais. Pensei que esse livro poderia me dar uma luz sobre o assunto e de certa forma, me deu. Eu descobri que não quero participar de algo assim!

Na minha visão inocente, as pessoas participam de um retiro supostamente para encontrar evolução, mas a autora mostrou um ponto que me deixou chocada, como pessoas roubando o fone de ouvido enquanto ela tentava ajudá-los, e uma brasileira insuportável que acreditava estar num hotel 5 estrelas.

As lições da autora em meditação são interessantes, mas somente até o ponto em que ela tenta nos convencer sobre vegetarianismo citando a morte da lagosta em sofrimento.

Por fim, ela não pareceu compreender totalmente o conceito de ego, uma vez que se compara aos outros participantes com ar de superioridade disfarçada como se ela fosse uma das poucas iluminadas ali. No último terço do livro sua confusão se intensifica: ela chega a filosofar sobre comer biscoitos!
Mas tem boas reflexões (mindfullness!) e admiro a autora ter coragem de contar sobre suas experiências.

Nota: 3,5/5.
Carolina 11/09/2023minha estante
Eu ri ?

Canoff 11/09/2023minha estante
É... Percebo que esse livro fugiu um "pouquinho" do tema.?

Jessica M. 12/09/2023minha estante
Eu ri enquanto lia também, Carolina!

Jessica M. 12/09/2023minha estante
Robson,
Pelo menos era curtinho, se ela passasse 3 meses no mosteiro, ela se empolgava ?

Willian376 22/04/2024minha estante
Sobre o livro em especial estou lendo ainda. Porém, um que indico fortemente é "Eu posso estar errado: E outras lições de vida de um monge budista".
Provavelmente vá te prender mais sobre a vida num monastério e suas reflexões sobre a mesma. É muito bom!

Jessica M. 23/04/2024minha estante
Obrigada pela indicação, Willian! Já marquei para ler ;)

Willian376 23/04/2024minha estante
Magina! ;) Boa leitura.

Sucka 26/12/2021

Perfeito
Sabe quando você precisa ler algo que alimente seu espírito? Foi isso que aconteceu ao ler este livro.
Recomendo este livro para todos que querem evoluir como ser humano!

Rubi.Gray 12/04/2024

Ispirador
Eu amei tanto esse livro, fala sobre a jornada espiritual da autora contando suas experiências no mosteiro, cada capitulo representando um dia da jornada dela, cada capítulo te faz refletir, as citações, os paralelos e os contextos são muito bem feitos, eu gostei bastante.

Me deu muita vontade de conhecer a vila das ameixeiras, de passar pela experiência e me fez pesquisar bastante sobre a filosofia budista.

Recomendo bastante.