Aos Meus Filhos

Aos Meus Filhos Mark M. Weber

Resenhas - Aos Meus Filhos

Kel Costa 05/02/2014

Uma tremenda lição de vida!
É muito difícil eu ler algum livro de não-ficção e sou bem sincera ao dizer que não é muito a minha praia. Dito isso, é possível compreender o quanto essa leitura foi especial a ponto de levar a classificação máxima. Eu não esperava me emocionar tanto com Mark M. Weber.

O livro é narrado pelo próprio Mark, que nos conta sua trajetória aos poucos. Ele era um muito bem condecorado militar, que em 2010 recebeu um convite para ser promovido e ir ao Afeganistão, mas teve seus planos frustrados ao fazer uma bateria de exames pré-viagem e descobrir que tinha câncer de pâncreas num estágio bastante avançado. As opções de Mark, aos 38 anos de idade, eram bem limitadas e ele resolveu fazer uma cirurgia radical, de grande risco, chamada Whipple-plus que poderia resolver seu problema ou… não adiantar nada e piorar sua vida. O que foi que aconteceu, claro.

Precisando encarar então as consequências da cirurgia desastrosa (como o fato de ter um corte de 40 centímetros onde cabiam dois punhos fechados no abdômen que permaneceu aberto por volta de umas 14 semanas) e admitindo que tinha uma doença que não lhe daria muito tempo de vida, ele resolver deixar cartas escritas para que seus três filhos pudessem ler ao longo de suas vidas, já que não teriam o pai por perto.

Mark então, intercala neste livro os relatos que ele próprio deixa para os filhos. Ora passando lições de vida a eles, ora contando sobre seu passado e a vida servindo ao Exército e ora detalhando como foi todo o longo e desagradável caminho no combate ao câncer. Mark morreu em junho de 2013, com 41 anos, mas antes conseguiu publicar esse brilhante livro e tocar o coração dos leitores.

Uma tremenda lição de vida, é o que esse livro é. Sabe quando a gente está num momento de nossas vidas em que achamos que tudo está muito errado, muito ruim, que nada dá certo ou que nossos problemas são os piores? Ou então, temos algum problema de saúde e nos sentimos depressivos, ou culpamos Deus, achando que não merecemos nenhum dos problemas que estamos carregando? Se você já passou por uma dessas situações, apenas uma, eu recomendo que leia este livro. Porque está aí um homem que em nenhum momento dessa batalha se deixou desanimar, abater ou pensar de forma negativa. Mark Weber lutou de todas as formas que podia, até o final, sempre mantendo o orgulho e a dignidade.

O livro mexeu demais comigo, me apeguei muito a Mark. É doloroso pensar que um homem tão cheio de vida como ele, tenha passado por tudo aquilo. E por ser verídico, ficava mais difícil ainda ver a foto dele e da esposa na orelha do livro, ou ver suas fotos na internet, vestido com sua farda imponente. Mark criou um site (tellmysons.com) onde o leitor pode encontrar algumas informações sobre sua “batalha”, também há vídeos emocionantes, vídeos sobre os quais ele comenta em determinadas passagens no livro. Chorei que nem um bebê quando, depois de terminar a leitura, fui assistir ao vídeo do Mark e seu filho mais velho cantando numa cerimônia do Exército. No livro, ele tinha dito como aquele momento foi único e especial e poder ver a cena, ver a emoção de pai e filho presente em cada palavra, foi demais para o meu coração.

Me apeguei ao Mark como se ele fosse mesmo um amigo querido. Me penalizei por sua esposa e seus filhos, mas ele também me deixou muito orgulhosa com a forma como conduziu seus últimos anos de vida. O mais incrível é saber que ele estava lá, sabendo que ia morrer em breve, tendo que lidar com todos os problemas de sua doença e mesmo assim conseguiu escrever de um jeitinho que até arranca algumas risadas do leitor. Eu virei fã desse cara!

Eu sei que não é um livro muito famoso, não é o gênero literário da moda, mas eu gostaria muito que mais pessoas tivessem o prazer de fazer essa leitura. Mark, você foi muito duro consigo mesmo quando teve aquele pensamento no jogo dos Vikings, quando recebeu o prêmio de herói da cidade. Mesmo você não concordando com os fatos, tenho certeza que para muitos você realmente foi um herói. Seus filhos devem se orgulhar.

Gostaria de poder fazer uma resenha imensa, mas as palavras me somem diante de tamanha emoção. Esse livro mexeu muito comigo e sei que ficará entranhado em mim por muito tempo. É difícil conseguir fazer um texto à altura do que ele merece (porque ele mereceu cada lágrima minha), mas espero que alguma coisa em minhas palavras ou nas citações escolhidas seja capaz de tocá-lo e fazê-lo ler Aos Meus Filhos. Esse é o tipo do livro que eu digo com toda certeza, que trocaria de olhos fechados por 80% dos livros que li em toda minha vida. Aliás, ele está sem dúvida alguma no meu top 10.

» Leia a resenha na íntegra: http://www.itcultura.com.br/2014/02/aos-meus-filhos-as-ultimas-cartas-de-um-pai-mark-m-weber/
Érica 28/02/2014minha estante
Ansiosa pbler agora...Uau !

Tatá 15/03/2014minha estante
Agora só falta eu entrar no site e assistir o vídeo. Realmente é emocionante!

Leandro. 04/09/2023

Reflexão sobre tudo na vida, tudo é passageiro.
Depois de ser diagnosticado com câncer, o tenente-coronel Mark Weber escreveu o livro como uma série de nove cartas no total, todas destinadas a ajudar seus filhos e qualquer outro leitor na jornada de sua vida. Reflexões sobre o sentido da vida, vida profissional etc., o tenente-coronel Mark Weber infelizmente não resistiu.

Fê Borges 07/02/2016

Muito bom!
Este livro eu li para o desafio na qual participo como livro em forma de cartas.
É um livro muito bom onde um pai narra as duas batalhas na qual enfrentou ao longo de sua vida que é a guerra e o câncer e através de cartas como não vai presenciar o crescimento dos filhos resolve escrever várias cartas a eles para saberem um pouco da vida de seu pai, visto que ele pode não vê-los crescer.

Albert 19/10/2017

Se as cartas tivessem mais emoção...
O livro é o resultado de mais de 20 anos do diário do autor no qual expressa suas experiências e a grave doença que mudou a sua vida. Weber alterna experiências pessoais entre os desafios e os receios da profissão, o orgulho e a humildade perante as dificuldades e a forma como encarou a vida enfermo. O leitor mais atento verá que Weber contextualizou várias circunstâncias e as mensagens que legou são claras. Mas o foco central é: embora doente, ele sempre punha em prática os valores e princípios que o norteava.

Particularmente eu esperava uma obra mais profunda e mais tocante. Não que as adversidades do soldado não tenham sido difíceis. Weber foi uma grande pessoa, marchou firme mesmo com a terrível doença. O melhor da obra é sobre as experiências pessoais e profissionais, a relação familiar e a mudança de pensamento e comportamento quando do diagnóstico do câncer. Não vi necessidade de transcrever determinados fatos e isso deixou a obra um pouco rasa. Embora fosse a intenção, o autor não correlacionou a doença com os fatos profissionais e pessoais de forma tocante e profunda como eu esperava. Weber pode ter sentido isso na prática, mas nas palavras faltou doar-se por completo. As cartas bem que poderiam conter mais do que palavras. Mas isso não o invalida e é uma boa experiência de leitura.

Nana 26/03/2014

Angustiante!
Apesar de não ter ido até as últimas páginas do livro, considerei lido pois até onde cheguei já foi suficiente para conhecer um pouco da vida de Mark e sentir o sofrimento que ele passou com a doença.

Não sei exatamente o que eu esperava desta leitura, acho que queria me emocionar com os depoimentos de um pai para os seus filhos, mas não foi o que aconteceu. Senti uma angústia, muita tristeza e um medo da doença que me fez interromper a leitura. Não que eu tenha achado o livro ruim, apenas não estava me fazendo bem.

Já li muitos livros de histórias reais de doenças como câncer e sempre me emociono, mas desta vez a sensação de tristeza foi maior que a de emoção.

Anderson Marlon 29/09/2018

Uma obra real e inspiradora
Um homem no auge de sua carreira, prestes a assumir um importante cargo no Exército americano. Um pai de família, com uma esposa que é sua melhor amiga e três filhos pequenos. Tudo parecia bem na vida de Mark M. Weber, até que ele recebeu um terrível diagnóstico: um câncer gastrointestinal arrasador.

Isso é o básico de uma enorme fonte de inspiração, Mark foi de fato um personagem que existiu, aprendeu, viveu com as dificuldades e passou suas maiores experiências militares para que seus filhos lembrasse o que ele fez e refletisse isso em suas ações no presente.

Simplesmente fantástico e uma bela recomendação para qualquer um que busca uma inspiração real.

Joao 01/02/2022

Estoico
Um livro puramente estoico, com pitadas de diversos ensinamentos, desde ligações com Maquiavel a Álvaro Vieira Pinto. Recomendo demais essa leitura, pois nos faz querer lutar cada dia mais, a fim de, com isso, chegarmos ao destino que havíamos traçado.

Maria.Batagin 24/04/2023

Emocionante
Relato de um militar que descobre aos 38 anos que está com câncer e resolve escrever suas memórias tanto de criança, adolescente, jovem e pai além de suas conquistas no exército.
O tocante desta história são as passagens de reflexão como ?
Minhas histórias não são exemplos da maneira como vocês podem viver a vida; minhas histórias são apenas exemplos de um número infinito de caminhos.?
Enfim um bom livro para se ler e refletir.

Fran 25/04/2023

Comovente
Uma linda biografia de um pai que decide deixar suas experiências em um livro para os filhos, após descobrir um câncer em estágio terminal.

Leticia 12/02/2024

Militar
Talvez seja um bom livro de reflexão pra quem consiga superar os trechos de relato da carreira militar do autor. Não consegui

Ana Paula 24/03/2014

Um livro corajoso
Um pai que escreve um livro ao receber um diagnóstico de câncer não é uma ideia única e original. Randy Pausch já o fez com maestria em A Lição Final, o que torna a missão de Mark ainda mais desafiadora.

Ele livro chamou minha atenção quando entrei em uma livraria acompanhada de minha filha. Olhei a capa, li a sinopse e quis ler... E não me arrependo.
Você abre o livro e se depara com uma apresentação marcante escrita pelo ator Robin Williams, que trabalhou com Mark em 2004 em uma turnê da organização que provê serviços recreacionais para as Forças Armadas americanas. Williams, finaliza sua apresentação assim: "Este livro é sobre o que o (Mark) motivava. É um olhar sobre quem ele era, no que ele acreditava e sobre o que esperava para a vida de seus filhos. Esta leitura também pode ajudar você a avançar por este mundo". Esta apresentação só aumentou minha necessidade de ler este livro.
O tema pode parecer mórbido ou triste, mas a leitura não lhe traz estes sentimentos.
Quando Mark ainda era jovem, tinha muita curiosidade sobre a história de sua família, mas seus avós já não tinham a memória suficiente para os detalhes. Assim surgiu em Mark a ideia de escrever um diário que um dia pudesse mostrar ao filhos e netos para contar sua história, sem ser prejudicado por falhas de memória quando já estivesse na velhice.
Surpreendido pelo diagnóstico de câncer, Mark sentiu uma nova necessidade e recorreu ao diário. Com ele, poderia escrever cartas aos filhos para lerem em momentos diferentes da vida e assim, participar postumamente da educação dos meninos.
Classifico este livro como corajoso, pois o autor não se esconde atrás da doença ou dos diversos sucessos que teve na carreira, homenagens e condecorações: ele se mostra por inteiro, com fracassos, erros e decepções. Percebe-se um certo constrangimento nos relatos de suas conquistas, traços de humildade.
Com uma carreira de sucesso no Exército Americano, ele nos presenteia também com cenas da vida de um militar, as dificuldades familiares, principalmente das esposas que convivem com mudanças de cidades, longas ausências e incertezas. Para nós brasileiros que, de modo geral, não vivenciamos a vida militar como os americanos, é uma grande oportunidade de entender um pouco dessa dinâmica e do papel dos soldados na sociedade daquele país.

A narrativa é em primeira pessoa e vai alternando entre a luta durante o tratamento, as histórias familiares e trajetória no exército. Mark enfrenta sua doença como um soldado em missão e nos faz pensar em diversos momentos como é possível não desabar diante de tantas complicações, dores e constrangimentos. Imagine conviver por muitas semanas com um imenso buraco aberto em seu abdômen, uma das provações que a doença impôs a ele.
Mark reflete sobre sua fé, suas crenças, sobre o apoio recebido de amigos e familiares e sobre o impacto que sua morte causará na vida dos filhos. Uma reflexão de vida que, sem sombra de dúvida, nos serve de exemplo. Uma leitura que recomendo como um aprendizado.

O tenente-coronel Mark Weber faleceu em junho de 2013, aos 41 anos.

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Viviane 31/05/2015

Lindo!!
Uma Pessoa que decide contar sua história ao enfrentar um câncer tem que ter domínio do que escrever para não parecer piegas. Mark ao contar sua batalha contra um câncer precoce nos faz navegar com por páginas de sabedoria, resignação, amor e realidade. Sim, uma realidade chocante e que poucos tem coragem de tornar tão explícito.
Mark repassa aos seu filhos e leitores uma verdadeira lição, como um bom militar, ele nos ensina através dos ensinamentos que deixou para seus três filhos.
Lindo!
Nota máxima pela coragem!

Livros e Citações 21/02/2016

Se você morrer amanhã, qual legado deixará?
Autor: Mark M. Weber
Editora: Planeta
Páginas: 268
Classificação: 5/5 estrelas

Há um certo preconceito geral com livros de não ficção. Apesar de não sofrer disso, sou do pensamento que meu tempo é valioso e só paro para ler um não ficção após escolher muito bem, e quando digo muito bem estou falando de pesquisar bem o que tem no mercado, buscar opiniões, e só depois comprá-lo — afinal estamos falando de algo verídico, não um romancinho bobo.

Mas Aos Meus Filhos – As Últimas Cartas de Um Pai não me chamou a atenção por sua alta classificação com seus leitores, muito menos por ser um bestseller. O livro me chamou a atenção por ser escrito por um pai, e como eu tenho um paizão, ele foi o escolhido, e até hoje não me arrependo. Jesus, que livro. Quantas lágrimas, e quanta emoção, em um livro que não chega a ter nem trezentas páginas.

A história verídica é contada por um pai com câncer terminal. Mark M. Weber é um militar que descobriu estar no estágio quatro de um câncer gastrointestinal. E com um toque de humor e muita coragem, ele conta as batalhas que travou contra a doença durante anos e, quando não havia mais esperanças e a morte espreitava a cada esquina, sua decisão de escrever cartas para seus filhos que crescerão sem ele. Em cada carta, ele conta por momentos que passou, mas também diz à seus filhos palavras que só um pai pode soltar e entender.

Esse é o relato de um soldado que não caiu no Afeganistão, mas em um campo de batalha que atinge cada vez mais pessoas, o câncer, algo que reflete não só na vitima, mas também em aqueles que ama, e um soldado que se foi como um herói. Mesmo com medo e raiva, ele relatou um outro lado da doença, onde ainda dá tempo de mostrar seu lado da história, de ser feliz e dar um último adeus.

E em lágrimas, eu digo que assim como muitos carregam a bíblia debaixo do braço, eu carrego livros como esse e outros e bato no peito para defendê-los pois trazem tanta fé e lições como o livro mais lido em todo o mundo. Porque certas vezes Deus não fala através de um padre ou pastor, mas de pessoas como Mark M. Weber, que possuem suas vidas viradas do avesso e fazem o melhor com isso, persistem e tem fé, e mesmo o final não sendo um felizes para sempre, dar seu máximo e lutar pelo que acredita é tão grande quanto um, e quando Mark se foi, pelo menos ele deixou a sensação de dever cumprido. E se esse livro não te atingir como me atingiu, ele no mínimo vai te fazer pensar: se você morrer amanhã, qual legado deixará?

Resenha por: Gabrielle

site: http://www.livrosecitacoes.com/

Bia 31/08/2016

Nunca fui muito fã de biografias. Aprecio todo o objetivo do escritor, se este merecer e inspirar os outros atraves de sua historia. Mas, dessa vez, gostei sim e fiquei muito satisfeita com a leitura da #MLI2016

" Na maioria dos casos, sorte e azar têm muito a ver com trabalho duro, mas às vezes o acaso acaba de envolvendo na história. Como é que um homem de 38 anos de idade, saudável e que fazia exercícios, comia direito, não fumava e quase nunca bebia acaba com câncer? Não é justo."

Mark estava no auge de sua carreira no Exército americano, quando ao fazer exames de rotina para partir em uma nova missao no Afeganistao, recebeu o diagnóstico de um câncer gastrointestinal violento. Casado e com 3 filhos, Mark decidiu lutar contra a doença como um verdadeiro soldado que era. Preocupado com sua futura partida, ele decidiu escrever uma série de cartas com muitas lições sobre coragem, medo, humildade ,entre outros.
" Muitas vezes, em uma vida boa, você vai rir até chorar. E muitas vezes você vai chorar até rir. No final, rir e chorar são como primos, e não desconhecidos. É desse jeito que os seres humanos honestos respondem a uma vida na qual se permitem amar, e minha esperança é que vocês tenham muitas lágrimas ao longo da vida, e de todos os tipos."
Diferente de mim, que caio com a doença e nao me levanto até me sentir melhor; Mark é um verdadeiro soldado e como este suportava a dor, insistia em se cuidar sozinho e permanecer o melhor possivel, sempre de bom humor.

Todavia, o câncer é um processo doloroso, pelas fotos nao percebe-se a devastação da doença. Mark fala sobre tudo: sua infancia, sua familia, seus medos, a época do exercito, ou seja, sua vida sem segredos. O livro dedicado a sua esposa e filhos mostra todos os detalhes do diagnóstico, seu trabalho depois do cancer. E através de historias pessoais, ele compartilha momentos inesquecíveis para que seus filhos lembrem e assimilem a pessoa que ele foi.

Por mais que biografia nao sejam meu forte em leitura, por vezes parei e voltava, pois a historia de Weber é grande demais e alguns detalhes, principalmente do exercito tornavam-se chatos para mim. Todavia, continua sendo uma inspiração á luta e toca de forma surpreendente a mensagem que ele deixa para os filhos : o que deixamos depois de partir? Mark deixou todos os pensamentos dele, até o ultimo momento de vida. E voce? O que deixará quando se for?

site: meucoracaoliterario.blogspot.com

Carine 22/06/2018

O amor de um pai
As últimas cartas de um pai, como o titulo já diz, vai nos apresentar os pensamentos da história real de Mark Webber que foi diagnosticado com câncer gastrointestinal no auge de sua carreira e com uma vida estável e feliz com sua esposa e dois filhos.

A partir da descoberta ele passa a escrever o livro para que no futuro seus filhos entendam tudo o que aconteceu.

Uma das coisas que mais me emocionou no livro foi a forma como a narrativa nos apresentou alguns acontecimentos e lembranças, misturando um pouco de humor e cicatrizes ainda não curadas. Era possível sentir o quanto aquilo era real, como se estivéssemos vivendo aqueles momentos junto a Mark e era terrível não poder fazer nada para ajudá-lo.

Seu sofrimento foi tão bem descrito quanto seus momentos felizes ao lado da família, a forma como a doença aos poucos tornava-se agressiva e o impedia de fazer coisas que amava era torturante, afinal no começo do livro vemos histórias incríveis, um homem forte e ativo que ao longo das páginas, infelizmente, passa a ser menos ativo... porém, não menos feliz.

Ele não nos polpa de detalhes, dos momentos agoniantes, quando sentiu-se fora de controle... tudo. Mas mesmo assim em algum momento conseguia nos fazer sorrir com frases bem boladas e uma perseverança maravilhosa que prevaleceu até as ultimas palavras do livro.

Uma descrição maravilhosa em tributo de um homem que com certeza deixou ótimas lembranças aos seus filhos, ensinamentos valiosos e, é claro, uma vida inesquecível.

Recomendo que tirem um tempo de suas vidas para lerem tal livro, pois a tantas coisas importantes para se tirar dele! É provável que irão chorar, rir, sentir raiva, ter questionamentos... mas ainda sim irão ver que aquilo era só um momento onde Mark escolheu viver aceitando, lutando e sorrindo até quando foi possível, sem arrependimentos deixados para trás e de coração aberto.

site: https://deitadaemnuvens.blogspot.com/2017/06/resenha-aos-meus-filhos-as-ultimas.html