Intocável

Intocável Randall Sullivan

Resenhas - Intocável

Bruno 29/01/2014

Direto e Sem Sensacionalismo
Randall Sullivan conseguiu esmiuçar a vida e carreira de Michael com competência e ética. Sem abordar os assuntos polêmicos de forma imprópria, com uma pesquisa intensa e bem detalhada. Dos leigos interessados até os grandes fãs (não alienados), este é um grande livro. Prende do começo ao fim!
Luh 26/09/2019minha estante
Olá, vc trocaria?

Ivanildo16 10/05/2023

Um ser desconhecido
Quando comecei a ler esta biografia de Michael, não fazia ideia do que iria encontrar. Como fã, acompanhei sua carreira, seus shows, suas músicas, o artista Michael Jackson que encantou o mundo com seu talento. Ele, sem dúvida, foi o maior de todos os tempos. Porém, tem o Michael que ninguém realmente conheceu. O viciado em drogas, a criança que cresceu em meio a abusos e explorações, os diversos casos de pedofilia, as excessivas cirurgias plásticas, os problemas com dinheiro, os altos e baixos de sua carreira, a sua morte trágica e as brigas judiciais pelo seu espólio, que são retratas com um nível de detalhes que ninguém poderia ter ideal que este foi realmente Michael Jackson que conhecíamos. A biografia é muito interessante, mas ao mesmo tempo cansativa. Pois é esmiuçado os mínimos detalhes dos valores, datas, entrevistas, fontes, justificativas, que tornam a leitura muito enfadonha. Porém, não podemos negar que este livro é o resultado de uma pesquisa árdua e muito bem detalhada da vida e morte de um dos maiores ícone da cultura pop de todos os tempos. Acho que mesmo apesar de tudo o que foi mostrado no livro, nunca saberemos que realmente foi Michael Jackson.

Maiara.Alves 16/04/2020

Ótima Biografia do Rei do Pop
Com detalhes desde sua infância até os seus últimos dias, detalhes nunca antes vistos ou falados na TV, o livro expõe a visão dos amigos e conhecidos de Michael e o que eles sabiam sobre ele. A Biografia conta toda sua vida e o que ocorreu também apôs sua morte.
O autor não focou apenas no lado de sua carreira, também contou sobre sua vida com sua família, seus filhos, processos jurídicos, doenças, seu casamento, amizades e outros, tudo contado sem sensacionalismo.
Não tem como não se identificar com a história de Michael e sofrer junto com ele.

Tami 22/03/2022

Um fim trágico para uma carreira brilhante
Michael Jackson: um artista que revolucionou o mundo da música. Suas canções, shows, coreografias são fantásticas, não é atoa que foi e sempre será considerado o Rei do Pop.
No entanto, sua história de vida é um verdadeiro retrato de como a fama e o dinheiro podem corromper e influenciar pessoas. Ao longo de sua trajetória Michael percebeu que não tinha muitas pessoas em que poderia confiar, sua própria família é um exemplo disso.
Seus traumas de infância influenciaram muito em suas escolhas e dificuldades ao longo de toda carreira e inclusive perturbações que duraram por sua vida toda.
A fama também contribuiu muito por problemas que Michael teve de enfrentar durante a carreira e muitas pessoas ao qual ele ajudou e se manteve próximo, a primeira oportunidade, não hesitavam em tentativas de se aproveitar de seu dinheiro e bens materiais.
O autor se aprofundou e muito em todos os aspectos da vida e ao longo de toda a carreira do artista, o material apresentado durante as mais de 800 paginas são carregados de informações da vida icônica de Michael, sua família, seus filhos e todas as outras pessoas que de alguma forma entraram em sua vida.
Amei o livro, durante a leitura conheci muitos aspectos da vida de Michael que nunca foram apresentados pela mídia e finalizo este livro com a certeza de que Michael Jackson foi um homem de coração puro e bom que dedicou a sua vida na tentativa de ao menos deixar o mundo um pouco melhor.
Gustavo Rodrigues de Vargas 23/03/2022minha estante
Sabia que ia gostar! E excelente resenha também :D

Tami 23/03/2022minha estante
Gostei muito!

oramauricio 11/06/2023

PROFUNDO E REVELADOR
Ganhei o livro em 2015 e só fui ler em 2023. como fã de Michael Jackson desde a adolescência, me emocionei, sorri e SOFRI várias vezes no decorrer da leitura. o livro trás MUITA informação e fatos curiosos, tanto que precisei parar pra respirar em alguns momentos. aqui temos tudo sobre tudo (polêmicas, acusações, cirurgias, família, excentricidade) e mesmo assim, ao terminar o livro você fica com a sensação de não saber nada sobre o mito MJ.
é um livro rico em detalhes e pode ser usado até como "estudo" sobre o rei do pop. já li outra biografia e aqui percebi que trata-se mais da parte burocrática e jurídica, citando centenas de termos, quantias, locais, advogados etc; o que torna a leitura um tanto cansativa.
é uma leitura mais específica, claro, mas recomendo muito à qualquer um que queira saber o essencial sobre uma das pessoas mais icônicas e incompreensíveis que já viveram neste mundo.

Bava 14/01/2019

Muito triste
Acreditava que já tinha lido a biografia mais triste de todas que era a do Kurt Cobain, porém, ao acabar estas quase 800 páginas sobre Michael Jackson cheguei à conclusão que estava enganada.
Procurei outras opiniões e vi que a horda de fãs de Michael não curtiu o livro pois retrata cruamente a vida complicada do mega-pop-star e os chupins à sua volta, incluindo - principalmente - sua família.
Sem sombra de dúvidas, Michael foi durante toda sua vida uma alma atormentada. Mas não consegui chegar à conclusão no final se ele abusou ou não das crianças, se ele era apenas um adulto que não queria crescer ou foi vítima de toda espécie de mau caratismo que o cercou desde criança.
Na verdade eu imagino que sim, ele pode ter sido vítima tanto quanto abusador, mas nem sempre se deu conta disso.
O fim dele foi pior, sozinho como esteve durante toda a sua vida apesar de querer mudar esta situação durante todos os seus 51 anos.
Muito bem escrito, a ficha de fontes é enorme, a cronologia é sensacional e as fotos também.
Porém, sinceramente, eu fiquei mal depois de acabar a leitura.

site: http://vidanadaperene.blogspot.com/2015/11/biografia-michael-jackson-intocavel.html

Mayara1111 14/10/2021

Saiu do foco
Um livro de quase mil páginas sobre a história conturbada de um dos mais ilustres e extravagante pessoa da história poderia ter saído melhor.
O foco do livro - e não acredito que seja spoiler - é detalhar como se passaram os problemas que Jackson teve com a lei. Antes e depois de sua morte. Uma pena porque deixou o livro cansativo e remanesce a pergunta: como viveu Michael Jackson?

Vanessa Constan 31/08/2016

Uma história triste do maior artista pop que o mundo teve. O livro é de leitura difícil, porque cita uma infinidade de pessoas que fizeram parte de sua história, desde empresários maquiavélicos da indústria da música, até pessoas que se aproveitaram de sua bondade e ingenuidade. Vale a leitura para entender como um astro pop, adorado por bilhões, pode ser solitário e sozinho.

Prof. Angélica Zanin 26/11/2023

Um rei sem majestade
Completamente perfeita. Escrita elaborada, informações confirmadas com fontes e documentos. Nada surpreendente, mas cirúrgica ao narrar a história do rei do pop. A biografia conta a história de Michael Jackson, desde seu surgimento no Jakson 5, seus conflitos com a família, suas dificuldades emocionais, seu sofrimento com acusação de assédio, seu julgamento, seus ensaios do último espetáculo "This is It", sua morte, seu velório , a briga de muitos pelo espólio, enfim, toda trajetória do astro. Até quem não é totalmente fã ficará inclinado a conhecer a vida de um artista completo, no entanto, vencido pela ganância e pela vaidade daqueles que o rodeavam.

Derlaine 16/05/2014

Bem nem sei se o que estou escrevendo é uma resenha porque não tenho certesa se resenha biográfias mas estou escrevendo pelo impacto que o livro me causou vc vai dizer idai Machael Jackson sempre causa impacto por qualquer motivo ok, a questão é que lendo o livro vc se dá conta do impacto do mundo na vida de Michael Jackson o tanto que a sociedade eu diria mundial contribuiu para no que Michael se transformou no decorrer de dos 50 anos de sua vida para o bem ou para o mal e quanto continuanos fazendo isso com os Justin Bieber (nada pessoal só um exemplo) quer dizer ele era só uma criança muito talentosa quando tudo começou e acabou como um homem de rosto disfigurado por dezenas de plásticas, acusado de abuso sexual, que morreu assinado por um médico- traficante que lhe aplicou um coquetel fatal de medicamentos.
Voces vão me perguntar ele é culpado de abuso sexual ?Não sei, o livro não deixa claro nem se quer se Michael Jackson algum dia fez sexo com alguém na vida.
De uma culpa tenho certeza o mundo matou o menino Michael Joseph Jackson.
Este com certeza morreu.

site: http://derlaine1.wordpress.com/2014/05/16/resenha-intocavel-a-estranha-vida-e-a-tragica-morte-de-michael-jackson-randall-sullivan-2/
Bruno 18/05/2014minha estante
Desculpe, mas eu não consegui entender nada...

Vivi Martins 13/07/2015minha estante
Não consegui entender sua opinião sobre o livro, aliás, não entendi nada mesmo! Sou uma grande fã de Michael, conheço toda a sua história, e queria ter opiniões sobre o livro. Pena!

Jéss 18/11/2017

Michael - Intocável
Intocável é um daqueles livros que merecem uma leitura calma, tranquila e dedicada, pois ler ou ouvir algo sobre o Rei do Pop sempre foi algo muito delicado por - sempre - surgir a dúvida do que era verdade ou mentira.
Investigada e escrita por um dos maiores autores da Rolling Stone, Randal Sullivan, usa como fonte de pesquisa a família, amigos, fãs e todos que tiveram a chance de viver com Michael, além de muita leitura e busca sobre processos e acusações que rondavam a vida do cantor, todas as fontes foram citadas em mais de duzentas páginas de Intocável.
A história é bem detalhada em alguns assuntos e muito repetitiva em outras, mas o que a torna sensacional é a visão de alguém de fora apresentando ao público duas formas de ser humano: a) as que eram amigos leais de Michael, b) quem só queria e fez de tudo para o derrubar.
Parece até roteiro de filme, mas em que vida ou história a família é a maior vilã de um artista e Donald Trump é o amigo e acolhedor? Deve-se pensar direito, pois a vida de Michael, desde cedo foi muito turbulenta e está tudo detalhado neste livro. Por isso repito: é necessário ler com calma, pois é uma história fantástica embora se tenha muita coisa trágica e que requer uma atenção minuciosa.

luana1274 02/01/2018

Intocável
Intocável é uma biografia de uma das grandes estrelas que tivemos nesse mundo, Michael Jackson foi e sempre será lembrado como o cara extravagante, o cara de mil faces o cara que sabia cantar e encantar seus fãs e admiradores, da mesma forma que ele atraia gente de bem tb atraia gente do mal, pessoas que estava com ele por conta de sua fama e riqueza, muitos usaram da bondade e generosidade do Michael pra se aproveitar, em fim eu li esse livro e muitas vezes me emocionei com ele. Leiam é muito bonito e ao mesmo tempo triste a história do Michael Joseph Jackson ???

Tiago.Muniz 03/03/2020

Super leitura
Apesar de ser um livro com mais de 700 páginas, são tantas as informações e todas tão relevante pra sua biografia que não cansa o leitor... é um livro muito sóbrio, claro e direto, assim vc consegue tirar suas próprias conclusões sobre todas as histórias que cercavam a vida de MJ...
Vale a leitura!!

Luiz Pereira Júnior 11/12/2021

Crônica de uma tragédia anunciada
Confesso que minha primeira opção para o título seria o famoso chavão Parente é Serpente. Mas isso seria generalizar, pois tenho alguns parentes que jamais mereceriam serem chamados de serpente e alguns deles também diriam (dirão) isso de mim.

Mas, ao ler a biografia de Michael Jackson escrita por Randall Sullivan, é difícil (se não impossível) não pensar naquele que talvez seja o maior astro pop de todos os tempos morando em um ofidiário, onde todos, de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade, pensam em como pegar dinheiro do membro (milhões de vezes) mais bem sucedido da família.

Sempre escrevo que as (auto)biografias são, a grosso modo, de dois tipos: as de primeira categoria, que se preocupam com detalhes, com o contexto social, com a busca de várias e muitas fontes, fazendo com que o leitor compreenda como o (auto)biografado se tornou o que é e como chegou aonde chegou. Isso acaba por fazer essas biografias ainda melhores do que muitos romances que são publicados hoje em dia, que fazem de seus personagens meros bonecos de papelão (unidimensionais, rasos, que mal se diferenciam de um vaso na sala). E, mais uma vez, cito, como exemplos, as biografias de Bob Dylan (No Direction Home), dos Beatles (de Bob Spitz) e de Chatô (de Fernando Morais) nesta categoria.

Já o outro tipo não passa de um (auto)elogio, de uma auto(louvação), de páginas e mais páginas querendo convencer o leitor de que o ser em questão é especial (eta palavrinha chata de tão usada) e que ele(a) se fez por si mesmo por causa de seu talento, da sua inteligência, de sua beleza ou seja lá o que for. Infelizmente não dá para citar exemplos, pois não tenho a mínima vontade de ser processado, nem tenho paciência para entrar em polêmicas internéticas. No entanto, uma dica: um certo cantor famoso...

E é mais do que lógico que você já deve ter percebido que Intocável está no primeiro time, mas com uma ressalva (que nem é tão ressalva assim): o foco é principalmente nos últimos meses da vida do Rei do Pop. Assim, se você quiser uma biografia de Michael mais detalhada de seus primeiros anos, da criação de suas maiores obras, essa aqui não faz feio, mas o foco é, como já disse, os absurdamente horríveis últimos anos de Michael.

Ao detalhar as relações de Michael com a família, com os advogados, com a imprensa e com os (muitas vezes supostos) amigos, o autor nos oferece um retrato aterrorizante da fama e do mundo do altíssimo poder econômico, assim como também dos meandros da indústria cultural e de sua incessante busca de lucro (afinal, é cultural, sim, mas também é indústria).

Não há heróis no livro e todos possuem seus aspectos obscuros, mas é isso que torna esse livro tão intenso que parece por vezes que estamos lendo uma obra de ficção que só poderia ter sido inventada por um autor em uma crise de delírio imaginativo. E, por incrível que pareça, o livro acaba gerando uma grande empatia do leitor no melhor estilo “Graças a Deus que eu não nasci numa família como essa...”.

Escrever sobre alguém qualquer um escreve, mas transmitir ao leitor o que é ser esse alguém... isso, sim, é tarefa para poucos...

Janaina.Bernardes 21/05/2022

Que bela obra
A história foi contada com muita riqueza de detalhes, coisas que nunca imaginaríamos que o nosso rei do pop poderia passar ou sentir. A escrita foi tão bem feita que parecia que estávamos na mente de Michael!
Tem muitas fotos inéditas que te transportam para os momentos e te faz imaginar como seria naquele dia!
Recomendo!