Em Busca do Sentido da Vida

Em Busca do Sentido da Vida Augusto Cury

Resenhas - Em Busca do Sentido da Vida

Lary.Kielb 10/07/2022

Esse livro é tão interessante, nos prende e nos enche de curiosidade, aborda a construção humana, segunda guerra mundial, Hitler em específico. Conta história fictícia enquanto ensina sobre a história verdadeira.

Dressa Oficial 08/02/2014

Resenha - Em Busca do Sentido da Vida
Olá, tudo bem com você?

Esse livro é a continuação de "O Colecionador de Lágrimas", resenhado aqui no blog.

Recebi em parceria com a editora planeta , e também gostei muito! :)

Júlio Verde ainda impaciente com todos os acontecimentos que vem ocorrendo em sua vida, com a mistura de pesadelos e pessoas do século passado em seu presente, é chamado para uma missão um tanto quanto bem fantasiosa, entrar em uma máquina do tempo para tentar fazer com Hitler seja impedido de fazer as atrocidades que fez.

Para isso ele precisa ir em pontos chaves de toda a história da vida de Hitler, para tentar eliminar toda e qualquer chance que houve para tudo que ele fez ser desfeito.

E é nessa hora que entra detalhes de como todo o poder de Hitler foi aceito por todos os alemães, e todas as atrocidades que ele cometeu.

Em um primeiro momento é solicitado a Júlio Verne que ele mate Hitler ainda criança, pois de acordo com diversos estudiosos da mente dele, ele não tinha salvação.

Mas Júlio Verne sendo um defensor dos seres humanos decide não optar por esse caminho, deseja entrar em alguns pontos da história de Hitler com ele já adulto, pois ele acha que pode tentar desvendar a mente de Hitler e fazer com que ele pense de outra forma.

Página 136
"Todo ser humano é um cofre. Não existem mentes impenetráveis, mas chaves erradas.
Mas nem tudo é tão simples, Júlio Verne precisa controlar sua mente para que a máquina do tempo leve para o ano e a situação exata em que precisa entrar para mudar toda a história e nem sempre isso acontece, nessa hora o livro começa a ficar muito mais emociontante e a leitura fluiu muito mais fácil, mas isso já passava das 100 primeiras páginas.

Júlio Verne é enviado para o momento que soldados da SS estão capturando Judeus e acaba sendo enviado para os campos de concentração nazista em Auschwitz e se depara com uma situação horrível.

Página 144
Se as noites era um martírio, de dia era um inferno. Nesses currais humanos não havia livros para ler, rádios para ouvir, ruas para caminhar, flores para contemplar, brisa para sentir.

O livro é muito bem escrito e a história apesar de ser bem fantasiosa eu gostei dessa mistura e ficava torcendo muito para Júlio Verne conseguir sair da situações que se envolvia, a mistura de ficção com realidade me deixou bastante impressionada e é impossível não se emocionar em alguns momentos com pessoas presas nos campos de concetração ainda agradecendo e acreditando em Deus por tudo que tinha.

Página 159
-Não sei se vou viver professor, mas jamais desistirei de viver. Eu agradeço a Deus a cada momento o dom gratuito da vida: o ar que respiro, as células que trabalham incansavelmente, o coração que pulsa no meu peito e até esta mísera comida que ingiro.

Quem gosta de história e tem curiosidade para saber como foi o período da segunda guerra mundial eu mais que recomendo.

Beijos

Até mais..

site: www.livrosechocolatequente.com.br

Grazi 21/01/2014

o livro é bom, dependendo da perspectiva,
é bom no sentido do ponto de vista, de ensinar algo no sentido psicológico e emocional, já na ficção, não é tããão bom assim, mesmo assim, nos faz sentir, é, sentir uma realidade amarga, e encrustada na história da humanidade...
continuação do "Colecionador de Lágrimas", Julio Verne inicia a sua viagem no tempo, a fim de "tentar" mudar os fatos... vai a vários momentos marcantes para tentar alterar o percurso, contudo estas viagens "erradas" servem para mostrar e demonstrar ao protagonista (e principalmente ao leitor) momentos, sentimentos e emoções que apenas experimentando é que se pode amadurecer.

Enfim, há várias formas de mudar a história da humanidade, mudando apenas um ser humano, fazendo a diferença para apenas UM, é por este viés que o autor apresenta e constata que a educação desde a mais tenra idade é que mostra e demonstra que é o melhor caminho para contribuir com a história individual e consequentemente coletiva, e que esta ferramenta está a mão de todos... enfim, pra encurtar a história, o protagonista consegue seu feito, mas de uma forma diferente do que foi proposta no começo... é um livro interessante e envolvente, apresenta mta pesquisa por parte do autor, o que dá mta verossimilhança em vários pontos... há a parte ficcional que é o pano de fundo do enredo, mas o interessante também é a análise psicológica e comportamental de Hitler.

Vale a pena ler, vale a pena instigar e nos leva a refletir e a indagar-nos se realmente estamos fazendo a parte correta aos que nos acompanham no dia-a-dia, aos nossos filhos, aos nossos alunos... às pessoas que nos rodeiam..."uma pessoa só é feliz quando procura irrigar a felicidade dos outros e promover seu bem-estar"

afinal... "não há mentes impenetráveis...apenas chaves erradas"

Amanda Mendonça 12/05/2021

Excelente leitura, livro e história. Todos nós buscamos um sentido para a vida e o tal sentido se faz presente desde a infância, a nossa transformação é enraizada desde então, e quando em algum momento somos rejeitados ou não somos o suficientemente bons em algo, começamos a criar o que chamamos de "traumas", e isso pode causar efeito diverso na fase adulta. A educação transforma e disso não podemos duvidar, educação é o pilar para a transformação pessoal. Ela tem que começar em casa pelos pais, tios, irmãos, avós e assim por diante, por quem de fato formamos família. Acreditemos sempre no quanto a educação pode ser transformadora para uma pessoa e de como ela pode mudar a vida não só do ser humano, mas de um país inteiro ou de uma história inteira.
Livro que vale cada página e de uma grandeza de conhecimento absurdo. Leiam!

PatrAcia.Vesperman 11/08/2023

#15°/2023?
Apesar de ter achado meio chato a maior parte do livro, gostei da forma como usaram a ficção para analisar, através da psicologia, a mente de Hitler. O autor nos leva na época da Segunda Guerra Mundial, nós leitores vamos presenciar nas paginas durante a leitura inúmeras alegrias, tristezas, tragédias e superação na qual Hitler é o centro das atenções.

Ludmila88 20/02/2023

Um livro genial que ao mesmo tempo nos faz refletir muito sobre a tamanha atrocidade que foi o nazismo e a segunda guerra e ao mesmo tempo nos faz refletir muito sobre o ponto de que a educação salva investir em educação evita que tenhamos que punir os adultos e nos faz refletir sobre isso tudo em meio a uma história que nos prende muito

Ellen.Giovanna 13/03/2023

A educação é a solução
Perfeito!!! Eu realmente não tenho palavras pra descrever o que eu senti lendo esse livro, a história tem uma ótima narrativa, os personagens são maravilhosos e o final superou as minhas expectativas.

@theus04 06/09/2020

+ ação q o 1°
nessa continuação pôde-se perceber o quão importante é EDUCAR uma criança quando jovem, pois esta educação refletirá o caráter dela no futuro. Houve algumas partes q se repetiram algumas frases, é claro. Mas no geral, o livro trás uma reflexão apaixonante

Paula Renata 08/03/2022

Simplesmente fantástico
Sem palavras para descrever esse livro ele é simplesmente fantástico. Uma viagem em todos os sentidos.
Super recomendo a leitura.

@babi.teixeira 10/11/2021

A premissa é boa, mas a leitura se torna cansativa e muito repetitiva. O autor parece gostar que seus personagens façam discursos em diálogos totalmente desnecessários.
Nique 10/11/2021minha estante
Senti a mesma coisa quando li, terminei a pulso já não aguentava mais. Extremamente cansativo

Analu 26/04/2020

Decepcionante
Para um dos escritores brasileiros de maior sucesso atualmente eu esperava um pouco mais!
O livro é descrito como um romance, porém seu conteúdo está mais perto de uma "enciclopédia" sobre Hitler e a Segunda Guerra Mundial, o que tornou a história um tanto desinteressante.
Além de todas as passagens serem "mensagens para reflexão", tornando a obra muito cansativa, o livro ainda é escrito de forma extremamente didática, como se fosse um professor explicando uma matéria em sala de aula e não um narrador contando uma história.
Um livro decepcionante para quem esperava uma obra mais impactante e menos didática.

Vinicio.Dourado 22/09/2023

Gostei
A leitura é agradável como sempre, o livro conta fotos históricos que nunca soube sobre a segunda guerra mundial e Hitler. Augusto Cury disseca todos os transtornos que o líder nazista tinha.