Spharion

Spharion Lucia Machado de Almeida

Resenhas - Spharion

SakuraUchiha 23/03/2015

Desvende este mistério.
Spharion é um livro que eu li sem amarras na escola. O personagem principal é Dico Saburó, que desde que nasceu descobriu ser um paranormal. ele ajuda nas investigações criminais, e portanto o primeiro crime que vemos é de um garimpeiro de Minas Gerais que aparece morto e em rosto está escrito Spharion. Para ajudar na investigação Dico contará com a ajuda de um investigador famoso e de um jornalista.
É uma leitura muito rápida, não abrange muito os poderes deles, mas sendo infanto-juvenil agrada muitas crianças. Mostra o cotidiano de sua vida, que mesmo com poderes, tem uma vida como a de qualquer outro. É um livro curto, com vários capítulos cada um abordando um assunto, mas recomendo pela motivação de ler que ele nos passa.

Bruno Leandro 13/07/2011

Ficção científica para iniciantes
Este foi um dos primeiros livros de ficção científica e fantasia que li. Aliás, como todos os livros da série vagalume foram sempre um debut para mim em alguma área, este não seria diferente. O personagem principal, Dico Saburó, é de uma bondade imensa. Chega a ser bobo de tão ingênuo! Um exemplo é quando ele se deixa ser picado por um mosquito porque o coitadinho “está com fome”! Claro que esta não é a única característica especial do garoto: ele tem superpoderes e não sabe a origem deles. Enquanto uma parte da história trata do garoto tentando entender o que ele é e porque é assim, outra é envolvida em mistérios e suspense.
Como livro, foi bom lê-lo quando criança e não sei se por isso tenho muita saudade. Acho que é saudade de tempos que pareciam mais simples e de histórias descomplicadas. Em todo caso, este livro me remete de novo a esses tempos e, por causa dele e de outros da Vagalume foi que desenvolvi um gosto para a leitura. Spharion foi um livro mais complicado, que não li com a mesma voracidade dos outros e sua história em alguns pontos me fugia um pouco. Mesmo assim, digo e repito: foi um estímulo para me tornar o leitor que sou hoje.

Marcelo 07/09/2011

Educação
Devo parte do meu gosto pela leitura à exigência educativa que havia na minha escola, que por sinal, indicava esta coleção como estímulo ao aprendizado de qualidade. E a formação para enfrentar os desafios da vida.

Inlectus 24/04/2009

Bom.
Simples e legal, bom para se distrair.

fuca 16/02/2010

spharion
spharion é um livro ruim que fala de morte!!!!!!!

MÁRSON ALQUATI 24/04/2010

Um dos primeiros!
Inesquecível, como tantos outros livros maravilhosos da coleção Vagalume que marcaram a melhor fase da minha vida: a doce e tenra infância! Recomendo!

rogeriogalves 02/01/2011

o livro prende o leitor no desenrrolar dos misterios, tudoq ue um adolescente gosta.

Alex L.S. 16/08/2019

Mistérios
É uma das capas mais memoráveis da coleção valume. Ótimo suspense.

Marriete 11/08/2019

Spharion - Resenha
Dico Saburó é um menino especial. Possui desde o seu nascimento o dom de levitar, de fazerem os objetos se moverem sem tocá-los e de prever acontecimentos.
Como se tudo isso não fosse estranho o suficiente, fatos intrigantes começam a ocorrer em Diamantina, sua cidade natal. O que no começo parecia apenas roubos corriqueiros de diamante se mostra ser algo mais complicado.
O enigmático meliante não estava a procura dos maiores diamantes, nem dos mais valiosos. Frequentemente ele subtraía as pedras de menor valor financeiro. Por quê?
Toda vez que o suposto ladrão agia, deixava um rastro de morte: as vítimas eram marcadas com um raio que chamuscava o centro vital de seu cérebro, e o assassino deixava ainda sua assinatura: Spharion FF.

Quem era esse homem? Por que matava suas vítimas dessa forma?

As respostas para essas perguntas é o que Dico Saburó procurará descobrir junto com seu amigo Pedro e o inspetor Pimentel.

#Livros#Spharion#LúciaMachadodeAlmeida#EscritoraNacional#SérieVagalume#EditoraÁtica#InfantoJuvenil#LiteraturaNacional#LiteraturaBrasileira#AmoLer#Books#Instabooks

Kleber Rafael 20/12/2018

Um bom livro de Lúcia Machado de Almeida, um suspense com ótimas pitadas de ficção, foi muito bom rever o repórter Pedro e o Investigador Pimentel de Escaravelho do Diabo... a trama foi muito bem elaborada, você fica intrigado querendo descobrir a identidade do vilão, mas prepare-se para um final decepcionante.

Ana 13/02/2018

Mistério e suspense numa história paranormal
Lúcia Machado de Almeida é conhecida por publicar outras histórias de sucesso na coleção Vaga-lume, como O Escaravelho do Diabo, e Aventuras de Xisto.
Neste seu livro Spharion, ela descreve misteriosos assassinatos onde as vítimas aparecem com a estranha palavra ''spharion'' escrita no rosto, além do símbolo FF em seus corpos.
A cidade também sofre com os roubos da incógnita figura, a quem os moradores chamam de Spharion. Dico, morador da cidade, é um menino com poderes especiais, que tem visões de locais e acontecimentos e sente coisas. É com a ajuda dele e de um jornalista, que o Inspetor tenta resolver o mistério que envolve a cidade. Para isso, precisam até fazer uma viagem a uma ilha que Dico vê em suas visões.
Confesso que sempre via esse livro na minha escola, mas nunca me interessei em pegá-lo para ler. Só depois me interessei por ele subitamente, e o li em 2014. Só me arrependi de não tê-lo lido antes.
Muito bom.

Livros, câmera e pipoca 02/08/2017

Bom, mas não tão bom quanto eu lembrava
Trata-se de uma história cheia de mistérios e reviravoltas, que se passa na cidade mineira de Diamantina, famosa por suas minas de diamantes. O jovem Dico Saburó desde criança tem poderes paranormais, o que muito assustou os pais. Certo dia um crime misterioso acontece em um dos locais de extração de diamantes. Um minerador é encontrado morto, com a palavra Spharion FF escrita com tinta azul em seu rosto. Estava dada a largada para uma série de acontecimentos, envolvendo roubos de diamantes.

site: https://livroscamera.wixsite.com/meusite/single-post/2017/07/10/Releitura-Spharion

cris 19/04/2017

Spharion
Eu gostei de ler o livro porque o menino não foi identificado pelos cientistas e quando ele tinha 20 anos um homem queria matá-lo. Saia matando todo mundo da cidade e na testa dessas pessoas ia colocando siglas.
shizukamoon 02/01/2018minha estante
undefined

Heloisa.Goes 07/09/2015

O caso Spharion se passa em Minas Gerais, estado onde a autora nasceu. Spharion é um assassino muito misterioso que rouba diamantes caríssimos e deixa sinais que mais se parecem com iniciais de nomes nos corpos de suas vítimas. É através desses sinais que o paranormal Dico, o jornalista Pedro e o inspetor Pimentel saem à procura desse homem que está espalhando terror na cidade. Eles entram em muitas enrascadas até que encontram a ilha onde Spharion se refugia. No último capítulo, eles encontram o diário do assassino - e o livro traz trechos como se fosse escaneado do próprio diário mesmo - e descobrem todos os planos e segredos por traz dos crimes. O papel parece papel de jornal, muito legal :D e o meu exemplar é velhinho, então está com cheirinho de velho e cor amarelada.Apesar de ter dado nota 4 pra ele, este é um livro que me impressionou pelo fato de ser de literatura brasileira, e além disso, um enredo de investigação, suspense, assassinatos que se passa no Brasil. Nunca tinha visto história igual ! Gente é uma leitura muito válida; já vi muitas pessoas dizendo que gostam desse livro, dessa série Vaga-lume em geral, então eu SUPER recomendo !

site: http://jardimdoslivrosdahelo.blogspot.com.br/2015/02/spharion-lucia-machado-de-almeida.html