O Livro de Jack

O Livro de Jack Barry Gifford
Lawrence Lee

Resenhas - O Livro de Jack

Luccas.Soares 14/10/2021

Excelente biografia. Por vezes cansativa por incluir depoimentos longos com referências que eu não conhecia, o que me fazia parar e pesquisar. Mas me ajudou a ter uma nova motivação pra ler os trabalhos de Kerouac, que abandonei há uns anos. No geral uma pesquisa ótima.

@fabio_entre.livros 16/12/2022

Os Kerouacs (2)
Desde 2021 eu tenho me aventurado pela literatura da Geração Beat através de seu maior expoente: Jack Kerouac. A jornada tem sido árdua e tortuosa, mas suficientemente instigante para me incentivar a querer saber mais sobre a vida desse ícone da contracultura americana. Recorri, então, a duas biografias bem distintas para essa tarefa: a de Yves Buin (parte da Série Biografias, da L&PM Pocket) e a de Barry Gifford e Lawrence Lee (da Biblioteca Azul, selo da Editora Globo). Por terem abordagens claramente diferenciadas, ambos os livros cumprem objetivos específicos, mas ainda assim (ou por isso mesmo) eles são complementares, de certa forma.
A obra de Yves Buin segue o caminho convencional de uma biografia e é escrito com muito tato: é didático sem ser maçante, descontraído sem ser tendencioso, e procura ser tão imparcial quanto possível ao lidar com uma figura tão emblemática. Evidentemente, o autor apresenta os fatos da vida de Kerouac em ordem cronológica, mas, além disso, organiza o texto em capítulos temáticos que contextualizam a biografia com o cenário americano da primeira (e parte da segunda) metade do século XX. Assim, desde a genealogia dos Kerouac, a infância e juventude de Jack na pequena cidade de Lowell, a ida para a 'cidade grande', relações amorosas conturbadas, experiências com literatura, a concepção de 'On the Road', a veneração mítica a Neal Cassady, a ascensão meteórica à fama e o declínio físico e mental igualmente vertiginosos, tudo isso é explorado em capítulos específicos da obra de Buin.
O livro de Gifford e Lee, por sua vez, vai por uma contramão, como bem destaca Walter Salles (cineasta brasileiro que assina o texto de apresentação e é também responsável pela adaptação de On the Road para o cinema).
Como o subtítulo evidencia, esta é uma biografia oral, composta basicamente por relatos em primeira pessoa de familiares, amigos, conhecidos e outras figuras do cenário beat que conviveram em algum nível com Kerouac. A função dos autores é fornecer um panorama geral da época e organizar os depoimentos em ordem cronológica.
O aspecto mais interessante nesta biografia é a pluralidade de perspectivas dos entrevistados sobre Kerouac e sobre a América dos anos 40 a 70. Esse é um mérito dos autores, que dão voz não apenas às celebridades, como Ginsberg e Burroughs, mas também às pessoas comuns, como Lucien Carr e as esposas de Cassady. Se por um lado isso resulta em alguns depoimentos contraditórios sobre o mesmo acontecimento ou personagem, por outro fornece uma visão multifacetada sobre esses mesmos eventos e seus narradores. A vida como ela é.

Adrine 24/10/2023

Kerouac, pelo olhar do resto da galera Beat
Foi uma das leituras de biografia mais interessantes que já tive pela própria forma como é a organização do "Jack's Book". Não conheço outra biografia montada nesse formato entrevista (até lembra a montagem de um documentário) colocando diretamente as falas dos que "testemunharam" e acompanharam Jack em cada fase da sua vida, até deixando que as falas saíssem do centro "Vida do Kerouac" e falando muito também da formação da Geração Beat e do próprio processo criativo que é a junção de vida/experiencial/arte. Um livro muito bom pra quem se interessa pelos fatores bibliográficos do Keroauc e em checar como podem haver diferentes opiniões e pontos de vista sobre uma mesma figura.

Rosangela 21/03/2018

Backstage de on the road
Aproveitando a disponibilização no kindle unlimited e sendo já uma fã há pelo menos 10 anos do trabalho de kerouac, posso dizer que este livro é com certeza uma adição, um material extra e relevante da obra On The Road, com seus constantes testemunhos de pessoas que foram representadas, de forma realista ou não, nas obras de kerouac, dando assim uma visão mais ampla da vida do escritor, tais testemunhos são postos em ordem quase cronológica de sua infância até sua pós-morte. Em resumo um must read para os fãs do escritor.