Cidade em Chamas

Cidade em Chamas Lee Child

Resenhas - Cidade em Chamas

Jardeson.Oliveira 06/01/2021

Cidade em Chamas
Nada no mundo queima com mais intensidade do que o sol do deserto... A não ser chamas ardentes do ódio.

Cidades em chamas é um Romance/ação, que parece uma novela mexicana. O personagem principal Jack Reacher, um ex-investigador do exército que se encontra com uma mulher em pleno deserto que estava mais desesperada do que qualquer mulher que ele tenha visto. A história se desenvolve sobre uma nuvem de mentiras e segredos obscuros, numa cidade, no deserto texano chamada de Echo ao sul de Pecos.
Nos primeiros capítulos, tudo acontece de maneira rápida, três cenas sendo desenvolvida ao mesmo tempo sem perder o fio da meada e que no fim tudo se configura em uma única situação e Reacher se encontra no centro de uma conspiração familiar. Todos esses acontecimentos estão relacionados a um caso em específico que será desvendada brilhantemente no decorrer da narrativa. O maior vilão da história é a mentira, construída por alguém que está sempre vigilante ao que acontece ao redor, para que nada saia de controle, mas para esconder um bom segredo é preciso despachar as pontas soltas no meio do caminho.
O livro te faz pensar bastante sobre o caso, desconfiando de todos acreditando que todos têm algo a esconder. Força o leitor a criar varias hipóteses para o real motivo de tanta calamidade. No decorrer do caso as peças soltas vão aparecendo e Reacher como um experiente investigador usa suas habilidades para juntar os pedaços e compreender o que está acontecendo e descobrir o verdadeiro culpado por tanto sangue derramado.
Reacher tem a ajuda de Alice, uma advogada que trabalha para o departamento de advocacia em Pecos, ela atende as famílias carentes e que não podem pagar por um serviço caro. Ambos procuram analisar cada possibilidade de solucionar este problema, porém, durante a leitura, no meu ponto de vista, quanto mais cavava, mais claro ficava que eles estavam defendendo uma pessoa nada confiável. O que não previ foi a perspicácia de Reacher, que persistia em acreditar que sua amiga era inocente. Torcia pelos dois, mas ficava a duvida se ele conseguiria ajudar a sua amiga à vencer este inimigo que naquele lugar tinha grandes poderes, para burlar até mesmo a lei.
Foi uma ótima leitura.

Leia 28/10/2019

Carmen Greer encontra Jack Reacher meio que por acaso, já que ele, um ex investigador do exército que de tanto mudar de cidade tornou-se um andarilho, estava na estrada aventurando uma carona para seu novo destino.

Quando ela vê aquele homem enorme não perde tempo e pede ajuda. Ela se arrisca, ele desconfia, mas aceita o pedido.

Coisas estranhas acontecem o tempo inteiro e a desconfiança cerca diversas pessoas, mas para um ex-militar com faro apurado para armações e histórias desconexas, o instinto e o sentimento de dever para com a justiça falam mais alto.

Reacher não sai do pequeno vilarejo de Pecos até que tudo se resolva. Nada é simples, mas o sentimento de dever cumprido fortalece nosso protagonista, que descobri ser personagem principal de muitos outros livros que constituem uma série sobre ele escrita pelo autor Lee Child.

Inclusive, One Shot, publicado no Brasil como O Último Tiro e Never Go Back (Sem Retorno) foram adaptados para o cinema tendo Tom Cruise como protagonista de Jack Reacher.