A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka




Resenhas - A Metamorfose


8841 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


bea habibs 25/05/2024

"[...] a maçã permaneceu fincada na carne como um suvenir visível, pois ninguém se atrevia a retirá-la, parecia ter lembrado até mesmo ao pai que, apesar de sua triste e asquerosa forma atual, Gregor continuava sendo um membro da família que ninguém podia tratar como um inimigo, mas diante do qual o mandamento do dever familiar era engolir o asco e tolerar, tolerar e nada mais."
comentários(0)comente



saturnsbasement 25/05/2024

Você só tem valor quanto tem utilidade
Pensei muito, mas muito mesmo nesse livro. tem uma semana que eu terminei e só hoje consegui pensar em uma impressão pra colocar aqui.
um livro curto, de leitura rápida e profundidade enorme.
imersivo e sensível onde conseguimos sentir toda dor, e angústia do personagem principal ao mesmo tempo em que compreendemos o lado dos seus familiares (às vezes)
e pra mim uma bela metáfora pra como a crise depressiva nos destrói. e reforça como pro nosso sistema só somos úteis enquanto máquina de produzir, e mais desumanizados do que o costume quando perdemos essa utilidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



jumoreiraa 24/05/2024

Esse foi meu primeiro contato com uma obra do Kafka, e quero dizer que achei muito sublime a forma como ele usou a narrativa para criticar nosso sistema de sociedade, que atribui o valor de alguém a seu trabalho, e uma vez que você não produz, você é inútil.

Mesmo com as personagens não tendo uma muita profundidade (o que eu acho que força mais o leitor a ver pelo lado crítico e não emocional) eu acabei criando um sentimento de empatia com o Gregor e muitas vezes tentei me colocar no lugar dos familiares.

Como esse é considerado um dos maiores clássicos literários, eu acho que fui com muita sede ao pote e coloquei uma expectativa desproporcional, porém, continua sendo um livro que eu com certeza respeito e entendo o porquê da fama.
comentários(0)comente



dudu ð 24/05/2024

Simplesmente incrível.
Mesmo com o português antigo, e bem formal, achei a leitura fluída e interessante, acabei em um dia e foi uma experiência diferente do que esperava. Ainda estou tentando desvendar a mensagem por trás do livro. Mas sei que eu criei um carinho grande pelo gregor.
comentários(0)comente



Márcia 24/05/2024

A metamorfose é o mais famoso livro de Franz Kafka e um clássico da literatura.
O livro narra a história do caixeiro viajante Gregor Samsa que acorda como um estranho inseto.
comentários(0)comente



frazão 23/05/2024

Surreal, genial, incrível
impossível não se sensibilizar pelo gregor e até mesmo se identificar com ele certas vezes em falas e atitudes
kafka é um gênio
comentários(0)comente



Maria1691 23/05/2024

Que livro profundo ?
Gregor mudou, estava em uma fase difícil de sua vida e foi abandonado e negligenciado por sua família, pessoas que, durante sua vida inteira, ele cuidou e sustentou. Ao se ver naquela situação deplorável, só conseguia pensar no seu trabalho e no sustento da família. Já seus familiares o repudiaram e o abandonaram. Sua morte, que deveria ser vista como um acontecimento devastador, foi tratada como um alívio, um novo recomeço para a família.


Esse livro me fez pensar muito sobre os sentimentos e problemas psicológicos, quando tudo que precisamos é apenas de uma ajuda. Em uma parte do livro, ele diz que seria mais fácil se a irmã dele ou a mãe dele o ajudasse. Creio que, se tivesse suporte, não seria tão difícil assim passar por aquilo. Ao mesmo tempo que entendo o Gregor, consigo entender os familiares, pois não foi fácil para eles lidarem com Gregor, sua mudança de comportamento e aparência. Isso faz com que entendamos o cansaço de cuidar de Gregor, mas a negligência, o repúdio e o abandono me fizeram repensar e sentir a dor do personagem.


Não sei como posso colocar em palavras o que esse livro significou para mim; simplesmente incrível.
comentários(0)comente



grazi. 23/05/2024

Li por causa da escola e sinceramente acho que esse não é meu tipo de livro. não sei se consegui captar tudo que o autor quis passar, mas tenho que confessar que achei a história única e muito bem escrita.
comentários(0)comente



Xavier 23/05/2024

Sentimento de depressão.
"A metarmofose" é um livro que retrata a vida de Gregor Samsa, um caixeiro-viajante, que acorda transformado em um besouro (sei que não era isso que Kafka queria) e tem que aturar com sua dependência e insuficiência na vida com esse cargo.

|| um livro de uma leitura muito rápida, que termina em um único dia. porém deve ser lido lentamente e com cuidado, é nas palavras que kafka consegue representar oq queria desde o começo. triste ver como gregor vai se tornando em alguém que ele mesmo queria que nao existisse ao decorrer do livro, ao decorrer dos três capítulos você consegue perceber a mudança de pensamento dele e da própria família com esse "peso" que ele, gregor, se tornou. kafka realmente conseguiu demonstrar o sentimento tão difícil que é a depressão por meio de palavras. seria um livro que recomendaria sim para alguém ler e deixaria claro que deve ser lido lentamente e com atenção
comentários(0)comente



Isabelle L. C. 23/05/2024

Cumprindo o meu objetivo de ler mais clássicos esse ano, acabei meu primeiro livro de Kafka. Não tenho vergonha nenhuma de admitir que não compreendi totalmente o livro. A linguagem, surpreendentemente, é bem fácil de ler. O vocabulário é simples, entendi a história, mas não enxerguei todos os aspectos dela.
comentários(0)comente



Alice1030 23/05/2024

Muito doido!!
"A metamorfose" foi meu primeiro livro de Kafka. Uma experiência interessante e diferente do que estava acostumada, já havia lido alguns textos do autor e já apreciava bastante sua escrita. O Franz tem um forma de escrever nesse livro que traz o clímax logo de cara e depois o livro simplesmente se torna gélido: ninguém se importa mais com Gregor.
Quantos de nós somos o Gregor? O que será que Franz Kafka quis dizer com essa metáfora? Quantas metamorfoses acontecem por aí? Será que o Gregor era realmente um bicho monstruoso ou será que ele adoeceu e se tornou totalmente dependente da família?
Depois que terminei o livro muitas perguntas me perseguiam. Kafka escreve um livro totalmente incomodo e mesmo assim te faz querer ler até o final, é impressionante.
Recomendo muito a leitura, só não dou mais estrelas porque na MINHA OPINIÃO o Gregor não merecia esse final.
?
comentários(0)comente



Alysson.Bezerra 23/05/2024

Simples e complexo
O livro surpreende pela leitura fluida e rápida. O seu maior destaque, porém, é a grande variedade de camadas que ele possui. A genialidade de Kafka está em conseguir transmitir mensagens muito complexas de pessimismo e crítica social em poucas palavras. É um livro para refletir bastante mesmo após o término da leitura
comentários(0)comente



ssrachas 23/05/2024

Coloquei mt expectativa
Achei muito boa a escrita, eu li numa tacada, só que coloquei muita expectativa e me decepcionei um pouco
eu entendi a crítica que aborda no livro e tudo mais, só que acho q já tinha noção de tudo aquilo, do fato de sermos apenas o trabalho e aquilo que podemos prover, e nos tornamos um nada quando nao alcançamos isso...
enfim, posso ta sendo muito rígido dando essa nota, pq parte é culpa minha e não do livro, mesmo assim vou tentar ler outras obras desse autor
comentários(0)comente



Mab 23/05/2024

Depois que eu entendi, compreendi
Demorei para engatar na leitura mas agora que compreendi o significado de tudo, gosteii bastante. Me fez refletir sobre a vida, trabalho e sobrecarga de presão por causa de tudo isso. É triste ver como a família do Gregor não ligou mais para ele depois que ele se tornou "inútil" e isso pode ser visto como um reflexo da sociedade em geral. Gostei de saber que o livro é uma metáfora para a depressão e problemas de burnout, agora fez muito mais sentido.
comentários(0)comente



8841 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR