A Metamorfose

A Metamorfose Franz Kafka

Resenhas - A Metamorfose

Chris 18/05/2024

História meio vaga
Gregor é um caixeiro viajante, e ele tem que trabalhar para pagar as dívidas do seu pai e ajudar sua família. Mais tudo isso muda quando ele se transforma em um inseto e ele acaba sendo excluído da família.

Pergunta:
Sei o que não devemos levar o livro de forma literal, mas minha maior dúvida foi como ele se transformou em um inseto??

Minha interpretação:
Não podemos controlar tudo e sempre vai acontecer coisas inesperadas. Fazemos as coisas pelas pessoas, temos atitudes sinceras e o nosso afeto por essas pessoas nos deixa cegos, mais não podemos esperar que nossas ações sejam retribuidas. A família de Gregor "amava" ele, antes de se transformar em um inseto, mas quando ele se tornou um peso não buscaram a compreensão e empatia ao contrário excluíram ele , e o viam como um monstro. As pessoas só vão da importância para gente quando formos úteis para elas, mas quando mudamos nossas atitudes elas viram a cara pra nós.

Na minha opinião o livro mostra como somos facilmente descartáveis quando deixamos de ser o que as pessoas esperam de nós, não importa o que a gente faça sempre vamos ser monstros quando deixamos de suprir expectativas alheias

Yan Miranda 18/05/2024

Utilidade...
Simplesmente perfeito. Um livro simples e curto que uma pessoa com o mínimo de potencial de raciocínio vai se sentir incomodada ao ver que o texto mostra o que acontece com o protagonista ao deixar de ser útil para a família. Deixa uma reflexão profunda e causa um certo desconforto de como ele é tratado.

Jullyah0 18/05/2024

Metamorfose
Experiência única, estranho, bizarro, poético, vale a pena. Traz o perfil de um trabalhador do qual vive pela família, mas , num dia, após acordar de sonhos intranquilos, torna-se inútil, sendo assim, cada vez mais desprezado.

Rafaela 18/05/2024

Nhéé, só a escola pra me fazer ler um clássico
Bom, o livro em sí é algo mais culto e afins, um clássico né??
Mas os pontos pra mim foram o seguinte:
Os positivos são que a história tem uma ideia legal, pesando principalmente que esse livro é pra trazer a realidade da época com um contexto diferente.
No caso as críticas incluem por exemplo: O modo como tratam ele no trabalho sendo comparado com um inseto, os abusos de podef dentro de fábricas, a revolução industrial.
Mas de pontos negativos o principal é a escrita MUITO difícil, descritiva demais, linguajar hiper rebuscado...
Mas é óbvio que no contexto da época de quando foi escrito isso era normal.
Mas a crítica principal imagino que seja, o modo como o ser humano se mata de tanto trabalhar....

Duda linda 19/05/2024minha estante
é foda que geralmente a família é a primeira a te desprezar quando você deixa de ser útil, principalmente quando o filho se cobra de mais para "impressionar" ou dar orgulho para os pais. É raro mas acontece bastante.?????

Caroline 18/05/2024

Reli esse livro para um clube do livro, e tive as mesmas impressões da outra vez, é um livro deprimente que faz refletir sobre relações pessoais e a invalidez...

Deivid Pereira 17/05/2024

A vida é dura
- Um livro atemporal, mesmo sendo escrito em 1915.
- Infelizmente, todos nós somos úteis, enquanto fornecemos algo.
- Aos poucos vamos entendendo a tristeza do personagem.

Rute31 17/05/2024

Essa talvez é a segunda ou terceira vez que leio A Metamorfose e sempre fico impressionada com a qualidade da narrativa. Kafka é genial. Tenho que ler O Castelo.

Maria 17/05/2024

Eu só quero participar do desafiooooooooooooooooaaaaa aaaaaaaaaaaa
mas gente juro é um livro muito bom, meus parabéns kafka vc tem licença poética

Rafa.Dulce 17/05/2024

Uma história triste...
Muitos assuntos são tratados no livro, mas o principal eu entendi que a metamorfose é uma metáfora de um rapaz que se transformou em algo incapaz de ser aceito pela família.

Raquel Pepineli 17/05/2024

Agonizante
A palavra que descreveu minha leitura foi agonia. senti uma repulsa profunda da imagem que foi criada do Gregor (coitado).
a história é muito boa. na minha interpretação, ao ser visto como uma pessoa que não era mais produtiva para a família, ele foi se tornando um "animal/inseto", algo que seus pais consideravam repugnante. em momento algum Gregor teve pensamentos egoístas sobre sua situação, pelo contrário. ele só se preocupava com o sustento de sua família e de como eles iriam se virar sem ele.