Irmã

Resenhas - Irmã

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda 22/10/2013

Resenha: Irmã
Resenha: Irmã de Rosamund Lupton é um thriller psicológico que instiga até os leitores que podem não ser tão ávidos por este gênero de leitura. Chama a atenção por que é muito mais que um simples mistério e suspense, e a cada página há aquele misto de ansiedade e medo para desvendar a tão esperada verdade, através de uma escrita sincera, inteligente, cativante e intensa.

Arabela Beatrice Hemming ou simplesmente Beatrice ou Bee conta a história sobre sua irmã desaparecida. Tess está grávida e o pai é o professor em uma escola de arte que ela estuda. Detalhe que ele é casado é quinze anos mais velho e a renega por não querer que sua relação com uma aluna saia do seu controle.

As duas são o oposto uma da outra. Enquanto Bee se apresenta com uma personalidade mais compenetrada e decidida, Tess é revelada como uma pessoa mais tranquila, como se vivesse um dia de cada vez. Elas são muito diferentes e apesar da diferença de idade Bee é cinco anos mais velha elas se destacam por ter um relacionamento forte e muito unido. Mas no decorrer dos acontecimentos, Bee vai perceber que infelizmente não conhece de verdade a irmã. Todos questionavam se fora seqüestrada ou algo similar, porém através de uma pesquisa foi descoberto que ela estava em um hotel psiquiátrico, que havia perdido o bebê e consequentemente sofria de depressão pós-parto.

Claro que todos se sentiram aliviados por desvendarem seu paradeiro, mas Bee sabia que havia de fato, algo errado. Bee resolve passar um tempo no apartamento da irmã e tenta se concentrar para achar alguma pista de seu paradeiro. Ela se mostrou muito dedicada, bem mais que certas pessoas, inclusive a própria polícia. É perceptível o quanto ela ama a irmã e passa a certeza de que faria de tudo por ela.

A narrativa se destaca, pois Bee conta os fatos como se fosse uma carta/diário endereçado à Tess. E através das revelações, a personagem conta também a irmã que teve que mudar a sua própria personalidade para ir atrás de seus objetivos. Cada pensamento e ato revelado gera expectativas muito fortes, assim como emociona por surpreender e mostrar os sentimentos expostos de Bee.

É como se estivéssemos em sintonia com Bee e consequentemente seguimos seus passos avidamente. Todos podem ser suspeitos e podem esconder algum segredo. Repleto de reviravoltas, ainda apresenta um desfecho tocante, real e significante.

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/10/resenha-irma-rosamundlupton.html

Manu 18/06/2021

Beatrice recebe a ligação telefônica de sua mãe informando que sua irmã mais nova está desaparecida. Então ela viaja dos Estados Unidos para Londres, onde sua irmã mora.
Pouco depois de sua chegada na Inglaterra o corpo de sua irmã é descoberto.
A polícia atesta que foi suicídio, mas Beatrice não se convence da causa da morte e inicia uma investigação do que pode ter acontecido.
Achei a narrativa lenta e um pouco arrastada.

* 07/10/2013

Perfeito em cada detalhe.
Título: Irmã
Autora: Rosamund Lupton
Número de Páginas: 322
Lançamento: Outubro de 2013
Nota: 5/5 - Favotito!

Beatrice e Tess são duas irmãs extremamente unidas, mas completamente diferentes uma da outra. Enquanto Bee é pé no chão e trata sua vida com toda seriedade, Tess é um espírito livre, pensa apenas no presente, nunca no passado, nunca no futuro. Bee é seria e gosta que seu mundo gire em torno de algo concreto. Tem um bom cargo em uma empresa de designer, um apartamento próprio que ela comprou com o noivo, também serio e compenetrado, assim como ela, e muitos utensílios de cozinha. Já Tess mora em cubículo, o qual ela paga seu aluguel com pinturas que ela própria pinta. Estudante de artes, desempregada e completamente inconseqüente. Nenhuma dessas diferenças fez com que essas irmãs embora tomassem rumos diferentes de vida, se afastassem, pelo contrário, ambas compartilham tudo que acontece em suas vidas, são realmente amigas, embora a diferença de idade de cinco também seja um tanto significativa. Enfim elas se amam.

O mundo perfeito de Beatrice muda no momento em que ela recebe uma ligação de sua mãe avisando-a que Tess desapareceu. Ninguém tem notícia dela há dias. Sem saber o que fazer Bee pega o primeiro avião para Londres e se instala no pequeno apartamento de Tess, enquanto presta seu depoimento a polícia, procura pistas de sua irmã, e tenta manter a chama da esperança acessa. Mas infelizmente essa procura não será fácil, e Bee descobrirá da forma mais difícil que talvez ela não conhecesse Tess o quanto pensou que conhecia.

BLOGUEIRA ADVERTE CUIDADO COM RESENHAS DESSE LIVRO. O mistério sobre o desaparecimento de Tess não demora muito para ser revelado, o livro em si, se concentra em sua maioria no Pós descoberta, e embora eu saiba que MUITAS blogueiras e blogueiros vão revelar esse fato na resenha e deixar pairar o suspense apenas no depois eu não vou fazer isso. Me surpreendi muito sobre o que aconteceu com Tess e gostaria que vocês tivessem as mesmas emoções e sentimentos que eu tive ao ler esse livro. Porque não sei se vocês repararam, embaixo da classificação eu deixo claro que esse livro entrou para os meus preferidos. Então a minha dica seria: Cuidado ao ler demais resenhas sobre esse livro, não estrague a surpresa que Rosamund Lupton preparou para você.

Eu não tenho nem palavras para descrever o brilhantismo desse livro e da autora que o escreveu, são tantas emoções que eu realmente não sei por onde começar e sei que independentemente de como eu faça essa resenha ela não vai conseguir expressar toda a beleza e sentimento que eu encontrei em Irmã. A trama até um terço do livro trata da questão: O que aconteceu com Tess e o restante do livro como eu disse acima é o que acontece após a descoberta. E eu adoraria dar mais detalhes para vocês, mas não acho justo. A narrativa é em primeira pessoa, contata por Beatrice, em forma de uma carta para Tess.

Bee se muda para o apartamento de Tess, e ela própria começa uma busca por pistas, vai falar com suspeitos, junta provas e monta um quebra cabeça em sua própria mente, por vezes ela faz um trabalho melhor do que a polícia. Inicialmente pensei que a personagem ia apenas ficar esperando respostas e curtindo seu drama com o leitor, mas não, ela arregaça as mangas e vai em busca de Tess, vai em busca das respostas que precisa para ter certeza se sua garotinha esta bem. Ela fez um ótimo trabalho de irmã mais velha, durante a vida inteira, e principalmente durante a narrativa, amorosa, protetora e feroz. Bee me lembrou como as leoas defendem suas crias. Mas embora ela realmente ame a irmã e se preocupe com ela Bee não é lá uma ótima pessoa do quesito caráter. Sim ela é honesta e justa, mas também é nariz em pé, soberba e crítica demais. Por muitas vezes me irritei com ela comparando sua vida e seus bens materiais com a vida e os bens de Tess, ou de outra pessoa, achei várias de suas críticas ácidas demais, e seu modo de ser um tanto irritante, afinal nem ela, nem ninguém é melhor que seu próximo e ai começa o brilhantismo da autora, com toda a dor e sofrimento pela qual é obrigada a passar Bee vai mudando de pouco em pouco e começa a reconhecer o que realmente vale a pena em sua vida. Se desfaz de suas amarras e passa a ser um pouco parecida com a Tess.

Antes do desaparecimento da irmã Bee jamais havia gritado com alguém, feito uma cena no meio da rua, insistido para ser ouvida, quando bem sabia que não estava agradando, passando uma noite se quer no micro apartamento de Tess coberto de mofo, já para tentar encontrar a irmã ela se vê morando em seu apartamento, importunando a polícia, interrogando suspeitos a berros no meio da rua, tomando frente orgulhando o leitor. O comportamento e as mudanças que ocorrem na personagem são um grande ponto forte que instiga o leitor a ir cada vez mais a fundo na história em que ela esta contando para a irmã. Porque o livro é isso, uma história que Bee conta para Tess.

Mas nem tudo são flores. O livro é extremamente TRISTE. Fazia já algum tempo que eu não chorava lendo um livro, mas esse me fez pagar as lagrimas dos demais. Não só há revelações arrebatadoras, mas também há diálogos e pensamentos que fizeram meu lado humana gritar mais alto. Na verdade esse tipo de dialogo e situação é comum em muitos livros por aí, mas nenhum deles, realmente NENHUM, me fez sentir as emoções dentro de mim da forma como Irmã o fez. Normalmente eu leio, aprecio, fico triste junto com o personagem, mas dessa vez, as emoções de Bee não tão fortes que eu gostaria de poder abraçá-la mesmo sabendo que ela não é real. Eu realmente fiquei extremamente tocada com a torrente de sentimentos que ela passa na história.

Quanto aos personagens, todos são suspeitos. É assim que Bee os trata, e é assim que eu os vi. Assim como ela não consegui confiar em quase ninguém, afinal qualquer um deles pode estar envolvido com o desaparecimento de Tess já que a cada nova descoberta o dedo é apontado para um deles. Mas vou falar um pouco dos que eu mais gostei. Adorei o senhorio de Tess que não se importava e até gostava de receber o aluguel em pinturas, feitas por ela, que não valiam um tostão se quer. Ele também abriu os braços para Bee quando ela se mudou. Simplesmente amei a Kesia, uma amiga polonesa de Tess, a quem Bee não gostou pelo fato de a garota ser pobre e mal vestida no começo, mas que com o tempo ela simplesmente adotou. Essa personagem tem uma participação muito grande na história, quando essa chega ao final. Talvez, só talvez a polonesa que se nega a aprender palavras negativas em inglês, seja mais inteligente que metade dos personagens do livro. Sobre Tess sabemos apenas o que Bee conta, por mio de seus pensamentos, lembranças de conversas ao telefone, ou cópia de emails trocados. Mas não tem como não gostar dela, simples assim e por último Bee. Que mudou tanto, evoluiu tanto e conseguiu conquistar meu coração.

Quando eu pensei que finalmente tudo se resolveria (tendo em vista que não há final feliz nessa história, apenas um final tolerável e legitimo, assim como na vida real) eu me enganei. Na verdade a autora me enganou e quase me fez ter um infarto. Sabe aqueles finais que muda todo seu conceito da história, faz você xingar até a quarta geração da autora e ter vontade de jogar o livro na parede com a maior força possível? Pois bem, em irmã temos um quase final assim e eu realmente me desesperei. Não conseguia parar de pensar Pqp ele ia entrar para os meus favoritos e aí acontece uma m#er@ dessa!.Mas na última página novamente temos uma grande surpresa (positiva) e enfim, eu amei cada segundo desse final, mesmo com a reviravolta, o que fez com que eu quisesse apertar a mão de Rosamund Lupton de tão brilhantes que ela é por ter escrito esse livro. Mesmo o final não sendo o que leitor NENHUM espera ela conseguiu atrair novamente toda minha atenção e ainda por cima me convencer de que o final foi certo, o previsto e próvavel e eu que sonhei e esperei de mais pelo que eu "achava" que aconteceria.

As últimas três linhas são as melhores, resumem tudo, me levaram as lagrimas e me fizeram amar mais ainda o livro.

Se você gosta de suspenses, livros que abordam casos de pessoas desaparecidas, genetica, experimentos médicos, dramas de família, sofrimento, dor, e muito, muito amor. Você esta lendo a resenha sobre o livro certo.

site: nasproximaspaginas.blogspot.com
Carla.Zuqueti 10/10/2013minha estante
Muito boa a sua resenha!! Passei batido por esse livro essa semana, mas acabei de incluir na minha lista!

Beth 06/11/2014minha estante
Excelente resenha! Estou lendo Irmã e não consigo largar, como se o livro me tivesse capturado. Está sendo uma forte experiência emocional, um livro raro.

Silvana 09/12/2014minha estante
Oi Raiza, vc tem razão! Resolvi ler uma resenha sobre esse livro e logo de cara, na primeira, foram revelados dados importantes do enredo. Normalmente não leio resenhas longas e certamente não leio resenha com spoiler. Não vejo nenhum problema se for revelada parte importante do livro numa resenha, desde que seja devidamente sinalizada, pois fica ao critério do leitor querer ou não antecipar os acontecimentos. Eu, particularmente, prefiro o elemento surpresa. Bom, agora não sei se quero ler esse livro, pois uma parte da surpresa foi revelada, e a blogueira sequer mencionou que era spoiler, caso contrário não teria lido. Pode ser que mais adiante eu leia. A sua resenha foi a segunda que eu li e a última, desse livro é claro. Parabéns a e valeu o alerta!

Mariana 13/09/2016minha estante
Sua resenha está ótima e é de fato um final surpreendente!!
Acabei hoje e fiquei em choque quando chegou nas páginas finais!!
;)

Jeane Saldanha 16/03/2017minha estante
Estou gostando bastante do livro, no início fiquei meio preocupada com as idas e vindas das conversas e relatos da Bee, mas agora estou na página 200 e muito ansiosa...
Obrigada Raiza por compartilhar a sua resenha. Beijos

Alessandra.Adams 22/01/2022

Achei o livro bem construído, com uma escrita, que alterna entre presente e passado, com uma boa pitada de suspense.

Camila.Moreira 01/05/2021

Só mais um capítulo, por favor!
Eu tô em choque com esse livro. Emocionante, triste e com um desfecho inimaginável.
Eu amei a Bee, adorei o desenvolvimento da personagem durante o livro, me apaguei e queria poder entrar no livro para ajudar ela.
Terminei o livro sem respirar e acho que vou deitar em posição fetal agora.
Tirei uma estrela porque achei o final muito aberto, senti falta de um prólogo, ou de mais um capítulo! Eu tô enlouquecendo...

Andressa1338 16/06/2021

Maçante ao nível extremo.
A premissa é ótima mas a execução é terrível. Em 80% do livro NADA ACONTECE, é só a Beatrice sofrendo pela irmã. Se você gosta de dramas extremamente dramáticos, talvez goste desse livro, mas eu não recomendo.
Iara53 08/05/2023minha estante
Concordo plenamente

FabiBraga 22/06/2021

Suspense
A história é narrada em 1a pessoa, explora bastante o lado psicológico de alguns personagens mas a trama em si é fraca.

Andréia Gonzales 24/07/2021

Emocionante!!!
Este livro toca em sentimentos de quem tem uma irmã, sabe muito bem o que o amor entre irmãos é capaz de fazer...

Denise 08/02/2021

Decepcionante
Quando eu li a sinopse desse livro, achei bem interessante. A trama até me interessou no inicio, mas depois achei a narrativa muito arrastada e muito sofrida. O amor entre as irmãs é bonito, mas são detalhes demais e termina ficando muito cansativo. Não gostei. Um livro que jamais iria reler. Não recomendo.

iarakessia 26/03/2021

sua irmã desapareceu, e agora?
Beatrice era o oposto de sua irmã caçula, mas mesmo assim tinha com ela uma ligação muito forte. E quando Tess desaparece de uma hora pra outra, o que fazer? aceitar a resolução da polícia ou ir atrás de respostas você mesma?
admito que do meio para o fim eu já tinha sacado o que tinha acontecido, mas mesmo assim fui instigada a ler pra saber como tudo tinha se desenrolado.

Fernanda @condutaliteraria 18/02/2015

Irmã

Beatrice e Tess são duas irmãs muito unidas, mas completamente diferentes uma da outra. Enquanto Bee é pé no chão, tem um bom emprego e uma vida totalmente sob controle, Tess é mais impulsiva, sonhadora e com uma vida mais livre.

O mundo de Bee começa a desabar no momento em que recebe uma ligação de sua mãe avisando que Tess sumiu. A partir desse momento ela larga tudo e vai para Londres, onde a irmã vive.

Quando Tess é encontrada morta, Bee não aceita a conclusão de suicídio e começa a investigar. Pra entender o que ocorreu, Bee entra no mundo de Tess e começa a questionar o quanto conhecia sua irmã.

Primeiro livro que leio da autora e recomendo. A história foi além do que esperava, o mistério é muito imprevisível e a vontade de saber o desfecho aumenta a cada página.

Irmã é uma história de impacto, reflexões e grande emoção. O desfecho é forte e surpreendente.

“(...) Eu conhecia os mínimos detalhes de sua vida. Mas não conhecia o principal. Não conhecia você.”

Fer Kaczynski 22/02/2015minha estante
Estou louca para ler este livro, a capa é muito bonita e o enredo é interessante, tbm está em minha lista

Debs 19/10/2020

Caramba, é bom.
Nunca havia dado sequer uma chance a livros com esse gênero: suspense (não sei se é categorizado dessa forma, mas no meu ver é). Mas o livro estava em conta e por algumas recomendações eu comprei e me surpreendi. Na metade do livro me senti ansiosa demais pra saber o fim, foi meio desconfortável e descobri que fico nervosa e por isso não gosto de suspense kkkkk da vontade de gritar e ir pra última página, mas me segurei e cheguei ao fim como uma pessoa civilizada. O livro cumpre exatamente o que você espera de um suspense! Você cria milhões de teorias e fica embasbacada pelo fim inesperado, ou eu sou muito devagar ou bastante óbvia pra esse tipo de história. Não imaginei nenhum momento se quer o fim. Minhas hipóteses estavam muito erradas e isso foi estranhamente bom. Quem gosta do gênero ou busca novos estilos de leitura eu recomendo muito. A história é triste porém é lindo o amor das irmãs. Me tocou muito.

Pandora 14/05/2016

QUE livro!!!

Faço minhas as palavras do escritor Jeffery Deaver: "(...) Irmã está no raro lugar onde ficção policial e qualidade literária se encontram."

Terminei chorando e falando palavrão. Só um livro muito phoda pra me deixar assim.
Lu 15/05/2016minha estante
Legal :)

Laís 15/05/2016minha estante
Nossa, quero muito ler. Bom saber!! :)

Pandora 15/05/2016minha estante
Lu, é bem aquele negócio de identificação que a gente falou. Mas mais do que isso, a narrativa é demais.

Pandora 15/05/2016minha estante
Laís, eu nem tinha muitas expectativas sobre este livro, mas amei.

1 | 2 | 3 | 4