As Gêmeas

As Gêmeas Saskia Sarginson

Resenhas - As Gêmeas

LER ETERNO PRAZER 22/04/2018

O passado confrontando o presente!
As gemeas - Saskia Sarginson.
O livro narrado, uma outra em primeira pessoa, em outra na terceira pessoa!!
Temos aqui a história das gêmeas Isolte e Viola, inseparáveis na infância, vivendo em uma "comuna" onde o natureza é predominante. Sua mãe as cria em total liberdade! No decorrer da história elas conhecem dois irmãos,também gêmeos e daí se forma um quarteto quase que inseparável. A fórmula que a autora nos traz para acompanhar a história é bastante interessante, ela vai traçando todo o enredo com flashes de tempo, em um temos as gêmeas crianças, com suas aventuras, suas brincadeiras e sei dia-a-dia envolto com seus problemas com a mãe!! Já em outro temos as gêmeas já adultas, tentando levar a vida em meio aos segredos e traumas que trouxeram da infância! Algo aconteceu que desfez um pouco do laço que as unia. Isolte tem um otimo emprego em uma agência de moda, já Viola está sob cuidados médicos muito fraca, debilitada por conta de seu distúrbio alimentar(anorexia).
Algo no passado, de muito sério aconteceu para transforma-las tanto assim e Isolte terá que reviver tudo isso para que o presente de sua irmã se resolva.
Ao iniciar a Leitura desse livro, sinceramente, me enchi de expectativas, elas infelizmente não foram tão bem nutrida(as minhas expectativas) a fórmula ia indo muito bem usada pela autora, mas ao se aproxima do desfecho achei algumas coisas ficaram muito vagos!! Sem sombra de dúvida "As gêmeas é uma ótima história, mas perdeu uma estrela apenas por esses pequenos detalhes que a autora deixou, na minha opinião, meio vago, ou sem um fechamento concreto!
Mesmo assim ele está super indicado, pois, cada leitor tem uma visão diferente daquilo que lê não é verdade!! No Skoob, encontrei muitos leitores e leitoras que adoraram a história, outra nem tanto, mas mesmo assim vale a indicação, leiam e tirem sua conclusões!!

Maitê Kp 12/02/2017

Adorei
Ouvi muitos comentários ruins deste livro. Tinha ele a meses na minha estante e não tinha lido ainda pelos comentários negativos. Mas eu amei. É um livro que te prende que tu tem interesse em saber o que vai acontecer. Adoreeeeeiiiiiiii!!!!!!!!

Priscilla 12/02/2017

Lindo
Uma história linda, delicada, mas que me causou emoções fortes. Apenas o final parece que foi feito às pressas. Mas amei a história e com certeza lerei novamente.

Rafael.Bertoleti 27/08/2016

As Gêmeas
Um livro que tinha tudo para dar certo mas decepcionou com o desenvolvimento de sua história narrada de uma maneira que não prende o leitor. Ao longo do conto você vai descobrindo como era a infância das gêmeas que tinham uma ligação incrível mas após um acontecimento inesperado se torna algo frágil.
Você espera o livro todo para algo animador e quase no final acontece uma situação que te da esperanças de te surpreender em uma reviravolta, mas nada do que você imagina acontece.
Se está pensando em ler, não recomendo, porém, tente tirar algo bom se insistir.

Sil 15/03/2016

QUANDO UM LIVRO REALMENTE TE SURPREENDE
Olá pessoas queridas, hoje trago uma das maiores surpresas do ano (de 2014): As gêmeas, da autora britânica Saskia Sarginson. O livro me chamou a atenção pela capa e, quando conferi a sinopse, não pude deixar de comprar, pois prometia uma história daquelas.

O livro começa contando sobre a vida atual das gêmeas idênticas: Isolte tem um emprego incrível em uma revista, namora um fotógrafo conhecido e mora em um bairro descolado de Londres; Viola vive tremendamente infeliz, sofre de um grave transtorno alimentar e está sempre só.

A história então nos leva para a infância dessas gêmeas: elas viviam grudadas, dividindo tudo, aprendendo juntas e formando uma parceria inseparável. A mãe delas, sempre as criou de forma simples e livre: andavam com roupas remendadas, comiam cogumelos e outros vegetais da floresta e não ligavam para o que a sociedade falava. Nunca conheceram o pai e sempre iam para a floresta em busca de aventuras. Em um desses dias, conheceram outro par de gêmeos idênticos e inseparáveis. O quarteto passa então a se aventurar juntos.

Com o tempo, as meninas notam certo comportamento agressivo nos meninos. E, um dia, quando visitam a casa destes, elas descobrem o motivo. Por volta dessa época, a mãe das meninas arruma um namorado. Quem diria! Mamãe, que nunca precisou de homem nenhum! E a presença desse homem, vai mudar completamente a vida dos quatro gêmeos e dessa mulher.

Novamente no presente, descobrimos que agora as irmãs raramente se falam, que sua mãe está morta, e que elas perderam totalmente o contato com os gêmeos. Nossa única pista para esse enigma é de que alguma coisa muito terrível aconteceu envolvendo aquele namorado, e que esse evento mudou totalmente a vida dessas pessoas. E com a narrativa intercalando entre passado e presente, a autora vai nos revelando lentamente o tamanho da encrenca e as suas terríveis consequências com relação ao futuro de cada um.

Os personagens foram bem desenvolvidos, e a narrativa traz algumas peculiaridades que só a vida entre gêmeos deve ter. Acredito que sendo gêmeo, deve ser difícil você descobrir quem é o seu verdadeiro eu, sendo que se é constantemente comparado á outra pessoa. O livro deixou bem claro, que mesmo gêmeos idênticos, e que tiveram a mesma criação, ainda assim tem reações e expectativas diferentes diante dos acontecimentos.

Tem uma parte do livro em que as coisas ficam meio paradas, e um pouco cansativas (acho que na verdade eu não aguentava de curiosidade pra saber o que de fato ocorreu), mas mesmo assim o livro foi uma das maiores e melhores descobertas do ano, pois acabei de queixo no chão com um segredo que me deixou um buraco no estômago. Acredito que agradará á todos que gostam de um livro que trata sobre família, comportamento humano e que traz um mistério devastador.

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/quando-um-livro-realmente-te-surpreende/
LER ETERNO PRAZER 15/04/2018minha estante
Adorei sua resenha!!??
Me deu mais empolgação para ler o livro! Vamos ver!!???

Sil 16/04/2018minha estante
Tomara que voce goste muitooo

Ingrid 14/10/2015

Linda história
A historia é bonita e surpreendente, a cada capítulo muda a data em que elas vivem isso deixa as coisas sempre misteriosas. Mas o final deixa a desejar, acaba precipitado e você quer ler mais... Talvez a autora tenha feito de propósito né.

Lizaamane 27/04/2024

Esse final?
Não sei se gostei dessa história, eu li muito rápido, o livro não é chato mas acontece umas coisas que é muito forçado, me fez revirar os olhos várias vezes, e o final ficou em aberto, parece que foi feito de qualquer jeito.

Nati 01/12/2014

O livro conta a história de Isolte e Viola, gêmeas idênticas, mas tão intimamente diferentes. Elas cresceram no litoral britânico, em um lugar digno de um conto de fadas, mas o passado que deveria ser igual ao sonho de criança esconde coisas sombrias e que deixou profundas cicatrizes.
O livro tem uma narrativa que se mescla entre o presente e o passado, alterando também a voz narrativa entre Viola e um narrador observador. Isso me incomodou um pouco no inicio da leitura, mas acabei me acostumando.
Isolte é colunista em uma revista de moda, bem sucedida, com um namorado bonito e rico, onde ela tenta a todo custo esquecer o passado.
Já Viola está sendo consumida pela anorexia enquanto evoca o passado que sua irmã tanto quer esquecer.
O grande problema é que algo no passado destas duas irmãs as unem e as separas ao mesmo tempo. E em um ritmo fluente, Saskia Sarginson, leva os leitores a querer descobrir o mistério que ronda essas vidas.
As gêmeas é uma excelente opção para passar aquele dia lendo com uma caneca de chocolate/chá quente enquanto a chuva caí lá fora. As descrições dos lugares nos transposta até eles, além de que a autora tem um jeito excelente de ir revelando aos poucos o mistério que permeia o passado das garotas e encaixar isso ao presente.
O livro tem algumas partes bastante monótonas e que me tentaram a pular sem ler, do mesmo jeito que a mudança constante de foco narrativo me incomodou um pouco. Mas mesmo isso não comprometeu ao todo a leitura. Sem falar que o final deixa margem para cada um dar o final que quiser para história.

Leila 13/11/2014

Suspense tenso
É o primeiro livro da autora. Ela tem uma narrativa bem descritiva, cada lugar e cada cena são descritos com uma riqueza de detalhes impressionante.

"As Gêmeas" é um suspense bem diferente dos que estou acostumada a ler. Não é policial, mas a leitura deixa o leitor tenso. Você sabe que aconteceu alguma coisa grave, mas não sabe o que. É perturbador, uma história nebulosa. À medida que você lê, algumas coisas começam a ficar mais claras, mas outras continuam obscuras.

Durante a leitura acompanhamos as gêmeas Viola e Isolte em sua vida presente e no passado. As narrativas das duas vão se alternando a cada capítulo.

Isolte é a irmã mais centrada. Trabalha, tem namorado e cuida da irmã Viola que está no hospital (no decorrer do livro descobrimos porque). Viola vive em um mundo de lembranças. Através delas, descobrimos como era a vida das gêmeas na infância e começamos a ter pistas do que pode ter acontecido.

É muito interessante como a autora descreve a conexão que existe entre gêmeos. A necessidade que eles tem de estarem juntos e, ao mesmo tempo, o ressentimento que sentem por ter que dividir tudo.

Muitas cenas não são descritas pela autora, cabe ao leitor imaginar como aconteceram. No final, gostaria que a autora tivesse continuado, para saber como as coisas vão acontecer. Ela deixa o leitor imaginar por conta própria. Nas últimas páginas, há uma entrevista bem interessante com a autora, onde ela explica algumas coisas sobre o livro.

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos:

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Sheila 26/06/2014

Resenha: "As Gêmeas" (Saskia Sargison)
Por Sheila: Oi todos e tod@s, como vocês estão? Trago a resenha de mais um autor – na verdade autora – estreante, Saskia Sarginson (nomezinho complicado, não é? Ela cresceu em Suffolk, na Inglaterra, talvez seus pais quisessem que os nomes combinassem ...) uma mãe de gêmeas, de onde parece ter advindo um pouco da sua inspiração para a criação desta história.

Nela conheceremos as gêmeas Isolte e Viola. A primeira, é uma editora de moda de uma grande revista, e esta em um relacionamento – apesar de não chamar assim – com o fotógrafo Bem. Viola está presa em uma cama de hospital, sendo alimentada por uma sonda, já que recusa-se a comer.
- Ela dormiu muito hoje – a enfermeira avisa Isolte. Ela balança a cabeça, apontando para a cama do canto, onde há um monte pequeno. Uma forma adormecida. A forma tão pequena que é mais como um montinho criado por um arado.
Quando Viola foi internada no hospital, Isolte pensou que seria curada. Nove anos depois, Viola teve vários terapeutas e passou um mês na ala psiquiátrica; ficou um pouco melhor e depois piorou novamente. Esta é terceira vez que foi hospitalizada. O ato de desaparecimento de Viola vem acontecendo faz muito tempo.
Acontece que há algo no passado das gêmeas. Algo do que sabemos, mas que não chegamos a tomar conhecimento. Viola irá nos contar que algo aconteceu quando eram pequenas, mas não o que, ou de eu forma, apenas como se sentiu.
Estou cansada agora. Quero voltar a dormir. Estou divagando. Sei que estou. Issy não ia gostar disso. Ela me disse para ficar quieta quando tivermos de sentar naquela salinha com um homem e uma mulher nos fazendo as mesmas perguntas de novo e de novo.
O que fizemos? O que vimos? A que horas? Quando? Onde?
Eles pensavam que éramos malvadas, entende? Eles pensaram que tínhamos feito alguma coisa imperdoável.
Aos poucos, vamos sendo apresentados ao passado das duas irmãs: sua mãe hippie que as criou em uma comunidade, sem regras e sem um pai, indo depois para uma casa isolada no litoral, perto de uma floresta. A idéia era que tivessem uma vida autossustentável, e tirassem da floresta o que precisavam para viver.

Perto das outras crianças, elas são estranhas, mas compensam as gozações e comportamentos excludentes aproximando-se mais. Também ajuda conhecerem dois meninos da cidade, também gêmeos, que passam a ser seus companheiros em suas explorações pela floresta.

No desenrolar da trama, acabaremos descobrindo que não foi só Viola que ficou com marcas profundas do que quer que tenha acontecido naquela floresta. Isolte, ou Issy, também carrega seus fantasmas – apesar de sua vida aparentemente “normal” fazer com que as pessoas sequer notem.

“Gêmeas” é escrito em primeira pessoa, e narrado ora por Isolte, ora por Viola; ora no presente, ora no passado. A princípio essas “idas e vindas” me deixaram um pouco confusa, levou um tempo até que eu conseguisse diferenciar entre os tons de narração das duas gêmeas.

Mas, assim que consegui acompanhar estas duas “vozes” a leitura seguiu rápida e fácil. Afinal, a história tem todos os elementos para ser uma grande obra. Há momentos dramáticos, romances juvenis, outros mais maduros, suspense – afinal o que houve com as gêmeas? – e momentos bastante tensos que beiram o terror.

O final também me surpreendeu, esperava algo diferente. Mas valeu a pena a leitura, acabou sendo uma historia que me prendeu do início ao fim. Ficarei esperando pelo próximo livro de Saskia (espero que ela continue escrevendo!) e, por enquanto, recomendo!

site: http://www.dear-book.net/2014/06/resenha-as-gemeas-saskia-sargison.html

PorEssasPáginas 22/06/2014

Narrativas no Por Essas Páginas: As Gêmeas
Quando vi a capa de As Gêmeas, a boa diagramação da imagem já me chamou a atenção, todavia, confesso que foi a sinopse que me fez brilhar os olhos de verdade. Tenho uma certa afeição por thrillers, e nada melhor do que gêmeas para compor um bom cenário de suspense e tensão (pense no filme O Iluminado).

Devorei o livro em alguns dias. A escrita da autora me surpreendeu, mas a certa ausência de suspense de verdade foi um tanto quanto decepcionante. Para mim, a autora gastou tempo demais tentando criar um clima de tensão do que desenvolvendo as cenas realmente boas e interessantes. Ainda assim, o livro foi uma boa e agradável leitura.

Quer saber mais sobre o que achei? Só dar o play logo abaixo.

site: http://poressaspaginas.com/narrativas-no-por-essas-paginas-as-gemeas

Dose Literária 12/06/2014

As gêmeas, de Saskia Sarginson
As gêmeas, da autora inglesa Saskia Sarginson me pareceu confuso em seus primeiros capítulos. Mas apesar de tardar na compreensão, do meio pro final a leitura fluiu melhor, me fez lembrar até de um livro que gosto muito [Olho de gato, de Margareth Atwood]. Trata da história de duas irmãs gêmeas, Viola e Isolte, que depois de adultas enfrentam algumas dificuldades em suas vidas devido a vários acontecimentos do passado, incluindo o que houve com sua mãe, uma hippie dos anos setenta, que nunca revelou as filhas quem era seu pai. A história se passa nas décadas de 70 e 80, em Suffolk, na Inglaterra.

Viola sofre com anorexia, Isolte trabalha com moda, tem um namorado mas vive insegura com seu relacionamento, pois teme que Ben não a ame. Na infância, elas eram amigas de dois irmãos, também gêmeos, chamados John e Michael, que viviam numa casa onde o pai agredia-os constantemente... As duas irmãs viviam tendo problemas com a mãe, quando esta passou a beber. E o livro fala basicamente sobre essas lembranças de suas infâncias no local onde elas moravam, próximo à floresta e ao mar.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/06/as-gemeas-de-saskia-sarginson.html

Blog PL 20/04/2014

Uma história que tocará sua alma
Que criança nunca desejou ter um irmão gêmeo?
“As Gêmas” capturou minha atenção primeiramente pela capa. Bela, mas com um ar de mistério que despertou minha curiosidade – tudo isso foi apenas agravado; quando li a sinopse do livro. Sou uma imensa fã de thrillers, mas ainda mais de histórias do passado. Dito isso, quando iniciei a leitura do livro, é claro que tinha grandes expectativas: o que eu não esperava, contudo, era embarcar em uma das histórias mais cativantes que já li.

Viola e Isolte eram duas crianças que, sem uma melhor definição, eram livres. Criadas em meados dos anos 70 – quando a onda hippie ainda assolava o mundo –, em uma das comunas que seguiam tal estilo de vida, possuíam uma mãe que não ligava muito para as regras. Vivendo uma vida tão cheia de imaginação, digna de contos de fadas, as meninas, que eram tão unidas como uma só pessoa, não imaginavam que um dia tudo isso teria um fim. Quando uma tragédia assola a vida das garotas, contudo, o mundo perfeito delas é abruptamente levado para longe.
Anos depois, agora já adultas, não poderiam ter seguido caminhos mais divergentes: Isolte trabalha em uma famosa revista de moda em Londres, namora um fotógrafo e tem a vida que muitas sonham. Viola, por sua vez, fica pior a cada dia. Ela sofre gravemente de um transtorno alimentar, enquanto destrói a si mesma, consumida por uma culpa secreta. O que aconteceu, anos atrás, para a parede invisível que separa as duas gêmeas tenha sido criada?

O livro é narrado em primeira pessoa por Viola, e em terceira por Isolte. Os 44 capítulos da obra são alternados entre uma e outra, fornecendo – além de uma perspectiva mais ampla sobre os fatos – a opinião de cada uma das irmãs acerca dos acontecimentos, tanto os passados quanto os presentes. Preciso frisar que a narração de Sarginson, a autora, é divina. O modo como ela mescla passado e presente pode até ser um tanto confuso no início, mas, depois que o leitor “pega o ritmo”, tudo torna-se tão estimulante que pausar a leitura é quase impossível.
O ponto central da história ser sobre gêmeas idênticas consegue despertar curiosidade do leitor de cara. Acredito que, assim como eu, quem não tem um gêmeo imagina ou já imaginou em algum ponto da vida como seria isso, e, em “As Gêmeas”, conhecemos um pouco desse universo. As personagens principais, Viola e Isolte, são portadoras de uma conexão exclusiva daqueles que, assim como Isolte eloquentemente coloca, “possuem as duas metades”. Mesmo sendo tão parecidas, entretanto, a estória demonstra as diferenças entre elas: enquanto Issy é dominante, a protetora da dupla, Viola é uma alma sensível, mais racional e quieta.
Há um grande mistério envolvendo a vida passada das irmãs. A história, mesmo que sediada anos depois da infância das duas, tem seu cerne como o passado, e mostra como os fatos ocorridos afetaram a vida das agora adultas, anos depois. Há um destaque sobre como duas pessoas, mesmo que compartilhem o material genético e a mesma criação, podem ser diferentes – como podem ter maneiras diferentes de lidar com um trauma, e como isso irá afetá-las.

Mesmo quando estava na metade da leitura, pouco do que havia acontecido tinha sido revelado, o que conseguiu, com êxito, prender minha atenção até a última página da história. Simplesmente adorei esse modo como só aos poucos vamos descobrindo os mistérios que envolvem a estória. Tudo é magistralmente bem arquitetado pela autora – como um quebra-cabeça, em que recebemos apenas algumas peças e vamos, aos poucos, juntando-as.
O livro possui um ar sonhador, cheio de devaneios. As irmãs eram, quando crianças, crentes de que viviam em um conto de fadas, e o contraste com o pensamento atual delas é enorme – assim como saudade de ambas dos tempos passados. A realidade inserida no livro é quase palpável: você sente, sofre e se diverte com as lembranças doces das irmãs.
É certo que, mesmo se tratando de uma história de amor – em suas várias maneiras –, é uma história sobre a dor. Sobre o peso que uma grande segredo possui, como pode ser difícil viver por anos com tal peso sobre suas costas. Sobre como alguns laços são eternos, mesmo que algumas vezes você não os deseje, que tente desesperadamente rompê-los.
Com um ritmo crescente e vários momentos de destaque durante o decorrer da história, fiquei apaixonada pelo como Saskia Sarginson desenvolveu tudo. Além disso, a resolução final do grande mistério do livro é tão triste, tão tocante, que, ao finalizar a leitura, não consegui segurar as lágrimas. Todos nós carregamos nossas culpas e nosso passado, e essa é uma história sobre como isso pode influenciar de maneira drástica nossas vidas.
O design do livro é lindo, tendo como principal destaque a capa. Volto a afirmar que fiquei apaixonada pela ilustração das gêmeas, e há tanto significado na foto – significado que, talvez, só seja perceptível depois de ter-se terminado a leitura. A Editora Novo Conceito fez um ótimo trabalho com a diagramação e a estética. Não há erros de revisão, as páginas são amareladas e, nas 319 páginas, não encontrei nenhum erro de revisão. Além disso, no final do livro há um guia de leitura com perguntas e reflexões sobre a história, juntamente com várias respostas da autora às perguntas frequentes de seus leitores.
Além da superfície há medo, amor, dor e culpa. “As Gêmeas” não é apenas um thriller, um livro histórico ou uma história de amor – de certa maneira, consegue ser os três ao mesmo tempo. Extremamente recomendado, afirmo que essa estória irá tocar sua alma, mesmo que um pouco. Não posso esperar para ler mais de Saskia Sarginson.

Primeiro parágrafo:
"Não fomos sempre gêmeas. Antes, fomos uma só pessoa."
Melhor quote:
"Mas são as pessoas que mais amamos que acabamos machucando."

Resenha por Gabrieli Prates
Blog Palácio de Livros - http://palaciodelivros.blogspot.com

site: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-as-gemeas-saskia-sarginson.html