Mistério de Natal

Mistério de Natal Jostein Gaarder

Resenhas - Mistério de Natal

vanessamf 29/04/2016

Resenha
A narrativa tem um tom fantástico, de conto de fadas, com um fundo científico e muitas citações bíblicas. É curtinho, fácil de ler, ilustrado e pode ser uma boa leitura para famílias católicas/cristãs ao longo do mês de dezembro. Ou seja, os pais podem ler para os filhos um capítulo por dia, tal como os personagens leem as cartinhas contidas dentro do calendário.

Veja mais no blog

site: https://leiturasdetarologa.wordpress.com/2016/04/28/literatura-o-misterio-de-natal/

Rachel Bgs 17/11/2021

É uma história bem curtinha e quentinho no coração. Um bom livro para se ler com as crianças no Natal e um prato cheio para os amantes de magia.

coisinhaliteraria 22/02/2021

No finzinho de novembro, Joaquim ganhou um calendário de Natal. É uma tradição em seu país. Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde 1° de dezembro até o dia 24, véspera do Natal. Mas o calendário de Joaquim parece meio mágico: a cada portinha que abre, salta lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante.No finzinho de novembro, Joaquim ganhou um calendário de Natal. É uma tradição em seu país. Todo calendário desse tipo tem vinte e quatro portinhas que devem ser abertas uma de cada vez, uma por dia, desde 1° de dezembro até o dia 24, véspera do Natal. Mas o calendário de Joaquim parece meio mágico: a cada portinha que abre, salta lá de dentro um dos vinte e quatro capítulos de uma história intrigante.

Os personagens são peregrinos que “atravessam as marés do tempo” para trás e se dirigem à cidade de Belém, onde vão homenagear um menino que terá acabado de nascer. Enquanto eles se deslocam no tempo e no espaço, ganham novos companheiros de peregrinação (os três Reis Magos, por exemplo) e vão fazendo várias paradas, quase sempre em lugares importantes para a história do cristianismo. Quando Joaquim acabar de abrir as portinhas do calendário, ele não terá a menor dúvida: essa festa de aniversário que se comemora no dia 25 de dezembro será sempre a mais bonita de todas.

Jostein Gaarder escreve “literatura de conhecimento”: não importa o tema, seus livros sempre trazem personagens que buscam um saber. Mistério de Natal não foge à regra e traça um interessantíssimo roteiro histórico do cristianismo.

Indicado para leitura autônoma e ideal para leitura compartilhada durante o mês de dezembro, onde podemos trabalhar em paralelo toda a magia e significado do Natal.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2020/12/01/misterio-de-natal/

Claris Ribeiro 01/11/2017

O livro conta a misteriosa história de Joaquim e seu calendário de natal. O menino ganha, como é o costume, um calendário para fazer a contagem do natal, do dia primeiro de dezembro, ao dia vinte e quatro.

Os calendários normais vem, em cada dia, um desenho diferente, ou um brinde, como chocolates, mas como o pai de Joaquim deixou para comprar de última hora, o menino não encontrou muitos modelos diferentes, e acabou ficando com um modelo bem antigo, porém muito especial, a cada dia, uma parte de uma história é revelada em um pedaço de papel que vem em cada portinha.

A história é muito interessante, e deixa a gente presa, pois ficamos na mesma expectativa que Joaquim e sua família para saber o que acontecerá no próximo dia. São duas histórias em um livro só, a história de Joaquim, e a história do calendário.

A primeira vez que li o livro, eu não seguia os dias de acordo com cada dia do mês, mas agora sempre que releio, eu começo a ler no dia primeiro de dezembro, e leio um capítulo por dia, assim da para sentir direitinho a sensação de Joaquim, em esperar o dia seguinte para saber o que vai acontecer.

O livro em si é maravilhoso, cada capítulo inicia com uma mensagem e uma página especial em vermelho, e o livro contém as imagens que aparecem no calendário de Joaquim, e a diagramação é muito bem feita.

É realmente uma obra! Sou encantada com o livro, e acho que todo mundo deveria ler um dia.

site: http://www.plasticodelic.com/2013/01/resenha-misterio-de-natal.html

Kymhy 13/04/2018

Mistério de Natal - Jostein Gaarder
Seguindo uma tradição de Natal, o pequeno Joaquim compra um calendário de natal, onde deve abrir todo dia um dos quadradinhos. E aos poucos o objeto irá contar uma história única, revelando o sentido desta data tão especial

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-misterio-de-natal-jostein-gaarder/

Sabrina 26/08/2019

Um livro tocante
Se eu tivesse lido "Mistério de Natal" quando era criança, esse livro teria marcado de uma outra forma a minha vida. Mesmo assim, o livro me tocou. Só que, agora, na fase adulta, com o peso do cotidiano nos oprimindo, deixamos de acreditar na magia da vida. De toda forma, reconheço a grande obra imaginava que Jostein Gaarder cria aqui - este que é o escritor de "O Mundo de Sofia".
O que desejo é poder algum dia ler essa história para uma criança e transformar o Natal em algo a ser lembrado como 'no Natal mágico daquele ano'. Até porque a divisão dos capítulos ajuda na tarefa de ler um trecho por dia, antes de dormir. É só começar no dia 1º, e seguir até a véspera de Natal.