As Novelas de Torquemada

Torquemada

Resenhas - As Novelas de Torquemada

Lista de Livros 27/04/2014

Lista de Livros: As Novelas de Torquemada, de Benito Perez Galdos
“Ah misericórdia! Lindo anzol sem isca para ser engolido pelos tontos.”
“A vida é muito curta. A gente morre quando pensa que ainda está nascendo. Deveriam dar-nos tempo para emendar nossos erros...”
“Do sublime ao ridículo há apenas um passo.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/04/as-novelas-de-torquemada-benito-perez.html

Ana 03/02/2023

"Do sublime ao ridículo há apenas um passo."
Esse livro é composto por 4 novelas escritas entre 1889 e 1895 pelo escritor espanhol Benito Pérez Galdós. Aqui temos uma sátira do terrível inquisidor espanhol do século XV Tomás de Torquemada.
As novelas são Torquemada na fogueira, Torquemada na cruz, Torquemada no purgatório e Torquemada e São Pedro. Aqui temos o agiota Dom Francisco Torquemada que utilizando do desespero e da necessidade dos pobres acaba ficando muito rico e ascende socialmente se tornando senador e depois Marquês. Dom Francisco tem um tino para negócios escusos e é extremamente egoísta, mesquinho e avarento. Acompanhamos essa escalada social dele e seus sofrimentos em decorrência disso. A linguagem do Galdós é bastante fluida e o personagem principal é muito divertido. Mesmo quando a narrativa que é em terceira pessoa está num momento delicado e tenso, Dom Francisco continua tendo reações e falas bastante divertidas. Como é uma sátira vemos aqui críticas irônicas dos valores e costumes da burguesia e da aristocracia espanhola da época. Adorei.