Apesar de tudo...

Apesar de tudo... Mônica de Castro

Resenhas - Apesar de tudo...

Guilherme Ramos 06/10/2018

Fanatismo religioso, alcoolismo, discriminação racial, mas, apesar de tudo - O AMOR!

Apesar de tudo é um romance que envolve a estória de Marcos, um jovem negro, pobre e que mora em uma periferia do Rio de Janeiro e que sonha com um futuro melhor.
Desde muito criança Marcos Wellington é muito responsável, trabalha e auxilia nas responsabilidades do lar e tem muito apreço aos estudos, embora tenha que o interromper em certa fase da sua vida mediante as necessidades, as dificuldades que passa no lar com sua mãe.

Foi criado pelos pais e pela tia Leontina, que por sua vez possui um grande coração, mas, tem fé cega, evangélica, sofre de fanatismo. A mãe de Marcos por sua vez, embora professe da mesma fé que sua irmã, não suporta os dogmas da igreja, no entanto, não proíbe o filho de frequentar os cultos com a sua tia. Marcos não é necessariamente um fanático religioso, mas, com o passar dos anos observamos que os dogmas da igreja criam um duelo na mente do jovem, causando dúvidas e sofrimentos.

A vida de Marcos é rodeada por um segredo do qual somente ele não sabe. Um ocorrido no passado que ameaça a estrutura emocional da sua família e que se revelado ou descoberto, todo o destino dessa família pode mudar. Como será que isso termina? Que segredo é esse?
Fato é que Marcos consegue vencer os obstáculos que marcaram sua vida na infância, ele conclui os estudos e resiste ao mundo das drogas e do crime organizado, leva uma vida correta graças a sua própria evolução e preparação espiritual, mas, também a criação dos seus pais e de sua tia Leontina, que embora fanática, sempre orientou o sobrinho ao caminho da retidão e sempre compareceu nos momentos mais difíceis e nas horas das maiores provações de Marcos.

Ele vai para a faculdade concluir um sonho e trazer o orgulho e a honra pra família, um jovem negro cursando direito em uma universidade federal, futuro advogado e principal responsável pela renda da família. Na universidade vai tudo muito bem até encontrar Raquel, seu primeiro e único amor, no entanto, ela é espírita e embora muito voluntariosa Marcos tem medo de assumir seu romance para sua família por acreditar que seria rechaçado por conta da religião da moça. Junto com Raquel começam a aparecer também os inimigos, a perseguição e a discriminação por causa da sua classe e sua cor, não digo nem raça porque é triste caracterizar um semelhante de “outra raça” quando somos da mesma raça – a humana. Será que Marcos vai resistir a tanta perseguição, a tantas peças e armadilhas? Será que Marcos vai aprender que Deus não é religião no curso desse romance? Será que apesar de tudo ele conseguirá ser feliz?

O livro como descrito acima vai retratar muito sobre o fanatismo religioso e a discriminação racial, no entanto, vai abordar de forma intensa as mazelas do alcoolismo. É um livro grande e na parte do alcoolismo fica um pouco maçante porque a personagem que sofre de alcoolismo se entrega por total e acompanhamos o drama da família para retirá-la daquela situação. A dualidade se faz quando após o tema deixar de ser abordado, isso é fatidicamente esquecido, deixado de lado e embora seja um pouco maçante quando abordado, tem tanta estória após que a gente compreende que os autores quiseram mostrar a real dificuldade de um alcoólatra e todo o sofrimento por trás que o envolve, é muito triste... Outro tema abordado de forma sutil é a traição e o abandono e suas consequências futuras. No início do livro conta muito a parte espiritual e a gente consegue acompanhar os dois lados da vida, mas, isso vai se perdendo na medida em que Marcos vai crescendo e basicamente os autores passam a relatar somente o plano físico, sendo a parte espiritual resgatada novamente no final, como é uma estória longa, acredito que ficou um buraco no meio do enredo por se tratar de um romance espírita, mas, não desmerece o valor da obra. Não é um dos melhores da autora em minha opinião, mas, está longe de ser um livro ruim.

Ana Karina 02/08/2018minha estante
Adorei a resenha amiga, continue assim! ;)

Dani 10/08/2015

As diferenças são um caminho para uma grande união.

site: http://talqualespirita.blogspot.com.br/2015/08/livro-apesar-de-tudo.html

Talita 05/03/2014

Apesar de Tudo... O amor sempre vence!
Livro maravilhoso, assim como tantos outros da Monica de Castro, ditados por Leonel. O livro vem nos mostrar a importância do respeito com as demais religiões, mostrar que o bem sempre prevalece, e que por mais dificuldades que venhamos a passar, se persistirmos no bem e nos mantermos no caminho, tudo acabá bem, pois temos amparadores que estão a nosso favor. Portanto pode o mundo se voltar contra nós, se nós continuarmos com os nosso princípios e em comunhão com Deus, venceremos.