A Ferro e Fogo

A Ferro e Fogo Henryk Sienkiewicz




Resenhas - A Ferro e Fogo - Vol 2


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Dudu 06/10/2009

A coleção de 6 livros do autor polonês Henryk Sienkiewicz (prêmio nobel), que começa com o livro "A Ferro e Fogo", é um épico em todos os sentidos da palavra, pois contém descrições muito bem feitas da Polônia do séc XVII, romances puros e cheios de galanteios, heróis da espada encantadores, personagens hilários, muita aventura, ação, etc, tudo muito bem escrito e traduzido (direto do polonês).

Simplesmente os melhores livros que já li!

comentários(0)comente



Quedali 12/01/2019

Abaixo do esperado
Ao final da primeira parte da trilogia de Sienkiewicz perdi o ímpeto de continuar o restante da saga. Se no primeiro livro ainda há novidades ao sermos apresentados aos personagens e situações, no segundo, a narrativa se torna previsível e enfadonha. Estas características já estão presentes no primeiro livro, contudo, como a obra ainda está se abrindo para o leitor, aqui e ali somos motivados a perseverar. Na continuação, entretanto, as situações são previsíveis e os personagens são rasos e caricatos em sua maioria. Sienkiewicz não esconde sua preferência pelos personagens poloneses da história (sempre nobres, bem intencionados e valentes). Os ucranianos e cossacos, por outro lado, quase sem exceções, beiram o selvagem ou o primevo. Foi custoso chegar ao fim de uma narrativa cujo final já estava dado desde sempre. Uma decepção.
comentários(0)comente



Adriano 12/07/2011

Muito boa a primeira parte desta trilogia. Fúria e sensibilidade descritas de uma maneira rara nos dias de hoje. Nāo por acaso, o autor foi prêmio nobel.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 08/12/2023

Os volumes 1 e 2 de A ferro e fogo constituem a primeira parte da consagrada trilogia de Henryk Sienkiewicz, conhecido no Brasil como autor de Quo Vadis, obra que lhe rendeu o Prêmio Nobel de Literatura. A tradução do polonês de Tomasz Bracinski ― inédita no Brasil ― preserva cada detalhe e atmosfera originais do livro.


site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8501068934
comentários(0)comente



arthurzito 21/04/2024

Essa leitura foi uma das coisas mais empolgantes e excitantes que me aconteceu até agora que estou nesse projeto literário, eu fiz uma grande pesquisa acerca da literatura polonesa, achei essa sinopse no Wikipedia muito interessante, peguei uma copia em pdf em um site e esqueci dele. Quando no sorteio cai justamente esse livro, eu me recordo da história e começo a pesquisar melhor e achei uma edição em portugues que não existe mais, por fim encontrei em um sebo essa preciosidade literaria e iniciei minha leitura com grandes expectativas por causa da extensa pesquisa que fiz só para achar esse camarada.
A história em si é sobre a revolta dos cossacos que mudou praticamente tudo dentro do centario politico e cultural do que seria então a nação polonesa. É um romamce hisórico com personagens reais e conflitos até que muito bem de acordo com a realidade. Como essa é uma edição antiga eu tive que parar a leitura e iniciar mais uma pesquisa sobre esse periodo histórico para entender o que estava acontecendo, não há qualquer tentativa desse livro em explicar melhor o que aconteceu antes da história começar. Então eu fiz um compilado de mapas da epoca e glossario de termos e acontecimentos que não são explicados para continuar a leitura. Eu sei que outras edições em ingles fazem uma introdução bem melhor e com mapas próprios, mas não quis estragar a minha experiencia com esse país dessa forma, Alem do mais eu achei bem engraçado a tradução dos nomes poloneses para o portugues.
Vale notar que o autor faz um uso quase que politico da história, chamando o sentimento nacionalista cristão em vários monologos muito bem escritos. Teve momentos em que eu encarei os cossacos como um inimigo meu e acho que o autor fez um bom trabalho nesse sentido, mesmo que eu não esteja exatamente alinhado com esse sentimento evocado e ache que não é uma boa forma de conduzir um romance histórico. Mas esse era o proposito do livro e deu certo.
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR