Zumbi

Zumbi André Vianco

Resenhas - Zumbi: O Terrível Ataque das Rãs do Nepal

Acad. Literária 24/09/2013

“Ser zumbi era horrível! A minha pele estava verde e meus olhos arregalados. Meus dentes pareciam que iam cair da boca e rolar pelo chão. O pior era o cheiro, melhor dizendo, o fedor. Era uma mistura de bafo de cachorro velho com peixe estregado. Enfiei dois tufos de algodão no nariz para não ficar enjoado.
Será que zumbis podiam tomar banho? Logo eu iria descobrir, porque fedendo daquele jeito era melhor nem existir.”
*Zumbi: o terrível ataque das rãs do Nepal. Página 27.

Pedro é um garoto comum de oito anos, que gosta de brincar com os amigos, jogar vídeo game e é apaixonado por Bia, a garota mais bonita da escola. O fato de eles serem namorados é um segredo secretíssimo até para ela! E como todo garoto comum de oito anos, detesta ter que acordar cedo e todas as manhãs é obrigado pela mãe a sair da cama de onde se levanta como um zumbi, tamanho o sono. Mas é justamente em uma manhã também comum na escola que um acidente com os experimentos com as rãs do Nepal acaba por transformar todo mundo, inclusive o Pedro, em... zumbis!!!! Agora o pequeno garotinho ira viver muitas emoções e perigos tentando encontrar um jeito de fazer tudo voltar ao normal, proteger a Bia e ainda encontrar seus pais. Será uma aventura emocionante e horripilante para um ex-garoto comum e agora garoto-zumbi de oito anos.
O livro “Zumbis: o terrível ataque das rãs do Nepal” é o primeiro da série intitulada Meus queridos monstrinhos e marca a estreia de +André Vianco como contador de histórias infantis. Consagrado autor de histórias de terror, Vianco mostra com esse livro que também tem talento para “criar mundos” para as crianças. E mostra que histórias de terror também podem divertir a criançada. A história é narrada em primeira pessoa, dando voz ao garotinho Pedro. É através da percepção dele, dos sentimentos e dos medos dele que a trama se desenvolve. Aliada às palavras, as ilustrações, de autoria do ilustrador Santtos, são elementos igualmente fundamentais para desenvolver a trama. As imagens dialogam perfeitamente com o texto de modo a tornar possível ver nas expressões dos personagens humanos (e zumbis) a exata transcrição do que é narrado em palavras. Uma diversão à parte é observar as expressões das várias rãzinhas presentes na capa e ao longo das páginas. Cada uma exibe personalidades e atitudes diferentes podendo ser comparadas aos divertidos minions do filme “Meu malvado favorito”. A obra “Zumbi: o terrível ataque das rãs do Nepal” é o fruto – divertido e assustador na medida certa – da união entre a imaginação e a capacidade de contar histórias de André Vianco e a criatividade e a habilidade gráfica de Santtos, reavivando uma parceria de sucesso iniciada com a graphic novel “O turno da noite – Escuridão eterna”.
De leitura fácil e agradável, o terror vem na dose exata para aguçar a curiosidade dos pequenos sem causa-lhes medo. É fácil imaginar um garotinho ou uma garotinha sentada de perninhas cruzadas com o livro entre as mãos lendo em voz alta as aventuras de Pedro. Ou um pequeno ainda não iniciado na arte da leitura arregalando os olhinhos ao ouvir as palavras do protagonista sendo pronunciadas pelos pais, avós, tios ou irmãos mais velhos. É também uma obra divertida para quem já não é mais criança ou não tem uma por perto mas que, mesmo marmanjo, gosta de ler pelo simples prazer de ler.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2013/09/resenha-zumbi-o-terrivel-ataque-das-ras.html

adriananovato 31/08/2021

Adorei
Essa foi a minha primeira experiência com o autor. Adorei, quero muito ler pros meus irmãos mais novos

Tayná Coelho 12/02/2014

Uma graça!
Pedro era um menino de oito anos como qualquer outro: tem amigos, uma paixão secreta e odeia acordar cedo. Todas as manhãs, sua mãe era obrigada a tirá-lo da cama e ele se levantava como um zumbi, tamanho era seu sono. Uma manhã, durante a aula de ciências, um terrível acidente acontece e zumbis surgem por todos os lados.

Pedro fica preocupado com Bia, sua namorada secreta (tão secreta que nem mesmo ela sabe do namoro), será que ele conseguirá salvá-la? Após fugir da escola, Pedro corre para casa e não encontra seus pais mas, para seu desespero, não os encontra e descobre que está se tornando zumbi.

"Ser zumbi era horrível! A minha pele estava verde e meus olhos arregalados. Meus dentes pareciam que iam cair da boca e rolar pelo chão. O pior era o cheiro, melhor dizendo, o fedor. Era uma mistura de bafo de cachorro velho com peixe estregado. Enfiei dois tufos de algodão no nariz para não ficar enjoado.
Será que zumbis podiam tomar banho? Logo eu iria descobrir, porque fedendo daquele jeito era melhor nem existir."

Autor consagrado de literatura de fantasia, Vianco se mostrou competente também criando livros infantis. Este é o primeiro volume de uma série de dez títulos da coleção Meus Queridos Monstrinhos, que visa atrair o público infantil para a literatura. As ilustrações do livro são de Santtos, talentoso ilustrador que repete a parceria iniciada com André com a graphic novel “O turno da noite – Escuridão eterna”.

Eu sou fã do Vianco e não faço questão alguma de esconder. Comprei o livro no lançamento, na Bienal do Livro do Rio e o li ainda no carro. A história é bonitinha e bem ilustrada. As ilustrações conversam com o texto e o completam. Mas meu elemento favorito foram as rãs. Espalhadas pelo livro, as rãs possuem personalidade própria e carisma e fizeram até eu – que detesto rãs de verdade – me simpatizar por elas.

Apesar de infantil, vale a leitura como distração durante vinte minutos ou menos, até.

Fotos e links no endereço abaixo.

site: http://olhandoporai.com/2014/01/26/resenha-meus-queridos-monstrinhos-1-zumbi-o-terrivel-ataque-das-ras-do-nepal-andre-vianco/

Juliana.Mattos 25/02/2021

Divertido
Acredito que para crianças tá na medida certo do suspense e terror. Já que no final tudo se resolve de um jeito que a criança entende

ana.romio 05/04/2024

The Last of Us com explicação
Imagine você estar no colégio e ao sair para ir embora, todos se transformaram em zumbis, inclusive você e a culpa foi do seu professor. André Vianco imaginou. E ficou ótimo!