Os Dentes da Galinha

Os Dentes da Galinha Stephen Jay Gould

Resenhas - Os Dentes da Galinha

Lendo no mato 13/04/2021

Histórias legais da ciência.
Livro minúsculo, literalmente, desse mestre da divulgação científica. Achei esse livro perdido no trabalho. ? Nunca li nada do Gould antes e gostei de ter começado por esse livro pequenino e incrível.

Primeiramente, é bom avisar que ele não fala sobre nenhuma galinha com dente, antes que você fique achando que isso pode acontecer a qualquer momento. ? Em 'Os dentes da galinha', Gould traz 3 crônicas sobre a evolução, biodiversidade, universo e tudo o mais.

Antes de começar o texto em si, numa página está escrito solitariamente, "Curiosidades significativas". Impossível exemplificar melhor esse livro.

No primeiro texto, entitulado de "Grandes peixes, pequenos peixes", Gould se utiliza do mérito da falsidade machista para falar sobre como, na grande maioria das espécies, as fêmeas são maiores que os machos. Desbancando toda uma retórica machista de superioridade sexista inata.

No segundo texto, chamado de "Natureza amoral" ele fala sobre a chamada teologia natural, essa mania de querer impor moral e éticas da sociedade humana à natureza. Para exemplificar o absurdo que é esse pensamento, Gould conta sobre a mosca ichneumona (na verdade marimbondo) e sua nada bela (para os padrões humanos) vida enquanto larva parasita.

No terceiro texto "Breves vidas e sutis mudanças" ele fala sobre o haplodiploidismo de uma espécie de ácaro e sua estranhíssima ecologia. A partir disso Gould consegue sensibilizar e mostrar ao leitor o quanto a natureza é imperfeita e tudo bem. Nisso está a beleza da vida. ??

JPHoppe 19/05/2013

Stephen Jay Gould tinha dois grandes talentos para a escrita: ele conseguia tornar qualquer assunto interessante e acessível, e era expert na arte de desmistificar histórias e mitos populares.

Nesta outra de suas dez coletâneas de ensaios sobre Ciências e História Natural, vemos grandes exemplos desses talentos. Em primeiro lugar, o título chama atenção, ainda que metade dele tenha se perdido na tradução: "Hen's Teeth, Horses's Toes". Ora, galinhas não possuem dentes, e cavalos só possuem um dedo. Normalmente sim, mas volta e meia vemos a ressurgência de caracteres perdidos na filogenia do grupo, os atavismos.

Outros ensaios dignos de nota são os relativos ao movimento criacionista, quebrando a mitologia em volta do caso Scopes, e a seção final, uma trilogia sobre zebras, que responde a uma das perguntas mais capciosas já feitas: "a zebra é branca com listras pretas, ou preta com listras brancas?".

Chamo atenção que a maioria dos leitores desse livro conferiu apenas uma versão extremamente resumida, contendo apenas a primeira seção (i.e. quatro capítulos). Há 26 outros disponíveis!