Poemas

Poemas W. B. Yeats

Resenhas - Poemas

Mathias Vinícius 19/02/2024

Um comentário sobre: Poemas W.B.Yeats
Sobre esta antologia, acredito que seja uma ótima porta de entrada para conhecer um pouco da obra poética de Yeats. Mesmo sendo poucos os poemas escolhidos para esta antologia, temos o prazer de conhecer ao menos um poema de cada livro que foi publicado enquanto o autor estava vivo.

A poesia de W. B. Yeats é profundamente marcada por uma fusão única de elementos místicos, simbolismo, mitologia celta e preocupações sociais e políticas. Ele foi um mestre na criação de uma atmosfera evocativa e mágica em seus versos, frequentemente explorando temas como amor, perda, natureza, e a busca por significado e transcendência. Yeats também era um grande admirador da tradição poética irlandesa, incorporando elementos do folclore e da mitologia celta em sua obra. Além disso, a poesia de Yeats reflete suas preocupações sociais e políticas, especialmente em relação à Irlanda e ao movimento nacionalista. Ele abordou questões como identidade nacional, patriotismo, e luta pela independência, muitas vezes mesclando essas preocupações com sua visão poética e simbólica do mundo.

Sobre o autor.

William Butler Yeats, como aqui já referido, W. B. Yeats, foi um renomado poeta, dramaturgo e uma das figuras mais importantes da literatura, considerado o maior poeta do século XX. Nasceu em 13 de junho de 1865, em Sandymount, Condado de Dublin, Irlanda. Yeats recebeu sua educação tanto na Irlanda quanto na Inglaterra, antes de estudar pintura em Dublin e depois em Londres. No entanto, sua verdadeira paixão estava na literatura, e ele começou a escrever poesia desde jovem.

Ao longo de sua vida, Yeats esteve profundamente envolvido em movimentos culturais e políticos irlandeses. Ele foi uma figura-chave no Renascimento Literário Irlandês, que buscava reviver e promover as tradições literárias nativas da Irlanda. Yeats também esteve envolvido em várias atividades e movimentos nacionalistas, defendendo a independência irlandesa. O ano de 1885 foi marcante na vida do poeta, pois foi quando sua primeira poesia foi publicada e quando surgiu o interesse pelo ocultismo.

Nesse período, ele conheceu duas figuras que foram centrais para a intensificação de seus trabalhos: John O'Leary, um famoso patriota que havia estado no exílio durante 20 anos por liderar revoluções contra a coroa inglesa e por encorajar jovens escritores a adotarem temas irlandeses; e Maud Gonne, uma jovem socialmente notável e devota ao nacionalismo irlandês, por quem Yeats se apaixonou enquanto morava em Londres em 1886. Além dos laços afetivos, ambos tinham o mesmo interesse pelos temas do ocultismo.

A virada do século na vida de Yeats é marcada pelo aumento de seu interesse pelo teatro, influenciado por seu pai, um famoso artista e orador que apreciava momentos altamente dramáticos na literatura. Yeats começou a escrever roteiros para serem encenados, colaboravam na produção de peças e gerenciava companhia "Abbey Theatre". Nos primeiros anos do século, ele tinha planos para promover um drama irlandês nativo e inovador. Através do sucesso das primeiras peças, ele fundou a "Irish National Theatre Society".

Yeats recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1923 por sua "poesia inspirada, que em uma forma altamente artística expressa o espírito de uma nação inteira". Ele continuou a escrever e a se envolver em assuntos culturais e políticos irlandeses até sua morte em 28 de janeiro de 1939, em Menton, França. O legado de W. B. Yeats perdura como um dos maiores poetas da língua inglesa e uma figura central na história literária irlandesa.

site: https://www.instagram.com/um_comentario_sobre/
AndrAa58 21/02/2024minha estante
Obrigada, Mathias. Entrou para minha lista dos livros que tenho que ler ?