1889 Laurentino Gomes

Resenhas - 1889

Rafa569 18/09/2020

Fim da trilogia, mas não da Historia
Livro final dessa trilogia, que traz um recorte histórico do Brasil, desde a vinda (ou fuga) da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, passando pela Grito da Independência, em 1822 e culminando na Proclamação da República, no ano de 1889.

O sentimento que cada um desses episódios me deixou, foi a falta de uma identidade nacional, de que o verdadeiro povo nunca foi consultado, só assistiu o Brasil tomar os rumos decididos por uma pequena elite, baseado nos mais diversos interesses próprios. Vejo com muita desesperança, até os dias atuais, lideranças simplesmente deixarem suas "convicções" e mudarem de lado, para apoiar quem chega ao poder, mais uma vez, em troca de favores.

Também foi deixado bem claro ao longo dos três livros, que o Brasil não tem nada dessa imagem pacífica que foi criada. Pelo contrário, temos uma história bem autoritária e violenta, com governo marcado sempre pela mão do militarismo.

Gostaria de ter mais esperança quando olho pro futuro do nosso país, mas consultando a história, tudo só parece se repetir de novo, e de novo e mais uma vez...

"A construção do Brasil dos sonhos estava confiada a uma aristocracia relativamente pequena, que mandava os filhos para estudar na França e Inglaterra, tinha contato com as ideias liberais discutidas em universidades europeias, mas tirava sua riqueza da exploração da mão de obra cativa e do latifúndio." Pag. 93

Gabriel 08/07/2022

A construção de uma República
Com "1889", Laurentino Gomes finaliza a trilogia iniciada por "1808" e "1822", sendo que, no referido volume, trata do fim da monarquia com a queda só Segundo reinado, a proclamação da República e os governos militares da República velha (República da espada).
Laurentino Gomes faz uma leitura excelente do acontecimento ao trazer as causas da queda da monarquia, ou seja, a abolição da escravidão em 1888, os descontentamentos da Igreja com a maçonaria e as insatisfações do exército após a guerra do Paraguai e como a mentalidade positivista penetrou em grupos republicanos mobilizadores do fim da monarquia.
A seguir, trata-se, basicamente, de como o golpe republicano foi operado, suas dificuldades e a formação de dois governos militares (Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto) que tiveram de lidar com uma série de revoltas, tais como as duas revoltas da armada, guerra de Canudos, revolta de Canudos etc.
Uma leitura muito boa para queles que desejam compreender a história do Brasil com mais profundeza de detalhes.

Celso 19/07/2022

Mais um excelente trabalho para fechar a trilogia
"1889" é mais um excelente trabalho de Laurentino Gomes, fechando a trilogia iniciada em "1808" e "1822". Recomendadíssimo para quem quer saber mais sobre a história do Brasil (no caso deste livro, o declínio da monarquia e o surgimento dos movimentos republicanos).

Debora 02/08/2022

Uma verdadeira aula de história!
Para quem gosta de história é um prato cheio de detalhes. Numa didática impressionante o livro vai contando a história de uma forma prática e interessante que te faz viajar no tempo e que incentiva a buscar mais informações sobre esse período da história. A cada capítulo, muitas curiosidades iam surgindo. Eu simplesmente amei esse livro.

Tiago 20/06/2020

1889
Muito bom para entender como foi construída a cultura e principalmente a política brasileira.

Lipeboliviano 31/12/2020

Que livro! Leiam galera! Muito fascinante as obras do Laurentino!

Igor Otávio 20/03/2021

Leitura indispensável
A leitura desse livro me fez refletir mais sobre os caminhos que nosso país tomou. A forma como a Monarquia encontrou seu fim, o jeito com que a ditadura foi implantada, até mesmo uma conveniente tentativa de esfaqueamento. Me assusta ver como a história do país não é ensinada ao povo. Toda a trilogia (1808, 1822 e 1889) deveria ser de leitura obrigatória no ensino médio.

Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Fichamento do livro "1889" de Laurentino Gomes:

O livro "1889" de Laurentino Gomes, publicado em 2013, é uma obra de não-ficção que conta a história da Proclamação da República no Brasil, em 15 de novembro de 1889. O autor apresenta um panorama histórico e político da época, além de detalhar os principais personagens envolvidos nesse evento que mudou o rumo do país.

O livro é dividido em quatro partes: "A festa do fim do mundo", que trata do clima político e social do Brasil no final do Império; "O rei está nu", que narra a crise da Monarquia e a ascensão de Deodoro da Fonseca; "O marechal e o professor", que descreve os primeiros anos do novo regime republicano; e "A corte despedaçada", que trata das disputas políticas no início da República.

O autor utiliza uma narrativa fluida e envolvente, mesclando fatos históricos e curiosidades sobre a vida cotidiana na época. Além disso, o livro conta com diversas ilustrações e fotografias da época, tornando a leitura ainda mais agradável.

Ao longo do livro, o autor apresenta os personagens-chave envolvidos no processo de transição para a República, incluindo Dom Pedro II, Deodoro da Fonseca, Rui Barbosa, Benjamin Constant, entre outros. Laurentino Gomes analisa suas personalidades, ideologias e ações, mostrando como cada um deles contribuiu para a queda do Império e o surgimento da República.

O autor também discute os impactos da Proclamação da República na sociedade brasileira, incluindo o fim da escravidão e a busca por uma identidade nacional. Ele destaca as mudanças políticas, econômicas e culturais que ocorreram durante a primeira década do novo regime, bem como as dificuldades enfrentadas pelo país nessa transição.

Em resumo, "1889" é um livro importante para entender um dos momentos mais marcantes da história brasileira. Laurentino Gomes apresenta de forma clara e objetiva os fatos que levaram à Proclamação da República e seus desdobramentos, tornando a leitura agradável e enriquecedora para todos os interessados em conhecer mais sobre a história do Brasil.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

João Luiz 16/05/2021

No terceiro livro, dessa maravilhosa série, o jornalista Laurentino Gomes, nos traz um relato rico em detalhes sobre os acontecimentos finais da monarquia, e o inicio desastroso da República. Sempre muito criterioso sobre as fontes, o autor nos leva a viajar e imaginar como era o clima no Rio de Janeiro no fim do século XIX. Neste livro, o autor jogou os acontecimentos de forma atabalhoada, muito apegado a datas, achei o mais maçante da série. Sem dúvida essa trilogia foi encerrada de forma esplendorosa, para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o Brasil Império, esta série pode ser um excelente pontapé inicial.

Frazão 14/07/2021

Envolvente e esclarecedor
Mais uma vez o brilhantismo do autor reina, nos trazendo a vivenciar esse momento tão importante na nossa história. Os sentimentos e as necessidades da época afloram em nós junto a essa narrativa envolvente.

Injustiças cometidas, excessos e a queda da monarquia são assuntos que deveriam ser abordados nos cursos primários afim de que os erros cometidos jamais sejam repetidos e possamos caminhar como uma nação única em busca do bem comum.

Parabéns e obrigado por nos presentear com nossa história narrada e contada de forma simples e envolvente.

Edu Supertramp 07/12/2020minha estante
Excelente resenha BLUE. Mas afinal, ao fim dessa trilogia, o Brasil está caminhando para frente? Além das mudanças e inovações naturais, o Brasil de fato está mudando? Está melhorando? Existe a tal ORDEM E PROGRESSO?

Ma Rossato 07/12/2020minha estante
Sinto lisonja pelos comentários Edu Superteamp!

Estas são questões imprevisíveis, a leitura da trilogia com certeza nos dá margem para entender como o Brasil se desenvolveu e as possíveis causas para estar no lugar que está. Já ao futuro da nação é tão obscuro peculiar quanto os bolsos de Dom João que abrigavam coxas de galinha.
Não quero ser presunçosa e para tal não arriscarei palpites.

Ma Rossato 08/12/2020minha estante
E você arrisca algo?

Dori.JR 23/02/2020

Infelizmente, não tão bom quanto os anteriores.
Ainda com uma leitura de fácil entendimento, o meio do livro é um pouco maçante, não achei tão revelador como os anteriores, e apesar de ser fã do autor, faltou um pouco mais dá originalidade dos anteriores?.

Thalin 25/03/2020

Impressão pessoal
Peguei-me a ler esse livro em uma tentativa de me dar bem em uma prova, que no fim das contas deu super certo! Esse livro é cheio de fatos interessantes, muito bem detalhados e concisos sobre o ano de 1889. Bem como, retrata de uma forma muito contagiante as histórias e como as mesmas se passavam em determinada época. Super aconselho, a quem tiver um pingo se quer de curiosidade, ler esse livro.

Viviane 05/05/2020

Está sendo uma ótima viagem. Comecei por 1808, passei em 1822, estou finalizando 1889 e pretendo chegar em Escravidão. Tudo isso por culpa de Laurentino Gomes.
A explicação dos eventos histórico de forma dinâmica, faz com que o leitor se envolva na leitura.
A obra 1889 elucida o porquê de muitos brasileiros não terem conhecimento sobre a Proclamação da República, tais como: os nomes dos percussores; motivos que impulsionaram; e os resultados da proclamação.

quintino 04/06/2020

1889
Recomendo esta obra para aqueles que pouco entendem no ensino escolar o período histórico abordado. A queda da monarquia brasileira nua e crua, com direito a interesses pessoais e caprichos em meio às rédeas da nação.